Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 29/04/2018 às 14:12, bbbandit disse:

... a minha dúvida é que os ETF`s BONDS / REIT não estão disponiveis em DEGIRO na lista livre de comissões, devo aguardar para quando estiverem disponiveis ou existe outras soluções identicas livre de comissões em DEGIRO? ...

A Degiro cobra  (2,00 euros + 0,02 %) por cada transacção de cada ETF. Eu não ficaria a aguardar o momento de investir por causa desse custo, que é muito pequeno em face aos 5.000 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/04/2018 às 17:12, xgoldpt disse:

O PDF está completamente desatualizado.

Aqui vai a lista atualizada a 18 de Abril https://www.dropbox.com/s/6uann2csj1rbcmg/ETF's Grátis Degiro.xlsx?dl=0

Não percebo porque no site Degiro tem a lista desactualizada e voçê tem uma lista atualizada, como isso é possivel? Desde já agradeço a partilha!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, pfonseca disse:

A Degiro cobra  (2,00 euros + 0,02 %) por cada transacção de cada ETF. Eu não ficaria a aguardar o momento de investir por causa desse custo, que é muito pequeno em face aos 5.000 euros.

Obrigado.

Já agora não sei se podia ajudar nesta questão, tenho que ter uma quantia considerável disponivel em meia duzia de anos, não sei se invista neste ETF

LU1287023003 / Lyxor UCITS ETF EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR)

Porque estar a ordem ou ter CT, não consigo os 3% de retorno que deram nos ultimos 5 anos este ETF e supostamente é de baixo risco (3), mas mesmo assim tenho dúvidas, porque não deixa de ter riscos... Num prazo máximo de 7 ou 8 anos vou precisar dessa quantia, posso eventualmente até precisar antes, mas não queria arriscar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, bbbandit disse:

Não percebo porque no site Degiro tem a lista desactualizada e voçê tem uma lista atualizada, como isso é possivel? Desde já agradeço a partilha!

Uma coisa é o PDF deles (que está desatualizado).

Outra coisa é o meu excel que construí com base no site deles, na pesquisa de EFT's que se encontram gratuitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, gustafsson disse:

Eu queria um que tivesse uma % de emerging markets. Esse é uma opção em Euros mas o Vanguard tem essa particularidade que me agrada.

Obrigado

Quando queres procurar ETF's (europeus) usa o JustETF.

O que tu queres, acho eu, developed and emerging countries, ou seja, que sigam o índice MSCI All Country World

Tens aqui 4: https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?assetClass=class-equity&groupField=index&region=World&index=MSCI%2BAll%2BCountry%2BWorld%2B%28ACWI%29

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/05/2018 às 16:16, gustafsson disse:

Eu queria um que tivesse uma % de emerging markets. Esse é uma opção em Euros mas o Vanguard tem essa particularidade que me agrada.

Para acrescentar à sugestão do xgoldpt, tem a atenção que, por exemplo, o iShares MSCI ACWI UCITS ETF (Acc) custa 0,60% por ano, contra os 0,20% do IWDA.

Tens também a opção de comprar 2 ETFs em vez de um único: IWDA (0,20% por ano) (só developed countries) +  IEMA iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc) (0,68% por ano) (só emerging markets)

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/05/2018 às 09:12, bbbandit disse:

Porque estar a ordem ou ter CT, não consigo os 3% de retorno que deram nos ultimos 5 anos este ETF e supostamente é de baixo risco (3), mas mesmo assim tenho dúvidas, porque não deixa de ter riscos... Num prazo máximo de 7 ou 8 anos vou precisar dessa quantia, posso eventualmente até precisar antes, mas não queria arriscar.

O ETF continua a ser um investimento de risco, isto é, não garante o retorno do capital investido, nem garante qualquer tipo de rendimento. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pfonseca disse:

Para acrescentar à sugestão do xgoldpt, tem a atenção que, por exemplo, o iShares MSCI ACWI UCITS ETF (Acc) custa 0,60% por ano, contra os 0,20% do IWDA.

Tens também a opção de comprar 2 ETFs em vez de um único: IWDA (0,20% por ano) (só developed countries) +  IEMA iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc) (0,68% por ano) (só emerging markets)

Já tinha visto esses fundos todos . Agradeço ao Goldx mas são todos muito caros.Pensava haver algum por 0.20-0.25 mas parece que não.

Até já ponderei comprar um do mercado americano e outro europeu em vez do Ishares Core MSCI World , uma vez que tem 0.20 contra os 0.07  se comprar em separado

(não são exactamente os mesmos activos mas muito similares)

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P000135KH&InvestmentType=FE

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001BMZR

(o mesmo indice Stoxx600 com historial mais longo - http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000J4J5 )

Ainda não li em detalhe a documentação de ambos . 

https://etf.dws.com/en-GB/IE00BJ0KDR00-msci-usa-ucits-etf-1c-/

https://www.lyxoretf.co.uk/en/instit/products/equity-etf/lyxor-core-stoxx-europe-600-dr-ucits-etf-acc/lu0908500753/eur

Aborrece me que o Xtrackers faça Securities lending , embora pelas %s nada veja de mais , o IWDA também faz o mesmo com limite mais baixo , o Lyxor não .

Em termos de regiões a diferença maior creio ser que o IWDA tem 10% de "Japão" de resto poderão ser empresas distintas mas o que analiso em termos de risco e rendibilidade parece aproximado e menos de metade das comissões .Pelas minhas contas em valores modestos (10k) são aprox 1000e em 20 anos , (as despesas com compra e venda parecem ser residuais) mas também usando duas correctoras e empresas uma diluição do risco o que creio ser bom.

Caso alguém queira dar feedback , agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, pfonseca disse:

O ETF continua a ser um investimento de risco, isto é, não garante o retorno do capital investido, nem garante qualquer tipo de rendimento. 

Obrigado, vou esperar por uma conta a prazo jeitosa, não queria fazer mais CT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/04/2018 às 14:12, bbbandit disse:

Emerging Markets: 10% (500€) 
    ISIN IE00B4L5YC18 (Euronext Ammsterdam) / iShares Core MSCI World UCITS ETF

Acçoes Mundo: 55% (2750€)
    ISIN IE00B4L5Y983 (Euronext Ammsterdam) / iShares MSCI WOR A EUR Euronext Amsterdam

Bonds: 30% (1500€) Quando estiver disponivel
    ISIN LU1650490474 / Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR

REIT: 5% (250€) Quando estiver disponivel

ISIN LU1437018838 / Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR

Anteriormente cheguei a este conjunto de ETF`s, através dos diversos post`s anteriores, mas isto como é um processo que só no próximo mês vou adquirir as restantes ETFs, de momento só tenho iShares MSCI WOR A EUR Euronext Amsterdam

.Tenho lido / relido este forum novamente e por vezes já não sei a que conclusão chego, mas decidi não arriscar tanto, alterei  pelo seguinte:

Emerging Markets: 10% (500€) IEMA / IE00B4L5YC18 (Euronext Ammsterdam) / iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)

Acçoes Mundo: 40% (2000€) IWDA / IE00B4L5Y983 (Euronext Ammsterdam) / iShares MSCI WOR A EUR Euronext Amsterdam

Bonds: 30% (1500€) ISIN LU1650490474 / Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR

REIT: 10% (500€) EPRU / LU1437018838 / Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR

GOLD: 10% (500€) IAUP / IE00B6R52036 / iShares Gold Producers UCITS ETF

Mas ainda fiquei com a seguinte dúvidas:

- Optei pelo ouro, pelas várias razões que já se falou anteriormente no forum, mas não encontrei muitas opções, falaram neste IE00B4ND3602 / iShares Physical Gold ETC anteriormente e tem um fee inferior de  0,25 contra os 0,55 do ETF que coloquei, mas em DEGIRO, não está disponivel.

- O ETF BOND , não sei se devia dividir por outro, para ter uma maior diversificação, tipo LU1287023185 / Lyxor UCITS ETF EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR)

Assim tenho alguma diversificação de ETS, mas ao mesmo tempo, não são muitos para quando for para fazer os rebalanceamentos, não fica nada de especial.

Queria aumentar o portefólio e o valor investido, mas como é a primeira vez, vou deixar assim, quando tiver mais confiante, talvez crie outra conta ou aumento o valor deste.

Obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/05/2018 às 15:35, bbbandit disse:

Bonds: 30% (1500€) ISIN LU1650490474 / Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR- O ETF BOND , não sei se devia dividir por outro, para ter uma maior diversificação, tipo LU1287023185 / Lyxor UCITS ETF EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR)

Para diversificar nas obrigações eu iria para um ETF de obrigações dos EUA ou para um ETF de obrigações de todo o mundo.

Pelo que já foi dito aqui neste forum sobre obrigações, devemos investir em obrigações em euros (a moeda da obrigação, não é a moeda do ETF), ou que tenha protecção cambial ("Currency hedged"),  para evitar o risco cambial. Para além disso deve ser de acumulação de dividendos, para que os impostos sejam pagos só no momento da venda do ETF.

Eu não conheço nenhum ETF de obrigações dos EUA de acumulação e com protecção cambial ("Currency hedged").

Há um ETF de obrigações do tesouro (sovereign bonds) de todo o mundo da Xtrackers:  DBZB Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR hedged) ISIN LU0378818131

A alternativa seria um fundo de investimento.

Para ter uma ideia da maturidade média do DBZB, com os dados da morningstar, fiz os seguintes cálculos (não sei se isto está correcto, mas serve para ter uma ideia):

Maturity      Distribution%    anos    peso    
    1 to 3          0,2452                    3       0,7356    
    3 to 5          0,1897                    5       0,9485    
    5 to 7          0,1236                    7       0,8652    
    7 to 10        0,1271                 10       1,271    
    10 to 15      0,0821                 15       1,2315    
    15 to 20      0,0575                 20       1,15    
    20 to 30      0,138                   30       4,14    
    Over 30       0,0258                 50      1,29    

Média pesada    0,989                     11,6318    anos

Por estes cálculos a maturidade média do DBZB é de cerca de 11 anos. Normalmente a morningstar apresenta este valor, mas não para este ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, gustafsson disse:

Haveria logica em ter por exemplo 10% no Lyxor mencionado acima ou no de 5-7y , 10% nas Tips e 10% num de global bonds ?

Acho que os TIPS são uma boa diversificação em relação ao Lyxor. Mas os TIPS que referes, TPSA iShares USD TIPS UCITS ETF USD (Acc), ISIN IE00B1FZSC47, é em dólares e não tem protecção cambial.

Como alternativa tens o IBCI iShares Euro Inflation Linked Government Bond UCITS ETF, ISIN IE00B0M62X26, que é só da zona euro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, pfonseca disse:

Acho que os TIPS são uma boa diversificação em relação ao Lyxor. Mas os TIPS que referes, TPSA iShares USD TIPS UCITS ETF USD (Acc), ISIN IE00B1FZSC47, é em dólares e não tem protecção cambial.

Como alternativa tens o IBCI iShares Euro Inflation Linked Government Bond UCITS ETF, ISIN IE00B0M62X26, que é só da zona euro.

Obrigado

Vejo é que têm todos um TER muito alto , o melhor é o da Lyxor a 0.17 . Comprar Obrigações com um TER tão alto...não sei.

Existe algum ETF de ETFs de obrigações , agregar as 3 que mencionei ou similar num só ETF ? 

Estava a pensar comprar o MSCI World da Ishares mas agora tou indeciso entre esse e dois

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000YXKB

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001BMZR

Posso ir ler em detalhe os activos mas creio que a maior diferença (MSCI WORLD vs SP500+STOXX600 são os 9% de Japão e 5% de (Australia +outros Países que não tem)

OEestou a pensar num que tenha Japão+ Coreia do Sul etc - Asia developed + Asia Emerging 

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000SM0K

Algo do genero em Euros e com mais emerging markets , 20% talvez  , fico sem Africa e LATAM , mas não vejo grande problema olhando para os ultimos 100 anos da historia economica dessas regioes.

-----

Entretanto a Lyxor lançou um igual ao da ishares(segue mesmo indice)  , com quase metade do custo 

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001CXZO

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, gustafsson disse:

Entretanto a Lyxor lançou um igual ao da ishares(segue mesmo indice)  , com quase metade do custo http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001CXZO

Esse Lyxor parece interessante. Atenção que o VUSA Vanguard S&P 500 UCITS ETF ISIN IE00B3XXRP0 distribui os dividendos. Lista dos SP 500 da justETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, pfonseca disse:

Esse Lyxor parece interessante. Atenção que o VUSA Vanguard S&P 500 UCITS ETF ISIN IE00B3XXRP0 distribui os dividendos. Lista dos SP 500 da justETF.

Eu tenho esse. Isso significa que a cada trimestre vou receber um valor que não acumula no ETF?

Acham melhor trocar por um que seja de acumulação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, smachado disse:

Eu tenho esse. Isso significa que a cada trimestre vou receber um valor que não acumula no ETF?

Sim, vais receber os dividendos menos 28% de imposto sobre esses dividendos.

Sugiro que leias a partir desta mensagem, a respeito dos dividendos (pag. 93). Tens também este artigo "Why reinvesting your dividends is so important". Mesmo que não percebas inglês, observa o gráfico que mostra, em 30 anos, a evolução de um investimento de 10.000 libras no FTSE, sem reinvestir os dividendos (no final dá  31,225 libras) e com reinvestimento de dividendos (a azul mais claro) (no final dá 96,569 libras).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pfonseca disse:

Sim, vais receber os dividendos menos 28% de imposto sobre esses dividendos.

Sugiro que leias a partir desta mensagem, a respeito dos dividendos (pag. 93). Tens também este artigo "Why reinvesting your dividends is so important". Mesmo que não percebas inglês, observa o gráfico que mostra, em 30 anos, a evolução de um investimento de 10.000 libras no FTSE, sem reinvestir os dividendos (no final dá  31,225 libras) e com reinvestimento de dividendos (a azul mais claro) (no final dá 96,569 libras).

Sim , já sabia isso , simplesmente não reparei.Em alternativa ao SP500 tenho este já previamente seleccionado por mim

USA           http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P000135KH&InvestmentType=FE                           0.07 

Europa     http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001BMZR            0.07

Fica apenas a faltar Japão e mais alguns Países , 15% de exposição creio . 

Japão

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0001CXZL        0.12

Emerging Markets

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00013BGK          0.25

São alternativas para accões , obviamente para montantes que o justifiquem .

Apenas refiro estes mais baixos porque pelas minhas contas por alto a poupança (assumindo custos residuais na compra e venda bem como

ausência de despesas significativas (custódias etc) seria de :

Investimento 10.000€ (20 anos)  - 0.07 contra 0.20 - ganho de 1200€

Investimento 40 000€ (20 anos)    - 0.07 contra 0.20 - ganho de 5000€

Concordam em geral ou esqueço me de algo ?

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/05/2018 às 16:11, gustafsson disse:

Investimento 10.000€ (20 anos)  - 0.07 contra 0.20 - ganho de 1200€

Investimento 40 000€ (20 anos)    - 0.07 contra 0.20 - ganho de 5000€

0.20% = 0.0020   0.07% = 0.0007

0.0020 - 0.0007 = 0.0013

0.0013 x 10.000 euros = 13 euros / ano

Assumindo que o retorno médio anual é de 5%, esta despesa vai aumentando também (não tinha pensado nisto)

Ao fim de 20 anos, sem contar com os juros sobre essa poupança ao longo dos 20 anos, o total da poupança é de 464,35 euros, conforme a tabela seguinte:

0    13,00
    1    13,65
    2    14,33
    3    15,05
    4    15,80
    5    16,59
    6    17,42
    7    18,29
    8    19,21
    9    20,17
    10    21,18
    11    22,23
    12    23,35
    13    24,51
    14    25,74
    15    27,03
    16    28,38
    17    29,80
    18    31,29
    19    32,85
    20    34,49

Total    464,35

Se o retorno dos teus cálculos for diferente, é natural que o resultado seja diferente. De qualquer forma é bem visível que ao fim dos 20 anos, qualquer percentagem para mais ou para menos faz diferença.

Editado por pfonseca
    Os célculos anteriores foram feitos com base no capital de 10.000 euros sem contar com o retorno anual, que aqui considerei de 5%
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E

há 12 horas, pfonseca disse:

0.20% = 0.0020   0.07% = 0.0007

0.0020 - 0.0007 = 0.0013

0.0013 x 10.000 euros = 13 euros / ano

ao fim de 20 anos, 13 x 20 = 260 euros de poupança, sem contar com os juros sobre essa poupança ao longo dos 20 anos.

Se o retorno médio for de 5%, 13*1.05^20 = 35 euros de juros dessa poupança

isto não bate certo com as tuas contas, ou estou a cometer algum erro?

Fiz de outra forma , simulei mas provavelmente não acertei , usei para ambos o MSCI World , ás tantas existem ligeiras diferenças nos activos. 

Mas uma pergunta , paga-se 0.20 sempre pelo capital inicialmente investido  ou pela totalidade do capital ?

Exemplo :

Passados 10 anos , a 7% temos 20000. Pagamos 0,20 apenas por 10000 ?

Na simulaçao assumi que pagavamos pela totalidade de capital cada ano

Obrigado

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, gustafsson disse:

Sei de alguns sites para fazer simulações mas existe algum gratuito em que se possam simular os ETFs mais presentes na Europa ?

Editado por gustafsson
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico