Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Queria bastante entrar neste mundo com conhecimento de causa, e já dediquei várias horas ao tema mas a lista e opções de ETFs é tão extensa que é difícil tomar uma decisão assertiva.

Parece muito consensual o iShares Core MSCI World UCITS ETF, como um ETF extremamente diversificado, de baixo custo e replicado fisicamente. Acho que vou começar por aqui e depois decido posteriormente o re-equilíbrio de um eventual portfolio. Mas para algo típico de 70% Ações e 30% Obrigações que outro ETF de obrigações aconselham negociado dentro do Euronext Amesterdão? (Para baixar os custos na Degiro)

Para quem está na Degiro, da lista de ETFs sem comissão, só pagam a presença dentro de cada bolsa (2,50€) correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 11 horas, amagalhaes disse:

Para quem está na Degiro, da lista de ETFs sem comissão, só pagam a presença dentro de cada bolsa (2,50€) correto?

Sim, desde que seja uma venda ou compra por mês (por ETF). O segundo movimento terá que ser no mesmo sentido que a 1ª (compra ou venda) e >= 1000€ para ser gratuito.

..e o 2,5€ por bolsa é um custo anual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a malta que já investe em ETF's com base em brokers portugueses:

Será que alguém podia fazer uma tabela comparativa dos brokers portugueses que reflita a diferença de custos nas ordens de venda / compra, se há comissões extra ( Guarda de Títulos etc ), se há obrigatoriedade nas compras de forma temporal, para que o administrador do forum possa colocar na 1ª página do tópico ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Alguém que utilize a Degiro me saberá informar se no caso de investimento em ETF USD qual é o valor tributado ao dividendos? 28%+15%? 28% (já com w8-ben assinado) ? ou 28% + comissão da Degiro?

Existe também alguma comissão para dividendos em EUR? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/01/2018 às 21:45, MachineD disse:

Caros,

Alguém que utilize a Degiro me saberá informar se no caso de investimento em ETF USD qual é o valor tributado ao dividendos? 28%+15%? 28% (já com w8-ben assinado) ? ou 28% + comissão da Degiro?

Existe também alguma comissão para dividendos em EUR? 

Há dias recebi um dividendo de um etf americano o vss e parece me que a retenção na fonte foi de apenas 15%.

Já em ações portuguesas a retenção é de 35% ? porque segundo eles ainda não conseguiram resolver o problema com a autoridade tributária. Há 2 anos creditaram me a diferença, mas no ano passado não. Motivo pelo qual já não tenho ações pt com eles. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Investidor

Citação

Vimos por este meio informá-lo da exclusão do  produto iShares Govt Bond 7-10yr UCITS ETF EUR (IE00B3VTN290) do Euronext Amsterdam (EAM). Devido a esta exclusão, não é mais possível vender os seus títulos nesta bolsa.

Como tal, a DeGiro oferece a oportunidade de transferir a sua posição para a XETRA, onde este produto ainda é negociado.

Caso queira responder a esta oferta, por favor note que uma comissão de €25 será cobrada da sua conta quando a transferência estiver completa.

Para investimento passivo, bem nos querem à força fazer-nos pagar comissões.

Para além da exclusão de muitos produtos devido à falta de prospecto em português. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar começar com algumas coroas via Banco Invest, a alocação que tenho em mente seria :

• db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C - 50%
    • Vanguard Information Technology Index Fund ETF Shares | VGT - 10%
    • ETF de Obrigações World ?? - 40%

Quero ETF's que acumulem os dividendos, é algo para longo prazo e não me quero estar a preocupar com questões fiscais / IRS.

A minha única dúvida é que ETF World para Obrigações que também não acumule dividendos no Banco Invest.

Alguém que utilize o Banco Invest pode sugerir ETF's de Obrigações que estejam lá disponíveis decentes e que não acumulem dividendos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde consigo encontrar uma explicação das diferentes categorias?

image.thumb.png.e13d0b4d58709c69e02da96b28a224cc.png

Por exemplo aqui tenho categoria I, A, G... mas são todos UTICS, e são todos Accumulating.

Estou farto de pesquisar... e não consigo encontrar a diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 horas, Greedy disse:

Estou a pensar começar com algumas coroas via Banco Invest, a alocação que tenho em mente seria :

• db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C - 50%
    • Vanguard Information Technology Index Fund ETF Shares | VGT - 10%
    • ETF de Obrigações World ?? - 40%

Quero ETF's que acumulem os dividendos, é algo para longo prazo e não me quero estar a preocupar com questões fiscais / IRS.

A minha única dúvida é que ETF World para Obrigações que também não acumule dividendos no Banco Invest.

Alguém que utilize o Banco Invest pode sugerir ETF's de Obrigações que estejam lá disponíveis decentes e que não acumulem dividendos ?

Queres ETFs que acumulem dividendos, mas depois também queres (2 vezes) um ETF de obrigações que não acumule dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Mouro Emprestado disse:

Queres ETFs que acumulem dividendos, mas depois também queres (2 vezes) um ETF de obrigações que não acumule dividendos?

O VGT e o MSCI World Index UCITS da x-trackers acumulam dividendos, nesses não tenho dúvidas.

A questão que eu coloquei, é que pretendia também um ETF no Banco Invest de Obrigações Mundiais de longo termo que acumulasse dividendos .. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Decidi começar a poupar algum dinheiro para investir e estava a pensar em apostar ETFs, que se enquadram na minha perspectiva de longo prazo (tenho 24 anos, não sou particularmente averso nem amante de risco, tenho um emprego seguro).

Criei conta na Degiro, transferi 1.000€, e estava a pensar colocar no Vanguard S&P500, que me parece recomendado em todo o lado. No entanto, tenho (pelo menos) duas questões com as quais espero que me possam ajudar:

1) Estão a dizer que em termos fiscais, devido a tributação, não é a melhor decisão. Podem explicar porquê e quais as alternativas?

2) Para além de um ETF associado ao S&P 500, parece-me que devia apostar num outro para diversificar o meu futuro portfólio. Podem me indicar uma boa alternativa (seja indexado ao crescimento mundial, europeu, japonês, que me parecem as melhores opções, ou a qualquer outro)?

Para além dos 1.000€ que falei, terei uma maquia mais substancial para alocar, para além de uma poupança mínima de 100€ mensais, mas queria esperar para ter estas situações definidas para então avançar com mais capital. Paralelamente tenho um PPR Leve quase inútil na Fidelidade (toda a gente comete erros, enfim) e uma conta na Raize com 300€ e para ir reforçando com algum quando poder. 

Agradeço desde já a atenção dispensada, e espero que me possam neste início de viagem.

Abraços!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes que mais, obrigado pelos esclarecimentos, vou considerar seriamente o IWDA! 

Isto levantou duas follow-up questions:

há 23 horas, sinbad disse:

Seja como for, imagina que concluis (a titulo de exemplo) que queres ter - nesta fase da tua vida - 70% investidos em Equity e 30% Investidos em Debt (prepara-te para quedas eventuais de 35% na carteira total - é assim que aferimos o nosso apetite ao risco). O passo seguinte é encontrar os ETF's concretos com que vais implementar a tua estratégia.

Na componente Equity sou defensor do IWDA (iShares Core MSCI World UCITS ETF) que já faz, de uma assentada só, a diversificação geográfica mundial. No limite, se quisesses ter uma carteira simples facilmente gerível e inteligível, bastar-te-ia ter 2 ETF's 1 para a componente Equity e outro para a componente Debt sem que isso quisesse dizer que estavas mal diversificado 

1) Para a componente Debt, tens alguma sugestão? O que é que devo ter em mente quando estiver a selecionar?

há 23 horas, sinbad disse:

O IWDA é da IShares que na Europa é um dos maiores players no mercado dos ETF's. Claro que seria melhor se pudéssemos investir em ETF's da Vanguard (porque tem dos ETF's mais bem construídos e com os custos mais baixos, em termos de custo de gestão anual) mas enquanto não tenhamos em Portugal acesso a ETFs criados para europeus pela Vanguard teremos de nos satisfazer com alternativas (eventualmente mais caras em termos de custo anual) mas mesmo assim mais vantajosas nomeadamente em termos fiscais. Estar a pagar 28%+30% ou 28%+15% de imposto acho que não faz muito sentido. No dia em que sejam comercializados em Portugal ETF's da Vanguard que capitalizem dividendos e que sejam emitidos ao abrigo da legislação europeia obviamente que o caso muda de figura.

2) Através da Degiro consigo ver produtos da Vanguard que transaccionam nas bolsas de Amesterdão, por exemplo. Para esses casos, continua a se aplicar a situação que referiste da tributação fiscal no estrangeiro?

Já agora, uma terceira questão:

3)  Sabem de algum produto (provavelmente ETF, por ser nesse tópico que estamos) que seja relacionado com a indústria da água?

Mais uma vez agradeço a atenção dispensada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Ao invés de te responder directamente, faço-te eu 2 perguntas:

há 1 hora, DFranco disse:

2) Através da Degiro consigo ver produtos da Vanguard que transaccionam nas bolsas de Amesterdão, por exemplo. Para esses casos, continua a se aplicar a situação que referiste da tributação fiscal no estrangeiro?

Queres ETFs da Vanguard, porquê? Achas que são melhores que os produtos da iShares (Blackrock) ?

Nota que a Vanguard apenas tem meia-dúzia de ETFs que acumulam dividendos. Curiosamente, são todos eles ETfs de gestão activa eheheheh

há 1 hora, DFranco disse:

Já agora, uma terceira questão:

3)  Sabem de algum produto (provavelmente ETF, por ser nesse tópico que estamos) que seja relacionado com a indústria da água?

Mais uma vez agradeço a atenção dispensada.

E porquê que queres algum produto relacionado com a água?

Achas que as acções das empresas ligadas a esse sector estão sub-avaliado face ao mercado como um todo?

Em quantos pontos %?  

Queres um conselho? Não vale a pena inventares na parte das acções, quando o MSCI World é um índice bastante prático, barato e de simples exposição via ETFs. O difícil (e aquele que merece o nosso tempo de pesquisa) é a alocação às obrigações. Curto-prazo, longo-prazo, corporativo, high-yeld... 

PS: Tens o justetf.com que serve de pesquisa a ETFs europeus.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro Emprestado,

O interesse na Vanguard demonstrado no primeiro comentário era à falta de melhor conhecimento, que foi prontamente melhorado pela malta daqui. A segunda questão era mais numa óptica de perceber o funcionamento da questão da tributação com um exemplo prático, porque de facto o meu interesse na vanguard já tinha diminuído em virtude da questão anterior.

Tenho andado a pesquisar sobre essa questão das obrigações e de facto parece-me mais complicado, vou dar um mergulho aqui no forum para aprender umas coisinhas que me ajudem.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Pretendo me lançar no mundo dos ETF's, já fiz bastante pesquisa e queria começar.
    Já tenho conta na DeGiro e já lá tenho 500€ para começar a brincar.

Queria aproveitar a promoção de ETF's grátis uma vez por mês para me lançar este mês com o ' iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF' no Euronext de Amsterdão com acumulação, que parece ser uma recomendação geral de um bom ETF. No entanto não consigo encontrar esse ETF na lista quando vou à lista de ETF's, tenho de procurar pelo ISIN para encontrar, sabem porquê? Também não consigo encontrar naqueles que o nome do ETF não indica directamente se são de distribuição ou acumulação, de onde posso retirar essa informação na DeGiro?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 1/10/2018 às 18:14, IceMan1910 disse:

Onde consigo encontrar uma explicação das diferentes categorias?

image.thumb.png.e13d0b4d58709c69e02da96b28a224cc.png

Por exemplo aqui tenho categoria I, A, G... mas são todos UTICS, e são todos Accumulating.

Estou farto de pesquisar... e não consigo encontrar a diferença.

Bump.

Alguem me consegue ajudar a distingir as categorias? Continuo sem encontrar nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Bump.

Alguem me consegue ajudar a distingir as categorias? Continuo sem encontrar nada.

Não serei de grande ajuda, mas sei que isso já foi dito numas páginas iniciais deste tópico.

Penso ter a ver com o risco associado, mas sem certezas absolutas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas malta,

Estou aqui com um dilema, no Banco Invest tinha em mente criar esta carteira de ETF's, mas confirmaram-me agora do banco que só 1 deles é que acumula dividendos, todos os outros distribuem

• Vanguard FTSE All-World ex-US Index Fund ETF Shares | VEU : Distribuição de rendimentos;
    • iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF USD | MVOL : Acumulação de rendimentos;
    • ProShares Ultra S&P500 | SSO : Distribuição de rendimentos;
    • Vanguard Information Technology Index Fund ETF Shares | VGT : Distribuição de rendimentos
    • PowerShares QQQ ETF | QQQ : Distribuição de rendimentos;
    • iShares International Treasury Bond ETF | IGOV : Distribuição de rendimentos

Que "problemas" posso vir a ter anualmente em termos de IRS / Declaração Mais-Valias para além da tributação dos dividendos em si ? Terei que andar todos os anos a compilar e a declarar os dividendos em sede de IRS ?

A minha ideia era simplesmente alocar as % a cada um dos ETF's e esquecer o assunto durante anos .. não me queria preocupar com burocracias de IRS's e afins ..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os dividendos normalmente são alvo da taxa liberatória (28%), logo não são necessários declarar. Agora convém ver quantos ETFs estão sujeitos a dupla tributação (possivelmente o QQQ e o VGT, pelo menos) e tentar activar as convenções para minimizar a dupla tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, ruicarlov disse:

Os dividendos normalmente são alvo da taxa liberatória (28%), logo não são necessários declarar. Agora convém ver quantos ETFs estão sujeitos a dupla tributação (possivelmente o QQQ e o VGT, pelo menos) e tentar activar as convenções para minimizar a dupla tributação.

Já estive a falar ao telefone com a gestora de conta e ela já me explicou que não há problema relativamente a burocracias de IRS e afins ( preencher Anexos ), que no fundo é como se fosse um DP, ou seja, os dividendos são tributados / retenção na fonte tal como acontece com os juros de um DP

Mas que obviamente seria preferível acumular / capitalizar dividendos mas que por norma nos EUA esses são as excepção e não a regra ..

Pelo HomeBanking a tributação dos dividendos dos ETF é 28% ( PT ) + 30% ( EUA ) + 2% ( Banco Invest)

Se for pela plataforma Invest BTrader e preenchendo o formulário W8 é 28% ( PT ) + 15% ( EUA ) 

Como o meu objectivo é buy & hold durante umas décadas e eventualmente reforçar ocasionalmente, não me importo tanto com a questão dos dividendos levarem uma "talhada"

Editado por Greedy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/12/2017 às 13:39, pfonseca disse:

Olha pfonseca, muito obrigado! Vi agora mesmo o episódio 4 do hidden secrets of money... Não reti tudo, mas percebi o essencial... Agora com tempo vou vendo os outros.

Agora eles não dão sugestões para sair do sistema. Que alternativas temos? Criptomoedas por exemplo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Greedy disse:

Como o meu objectivo é buy & hold durante umas décadas e eventualmente reforçar ocasionalmente, não me importo tanto com a questão dos dividendos levarem uma "talhada"

Nesse caso devia mesmo preocupar-se com os dividendos. Se é para ser um investimento de longo-prazo, uma grande parte da valorização do seu portfólio vem dos dividendos e do efeito de capitalização sobre estes. Fiar-se só no crescimento do activo dará resultados sinificativamente inferiores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico