Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupanças Plus - BES

Visitante nuno gv

Recommended Posts

Se leres o tópico desde o início talvez fiques com uma ideia melhor (mas não exata). Em qualquer dos casos não deixa de ser um bom exercício reler as primeiras páginas deste tópico e dos links que existem quase logo nas primeiras mensagens ;)

Do que tenho lido por aí, e apesar de ainda não ter lido uma descrição do produto em condições, parece-me que as pessoas até estão com alguma sorte em que o Novo Banco esteja a tentar pagar estes produtos, porque na altura não lhes foram dadas garantias quase nenhumas...  Mas ainda não consegui perceber o que é que têm neste momento - títulos de outras empresas? uma referência ao montante investido nesta aplicação?

E como se pode falar em "maturidade" quando a operação se baseava numa compra e venda de títulos na data que o banco bem entendesse? (ou percebi mal essa parte?)

É-nos dado meia duzia de folhas sobre um contrato de gestão de carteiras e mais duas folhas de operações sobre instrumentos financeiros. Nessas duas folhas uma delas identifica o produto em questão e respectivo ISIN do produto. No meu caso é o poupança plus 6 e trata-se de uma compra over the counter, ou ao balcão como preferirem, de determinado número de acções. Na outra folha tem a operação de venda das respectivas acções e a data da liquidação das mesmas onde o dinheiro passa automaticamente para a conta à ordem com os juros. A compra e venda tanto pode ser de ações, como de obrigações, como Warrants etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 622
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• miza

64

• pauloaguia

21

• Pedro Eduardo

17

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que eu acho mais estranho é que todos dizem que lhes foi proposto deposito a prazo e o capital era garantido... alegando desconhecerem este produto do BES e suas possíveis consequências. Eu após ad

Boa noite,

eu tambem tenho 2 produtos en gestao de carteiras que sao :

-poupança plus 6 RE24 DE 8/12  com data de maturidade é o 22/08/2014                ISIN:SCBES0AE0217

e que até hoje nada

-poupança plus invest plus 1 PFD com data de maturidade é o 24/06/2014

ISIN:XS0140592451

Alguem tem uma destas aplicações e sabe dizer se sao acções ou obrigações.

Obrigado pela ajuda porque estamos todos na mesma situaçao e que tambem como vocês sempre me foi dito que era uma aplicaçao 100% garantida.

(desculpa pela pontuaçao mas nao é um computador com teclado português)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente não percebo como é possivel ser uma trapalhada tão grande com estes produtos.

Os gestores tudo o que sabem dizer é que não sabem de nada mas a verdade é que alguem no Novo Banco tem que saber! Quando era para vender so havia certezas e garantias e agora nem sabem no que é que está investido...

A verdade é que são produtos que foram vendidos de maneira totalmente ilegal e não querem dizer a verdade para evitar que va para tribunais, e as pessoas que estão potencialmente lesadas são obrigadas a aceitar esta situação de confusão e desespero insuportáveis  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

eu tambem tenho 2 produtos en gestao de carteiras que sao :

-poupança plus 6 RE24 DE 8/12  com data de maturidade é o 22/08/2014                ISIN:SCBES0AE0217

e que até hoje nada

-poupança plus invest plus 1 PFD com data de maturidade é o 24/06/2014

ISIN:XS0140592451

Alguem tem uma destas aplicações e sabe dizer se sao acções ou obrigações.

Obrigado pela ajuda porque estamos todos na mesma situaçao e que tambem como vocês sempre me foi dito que era uma aplicaçao 100% garantida.

(desculpa pela pontuaçao mas nao é um computador com teclado português)

Pois também me foi dito que o capital não corria risco nenhum..

Verifique no contrato de operações sobre instrumentos financeiros que lá tem assinalado se são acções ou obrigações, mas o poupança plus 6 que tem parece-me igual ao meu logo devem ser acções.

O outro não faço ideia, mas tinha data de 24/06/2014 e também não foi pago?! Supostamente tudo antes do dia 3 de Agosto foi pago, segundo o gestor...

PJC bem verdade o que diz, para vender a aplicação o dinheiro basta estar um dia na conta a ordem que os gestores estão logo em cima, mas agora ninguém diz nada, nós é que andamos tipo baratas tontas à espera de uma resposta que tarda e que põe toda a gente com os nervos em franja!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

admiro-me tanta passividade das pessoas...

pode não valer a pena, mas eu envio-lhe mails não muito agradáveis todos os dias...já tive reunião com um director comercial vindo de lisboa...apesar de adiantar pouco.

isto anda mau, em vez de chamar os bois pelos nomes, tenho mesmo chamado bois aos nomes, pois eles têm obrigação de fazer muito mais - novo banco, bdp, cmvm...

será que isto só lá vai com violência?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então as poupança plus compostas de acções arderam porque o novo banco está proibido pelo banco de portugal de fazer recompra de acções do bes, as que tinham obrigações seniores continua tudo na mesma :P

Mas do que eu percebi, não se tratava de títulos do banco mas sim de outras empresas do grupo.

Eu tenho ideia que já perguntei isto mas já alguém colocou o problema ao banco de portugal? E teve que resposta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje no site da CMVM foram publicadas umas perguntas e respostas  que me falam dos produtos finançeiros que foram discutidos aqui.

O link:

http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/06102014.aspx

Esta me parece ser a parte mais relevante.

6. O que são os títulos com um código que se inicia por SCBES (Séries Comerciais) e qual a situação dos seus detentores?

O código que se inicia por SCBES é um código meramente interno utilizado pelo BES. Estes instrumentos correspondem a investimentos em obrigações (emitidas pelo BES) ou ações preferenciais (de entidades relacionadas com o BES), e foram designados pelo BES como Séries Comerciais. Na sua substância, consistiu na aquisição de títulos pelos clientes em mercado secundário, com a promessa de recompra futura pelo BES, numa data predeterminada e a um preço predefinido, prometendo desta forma ao cliente, na maturidade do investimento, a recuperação do capital investido, assim como da rentabilidade acordada. Algum pode confirmar.

Por isso, a CMVM transmitiu ao Novo Banco a orientação de que tais compromissos com os clientes deverão ser respeitados. A administração do BES e o auditor externo tiveram o mesmo entendimento, tendo nas contas referentes a Junho de 2014 sido constituídas provisões específicas para eventuais perdas decorrentes da satisfação daqueles compromissos. A forma como tais compromissos serão satisfeitos dependerá das opções comerciais do Novo Banco, que, todavia, deverão ser compatíveis com as orientações do Banco de Portugal e da CMVM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola matt054,

Obrigado por o link dessa noticia da CMVM.

Essa parte tambem me parece ser relevante para estes produtos visto que todas as minhas aplicações (Poupança Plus 5 / 6 e EG Premium)  têm referecias que começam por SCBES...

Se assim for niguem deve perder os investimentos visto que os comprmissos passam para o Novo Banco. Em todos os casos imagino que o dinheiro nao vai estar disponivel tão depressa mas que irão propor soluções alternativas (como depósitos a prazo).

E importante que nos vamos dando novidades sobre o que sabemos tendo em conta o silencio (ou desinteresse) do Novo Banco por os clientes destes produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois também me foi dito que o capital não corria risco nenhum..

Verifique no contrato de operações sobre instrumentos financeiros que lá tem assinalado se são acções ou obrigações, mas o poupança plus 6 que tem parece-me igual ao meu logo devem ser acções.

O outro não faço ideia, mas tinha data de 24/06/2014 e também não foi pago?! Supostamente tudo antes do dia 3 de Agosto foi pago, segundo o gestor...

PJC bem verdade o que diz, para vender a aplicação o dinheiro basta estar um dia na conta a ordem que os gestores estão logo em cima, mas agora ninguém diz nada, nós é que andamos tipo baratas tontas à espera de uma resposta que tarda e que põe toda a gente com os nervos em franja!

Miza tambem no produto com maturidade é o 22/08/2014 esta no contrato que sao acçoes mas no segundo produto nenhuma das opçoes de escolha esta marquada (nem acçoes, nem obrigaçoes, nem ETF, nem WARRANTS, nem OUTROS ).

Enganei-me no que refere a segunda applicaçao que tem data de maturidade de 24/06/2015 e nao em 2014

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante LMpereira

Miza tambem no produto com maturidade é o 22/08/2014 esta no contrato que sao acçoes mas no segundo produto nenhuma das opçoes de escolha esta marquada (nem acçoes, nem obrigaçoes, nem ETF, nem WARRANTS, nem OUTROS ).

Enganei-me no que refere a segunda applicaçao que tem data de maturidade de 24/06/2015 e nao em 2014

Mais uma vez hoje recebi uma mensagem que passo a citar:Informamos que ainda não nos foi possivel concluir a analise dos factos relativos a sua reclamação.Responderemos o mais breve possivel solicitando a sua melhor comprensão. Cumprimentos , Novo Banco.

Isto é fazer pouco dos clientes! Não seria melhor tentar reunir contactos de clientes nesta situação? espou a ver que só com a força e unidade é que isto se resolve.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

admiro-me tanta passividade das pessoas...

pode não valer a pena, mas eu envio-lhe mails não muito agradáveis todos os dias...já tive reunião com um director comercial vindo de lisboa...apesar de adiantar pouco.

isto anda mau, em vez de chamar os bois pelos nomes, tenho mesmo chamado bois aos nomes, pois eles têm obrigação de fazer muito mais - novo banco, bdp, cmvm...

será que isto só lá vai com violência?

Eu ligo quase diariamente para lá e já fui ao balcão umas quantas vezes! Calada é que não fico!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mas do que eu percebi, não se tratava de títulos do banco mas sim de outras empresas do grupo.

Eu tenho ideia que já perguntei isto mas já alguém colocou o problema ao banco de portugal? E teve que resposta?

Eu já mandei mail para lá mas demoram um a dois meses a responder disse-me o gestor do NB. Mas também já me disseram que mandaram mail e obtiveram resposta a dizer que esta aplicação ia ser paga, agora quando..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha gestora oficial da conta está muda e calada e nem sempre me atende, actualmente ligo para outro gestor do balcão onde resido! Isto está o cúmulo.. Se houvesse respeito tinham mandado cartas a todos os clientes na semana de maturidade das suas aplicações e com soluções espelhadas ou uma data para resposta. Estamos ad eternum à espera de uma resposta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola,

Filha de um imigrante résidente em França, tenho muitas duvidas sobre esta conta "poupança plus" :(

Meus pais tinham assinado sem nemhum conhecimento sobre a existencia de ações !! Só um contrato assinalado como rendimentos de 5,4% liquido à final de 24 meses ... É verdade que estas ultimas semanas nos diminui a confiança sobre o banco ...

Os meus pais foram ao banco esta segunda feira e o director do BES (Sabugal-districto da Guarda) explicou que ainda nao é possivel de ter o dinhero na conta à ordem porque o banco do Portugal tem que auditar estes contratos, podemos ainda esperar mais alguns dias o semanas.....

Tenho medo que o BDP descubre alguns erros illegais do banco (investimentos nas ilhas jersey por exemplo) e que estas contas nao possam ser cumpridas como deve ser..!

De uma outra forma, se isso devia acontecer, nao imagino porque serà o fim de muitos investimentos imigrantes.. :-[

Eu jà estou confusa com as diferentes alternativas : passar as contas a prazo, ter que vender (uma conta que nunca foi presentada pelo BES como caderno de titulos..!); nemhuma resposta escrita o oral para o cliente a espera de uma resposta desde o 22 de agosto,

Tenhou uma pregunta: o BES presentou-vos esse producto como capital  e juros garantidos? Foi o que nos disseram à dois anos...(poupanca plus) obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante LMpereira

Eu jà estou confusa com as diferentes alternativas : passar as contas a prazo, ter que vender (uma conta que nunca foi presentada pelo BES como caderno de titulos..!); nemhuma resposta escrita o oral para o cliente a espera de uma resposta desde o 22 de agosto,

Tenhou uma pregunta: o BES presentou-vos esse producto como capital  e juros garantidos? Foi o que nos disseram à dois anos...(poupanca plus) obrigada

Olá, bom dia, eu tenho duas aplicações desse género, e quando a minha gestora de conta apresentou, foi com capital e juros garantidos na maturidade (22/08/2014), mas até hoje nada, e a minha outra que era de (22/09/2014) também não reembolsaram nada. Sinceramente espero que o banco de Portugal dê uma solução rápida, porque varias pessoas já estão a perder a paciência. No meu caso meti todas as economias (Poupança Plus) nas mãos desses gatunos. Vão publicando qualquer novidade. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta! LM Pereira,

Assim é importante saber as circonstancias destes productos! O medo que eu tenho é de ter um producto tornando-se numa base de ações "puras" com nemhuma garantia de recuperar ao menos o capital!

Saber que estes productos foram apresentados de esta maneira vai mostrar à falta do lado do banco!!

Mas acredito que o banco nao quere deixar essa liberdade aos clientes de recuperar o dinheiro : risco de hemoragia de liquidez!! E para a venda do banco nao é bom perder tantos clientes!

Ao final mais tarde o mais cedo!!  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim na altura foi dito que o capital e o juros eram garantidos quando o contrato atingisse a maturidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante LMpereira

Boa noite, ninguém diz nada, já recebceberam todos as vossas "Poupanças Plus"?

estou a ver que sim?, pois a mim não me deram qualquel data de reembolso do capital e juros, não me desbloquearam nem um tusto, NADA de nada. Mas amamnhã vou fazer mais uma reclamação, mas aonde esta o nosso dinheiro que foi tranferido para o NOVO BANCO?

Se tiverem info publiquem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante LMpereira

Sim na altura foi dito que o capital e o juros eram garantidos quando o contrato atingisse a maturidade.

Exato, o que me foi proposto pela gerente do balcão do BES em 2012, foi um produto sem risco (Poupança Plus), com capital e juros garantidos na maturidade. E eu farei tudo o que tiver ao meu alcanse para que eles cumprem esse compromissso, que representa todas as minhas poupanças até hoje.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu até estranho, como ainda não houve gente barricada nos balcões, à espera que resolvam a situação...ou até situações mais extremas...

se os produtos eram duvidosos, mais uma vez as entidades reguladoras falharam...

e continuam todos felizes a comer todos do mesmo maceiro...

o que eles mereciam, sei eu o que era,,,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos,

Quais são as respostas que vos dão quando pedem informação? que vai ser pago mas não para já ou que não sabem se vai ser pago? Ou outra coisa?

Boa tarde,

Eu já ouvi duas versões dadas pelo NB: uma que vai ser pago mal acabe a auditoria ao BES, a outra disseram me que achavam, sublinho "achavam" que ia ser pago mal acabasse a auditoria. Que não era um produto 100% garantido, que era quase 100% se não tivesse acontecido o que sabemos ao BES, mas que não o podia dar do bolso dele, disse-me o gestor. Ao que respondi que na altura de vender o produto foi dito que era tudo seguro: capital e juros no final do contrato eram garantidos! Até lhes disse que fui a outro Banco que tinha uma oferta de uma aplicação semelhante e que a menina me disse que corria sempre algum risco, ao que o gestor do NB me diz que a menina do outro banco não foi correcta porque se era um produto do género era garantido, ao que lhe respondi "então se é garantido venha para cá o meu dinheiro!".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante LMpereira

Eu até estranho, como ainda não houve gente barricada nos balcões, à espera que resolvam a situação...ou até situações mais extremas...

se os produtos eram duvidosos, mais uma vez as entidades reguladoras falharam...

e continuam todos felizes a comer todos do mesmo maceiro...

o que eles mereciam, sei eu o que era,,,

Pois, mas a agua está a aquecer, e quase a ferver, e depois que não se queixem que os clientes acampem nos balcões, até ver devolvido o que lhe foi prometido, se necessário eu mesmo utilizarei todos os meios ao meu alcance para reaver o que me pertence. Mesmo que tenha que utilizar a comunicação social e a justiça etc......Eu penso e convido as pessoas como eu, que estão nesta situação de entrarmos em contacto, o número faz a força.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites