Ir para o conteúdo
meskita_kate

Quais os encargos na TAE???

Recommended Posts

meskita_kate

Olá!

Pelo que sei a taxa de juro nominal corresponde ao somatório do indexante (euribor+spread).

Depois a TAE será a taxa de juro nominal e mais alguns encargos!

E depois ainda existe a TAEG que essa não sei o que será exactamente!

Tenho algumas dúvidas em relação a isto:

1- Fiz uma amortização e na carta que me enviaram para casa a referir a dita amortização, a TJnominal mantêm-se e a TAE sobe, em relação à prestação anterior!!! Isto é normal, uma vez que abati dívida e a TAE sobe...os encargos não deveriam diminuir?

2- A que encargos se refere a TAE?

3- Eles podem ser variáveis?

Muito Obg

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pedro Pais

A TAE é a taxa que reflecte todo o custo do empréstimo, ou seja, tem em conta a a TAN, as despesas, os seguros, etc... A TAEG é o equivalente para os créditos pessoais/ao consumo e engloba mais algumas despesas (imposto de selo e despesas de dossier, julgo eu).

Em relação às suas dúvidas, acho estranho que o banco lhe comunique a TAE após a amortização. Quer explicar em detalhe as condições pré e pós amortização e que valores lhe indicaram?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
meskita_kate

Então é assim, na carta informativa que mandam para casa quando à alteração de prestação, vem a informação da taxa de juro nominal (TJN) e da taxa Anual Efectiva (TAE)e em percentagem.

Vou fazer uma relação dos valores apresentados ao longo do tempo:

1ª - A Partir de 2007-05-13 prestação altera para 595.93€ e TJN é 4.391% e TAE é 5.027% (alteração de indexante)

2ª - A Partir de 2007-08-13 prestação altera para 619.68€ e TJN é 4.648% e TAE é 5.290% (alteração de indexante)

3ª - A Partir de 2008-03-13 prestação altera para 647.47€ e TJN é 4.944% e TAE é 5.598% (alteração de indexante)

4ª - A Partir de 2008-06-13 prestação altera para 676.34€ e TJN é 5.250% e TAE é 5.911% (alteração de indexante)

5ª - A Partir de 2008-09-13 prestação altera para 693.50€ e TJN é 5.430% e TAE é 6.091% (alteração de indexante)

AMORTIZAçÃO 6000€

5ª - A Partir de 2008-10-13 prestação altera para 663.43€ e TJN é 5.430% e TAE é 6.186% (alteração de indexante)

Não percebo porque é que a TAE aumentou depois da amortização. a TJN manteve-se e a TAE aumentou!!??!?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Não percebo porque é que a TAE aumentou depois da amortização. a TJN manteve-se e a TAE aumentou!!??!?

Bem, provavelmente tens um novo encargo que não estava previsto - a penalização por amortização antecipada. Só que este devia ser bem inferior ao que poupas em juros... portanto também não percebo.

Já colocaste essa pergunta ao banco?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
meskita_kate

Coloquei, não me souberam responder.

Vou ter que fazer por escrito para o serviço central de reclamações.

É impressionante como nunca sabem responder a nada. Tudo o que eles sabem responder é básico, quando se pergunta algo mais, nunca sabem nada.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
serginh0

A TAE é a taxa que reflecte todo o custo do empréstimo, ou seja, tem em conta a a TAN, as despesas, os seguros, etc...

Isto inclui os encargos no inicio do empréstimo? (registos, IMT, imposto de selo, dossier Tou um bocado confuso em relação a isto  ???

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Isto inclui os encargos no inicio do empréstimo? (registos, IMT, imposto de selo, dossier Tou um bocado confuso em relação a isto  ???

Sim

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa