Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 18 horas, gustafsson disse:

Sei de alguns sites para fazer simulações mas existe algum gratuito em que se possam simular os ETFs mais presentes na Europa ?

Vê o meu e o comentário do ruicarlov a seguir, aqui (pag. 87). Tens também este "Simulação de carteira e análise de fundos de investimento". Neste caso tens de usar os id da morningstar, não os ISIN.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 22 horas, gustafsson disse:

E

Fiz de outra forma , simulei mas provavelmente não acertei , usei para ambos o MSCI World , ás tantas existem ligeiras diferenças nos activos. 

Mas uma pergunta , paga-se 0.20 sempre pelo capital inicialmente investido  ou pela totalidade do capital ?

Exemplo :

Passados 10 anos , a 7% temos 20000. Pagamos 0,20 apenas por 10000 ?

Na simulaçao assumi que pagavamos pela totalidade de capital cada ano

Obrigado

Obrigado

Sabes como funciona o que discutimos acima ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, gustafsson disse:

Sabes como funciona o que discutimos acima ?

Tens razão, não tinha pensado bem no assunto. Num folheto do IWDA, da Ishares, pode-se ler o seguinte:

"Total Expense Ratio (TER): A measure of the total costs associated with managing and operating a fund. The TER consists primarily of the management fee plus other expenses such as trustee, custody, or operating expenses. It is expressed as a percentage of the fund's total net asset value.

Portanto, os 0,20% anuais são sobre o valor total do NAV (net asset value), que é muito próximo do valor de mercado. As minhas contas não estão correctas. já fiz uma correção no meu comentário anterior.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Achei interessante o seguinte artigo, especialmente o seu início: http://awealthofcommonsense.com/2018/05/bad-advice-can-be-expensive/

When things are going well in the markets it can become easier for investors to focus on the minutiae.

Instead of focusing on the big picture — documenting your investment plan, asset allocation, diversification, financial planning, etc. — we start arguing about a few basis points in fees, the best formula for factor investment strategies, active vs. passive debates, and the like.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Achei interessante o seguinte artigo, especialmente o seu início: http://awealthofcommonsense.com/2018/05/bad-advice-can-be-expensive/

And don’t get me wrong — combining a handful of small edges in your portfolio can really add value when done in a thoughtful way.

O custo tem que ser visto sempre de forma global idealmente numa base relação preço-qualidade . pagar mais caro por produtos ou serviços de valor igual normalmente só é bom para quem vende mais caro.

Alguem que invista 100 000€ num indice MSCI com custos iguais e segurança e reputação iguais tem que pensar sempre na pequena fortuna que perde a 25 anos , quando a diferença é de 0,20 para 0,12 por exemplo.

Li o artigo e achei a história do "casal"  interessante de  notar que eles dizem que as vidas deles não se alterariam muito se ao invés tivessem ganho 26M 

A conclusão que tiro é , não precisam do dinheiro e deixaram afectar se pelo lado psicológico .isto é algo que sucede com a maior parte das pessoas provavelmente

É interessante que tendo 71 anos , não tenham pensado em retirar 3-4M quando a valorização estava nos 13 , embora ele não forneça dados mais concretos como

investimento inicial etcetc

Em relação ao resto do artigo  , é um facto que o aconselhamento bancario ou financeiro é mau e isso sucede pelo elevado grau de iliteracia financeira das pessoas.

Em relação á forma de investir , isso é algo que acaba por ser pessoal e depende do controlo emocional , capacidade financeira , e de outros factores.

Considero interessante os portfolios equilibrados e que digamos diminuem os drawdowns elevados no entanto a esmagadora maioria dos que vi fazem no

com um custo que é uma perda de rendibilidade alta.

Temos que ser nós a decidir o caminho - Precisamos desse € ? Somos afectados ? Temos varias formas de poupança ? Temos uma margem flexivel ? (esperar 35 em vez de 25

caso as condiçoes para resgate não sejam ideiais etcetc )

Tu tinhas aqui um post com rendibilidades anuais de um Portfolio certo ? Era maçada pedir-te para colocares um novo post que mostre as rendibilidades anuais incluindo o ano passado ou este ano  ?

Lembro me que estive a comparar varios porftolios e a 30 anos havia uma perda de 3.5% em media dos portfolios com quantidade consideravel de obrigações e ouro em relaçao a portfolios mais stock based  no entanto o teu era um dos poucos que parecia ter bons resultados.Estive a estudar a rendibilidade de ouro e obrgaçoes e vejo que comem muito lucro anualmente portanto a colocar irei usar %s pequenas.O Warren buffet falou recentemente em 10% de obrigações o que me surpreendeu.

Creio que 80 20 será já um portfolio mais agressivo

20  000€ a 8% durante 25 anos , aprox 100 000€

20.000€ a 5% durante 25 anos , aprox  55 000€

Na minha perspectiva só deve fazer um investimento com enfase na rentabilidade se essa pessoa tiver capacidade de repor a quantia investida com relativa facilidade até para não se deixar afectar por um drawdown significativo. O ideal acho é sempre ter um equilibrio decidido pela nossa personalidade .

Felizmente também podemos ir fazendo acertos para melhor á nossa estrategia ao longo do tempo

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

Sou novo nesta área de investimentos e tenho lido bastantes tópicos aqui do fórum à procura de conhecimento. 

Estou a pensar investir, numa fase inicial de testes, cerca de 1000€ a 1500€, e conforme me for sentindo mais confortável, ir reforçando.

Penso que, nesta fase, os ETFs serão a solução mais indicada para mim, numa óptica de investimento de médio risco, a longo prazo (>5 anos). 

Tenho algumas questões ainda, que agradeço desde já a quem tiver oportunidade de me dar uma ajuda:

1 - Os ETFs listados na 1ª página são atuais (i.e., foram atualizados ao longo do tempo), ou já não são recomendados?

2 - Tenho algum receio de abrir conta numa instituição estrangeira como a DeGiro. Existe algum banco (talvez o Best?!) que seja mais recomendado para este tipo de investimentos, onde as comissões sejam mais baixas?

3 - Para quem está a começar, penso que os ETFs com acumulação de dividendos serão mais fáceis de gerir, certo?

4 - Alguém poderia recomendar os ETFs mais cotados atualmente, em termos de uma estratégia equilibrada e diversificada?

5 - Tendo em conta o baixo valor de investimento, qual o rácio de diversificação recomendado? (70% ações, 30% obrigações e o resto - imóveis, matérias prima - ir adquirindo com o tempo).

Obrigado desde já a quem tiver a disponibilidade para me ajudar nestas questões!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 5/21/2018 às 19:25, Ricardo2028 disse:

Boa tarde,

Sou novo nesta área de investimentos e tenho lido bastantes tópicos aqui do fórum à procura de conhecimento. 

Estou a pensar investir, numa fase inicial de testes, cerca de 1000€ a 1500€, e conforme me for sentindo mais confortável, ir reforçando.

Penso que, nesta fase, os ETFs serão a solução mais indicada para mim, numa óptica de investimento de médio risco, a longo prazo (>5 anos). 

Tenho algumas questões ainda, que agradeço desde já a quem tiver oportunidade de me dar uma ajuda:

1 - Os ETFs listados na 1ª página são atuais (i.e., foram atualizados ao longo do tempo), ou já não são recomendados?

2 - Tenho algum receio de abrir conta numa instituição estrangeira como a DeGiro. Existe algum banco (talvez o Best?!) que seja mais recomendado para este tipo de investimentos, onde as comissões sejam mais baixas?

3 - Para quem está a começar, penso que os ETFs com acumulação de dividendos serão mais fáceis de gerir, certo?

4 - Alguém poderia recomendar os ETFs mais cotados atualmente, em termos de uma estratégia equilibrada e diversificada?

5 - Tendo em conta o baixo valor de investimento, qual o rácio de diversificação recomendado? (70% ações, 30% obrigações e o resto - imóveis, matérias prima - ir adquirindo com o tempo).

Obrigado desde já a quem tiver a disponibilidade para me ajudar nestas questões!

Olá Ricardo2028,

Olha, eu também comecei há pouco tempo a investir nos ETFs. Não serei a melhor pessoa para te aconselhar, mas há algumas coisas que posso dizer:

Mantendo a tua numeração:

1 - Os ETFs ainda existem sim, todos eles. E há um post com os links para os mesmos no banco BIG. Se entretanto não encontrares eu posso procurar, tenho algures essa lista. Agora o que eu aconselho é que para copiares o portefólio do Salvador, talvez seja melhor uma maior quantia a investir. Isto porque senão pode-te acontecer como a mim, que investi apenas 1000 euros e as minhas percentagens ficaram um pouco diferentes das do portefólio. Pode não ser grande problema, mas tem isso em conta. Eu por exemplo agora faria uma estratégia diferente para começar (80 acções/20 obrigações por exemplo) e à medida que fosse reforçando ia diversificando, aproximando-me mais do do Salvador. 

2 - Eu abri na Degiro, e até ver nada contra. Mas ainda não tirei dinheiro, verdade seja dita. Posso-te dizer que o BIG tem bastante oferta de ETFs, mas comissões bastante elevadas para esses montantes que falas. São €7.38 por trimestre, e se não me engano 15 € por ordem de compra / venda (mas este último valor estou na dúvida). 

3 - Esse é outro problema, do portefólio da página inicial só 2 ETF's são de acumulação, os outros são de distribuição. E sim, seria melhor de acumulação, não tanto pela gestão ser mais fácil ou difícil mas porque para uma estratégia buy and hold os dividendos ao fim de algum tempo fazem diferença (porque quando os recebes estás também a ser taxado, logo o dividendo + taxa é dinheiro que não está a contribuir para aumentar o valor do ETF, como acontece com os de acumulação). Com o passar do tempo, houve vários posts com ETF's de substituição para determinado ETF do Salvador. Posso estar enganado, mas acho que há um post com um novo portefólio baseado no do Savador mas com ETFs de acumulação. Tenho essa informação toda misturada nas minhas notas, mas ainda não tive tempo de a organizar e já passaram alguns meses:huh::wacko:

4 e 5 vai depender dos teus objectivos ( que acho que já disseste, >5 anos com médio risco). Mas aqui não me atrevo a dar conselhos, acho que há pessoas com muito melhor capacidade de responder por cá ;)

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá DAMP,

Obrigado pelas tuas respostas!

Posso considerar aumentar o investimento inicial, se for mais proveitoso.

A DeGiro é segura, na vossa opinião? Alguém sabe qual o melhor banco em Portugal para ETFs, neste momento, e quais as comissões praticadas?

Relativamente aos melhores ETFs atualmente, para um iniciante, alguém pode dar sugestões?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Ricardo2028 disse:

Relativamente aos melhores ETFs atualmente, para um iniciante, alguém pode dar sugestões?

Sugiro que leias este tópico todo, que tem muito boa informação.  Se leres só as últimas 5 ou 6 páginas já ficas com uma ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Tenho lido, mas é muita informação para quem está a iniciar :) Existe algum resumo atual, tal como o descrito na 1ª página?

Relativamente aos bancos nacionais para ETFs, alguma recomendação?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Ricardo2028 disse:

Boa noite,

Tenho lido, mas é muita informação para quem está a iniciar :) Existe algum resumo atual, tal como o descrito na 1ª página?

Relativamente aos bancos nacionais para ETFs, alguma recomendação?

Obrigado!

Banco BEST / Banco BIG / Banco Invest

Ou utilizar a DeGiro

Editado por Greedy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Em termos de comissões, sabem quais são os valores praticados?

A partir de que montantes faz sentido investir em cada ETF?

Sabem se algum desses bancos disponibiliza o IWDA?

O Invest parece-me uma boa opção, pois também estou interessado no AR PPR...

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Abri conta na Degiro para investir uma parte das minhas poupanças em ETF's. Abri nesta corretora principalmente devido ao facto das comissões serem bastante baixas comparando com as outras alternativas em Portugal.

Em particular, para uma lista extensa de ETF's as comissões são nulas (https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf)

Quando abro a conta reparo que muitos dos ETF's dessa lista não aparecem disponíveis. Pelo que me foi transmitido por parte do apoio ao cliente isto deve-se à falta de  documentação em português que ainda não foi traduzida pelos emitentes, a qual é obrigatória devido a regulações da união europeia.

Antes de criar conta na degiro tinha em mente investir num portfolio com ETF's da vanguard. Seria uma coisa do género:

40% VTI - acções EUA

30% VXUS - acções resto do mundo

30% BND - obrigações

A minha questão é a seguinte: Como posso fazer um portfolio parecido usando os ETF's disponiveis na degiro (sem pagar comissão)?

Outras questões:

* como é que posso saber a composição - formula de cálculo - dos diferentes ETF's?

* existem riscos de haver pouca liquidez para este tipo de produtos? se sim, quais são os ETF's com maior liquidez?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@jpceia Esse PDF está desactualizado há muito tempo. A forma correta de ver os ETF's grátis na Degiro é Menu -> Preços -> Trackers (ETFs) e depois no filtro "Tipo" escolher "Trackers (Gratuitos)"

Em qualquer dos casos, tomei a liberdade de criar um excel que actualizo constantemente com todos os ETF's gratuitos com respectivos dados extraídos do JustETF:https://www.dropbox.com/s/6uann2csj1rbcmg/ETF's Grátis Degiro.xlsx?dl=0

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, jpceia disse:

Olá,

Abri conta na Degiro para investir uma parte das minhas poupanças em ETF's. Abri nesta corretora principalmente devido ao facto das comissões serem bastante baixas comparando com as outras alternativas em Portugal.

Em particular, para uma lista extensa de ETF's as comissões são nulas (https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf)

Quando abro a conta reparo que muitos dos ETF's dessa lista não aparecem disponíveis. Pelo que me foi transmitido por parte do apoio ao cliente isto deve-se à falta de  documentação em português que ainda não foi traduzida pelos emitentes, a qual é obrigatória devido a regulações da união europeia.

Também apanhei esse barrete com a DeGiro em Janeiro.

Transferi para lá o dinheiro, quando começo a pesquisar para subscrever só encontrei 1 de 5 ETF's onde pretendia investir.

Também questionei o suporte que me indicaram essa questão da documentação portuguesa.

Por um lado fiquei satisfeito, a minha estratégia passa por entrar com o mercado na fossa, portanto vou esperar pela próxima Crise e aí sim invisto nos ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Greedy disse:

Também apanhei esse barrete com a DeGiro em Janeiro.

Transferi para lá o dinheiro, quando começo a pesquisar para subscrever só encontrei 1 de 5 ETF's onde pretendia investir.

Também questionei o suporte que me indicaram essa questão da documentação portuguesa.

Por um lado fiquei satisfeito, a minha estratégia passa por entrar com o mercado na fossa, portanto vou esperar pela próxima Crise e aí sim invisto nos ETF.

A culpa não é da Degiro. É da regulamentação europeia. 
    Não existem ETF's similares para criares a tua carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Greedy disse:

O teu nickname condiz com a tua estratégia :D estás à espera duma nova crise para ganhar mais $$$ 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, xgoldpt disse:

A Degiro induz potenciais clientes em erro ao apresentar uma vasta lista de ETF's sem comissão, quando na prática só tem uma pequena fração destes disponíveis para negociação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, xgoldpt disse:

@jpceia Esse PDF está desactualizado há muito tempo. A forma correta de ver os ETF's grátis na Degiro é Menu -> Preços -> Trackers (ETFs) e depois no filtro "Tipo" escolher "Trackers (Gratuitos)"

Em qualquer dos casos, tomei a liberdade de criar um excel que actualizo constantemente com todos os ETF's gratuitos com respectivos dados extraídos do JustETF:https://www.dropbox.com/s/6uann2csj1rbcmg/ETF's Grátis Degiro.xlsx?dl=0

Obrigado.

Sabes dizer-me o que significam os campos: "Distribution policy" e "fee" (é uma fee sobre o quê)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 22 horas, jpceia disse:

Olá,

Antes de criar conta na degiro tinha em mente investir num portfolio com ETF's da vanguard. Seria uma coisa do género:

40% VTI - acções EUA

30% VXUS - acções resto do mundo

Não precisas de dividir em acções EUA e resto do mundo.

Basta teres um ETF que siga o MSCI World. Por exemplo o iShares Core MSCI World (é um dos gratuítos na degiro, por exemplo).

30% BND - obrigações

Não me estou a lembrar de nenhum ETF de obrigações agregadas como o BND.

Mas procura pelos ETFs de Lyxor com maturidade média (5 a 7 anos) que investem em dívida pública europeia. Exemplo: Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR

Outras questões:

* como é que posso saber a composição - formula de cálculo - dos diferentes ETF's?

Tens de procurar no site das entidades emitentes. Em princípio encontrarás essa informação.

* existem riscos de haver pouca liquidez para este tipo de produtos? se sim, quais são os ETF's com maior liquidez?

Obrigado!

Sim. Naturalmente ETFs com elevado AUM (assets under management) têm maior liquidez. Como regra, tenta investir em ETFs com AUM superior a 100 milhões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 horas, jpceia disse:

Obrigado.

Sabes dizer-me o que significam os campos: "Distribution policy" e "fee" (é uma fee sobre o quê)?

Distribution policy: Inc (distribui dividendos) ou Acc (vai acumulando)

De um ponto de vista fiscal, os segundos são mais eficientes, porque vais capitalizando o dividendo bruto.

Fee: Deve ser o valor cobrado pelo gestor do fundo directamente ao mesmo. No final do dia esse fee já está imbutido no preço dos ETFs (ou FI's) e os detentores das posições não têm de pagar nenhuma comissão à parte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, xgoldpt disse:

Sim eu sei que a culpa não era da DeGiro, mas fui induzido em erro pelo PDF com a lista de ETF's gratuitos

Não, andei a pesquisar depois disso e não encontrei exactamente o que pretendia pois queria ETF's de acumulação

há 20 horas, jpceia disse:

O teu nickname condiz com a tua estratégia :D estás à espera duma nova crise para ganhar mais $$$ 

Certo B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/06/2018 às 21:37, jpceia disse:

como é que posso saber a composição - formula de cálculo - dos diferentes ETF's?

Eu consulto o justETF, o morningstar.uk e o site do gestor do ETF. Como exemplo, para o IWDA, iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc), ISIN IE00B4L5Y983:

No justETF

No Morningstar.uk

No site da BlackRock: têm 3 folhetos diferentes: KIID, prospecto, ficha informativa. A ficha informativa é um bom resumo, para iniciar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico