Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupanças Plus - BES

Visitante nuno gv

Recommended Posts

Ola,

Filha de um imigrante résidente em França, tenho muitas duvidas sobre esta conta "poupança plus" :(

Meus pais tinham assinado sem nemhum conhecimento sobre a existencia de ações !! Só um contrato assinalado como rendimentos de 5,4% liquido à final de 24 meses ... É verdade que estas ultimas semanas nos diminui a confiança sobre o banco ...

Os meus pais foram ao banco esta segunda feira e o director do BES (Sabugal-districto da Guarda) explicou que ainda nao é possivel de ter o dinhero na conta à ordem porque o banco do Portugal tem que auditar estes contratos, podemos ainda esperar mais alguns dias o semanas.....

Tenho medo que o BDP descubre alguns erros illegais do banco (investimentos nas ilhas jersey por exemplo) e que estas contas nao possam ser cumpridas como deve ser..!

De uma outra forma, se isso devia acontecer, nao imagino porque serà o fim de muitos investimentos imigrantes.. :-[

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 622
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• miza

64

• pauloaguia

21

• Pedro Eduardo

17

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que eu acho mais estranho é que todos dizem que lhes foi proposto deposito a prazo e o capital era garantido... alegando desconhecerem este produto do BES e suas possíveis consequências. Eu após ad

• 2 weeks later...

Olá a todos,

Sou filho de emigrantes detentores de contas Poupança Plus 5 e 6 e de uma conta EG Premium.

A primeira conta Poupança Plus 5 com maturidade no fim de agosto (ainda) não foi reembolsada. As outras contas têm maturidades mais tarde.

Sejam os contactos nas agências BES ou o gestor que recomendou esse tipo de produtos, ninguém é capaz de dizer se sim ou não estas contas estão garantidas nem dão data de reembolso.

Segundo o que percebi, os detentores destas contas têm ações preferenciais de SPV que compraram dívida do BES. Na deliberação de 14 Ago do banco de Portugal - Ponto 2, o conselha de Administração recomenda a não execuçaõ de recompra destes activos.

Além do problema financeiro esta situação cria um grande desespero para quem está exposto a estas contas.

Agradecia que dessesm novidades se as tiverem.

Obrigado e desculpem por os erros de português visto que emigrei quando era criança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Johny Sousa

boa noite, encontro-me na mesma situação conta poupança Plus expirou ontem, sendo que o dinheiro e juros estão bloqueado pelo banco de Portugal.

Alguém com novidades? Qual o risco de ficar sem o dinheiro investido? O que fazer para além de esperar neste silencio por parte do Bes e do BdP?

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Potencial Lesado

Boa Tarde

O que há a fazer é tentar que este assunto apareça com mais força na Comunicação Social de forma a pressionar o BPortugal e a Administração do Banco.

Eu já enviei um email para o Jornal de Negócios com todos os detalhes!

Por outro lado existe um assunto importante é verificar qual o codigo ISIN das obrigações que estão por detrás da aplicação. Isso é importante pois os Poupança Plus são todos diferentes e é importante perceber quando vencem e qual a taxa dessas obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- antigamente esse produto tinha por base obrigações séniores e sendo assim passaram para o Novo banco. se assim for, podem demorar a pagar, mas se não pedirem insolvência, devem pagar.

- Quanto à comunicação social, eles não são isentos, abordam o que mais lhes interessa. eu já enviei para todos os jornais economicos a situação das OBRIGAÇÕES SUBORDINADAS e nenhum falou nisso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite

o produto poupança plus não será paga pelo novo banco.

esse produto afinal vai passar para o bes,devido a irregularidades verificadas pelo regulador essas obrigações serviam para financiar o Ges.

Tanto o poupança plus,euroaforro e mais dois produtos não serão pagas e passam para o bes.

outro problema estes produtos não estavam contabilizados na divida do banco.

A pessoa que me disse isso trabalha no novo banco,espero que não seja verdade porque não é justo a forma como estão a tratar os clientes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pedromartins

Boa tarde

Mas qual é o cargo dessa pessoa no Novo Banco?? É que o meu Gestor e o Gerente não tem informação nenhuma relativa a isso! E então primeiro passavam para o Novo banco e agora passavam novamente para o BES??

Parece-me estranho! Por favor diga se a informação é mesmo credivel ou não. É que sendo é uma situação muito grave e séria para muita gente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pedromartins

Bom Dia

Mas essa informação é confirmada pela administração ou não passa de especulação desse seu conhecido? É que depois desta crise toda já vi muitos posts como o seu que depois afinal não era bem assim e a informação acabou por ser contrariada.

Parece-me muito estranho que não vão pagar esses produtos quando o proprio Novo Banco emitiu um comunicado em Agosto como continuava a vender esses produtos, Poupança Plus, Euroaforro, Fundos de Investimento ASAF. Então vendem os produtos na mesma e não querem pagar os que ficaram para trás?? Qual é a lógica disso afinal??

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-banco-clarifica-oferta-de-produtos-financeiros_199138.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola,

Os "Poupança Plus" foram transferidos para o Novo Banco mas de maneira nenhuma ele continua a vender esse produto.

Segundo a deliberação do 14 de agosto, o BdP recomenda ao Novo Banco de não comprar essas ações preferenciais mas não ha detalhes para saber se é uma decisão provisória ou definitiva!

Ver ponto 2:

http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Documents/Deliberação_14%20Agosto%202014.pdf

Infelizmente, não me parece impossível que estas contas voltem a passar para o BES no fim de descobrirem o que está por trás.... Mas nâo estou ao corrente de qualquer comunicação official.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pedromartins

Boa tarde

Já falei com o meu gestor hoje. Essa informação das poupanças plus não serem pagas e passarem para o novo banco não tem fundamento nenhum.

Dentro da poupança plus cada caso é um caso. Existiam varios tipos de investimentos e o que está a acontecer é que eles estão a fazer um inventário exaustivo para ver se existem movimentos fraudulentos.

No meu caso subscrevi Obrigações BES Lux sénior num destes planos poupanças plus. O Isin correspondente é XS0888530911. Venciam em 22 de Agosto e ainda não foram pagas porque está em curso o inventário segundo o Gestor.

Alguém tem mais informação relativa a isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Potencial Lesado

Exacto!

Dentro dos Poupança Plus existem muitos tipos.

Aqueles que têm obrigações sénior como essas XS está a acontecer o que o seu gestor de conta disse.

O que eu aconselho é que lhe façam chegar essa informação por escrito com o respectivo prospecto informativo pois pelo menos a obrigação sénior que fala fica assegurado!

Em termos de decisão do BdP acho que vamos ter de esperar até ao fim de Outubro quando a supervisão do Novo Banco passa para o BCE.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom Dia

Mas essa informação é confirmada pela administração ou não passa de especulação desse seu conhecido? É que depois desta crise toda já vi muitos posts como o seu que depois afinal não era bem assim e a informação acabou por ser contrariada.

Parece-me muito estranho que não vão pagar esses produtos quando o proprio Novo Banco emitiu um comunicado em Agosto como continuava a vender esses produtos, Poupança Plus, Euroaforro, Fundos de Investimento ASAF. Então vendem os produtos na mesma e não querem pagar os que ficaram para trás?? Qual é a lógica disso afinal??

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-banco-clarifica-oferta-de-produtos-financeiros_199138.html

Não coloque os fundos na mesma cesta que não têm nada a ver :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Johny Sousa

Boa noite, alguém consegue me dizer que tipo de obrigação corresponde o ISIN: SCBES0AE0227 ?

Será que há possibilidades de algumas obrigações (Poupança Plus) serem pagas e outras não? estará tudo no mesmo "Barco" na hora da decisão?

Para além do "Poupança Plus" existe mais alguma aplicação do BES que transitou para o Novo banco que não estará a ser paga (ou seja a ser bloqueada pelo BdP) ?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pedromartins

Exacto!

Dentro dos Poupança Plus existem muitos tipos.

Aqueles que têm obrigações sénior como essas XS está a acontecer o que o seu gestor de conta disse.

O que eu aconselho é que lhe façam chegar essa informação por escrito com o respectivo prospecto informativo pois pelo menos a obrigação sénior que fala fica assegurado!

Em termos de decisão do BdP acho que vamos ter de esperar até ao fim de Outubro quando a supervisão do Novo Banco passa para o BCE.

Boa noite e obrigado pela resposta! A mim também me parece que a situação com este produto está estabilizada, e tenho confiança no meu gestor e ele fartou-se de referir que tá tudo seguro e é só esperar para que o banco de Portugal termine com o inventário para haver solução para esta grande embrulhada!

Quanto ao prospeto não é facil porque estes produtos não tem prospecto. Tenho apenas o contrato assinado com o banco, com o valor, a taxa de juro e a data de vencimento!

Que mais me pode dizer em concreto acerca disto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois eu possuo a mesma aplicação Poupança Plus mas a minha são acções (aplicadas no banco) e para já nada porque ao que parece não há liquidez do banco e podem mesmo vir a propor aos clientes fazer uma aplicação de 6 meses ou 1 ano com o dinheiro investido..

Isto está bonito está..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante pedromartins

Mas foi alguém do banco que lhe deu essa informação?? Porque eu também já tive informação não confirmada que o banco podia propor essa solução de efectuar as recompras acordadas mas para manter o capital no banco propor passar o capital para depositos a prazo por 1 ano ou mais com taxa reduzida! Sempre era melhor essa situação do que a actual, pois assim ficavamos cobertos pelo fundo de garantia salvaguardando 100euros por titular de conta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tenho informação fidedigna da parte do nb , que a poupança plus não sera paga

Banco de portugal não autorizou os pagamentos aqueles que tem accoes com contrato de compra e recompra esses e certinho que não vão receber nada.

aqueles que tem obrigacoes vai ser analisado caso a caso mas em principio não serão pagas.

infelizmente haverá novidades esta semana ou inicio da proxima sobre papel comercial poupança plus e series comerciais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites