Ir para o conteúdo
Calantrao

MIllenium e Fundo de Garantia

Recommended Posts

Calantrao

Bom dia,

Tenho cerca de 10 000 euros para colocar numa conta poupança.

Não sou muito conhecedor dos meandros da economia por isso gosto de por o dinheiro numa conta a prazo para andar descansado e, pela informação que fui recolhendo (sites dos bancos, diários económico, etc) parece-me que o super depósito do millenium está a dar taxas muito atrativas para clientes como eu (6%brutos/ano a 4 anos).  (Para além disso, confesso que não confio muito em bancos "novos" tipo Big e assim, ainda que tenha lido muito post a dizer bem deles).

Contudo, estive a ler vários posts aqui do forum sobre poupanças e é recorrente falarem do millenium como um caso possivelmente problemático, devido à situação na bolsa.

Assim sendo, pessoas como eu (com pouco dinheiro) devem preocupar-se ou o depósito fica seguro, na medida em que é "protegido" pelo fundo de garantia?

Mesmo em caso de Opas e outras "novelas", posso dormir descansado que o dinheiro está seguro pelo fundo?

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O problema é saber se o FGD tem dinheiro suficiente para indemnizar tantos clientes como os que tem o Millennium... pessoalmente acho que não (mas nunca li as contas do Fundo, por isso estou a falar de cor).

Salvo erro, se não houver dinheiro, o FGD pode pedir empréstimos junto dos outros bancos ou mesmo junto do Estado. Claro que com a situação como está uma pessoa fica na dúvida, não é?

Mas o que me leva a escrever é: Onde está esse super depósito? Nã estou nada a ver o Millennium a oferecer um prémio tão grande, mesmo tendo em conta a situação desesperada em que está de precisar de cativar depósitos e clientes novos... Não será uma taxa progressiva, em que os 6% são só no fim ou assim?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Se calhar está a fazer confusão com o Depósito Special One, com prazo de 4 anos, que paga 6.5% no último ano.

Se houvesse algo assim tão bom no Millenium já se tinha ouvido falar.

Os tais bancos "novos" , ainda que haja quem não confie muito neles, são aqueles onde apesar de tudo há mais garantias, uma vez que são bancos pequenos, logo o FGD chega para cobrir os depósitos caso haja problemas com o banco. É claro que se forem muitos à falência ao mesmo tempo não serve de muito, mas chegarmos a esse ponto significa um colapso financeiro de tal ordem que não há quem nos safe.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Calantrao

Exprimi-me mal. É mesmo o Special one. Quando escrevi o post mudei a frase dos juros e não ficou correta.

4,75% brutos/média por ano.

Para pessoas como eu (ignorante em termos de economia) acham um mau caminho?

Fala-se tão mal do Millenium noutros posts que fico com receio. E mais fiquei quando o Paulo diz que o FGD não ia assegurar o dinheiro (grande garantia...).

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov

Não é que o FGD não consiga definitivamente assegurar o dinheiro.

A questão é que há a possibilidade de o dinheiro não ficar seguro. Duvido muito que em caso de falência do BCP não haja uma mobilização da parte do estado para tentar garantir todos os depósitos. A última coisa que o estado quer é que se perca de todo a ideia da segurança dos DPs.

Eu sou da opinião que a probabilidade de o BCP ir completamente à falência é pequena (haver intervenções antes disso é mais provável), o que multiplicando pela pequena hipótese de o FGD não conseguir arranjar mecanismos para garantir os DPs, resulta num cenário bastante improvável.

Improvável, mas não impossível. Convém os depositantes estar ao corrente disso e tentar minimizar ainda mais essas probabilidades. Mas também não é para ficar em pânico "Ai, meu Deus, se o BCP vai abaixo fico sem o meu dinheiro todo!"

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia
Fala-se tão mal do Millenium noutros posts que fico com receio. E mais fiquei quando o Paulo diz que o FGD não ia assegurar o dinheiro (grande garantia...).

Noutros posts fala-se sobretudo de um ponto de vista de investimento (comprar ações do Milenium). Desse ponto de vista, não parece ser um bom negócio. Mas para já nada indica que o banco esteja à beira da falência - embora também não se possa dizer que seja um banco forte e robusto...

E eu não disse que o FGD não ia assegurar o dinheiro - até cheguei a dizer que mesmo que não tenha o dinheiro o é capaz de fazer ;) Mas expressaste receios e há uma réstea de fundamento para os mesmos, sim, não posso simplesmente dizer que isso é impossível de acontecer. Há uma possibilidade real de estas confusões todas descambarem na 3ª guerra mundial, mas não passo as noites acordado a pensar nisso porque para já acho que é improvável que venha a acontecer.

As pessoas têm que aprender a deixar de interpretar expressões como "acho" e "salvo erro" como se fossem verdades absolutas. Ainda ontem um jornal online dizia num título "Recessão deste ano ficará mais próxima de 1,5% do que dos 2%"; uns minutos depois um outro título dizia "economia ainda vai deteriorar-se mais". Base dos artigos: previsões diferentes, uma da Católica e outra da OCDE, das quais escolheram uma linha ao acaso e apresentaram no título da notícia como se fosse uma verdade consumada... e o que é curioso é que eles até nem se contradiziam assim tanto como podia parecer à primeira vista :P

Mas voltando à vaca cor de rosa :)

4,75% brutos/média por ano.

Para pessoas como eu (ignorante em termos de economia) acham um mau caminho?

Para o Millennium acho que é capaz de ser dos melhores produtos que têm sim. Sobretudo num cenário em que as taxas devem andar baixas nos próximos anos. Com a seguinte condição - o dinheiro ficar mesmo lá até ao fim do prazo. Senão perde-se a pouca rentabilidade que o produto dá...

Há um pouco melhor noutros lados, mas se não queres andar a abrir conta num banco novo, nem queres fugir muito dos depósitos a prazo, eu provavelmente ficava com esse...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
lothar_m

Contudo, estive a ler vários posts aqui do forum sobre poupanças e é recorrente falarem do millenium como um caso possivelmente problemático, devido à situação na bolsa.

Assim sendo, pessoas como eu (com pouco dinheiro) devem preocupar-se ou o depósito fica seguro, na medida em que é "protegido" pelo fundo de garantia?

Mesmo em caso de Opas e outras "novelas", posso dormir descansado que o dinheiro está seguro pelo fundo?

Há que saber distinguir duas situações:

i) situação dos accionistas do BCP - para estes o cenário é mau. independentemente de haver ou não nacionalização, terão de suportar perdas de capital elevadas se liquidarem (ou forem forçados a liquidar) os respectivos investimentos nos próximos tempos;

ii) situação dos depositantes do BCP (e de todos os restantes bancos portugueses por arrasto) - caso a insolvência do banco se confirme, com 99.9% de probabilidade haverá intervenção exterior (seja via fundo de garantia de depósitos, via estado/banco de portugal ou via BCE) no sentido de salvaguardar os depósitos dos clientes (quer do BCP quer dos restantes bancos). Não esquecer que o Estado já tem preparados, pelo menos 12 000 milhões do FMI para injectar na banca, como é público.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Lvsitano

Se vais mesmo ficar com o dinheiro lá durante os 4 anos é capaz de compensar, porque duvido muito que as taxas de juro daqui a 4 anos atinjam esses valores. Mas se pensas que existe a possibilidade de necessitares de resgatar o dinheiro antecipadamente, seria melhor optar por um depósito com prazo menor, visto que os juros só começam a ficar jeitosos a partir do 2º ano, até aí encontra-se na concorrência depósitos a 1 ano com juros melhores.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa