Ir para o conteúdo
J. Silva

Banco Invest não será igual ao BPP e ao BPN ?

Recommended Posts

J. Silva

Olá a todos, desculpem a minha ignorância, mas estava a pensar fazer uma aplicação de 5.000 euros no Banco Invest "Novos Depósitos" e tenho receio que o banco possa vir a passar por uma situação semelhante à do BPN ou mesmo do BPP. Vamos supor que o banco acaba por falir. Fico sem o meu dinheiro ?

Obrigado a todos pela ajuda,

J. Silva

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Nope.

Os que ficaram a arder com o BPN foram os accionistas e os contribuintes (para pagar o buraco). Os depositantes não foram afectados.

Se o banco falir, há o FGD a garantir depósitos até 100k€.

Tratando-se de um banco pequeno, não deve haver grande problema em devolver o dinheiro.

Aliás, foi o que aconteceu com o BPP. O FGD entrou em acção (embora tenha demorado mais que os 20 dias) e reembolsou no total 96.3 milhões de euros aos depositantes

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
J. Silva

Olá, ruicarlov, obrigado pela sua resposta.

Diga-me só mais uma coisa, relativamente ao BPP.

Então não ouvimos todos na televisão que os depositantes do BPP ficaram sem os seus depósitos ? Não tiveram que contratar advogados e não tiveram que se barricar dentro das instalações da própria instituição ? E chegaram a receber os depósitos que tinham efectuado ?

E quanto ao BPN, não ficaram impedidos de levantar o seu dinheiro ? Será que hoje já podem movimentar o seu dinheiro livremente ?

Desculpem uma vez mais a minha ignorância,

J. Silva

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Be Cool

Olá, ruicarlov, obrigado pela sua resposta.

Diga-me só mais uma coisa, relativamente ao BPP.

Então não ouvimos todos na televisão que os depositantes do BPP ficaram sem os seus depósitos ? Não tiveram que contratar advogados e não tiveram que se barricar dentro das instalações da própria instituição ? E chegaram a receber os depósitos que tinham efectuado ?

E quanto ao BPN, não ficaram impedidos de levantar o seu dinheiro ? Será que hoje já podem movimentar o seu dinheiro livremente ?

Desculpem uma vez mais a minha ignorância,

J. Silva

Não sou o Ruicarlov, mas de facto esses clientes BPP não estavam investidos em depósitos a prazo, mas sim em produtos de retorno absoluto ancorados em obrigações de médio e longo prazo, sendo 17% delas com maturidade em 2049.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
radical_pt

Olá a todos, desculpem a minha ignorância, mas estava a pensar fazer uma aplicação de 5.000 euros no Banco Invest "Novos Depósitos" e tenho receio que o banco possa vir a passar por uma situação semelhante à do BPN ou mesmo do BPP. Vamos supor que o banco acaba por falir. Fico sem o meu dinheiro ?

Obrigado a todos pela ajuda,

J. Silva

estamos a falar de situações completamente diferentes, não só porque este banco não é apenas para "grandes fortunas" (como era o caso do BPP), mas principalmente porque este produto que refere é um verdadeiro DP no pleno sentido do termo, não se trata de um produto estruturado com letrinhas pequenas e fórmulas complicadas!

Além disso, os 6% que eles "oferecem" inserem-se numa política de captação de novos clientes e não significam que este banco esteja numa situação de desespero, em que "vale tudo" p aumentar capitais...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Não conheço bem a situação do BPP, para além de que faliu. Se havia produtos tipo obrigações, naturalmente que não foram reembolsados, mas os depósitos do banco foram reembolsados.

http://www.deco.proteste.pt/investe/fundo-de-garantia-de-depositos-relaxe-ate-final-do-ano-s4926164.htm

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Speedbird

Eu não ponho lá o meu dinheiro de certeza.Prefiro ganhar menos do que por o meu dinheiro nesses bancos de fundo de quintal.

Speedbird

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
radical_pt

Eu não ponho lá o meu dinheiro de certeza.Prefiro ganhar menos do que por o meu dinheiro nesses bancos de fundo de quintal.

Speedbird

Não achas que é um insulto para a inteligência dos teus colegas de fórum (não apenas os que depositam lá o dinheiro sem qualquer problema e com o excelente atendimento que eles prestam) já após a situação desafogada do banco ter sido exposta mais do que uma vez por aqui e, ainda assim, dizeres que consideras esse banco "de fundo do quintal"?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JRJordao

Eu não ponho lá o meu dinheiro de certeza. Prefiro ganhar menos do que por o meu dinheiro nesses bancos de fundo de quintal.

Já tiveste alguma má experiência concreta com um "banco de fundo de quintal? E já agora, o que queres dizer com essa expressão, exactamente? O BPN também é um desses? Se sim, desde sempre ou só desde que soubeste que estava com problemas?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pbslbstr

Não achas que é um insulto para a inteligência dos teus colegas de fórum (não apenas os que depositam lá o dinheiro sem qualquer problema e com o excelente atendimento que eles prestam) já após a situação desafogada do banco ter sido exposta mais do que uma vez por aqui e, ainda assim, dizeres que consideras esse banco "de fundo do quintal"?

Concordo. Quem sabe se o fundo do quintal não é melhor que o quintal onde estão os imensos molhos de broculos da "grande" banca nacional e internacional  8)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Salvador_

Não sou o Ruicarlov, mas de facto esses clientes BPP não estavam investidos em depósitos a prazo, mas sim em produtos de retorno absoluto ancorados em obrigações de médio e longo prazo, sendo 17% delas com maturidade em 2049.

Exacto, ou seja o que se passou no BPP foi um escandalo sim mas na parte em que os investidores foram ressarcidos.

"Bailouts" desses também eu quero. Não estavam investidos em depositos a prazo mas sim como já disseram de retorno absoluto. Se as pessoas que investiram nesses produtos não sabem ler contratos ou não sabem o que quer dizer retorno absoluto informem-se.

Aqui fica a defnição:

Retorno absoluto

Retorno absoluto é uma medida simples do ganho ou perda produzidos por um investimento durante um dado período temporal.

O retorno é classificado de "absoluto" para o distinguir de retorno relativo, que se refere ao retorno produzido por um investimento durante um dado período, quando comparado a um qualquer benchmark (padrão, índice de referência).

Estratégias de retorno absoluto

Uma estratégia de retorno absoluto, é uma estratégia que visa produzir um retorno positivo, independentemente do comportamento e direcção dos mercados.

Por vezes existe confusão quanto ao que isto significa, pensando as pessoas que uma estratégia de retorno absoluto deverá ser algo seguro e comparável a um depósito a prazo. Tal está errado, a tentativa de descorrelacionar dos mercados e procurar retornos positivos, não tem necessariamente sucesso, e pode sempre produzir perdas.

A maioria dos hedge funds persegue estratégias de retorno absoluto (e, lá está, isso não os isenta de sofrer perdas).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa