Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Olá a Todos,

Para um ETF de mercados emergentes, pensam que o produto abaixo é uma boa alternativa?

iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF - Amesterdão: EMIM

E que tipo de ETF de Obrigações preferem? Corporativas ou estatais? Curto, médio ou longo prazo? Tenho tido muitas dificuldades em encontrar um produto neste campo.

Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 1 hora, Xeque disse:

Olá a Todos,

Para um ETF de mercados emergentes, pensam que o produto abaixo é uma boa alternativa?

iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF - Amesterdão: EMIM

Deve ser dos melhores, i.e., dos ETFs de replicação física que acumulam dividendos mais líquidos e com menores comissões de gestão.

há 1 hora, Xeque disse:

E que tipo de ETF de Obrigações preferem? Corporativas ou estatais? Curto, médio ou longo prazo? Tenho tido muitas dificuldades em encontrar um produto neste campo.

Obrigado desde já.

Estatais sempre eheheheh.

Em termos de prazo, depende um pouco do resto da carteira. Mas normalmente o mais aconselhado, nas carteira mais genéricas, é ter exposição a obrigações soberanas indexadas ao Euro de média prazo (5 a 10 anos max).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Deve ser dos melhores, i.e., dos ETFs de replicação física que acumulam dividendos mais líquidos e com menores comissões de gestão.

Estatais sempre eheheheh.

Em termos de prazo, depende um pouco do resto da carteira. Mas normalmente o mais aconselhado, nas carteira mais genéricas, é ter exposição a obrigações soberanas indexadas ao Euro de média prazo (5 a 10 anos max).

Obrigado pela resposta.

Penso que em termos de emergentes vou mesmo optar pelo EMIM.

Acha que em relação a um ETF de Obrigações este pode ser uma opção?

Lyxor EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) UCITS ETF - Paris: MTC 

Parece-me é que não faz parte dos ETF’s sem comissão da DEGIRO...

Bom Domingo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/03/2018 às 16:00, Xeque disse:

Sim, o MTC é uma boa opção. Não sei se é para todos os ETF de obrigações com acumulação mas, neste caso e noutros que já vi, a Degiro cobra comissões e, para os de distribuição, não cobra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Visitante Noob disse:

Bom dia

No caso da Degiro se optar por um ETF que distribua os lucros para onde é que estes vao? Diretamente conta bancaria ou para a Degiro? Preciso de declarar estes dividendos ou so quando fizer a venda do ETF?

Os dividendos vão para a sua conta da DeGiro e, à partida, já terão a taxa liberatória pelo que não necessita de os declarar no IRS.

O problema é que na DeGiro essa taxa é de 35% e não os 28% legais. Ainda não percebi plenamente o motivo mas parece que o fazem por ser uma corretora sediada na Holanda e não em Portugal. Também não parecem muito preocupados em resolver a questão.

Para pequenos valores pode não ter impacto mas para valores mais robustos e a longo prazo pode ser significativo. A solução é optar por ETF,s de acumulação e deixar os de distribuição para corretoras nacionais.

Boa Páscoa

Editado por Xeque
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Xeque disse:

Os dividendos vão para a sua conta da DeGiro e, à partida, já terão a taxa liberatória pelo que não necessita de os declarar no IRS.

O problema é que na DeGiro essa taxa é de 35% e não os 28% legais. Ainda não percebi plenamente o motivo mas parece que o fazem por ser uma corretora sediada na Holanda e não em Portugal. Também não parecem muito preocupados em resolver a questão.

Para pequenos valores pode não ter impacto mas para valores mais robustos e a longo prazo pode ser significativo. A solução é optar por ETF,s de acumulação e deixar os de distribuição para corretoras nacionais.

Boa Páscoa

Já agora como é feita a acumulação de dividendos num ETF? É incorporado no próprio valor (preço) do ETF que aumenta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/03/2018 às 19:33, Conrad Hart disse:

Já agora como é feita a acumulação de dividendos num ETF? É incorporado no próprio valor (preço) do ETF que aumenta?

Sim. Se compararmos um ETF com acumulação e um de distribuição que sigam o mesmo índice, podemos ver como o de acumulação vai ganhando mais valor do que o outro.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá

Gostava de saber o seguinte , em relação á Ishares por exemplo (mas o mesmo pode aplicar-se á Amundi ou qualquer outra)

Se alguém investe num ETF da ishares e a empresa for á falência como se desenrola o processo ?

Não sei onde está sediada , qual a lei a reger , que organismos validam e monitorizam estas empresas etcetc , como posso eu avaliar o risco desconhecendo tudo isto ?

Sei que se usarmos como intermediário um banco nacional temos o SII , que cobre até 25k . Creio que seria vital ter um mecanismo validado que monitorize  a efectiva

segregação do dinheiro e desta forma protegesse os investidores , esta para mim é a grande preocupação e simplesmente não vejo informação sobre isto e os proprios bancos

já me disseram coisas do genero , se for á falência perde tudo ou em principio o dinheiro ta segregado portanto...O que esperava ouvir era , o dinheiro ta segregado segundo a lei europeia 

x ou y e a empresa tem que operar assim , o organismo que valida é este etc

No caso destas empresas vocês andam a investir sem saber isto ou podem partilhar comigo a vossa info nesta matéria ?

Dizer que a empresa é muito sólida e coisas do género é algo que considero obviamente mas não é suficiente (para mim pelo menos ) ao aplicar uma quantia razoável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Gustafsson, não conheço nenhuma gestora de fundos de investimento que tenha aberto falência (não estamos a falar de hedge funds e cenas do género bem mais opacas).

Para todos os efeitos, a maioria dos ETFs ( dos fundos de investimento) comercializados na Europa têm de seguir com as regras europeias que obrigam à completa segregação entre os activos dos ETFs/fundos e os activos da gestora. Como é que isto é validado? Pelos auditores de cada um dos fundos/ETFs (essa informação está disponível na internet, basta procurar).

Pensa que, no caso dum banco, o que se passa acima não é verdade! Isto é, depositas no banco e o banco pode fazer o que bem entender com esse dinheiro (empréstimos sem garantias e coisa e tal), desde que mantenha para aí uns 11 ou 12% bloqueados de cada depósito. Assustador, não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Mouro Emprestado disse:

Gustafsson, não conheço nenhuma gestora de fundos de investimento que tenha aberto falência (não estamos a falar de hedge funds e cenas do género bem mais opacas).

Para todos os efeitos, a maioria dos ETFs ( dos fundos de investimento) comercializados na Europa têm de seguir com as regras europeias que obrigam à completa segregação entre os activos dos ETFs/fundos e os activos da gestora. Como é que isto é validado? Pelos auditores de cada um dos fundos/ETFs (essa informação está disponível na internet, basta procurar).

Pensa que, no caso dum banco, o que se passa acima não é verdade! Isto é, depositas no banco e o banco pode fazer o que bem entender com esse dinheiro (empréstimos sem garantias e coisa e tal), desde que mantenha para aí uns 11 ou 12% bloqueados de cada depósito. Assustador, não é?

Já ouvi coisas distintas , mas mesmo que nenhuma tenha falido (o que é optimo) isso nada garante.

Em relação ao comentário dos bancos isso não se aplica a mim pois sei até onde estou protegido e a partir dai para cima quem quiser que corra o risco.

O ideal é dividir por bancos nacionais e internacionais , julgo que colocar 300k ou 500k num banco é normalmente uma péssima ideia (partindo do principio que é a totalidade do dinheiro)

Choca me particularmente como continua a haver pessoas a correr riscos desse género mas isso já seria divagar.

Eu investi em imobiliário á uns anos e felizmente correu até agora maravilhosamente bem mas tenho uma quantia destinada a ETFs e como tal estou em processo de análise.

Contactei  2 fundos e apenas a Vanguard respondeu mas não vou investir 100.000€ num unico fundo  como eles pedem.

Dando um exemplo concreto , quero comprar  um ETF da ishares o MSCI WORLD , uso um banco nacional e compro em Paris , penso que os fundos adquiridos pelo iSHARES MSCI WORLD têm que ser depositados numa entidade financeira , o que  eu quero saber é quem controla isto a nivel Europeu , se forem comprados em paris ou em londres quais as diferenças , quem monitoriza, onde está sediado o Ishares Msci world , qual a entidade onde depositam (um banco ? qual ? ) etc

No fundo é algo básico , saber o processo legal . Fico pasmado quando ligo para um banco nacional e  não me sabem responder .

Eu creio que se investir sem saber isto estou a assumir um risco que desconheço (existem riscos que conheço e com esses estou confortável bem como com a imprevisibilidade

da economia etc) e como gosto de dinheiro evito fazer isso.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Gustafsson, pergunta a um banco o que eles fazem com o dinheiro de um depósito teu e depois aguarda pela resposta vaga eheheheheh. 

Relativamente a essas questões de como funcionam os ETFs e os Fundos de Investimento (basicamente, são quase a mesma coisa), o google tem a resposta.

É procurar pelas directivas europeias, procurar por exemplo com a lei que introduziu as salvaguardas no mutual funds nos EUA (que é dos anos 40 se não estou em erro), etc.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Mouro Emprestado disse:

Gustafsson, pergunta a um banco o que eles fazem com o dinheiro de um depósito teu e depois aguarda pela resposta vaga eheheheheh. 

Relativamente a essas questões de como funcionam os ETFs e os Fundos de Investimento (basicamente, são quase a mesma coisa), o google tem a resposta.

É procurar pelas directivas europeias, procurar por exemplo com a lei que introduziu as salvaguardas no mutual funds nos EUA (que é dos anos 40 se não estou em erro), etc.

Ja respondi a essa no post anterior

A lei na Europa em relacao aos etfs parece me ser totalmente distinta dos USA , e o que encontrei nao e claro .

Se sabes porque nao colocas o link aqui ou.....E que encontro varias coisas mas nao ESPECIFICAMENTE como funciona o processo legal na Uniao europeia em rela;ao a ETFs

/alias o processo funciona individualmente nacao a nacao

Uma vez que aqui ninguem sabe , vou pesquisar e perguntar.....

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 3/25/2018 às 17:00, Xeque disse:

Obrigado pela resposta.

Penso que em termos de emergentes vou mesmo optar pelo EMIM.

Bom Domingo

Este ETF está (ou estava) na lista dos grátis que eu comprei... Se deixou de estar, deve voltar quando traduzirem a documentação, não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/04/2018 às 17:48, gustafsson disse:

Contactei  2 fundos e apenas a Vanguard respondeu mas não vou investir 100.000€ num unico fundo  como eles pedem.

Qual foi a Vanguard que contactaste? Não sabia que a Vanguard aceitava investidores de Portugal. Podes, por favor, dar-me o link para esse site?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2018 às 08:23, pfonseca disse:

Qual foi a Vanguard que contactaste? Não sabia que a Vanguard aceitava investidores de Portugal. Podes, por favor, dar-me o link para esse site?

personal_investor_enquiries@vanguard.co.uk

Cmpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, pfonseca disse:

Obrigado. Mas vendo o site da Vanguard UK, em "Help and Support", diz: "question: "I don't live in the UK. Can I open an account?", answer: "No, We've designed the service to meet the needs of UK investors".

Tens que usar a empresa abaixo , segundo informação dada pela Vanguard , podes perguntar no email que referi.

Eu disse que  estava sediado em Portugal , a quantia que queria investir e disseram ok , o minimo é este e tem que usar este intermediário .

https://www.bbh.com/en-us

Contact details for BBH are as follows: 
    Telephone: 00353 1241 7144 
    Email: vanguard.TA@BBH.com

Investimento minimo 100.000 €

Editado por gustafsson
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas.

Tenho andado neste tópico, para a frente e para trás.....a ler e a tentar perceber como funcionam os ETF’s.

Já entendi algumas coisas, mas cho que vou ter de voltar a ler.....kakakaka.

Mas para já tenho uma questão:

Vejo por aqui muitas vezes escrito sobre a lista de ETF’s grátis da Degiro (onde tenho conta), mas não encontro essa tal lista dos ETF’s grátis.

Onde a posso encontrar? Ou essa lista já não existe?

Obrigado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Lifetechnicolor

Estou à procura de diversificar o meu portfolio, de momento tenho depósitos a prazo, certificados do tesouro poupança mais , p2p lending e pensei que fundos ETF seriam uma boa opção, é viável para valores baixos? Há brokers com comissões baixas? Como decidir qual fundo de investimento escolher?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/04/2018 às 12:46, MMendes disse:

Boas.

Tenho andado neste tópico, para a frente e para trás.....a ler e a tentar perceber como funcionam os ETF’s.

Já entendi algumas coisas, mas cho que vou ter de voltar a ler.....kakakaka.

Mas para já tenho uma questão:

Vejo por aqui muitas vezes escrito sobre a lista de ETF’s grátis da Degiro (onde tenho conta), mas não encontro essa tal lista dos ETF’s grátis.

Onde a posso encontrar? Ou essa lista já não existe?

Obrigado.

Cumps

Boa tarde

Mendes

Já deve ter encontrado esta informação, mas coloco aqui o link:

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

Escrevi no google, lista etfs livre comissoes e encontrei o link, sabendo o que se pretende pesquisando no google encontra-se rapidamente, por acaso já tinha a lista, porque estou a pesquisar os ETF`s, mas o link não sabia de cor, assim fica para futura referência, embora quase de certeza deve estar no forum em uma série de posts...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Sou novo no fórum a partipar, mas desde o ano passado que tenho estado a seguir o fórum, a tentar perceber esta linguagem financeira, tenho perfil conservador, tenho alguns tipos de poupança, CT, PPR`s, depósitos a prazo e a ordem,  mas só agora que arranjei condições para criar uma poupança a longo prazo (tipo 20 anos) para o meu rapaz e estava a pensar em fazer em ETF`s e queria pedir a vossa opinião acerca dos ETFs que seleccionei

Criei conta em DEGIRO perfil custody, e nos proximos meses quero investir 5000 euros, mil euros mensalmente, agora nos próximos 3 meses queria colocar 2750€ em iShares MSCI WOR A EUR Euronext Amsterdam e nos restantes meses, nos restantes ETF`s, a minha dúvida é que os ETF`s BONDS / REIT não estão disponiveis em DEGIRO na lista livre de comissões, devo aguardar para quando estiverem disponiveis ou existe outras soluções identicas livre de comissões em DEGIRO? 

Emerging Markets: 10% (500€) 
    ISIN IE00B4L5YC18 (Euronext Ammsterdam) / iShares Core MSCI World UCITS ETF

Acçoes Mundo: 55% (2750€)
    ISIN IE00B4L5Y983 (Euronext Ammsterdam) / iShares MSCI WOR A EUR Euronext Amsterdam

Bonds: 30% (1500€) Quando estiver disponivel
    ISIN LU1650490474 / Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR

REIT: 5% (250€) Quando estiver disponivel

ISIN LU1437018838 / Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR

Cheguei a este conjunto de ETFs que pesquisei aqui no fórum, agradeço desde já a vossa atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, bbbandit disse:

Boa tarde

Mendes

Já deve ter encontrado esta informação, mas coloco aqui o link:

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf

Escrevi no google, lista etfs livre comissoes e encontrei o link, sabendo o que se pretende pesquisando no google encontra-se rapidamente, por acaso já tinha a lista, porque estou a pesquisar os ETF`s, mas o link não sabia de cor, assim fica para futura referência, embora quase de certeza deve estar no forum em uma série de posts...

Por acaso ainda não tinha encontrado.......

Tenho andado dividido por Acções e ETF’s.....mas como li que haveria uma lista de ETF’s da Degiro que seriam grátis......e na minha conta Degiro, não encontrei nada....daí a minha dúvida.

MAs agradeço-te o link. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico