Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

comprei como primeiro ETF o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF  e estava a pensar se poderia/deveria entrar num outro, do mesmo género mas que nao fosse exatamente a mesma coisa, para diversificar. E que tambem tenha acumulação.

Alguma sugestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 16/01/2018 às 23:37, DAMP disse:

Olha pfonseca, muito obrigado! Vi agora mesmo o episódio 4 do hidden secrets of money... Não reti tudo, mas percebi o essencial... Agora com tempo vou vendo os outros.

Agora eles não dão sugestões para sair do sistema. Que alternativas temos? Criptomoedas por exemplo? 

Não tomes isso como uma certeza unversal, usa o teu espirito crítico e "tempera" com que vais aprendendo aqui e noutros sítios. Na minha opinião a alternativa parece ser só o ouro. Eu gostava de ter comprado, "por piada" umas bitcoins há uns anos :), mas acho que é de alto risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, ruicarlov disse:

Nesse caso devia mesmo preocupar-se com os dividendos. Se é para ser um investimento de longo-prazo, uma grande parte da valorização do seu portfólio vem dos dividendos e do efeito de capitalização sobre estes. Fiar-se só no crescimento do activo dará resultados sinificativamente inferiores.

Sim tens razão, eu sei que é sempre preferível minimizar os impostos / tributação, mas entre abrir conta na DeGiro ( conta no estrangeiro ) e mesmo assim levar com taxas em cima ( menos, mas mesmo assim ainda de relevo > 30% ) e ter a conta no Invest cá em PT e levar 60% sobre os dividendos, prefiro esta última opção ... mas respeito quem opte pela DeGiro ou outros brokers sediados no estrangeiro

Pequeno off-topic, também vou agora para o 8º e último episódio do Hidden Secrets of Money, muito bom documentário ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, pfonseca disse:

Não tomes isso como uma certeza unversal, usa o teu espirito crítico e "tempera" com que vais aprendendo aqui e noutros sítios. Na minha opinião a alternativa parece ser só o ouro. Eu gostava de ter comprado, "por piada" umas bitcoins há uns anos :), mas acho que é de alto risco.

Todos nós gostaríamos de ter comprado no início, diria eu :P

Mas estava a falar não do valor da bitcoin, mas mesmo que alternativas existiriam para substituir a "currency". Uma que não fosse centralizada e controlada por apenas algumas entidades.

Mas se calhar já chega do off-topic ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Greedy disse:

Sim tens razão, eu sei que é sempre preferível minimizar os impostos / tributação, mas entre abrir conta na DeGiro ( conta no estrangeiro ) e mesmo assim levar com taxas em cima ( menos, mas mesmo assim ainda de relevo > 30% ) e ter a conta no Invest cá em PT e levar 60% sobre os dividendos, prefiro esta última opção ... mas respeito quem opte pela DeGiro ou outros brokers sediados no estrangeiro

Para mim o bom da DeGiro é se quiseres fazer cost averaging.... eu nesta conta posso todos os meses reforçar 400, 200, 100, 1000, o que quiser no IWDA, e desde que seja um movimento por mês, a comissão é sempre 0. 

Se fizeres isto no Invest, no final do ano pagaste 120 euros em comissões (10 euros por movimento). Se no total meteres no IWDA 3000 euros por exemplo.. é um rombo de 4% do total investido. Faz moça.

há 45 minutos, Greedy disse:

Pequeno off-topic, também vou agora para o 8º e último episódio do Hidden Secrets of Money, muito bom documentário ...

Acabei agora o primeiro episódio... epa... gostei do estilo mas a cena do Ouro como standart de moeda, em temos modernos sinceramente, não faz sentido nenhum :\ Mas é um optimo documentário para quem quer ter o ponto de vista de quem defende esta visão.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Greedy disse:

Aqui a questão era mais tentar optar por ETFs com capitalização de dividendos, independentemente da broker. Mesmo através do Invest (sobretudo desde que têm a nova plataforma), deve ter acesso a vários ETFs deste tipo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, IceMan1910 disse:

Para mim o bom da DeGiro é se quiseres fazer cost averaging.... eu nesta conta posso todos os meses reforçar 400, 200, 100, 1000, o que quiser no IWDA, e desde que seja um movimento por mês, a comissão é sempre 0. 

Se fizeres isto no Invest, no final do ano pagaste 120 euros em comissões (10 euros por movimento). Se no total meteres no IWDA 3000 euros por exemplo.. é um rombo de 4% do total investido. Faz moça.

Acabei agora o primeiro episódio... epa... gostei do estilo mas a cena do Ouro como standart de moeda, em temos modernos sinceramente, não faz sentido nenhum :\ Mas é um optimo documentário para quem quer ter o ponto de vista de quem defende esta visão.

Cumprimentos,

Sim, mas a minha ideia era investir inicialmente nos ETF's e depois só muito pontualmente é que fazia reforços .

O 1º episódio fala muito sobre o ouro, mas os restantes episódios são muito interessantes pois explicam a economia global por dentro e a questão dos EUA / Dólar estarem supostamente a caminho do precipício ..

há 3 horas, ruicarlov disse:

Aqui a questão era mais tentar optar por ETFs com capitalização de dividendos, independentemente da broker. Mesmo através do Invest (sobretudo desde que têm a nova plataforma), deve ter acesso a vários ETFs deste tipo.

Mas para ter acesso à lista de ETF's da Invest BTrader tenho que entrar com 5K no mínimo, eu gostava de ver a lista ANTES  de meter o dinheiro para fazer as minhas contas lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, lowfin disse:

comprei como primeiro ETF o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF  e estava a pensar se poderia/deveria entrar num outro, do mesmo género mas que nao fosse exatamente a mesma coisa, para diversificar. E que tambem tenha acumulação.

Alguma sugestão?

alguem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, DAMP disse:

Mas estava a falar não do valor da bitcoin, mas mesmo que alternativas existiriam para substituir a "currency". Uma que não fosse centralizada e controlada por apenas algumas entidades.

Mas eu respondi, mas não me expliquei bem: como alternativa "fora do sistema" acho que só o ouro. Parece-me que as cripto-currency são demasiado arriscadas. Mas já há neste forum um tópico dedicado a isso. A outra alternativa, embora não seja moeda, seria investir em imóveis ou outros bens físicos que possam gerar rendimentos, na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, lowfin disse:

comprei como primeiro ETF o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF  e estava a pensar se poderia/deveria entrar num outro, do mesmo género mas que nao fosse exatamente a mesma coisa, para diversificar. E que tambem tenha acumulação. Alguma sugestão?

Para diversificares, sugiro, assim "de caras" um ETF de obrigações. A Ishares e a Lyxor, entre outros, têm obrigações (europeias) com acumulação. Quanto maior o prazo, maior o risco para as obrigaçõese , por isso, a minha sugestão: escolhe obrigações a 5-7 anos, ou 10 anos, no máximo. A alternativa é um ou mais fundos de investimento, como os sugeridos pelo Virtua, aqui, no tópico "Fundos de Investimento" (pag. 550).

Antes de decidires sugiro que leias o já famoso "Lazy Portfolios" da Bogleheads, e também este tópico, do principio ao fim. Vai-te por a pensar em muitas coisas. Depois é só adaptares um dos portfólios sugeridos com ETF que te interessem.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/01/2018 às 17:48, Greedy disse:

Como o meu objectivo é buy & hold durante umas décadas e eventualmente reforçar ocasionalmente, não me importo tanto com a questão dos dividendos levarem uma "talhada"

Sobres este assunto há muita informação na internet. Observa só o gráfico neste artigo "Reinvest Dividends: Accelerate Growth", da Dividend Monk. tal como já foste aconselhado aqui: o re-investimento dos dividendos é muito importante para o retorno a longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/01/2018 às 12:23, Greedy disse:

A questão que eu coloquei, é que pretendia também um ETF no Banco Invest de Obrigações Mundiais de longo termo que acumulasse dividendos .. :)

A alternativa é um ou mais fundos de investimento, como os sugeridos pelo Virtua, aqui, no tópico "Fundos de Investimento" (pag. 550). O Virtua é da opinião que não existem bons ETF de obrigações globais com hedge cambial, aqui, também no tópico de "Fundos de Investimento" (pag. 548).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Greedy disse:

BTrader tenho que entrar com 5K no mínimo, eu gostava de ver a lista ANTES  de meter o dinheiro para fazer as minhas contas lol

Não. O invest tem uma conta demo para testares a plataforma durante 7 dias sem qualquer custo.

https://www.bancoinvest.pt/bTrader/ContaDemo

Mas deve ter a grande maioria dos ETFs. A plataforma do Invest assenta na correctora Interactive Brokers (que é a minha correctora), e aquilo tem ETFs para caramba.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, ruicarlov disse:

Não. O invest tem uma conta demo para testares a plataforma durante 7 dias sem qualquer custo.

Mas deve ter a grande maioria dos ETFs. A plataforma do Invest assenta na correctora Interactive Brokers (que é a minha correctora), e aquilo tem ETFs para caramba.

Já pedi de manhã acesso à conta demo para testar a plataforma, depois logo vejo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/01/2018 às 14:15, ruicarlov disse:

Na sexta estive no Banco Invest para abrir uma conta e em conversa com o Gestor ele perguntou se tinha outros investimentos, ao que eu respondi que tinha aberto conta na Degiro e comprado ETFs. A resposta dele, basicamente, foi que fazia sentido, porque a plataforma deles não podia competir com os (baixos) custos que a Degiro cobra, e que por isso nem me ia tentar convencer a utiliza-la e que ia chamar mais à atenção para os Fundos de Investimento. Espero que esta informação possa ser útil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho conta no invest ha algum tempo e comprei um etf ha uns meses. ponderei abrir conta na degiro mas pareceu-me, para já, mais prático manter no invest. se começar a apostar mais em etfs talvez compense ir para a degiro mas é mais um acesso para gerir e mais um ponto (no estrangeiro) onde ficar com capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante RicardoOliveira
    A 5/1/2018 às 22:45, MachineD disse:

Caros,

Alguém que utilize a Degiro me saberá informar se no caso de investimento em ETF USD qual é o valor tributado ao dividendos? 28%+15%? 28% (já com w8-ben assinado) ? ou 28% + comissão da Degiro?

Existe também alguma comissão para dividendos em EUR? 

Viva,

Eu tenho 2 ETFs de bonds americanas cujo dividendo me chega à conta, na Degiro, sem qualquer retenção. Depois pago 28% no IRS. Tenho o w8-ben assinado também. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Há muito tempo que sigo este tópico, mas só agora decidi testar os meus conhecimentos na prática.

Para tal abri conta na DeGiro e transferi um montante simbólico. Começei com uma unidade de um fundo "gratuito".

Entretanto, iria investir no IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World UCITS ETF USD. A minha questão é a seguinte:

Com o mesmo ISIN, existe o supostamente mesmo ETF transacionado em várias bolsas a diferentes preços. É realmente assim? Imagem infra para exemplificar.

Agradeço a V/ ajuda!

ISIN.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, elkefro disse:

Bom dia,

Há muito tempo que sigo este tópico, mas só agora decidi testar os meus conhecimentos na prática.

Para tal abri conta na DeGiro e transferi um montante simbólico. Começei com uma unidade de um fundo "gratuito".

Entretanto, iria investir no IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World UCITS ETF USD. A minha questão é a seguinte:

Com o mesmo ISIN, existe o supostamente mesmo ETF transacionado em várias bolsas a diferentes preços. É realmente assim? Imagem infra para exemplificar.

Agradeço a V/ ajuda!

ISIN.jpg

Sim, é o mesmo fundo transacionado em bolsas diferentes.

Para teres isenção de comissaõ tens de comprar na de Amsterdam (Ticker: IWDA), o terceiro da lista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, elkefro disse:

Os preços diferentes são de moedas diferentes. Atenção que a bolsa de Londres deve ter o ETF SWDA em  Pence Sterling (GBX) e não em Pounds Sterling (GBP).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Sim, é o mesmo fundo transacionado em bolsas diferentes.

Para teres isenção de comissaõ tens de comprar na de Amsterdam (Ticker: IWDA), o terceiro da lista.

A que se deve essa isenção de comissão? É comissão no acto da compra? Aplica-se independentemente do número de compras ou estamos limitados a uma por mês?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, DFranco disse:

A que se deve essa isenção de comissão? É comissão no acto da compra? Aplica-se independentemente do número de compras ou estamos limitados a uma por mês?

Obrigado!

A corretora degiro tem uma lista de etfs no site para os quais não são aplicadas comissões na primeira transaccao mensal, ou nas subsequentes caso seja uma posição no mesmo sentido e >=1000 euros.

O IWDA está nessa lista etfs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, IceMan1910 disse:

A corretora degiro tem uma lista de etfs no site para os quais não são aplicadas comissões na primeira transaccao mensal, ou nas subsequentes caso seja uma posição no mesmo sentido e >=1000 euros.

O IWDA está nessa lista etfs.

Damn, fiz porcaria, comprei na bolsa MIL. Agora só me compensa vender as que tenho e ir para a de Amesterdão se estiver a pensar em reforçar numa perspectiva do género "dolar cost averaging", de modo a compensar o pagamento por presença em diferentes bolsas num ano, não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde e desde já obrigado pela V/ ajuda.

Agora uma pergunta mais macro: num ETF colocamos uma ordem de compra a 1 euro. pelo que percebi se existir uma ordem de venda abaixo desse valor a nossa ordem é executada. desta forma, como é que o ETF aumenta o seu valor global: tem de existir alguem a vender para alguem poder comprar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, elkefro disse:

desta forma, como é que o ETF aumenta o seu valor global: tem de existir alguem a vender para alguem poder comprar

O valor dos ETF é relativamente pouco afectado pela procura e oferta do ETF propriamente dito. O que afectará é sim a procura/oferta dos activos subjacentes/detidos pelo ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico