Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 7 minutos, JoanaSilva disse:

Olá Visitante Afonso80

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Só tenho experiência com o stock simulator da Investopedia :)

De facto, já tenho lido que ETF's e acções americanas não são muito vantajosas para nós Europeus. Relativamente a mais-valias terá a ver com a dupla tributação (30% ou, na melhor das hipóteses, 15% sobre os 28%, correto?), no entanto ainda não percebi bem como funciona a tributação de dividendos. Será igual à tributação de mais-valias? Onde consigo ver se os ETF's que escolho distribuem ou reinvestem dividendos? Algum ETF europeu que o Afonso recomende? Só conheço o IWDA recomendado pelo David Almas do Observador.

Também concordo consigo, depois de ter colocado o post e após algumas leituras do Jack Bogle apercebi-me também que, a escolher algum ETF, a melhor solução seria um que replicasse todo o mercado como o VTI ou o SCHB e não sobrepôr mais nenhum ETF... "sectorizado"?

Inicialmente a minha estratégia de investimento, antes de me debruçar nos ETF's, seria o DP do Invest, o AR PPR, talvez CTPM e um pouco de Raize. O AR PPR parece-me um bom fundo misto defensivo em que cerca de 70% são obrigações e é fiscalmente vantajoso. Parece-lhe uma boa escolha?

uma mulher a poupar tanto!

parece mentira :-)

opta por um portfolio diversificado

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 18 horas, JoanaSilva disse:

Inicialmente a minha estratégia de investimento, antes de me debruçar nos ETF's, seria o DP do Invest, o AR PPR, talvez CTPM e um pouco de Raize. O AR PPR parece-me um bom fundo misto defensivo em que cerca de 70% são obrigações e é fiscalmente vantajoso. Parece-lhe uma boa escolha?

Olá Joana,

O AR PPR é um optimo produto. Também o tenho, mas limito a subscrição a 2000 euros por ano que é o máximo da poupança fiscal (para a Joana que tem 37 são 1750€). Eu ponho sempre esse valor como máximo a investir por ano.

Para começar nos ETFs caso seja esse o objectivo acho que um optimo tracker é este:

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MLIH

Dado que estamos em máximo nos US e com a instabilidade agora na Catalunha e isso, acho que o melhor neste tipo de fundos é ir subscrevendo aos poucos. Existem correctoras como a degiro que teem comissoes 0 ou 2 euros para estes ETFs globais, em euros, com acumulação de dividendos. Mas é ir entrando aos poucos com calma para não apanhar nenhum pico.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, lowfin disse:

achas que vale a pena aproveitar o pequeno beneficio fiscal? Eu preferi subscrever o AR PPR sem beneficiar no irs, assim posso vender quando me apetecer sem nenhum impedimento, funciona quase como se fosse um fundo normal.

Não é apenas esse pequeno fiscal, também há que ter em conta a taxa mais favorável aquando do resgate (pode ser uma diferença significativa se se tiver mais valias elevadas). Aliás no meu caso nem vou ter beneficio no irs, mas escolho colocá-lo no irs pelas taxas mais vantajosas.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

essa diferença de irs parece-me valer a pena principalmente se o quiseres levantar entre 5 a 8 anos.. a partir de 8 anos o irs é quase o mesmo..

e abaixo de 5 anos em principio nao podes (so com uma razão prevista) se o declaraste, se nao declaraste nao ha problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

epa... eu subscrevo para mim e para a respectiva e por 4K ano, receber no ano seguinte 800 euros que posso depois usar para os 4K do ano seguinte.. eu acho que compensa. 

obriviamente que cria uma limitação que é, não se pode tirar senão nas condições que estão definidas... mas para aumentar o portfolio e pagatr menos 800 euros em impostos, pessoalmente acho que vale a pena. são 20% automáticos em todas as subscrições.

como sou investidor de longo prazo e o fundo aposta em ativos europeus com uma percentagem significativa em obrgações, tem taxas minimamente baixas e tem efts europeus lá dentro... acho que mesmo no longo prazo vai ser um optimo fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso80

Joana Silva,

O IWDA recomendado pelo David Almas do Observador é precisamente o meu ETF de eleição e o activo que compõe a maior parte dos meus investimentos. O outro ETF em que invisto é no EMIM (iShares Core Emerging Markets IMI) igualmente transaccionado na Bolsa de Amesterdão (se for na Alemanha o símbolo é IS3N). Do que tenho lido no fórum Bogleheads, o IWDA acaba por ser uma das escolhas mais comuns para os investidores europeus. Há quem opte por ETF equivalentes da Amundi ou do Deustche Bank (seguem o mesmo índice, o MSCI Core World).

No site www.justetf.com encontra um manancial de informação sobre ETF europeus e tem ferramentas de pesquisa e comparação muito úteis. É lá também que consegue ver se um ETF é de distribuição ou acumulação de dividendos.

Não conheço em profundidade o PPR Alves Ribeiro, apenas tenho lido que nos últimos anos os resultados têm sido muito bons, pelo que não lhe consigo dar uma opinião. Sendo um PPR de gestão activa (penso que todos serão) está fora do meu raio de atenção.

Desconhecia o Raize. Fui ver o site e percebi que é uma plataforma de peer-to-peer lending. Muita modernice para mim ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta, peço desculpa por estar a colocar esta dúvida de principiante, mas decidi começar a ler este tópico desde o início pois ando a ponderar entrar neste mundo dos ETF's ..

Ao ver este quadro que o utilizador Visitante Salvador colocou em 2011 a exemplificar o retorno de um determinado ETF ao longo de 10 anos, confirmem-me só se a minha tabela Excel de retornos num hipotético investimento de 5000€ neste ETF está correcto ou não:

Ou seja, se investisse 5000€ em 2001, no final de 2010 se "vendesse" a totalidade da minha posição neste ETF teria 5743€, é isso ?

exemploetf.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso80
    há 3 horas, lowfin disse:

alguma razão para nao teres ido para um "world"?

Boa tarde

Creio que na altura a razão foi que no "world" não conseguia este tipo de distribuição de pesos entre USA/Europa/Ásia.

Editado por Max_Filas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Xeque, não há um equivalente natural ao IWDA para obrigações...

Veja estes três de acumulação.

db x-trackers Barclays Global Aggregate Bond UCITS ETF 5C (EUR hedged) 

db x-trackers Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR hedged)

db x-trackers Global Sovereign UCITS ETF 5C

https://www.justetf.com/de-en/etf-comparison.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/11/2017 às 08:04, Xeque disse:

Bom Dia a Todos,

Da muita variedade de escolha que o mercado oferece, sabem me dizer qual, ou quais, seriam os ETF de Obrigações com um perfil generalista equivalente ao que o IWDA tem nas ações? 

Obrigado desde já!

há 3 horas, Visitante Afonso80 disse:

Por acaso eu em obrigações não gosto de global funds... prefiro ficar na zona euro...

Sendo que estamos a falar de fixed income, que já tem subjacente o risco de taxa de juro, acho um pouco inglorio ainda em cima disso meter risco de taxa de cambio (ou o custo superior de ser hedged). A zona euro tem alguns dos paises mais seguros do mundo e algumas das maiores empresas do mundo... se é para investir em fixed income prefiro ficar em casa no mercado interno.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/11/2017 às 13:01, Visitante Afonso80 disse:

Obrigado pelas dicas. Vou analisar mais profundamente o último por não ser Hedged.

A 15/11/2017 às 16:16, IceMan1910 disse:

Por acaso eu em obrigações não gosto de global funds... prefiro ficar na zona euro...

Sendo que estamos a falar de fixed income, que já tem subjacente o risco de taxa de juro, acho um pouco inglorio ainda em cima disso meter risco de taxa de cambio (ou o custo superior de ser hedged). A zona euro tem alguns dos paises mais seguros do mundo e algumas das maiores empresas do mundo... se é para investir em fixed income prefiro ficar em casa no mercado interno.

Cumprimentos,

Sim...os custos com Hedged são um fator a ter em conta. 

Dos fundos europeus pode me dar algumas sugestões que considere válidas? Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico