Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    A 9/10/2017 às 12:05, Jarbas83 disse:

Equity 50%, sendo:

iShares Core MSCI World UCITS ETF: 25% (750€)

iShares MSCI Europe UCITS ETF: 25% (750€)

O MSCI World já inclui empresas europeias, logo investires 50% no MSCI Europe quer dizer que estarás a sobre-investir na Europa face ao "mercado".

Podes ter razão nessa escolha, ou não (este ano creio que terias, noutros, nem por isso).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sim, mas O MSCI World não está tão diversificado assim. Está exposto a 60% ao mercado americano. Se 50% da minha carteira (os outros 50% seria um ETF de obrigações) estiver representada apenas por este ETF, isso significa uma exposição de 30% do total da carteira a ações americanas (e ao dólar...). Pessoalmente, acho excessiva essa exposição.

Juntando o MSCI Europe a distribuição geográfica das Equity (que serão 50% do total da carteira de investimento) fica assim:

US: 31% (15,5% do total da carteira)

Zona Euro 30% (15% do total da carteira)

Europa (ex-EURO) 12% (6% do total da carteira)

UK 17% (8,5% do total da carteira)

Resto do Mundo - AUS, CAN etc 10% (5% do total da carteira)

É verdade que, desta maneira, passo a ter agora quase 60% de Europa (incluindo EURO, não EURO e UK).

Portanto: 

Opção 1: Apenas MSCI World: 60%US

Opção 2: MSCI Worls + MSCI Europe 60% Europa

Entre as duas opções de cima, e face à depreciação do dólar e às perspetivas futuras da sua cotação, bem como à sobrevalorização das cotações americanas, prefiro arriscar na opção 2...ou então reduzir um pouco o investimento nesses ETF e acrescentar um de mercados emergentes ficando com 3 ETF  de equitys para 50% do total da carteira...

Editado por Jarbas83
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Pois, estás a fazer uma aposta contra o mercado, nada contra isso. Certas vezes funciona, outras vezes não!

Nota que quando investes numa empresa americana, não estás apenas exposto ao USD, uma vez que a maioria, se não a totalidade, das empresas que fazem parte do MSCI USA têm negócios mundiais e, naturalmente, os seus lucros são obtidos em diversas moedas.

Exemplo teórico exagerado.

Tens uma empresa americana cujo único activo seja um prédio na Europa (UEM), que vale 100 euros e 100 USD (paridade 1).

O valor bolsista da empresa é de 10.000 USD e 10.000 euros.

De um dia para a noite, o USD desvaloriza 50% face ao euro. Mas o activo (prédio na Europa) continua a valer os mesmos 100 euros, ainda que em USD o mesmo passe a ter um valor de 150. 

Usando a mesma métrica para o preço das acções da empresa, a mesma continuaria a valer 10,000 euros, mas em USD passaria a valer 15.000.

Ganhos em euros? Zero.

Naturalmente o exemplo teórico acima não funciona para as obrigações soberanas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já agora, uma actualização aos ETFs do Banco Invest.

Por mero acaso, descobri que o ETFS Gold passou a fazer parte da lista de ETFs disponíveis na plataforma normal (sem ter de passar pelo prime brokerage).

Para quem investe em ouro, é uma das hipóteses relativamente mais baratas de o fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FR0010655688     AMUNDI ETF MSCI EMU UCITS ETF DR 

Este ETF acumula dividendos ou não? No JustETF diz que acumula, mas no prospecto, no site do ETF, diz: 

Allocation of distributable sums: Accumulation and/or distribution at the discretion of the Management Company

Abri conta Custody na Degiro e não queria estar a pagar comissões de dividendos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Jarbas83 disse:

FR0010655688     AMUNDI ETF MSCI EMU UCITS ETF DR 

Este ETF acumula dividendos ou não? No JustETF diz que acumula, mas no prospecto, no site do ETF, diz: 

Allocation of distributable sums: Accumulation and/or distribution at the discretion of the Management Company

Abri conta Custody na Degiro e não queria estar a pagar comissões de dividendos...

Na Morningstar diz que paga dividendos anualmente. Logo 2 a 1 a favor da distribuição. Portanto é melhor evitar

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de alguma pesquisa e da informação recolhida neste excelente tópico, mantendo a política de não pôr os ovos todos no mesmo cesto, decidi investir em ETFs.

Pretendo investir 2 ETFs a longo prazo (25 anos) no Banco Invest (onde tenho conta):

70% - IWDA - iShares Core MSCI World UCITS ETF
    30% - MTC - Lyxor EUROMTS 5-7Y Investment Grade (EUR)

(ou 80%:20%, tendo em conta o longo prazo)

Uma vez que o IWDA não está disponível através do site, sobram 2 hipóteses, segundo o Banco Invest:
    -Prime Brokerage - tenho que ter uma Carteira de Títulos de, pelo menos, 25.000€ - não quero investir tanto;
    -Plataforma Invest BTrader - mínimo de abertura de conta de 5.000€.

Conhecem esta plataforma Invest BTrader?
    Tem os mesmos problemas do Best Trading Pro e outras que recorrem à plataforma do Saxo Bank (a razão pela qual não invisto em ETFs no Best)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 minutos, PassosDiasAguiar disse:

Conhecem esta plataforma Invest BTrader?
    Tem os mesmos problemas do Best Trading Pro e outras que recorrem à plataforma do Saxo Bank (a razão pela qual não invisto em ETFs no Best)?

Olá, tens mais alternativas para além dessas.

Podes investir noutro ETF disponível na plataforma normal do Invest que segue o MSCI World: DB X-TRACKERS MSCI WORLD INDEX.

Para valores pequenos, a diferença entre esse e o iShares Core MSCI World deve ser muito reduzida.

Para além disso, na plataforma normal do Best ("Best Trading" apenas sem o "Pro") tens lá o ETF da iShares, sem os problemas da plataforma do Saxobank.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Mouro Emprestado disse:

Olá, tens mais alternativas para além dessas.

Podes investir noutro ETF disponível na plataforma normal do Invest que segue o MSCI World: DB X-TRACKERS MSCI WORLD INDEX.

Para valores pequenos, a diferença entre esse e o iShares Core MSCI World deve ser muito reduzida.

(...)

O problema do DB X-TRACKERS MSCI WORLD INDEX UCITS ETF 1C é que tem um TER maior e é sintético e pelo que li aqui neste tópico, "replicar o índice com base em swaps é um risco adicional que não compensa no caso de carteiras de Longo-Prazo".

há 28 minutos, Mouro Emprestado disse:

(...)

Para além disso, na plataforma normal do Best ("Best Trading" apenas sem o "Pro") tens lá o ETF da iShares, sem os problemas da plataforma do Saxobank.

Não sabia!

Então caso invista através do Best Trading nestes 2 ETFs, a única desvantagem é a comissão por Guarda de Títulos?

(no meu caso, a curto-médio prazo, não é um problema, porque também tenho lá CLNs e Obrigações que diluem esta comissão.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 27 minutos, PassosDiasAguiar disse:

O problema do DB X-TRACKERS MSCI WORLD INDEX UCITS ETF 1C é que tem um TER maior e é sintético e pelo que li aqui neste tópico, "replicar o índice com base em swaps é um risco adicional que não compensa no caso de carteiras de Longo-Prazo".

Tens razão, mil perdões por me ter esquecido completamente desse facto :(

há 27 minutos, PassosDiasAguiar disse:

Não sabia!

Então caso invista através do Best Trading nestes 2 ETFs, a única desvantagem é a comissão por Guarda de Títulos?

(no meu caso, a curto-médio prazo, não é um problema, porque também tenho lá CLNs e Obrigações que diluem esta comissão.)

Basicamente... Acabam por ser 24 euros anuais, mais Imposto do Selo.

Mas como já terás outros produtos, já estás a pagar essa comissão, por isso vais ter um acréscimo nulo no valor das comissões :) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 9/22/2017 às 15:12, PassosDiasAguiar disse:

Best Trading não tem  MTC - Lyxor EUROMTS 5-7Y Investment Grade (EUR), penso que a melhor alternativa será o MTX - Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF

não tem?

pede que eles metem

cps

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida:

Compro um ETF a 100€ cada UP. Meto uma ordem contínua tipo stop-loss a 97€. O ETF fecha hoje a 101€. Mas, suponhamos, amanhã a negociação abre em gap negativo nos 95€.

Quando é que a ordem de venda é executada e a que preço???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, estou a pensar abrir conta na DeGiro para comprar uns ETFs e beneficiar da isenção de comissao de transação que eles teem.

Algumas perguntas:

- Estão satisfeitos com a plataforma deles?

- Qual é o minimo de subscrição nos ETFs? Li que na segunda ordem mensal no mesmo ETF o minimo é 1000€ para não pagar comissão desde que seja no mesmo sentido. E na primeira ordem?

- Acham que é um broker de confiança para se ter uma parte significativa do portfolio lá? Estou a pensar continuar a usar o Banco Invest, Activo Bank e Best para Mutual Funds, e usar a De Giro para tudo o que seja ETFs. Concordam com esta estratégia?

Obrigado desde já.

Abraço,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 10/3/2017 às 18:52, Jarbas83 disse:

Uma dúvida:

Compro um ETF a 100€ cada UP. Meto uma ordem contínua tipo stop-loss a 97€. O ETF fecha hoje a 101€. Mas, suponhamos, amanhã a negociação abre em gap negativo nos 95€.

Quando é que a ordem de venda é executada e a que preço???

Diria que não é executada.

Já me aconteceu várias vezes...

A 10/4/2017 às 01:19, IceMan1910 disse:

- Acham que é um broker de confiança para se ter uma parte significativa do portfolio lá? Estou a pensar continuar a usar o Banco Invest, Activo Bank e Best para Mutual Funds, e usar a De Giro para tudo o que seja ETFs. Concordam com esta estratégia?

Quanto ao resto não sei responder (não tenho conta na DeGiro por razões pessoais, porque para os valores que invisto, os custos de transacção para mim no Best e no Invest não são materiais).

Contudo não me parece que existem "red flags" sobre a DeGiro, pelo menos não se fala sobre isso.

Para diversificar a carteira ("não pôr os ovos todos no mesmo cesto"), e considerando que até é possível adquirir imensos ETFs pagando-se comissões mais baixas, então não sei porque não :)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/7/2017 às 12:21, Mouro Emprestado disse:

Diria que não é executada.

Já me aconteceu várias vezes...

Quanto ao resto não sei responder (não tenho conta na DeGiro por razões pessoais, porque para os valores que invisto, os custos de transacção para mim no Best e no Invest não são materiais).

Contudo não me parece que existem "red flags" sobre a DeGiro, pelo menos não se fala sobre isso.

Para diversificar a carteira ("não pôr os ovos todos no mesmo cesto"), e considerando que até é possível adquirir imensos ETFs pagando-se comissões mais baixas, então não sei porque não :)

Já agora e se não for indiscrição, a partir de que valores considera que as comissões do Invest/Best deixam de ser significativas?

Eu gosto de investir em multiplos de 1000. Ou seja... se tiver 5K, previro investir este mes 1, próximo mes 1, etc.. fazendo cost average, do que entrar com 5K no mesmo momento. E não custumo investir menos de 1000 em mutual funds/etfs de uma vez.

Para si, seria razão suficiente para usar a DeGiro?

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Afonso80
    A 23/10/2017 às 23:07, JoanaSilva disse:

Olá a todos(as),

Só há pouco tempo comecei a estudar o investimento em valor e invariavelmente dei de caras com os ETF's e fundos cotados. Queria que me dessem algumas luzes sobre as minhas escolhas. Tenho 37 anos, poupanças de 65.000€ e estava a pensar em fazer o seguinte:

DP Banco Invest Choice 12 meses: 12.000€ 

Invest AR PPR: 3.000€

SPDR® S&P 500 ETF (SPY): 3.000€ (Expected Return 7.78%)

Vanguard Health Care ETF (VHT): 3.000€ (Expected Return 6.62%)

Vanguard Information Technology ETF (VGT): 3.000€ (Expected Return 6.61%)

Outro possível ETF será o QQQ. Todos estes ETF's estão no Banco Invest. Os retornos esperados que coloquei são os da Morningstar. Conto apenas resgatar após 20 anos e conto ir fazendo reforços de 1200€ anuais para cada um deles.

Como para o ano estou a pensar em vender a minha casa para comprar outra noutro concelho e como conto perder aproximadamente 10.000€ na venda e entre 20.000 - 25.000€ de entrada e despesas para a nova casa, reservo apenas 24.000€ para investimento, sendo os restantes 5 - 6.000€ para fundo de maneio. A outra hipótese seria arrendar a casa para não ter de perder os 10.000€, provavelmente será essa a opção a implementar. A minha dúvida será se me deixarão constituir novo crédito habitação.

Por outro lado, uma dúvida que me surge, e reforçada depois de ver o que o Jack Bogle disse na Morningstar sobre as fracas expectativas de ganhos nos mercados, deverei subscrever já estes ETF's ou aguardar uma descida dos mesmos?

A minha preferência iria para:

Não conheço é nenhuma instituição em Portugal onde os possa subscrever.

Olá Joana!

Algumas questões:

- os ETF não se subscrevem como os fundos de investimento, compram-se em bolsa. Tem experiência de trading?

- investidores europeus devem evitar ETF americanos como todos que acima indicou e dar preferência a ETF europeus.  Em suma, problema dos dividendos (ETF americanos distribuem-nos enquanto nos ETF europeus podemos optar quase sempre por ETF de acumulação, o que nos é fiscalmente vantajoso). Segue o link para a explicação https://www.bogleheads.org/wiki/EU_investing

- a estratégia de investimento que acima refere é completamente contrária aos ensinamentos de Jack Bogle. Se a mentalidade de investimento é  "boglehead" e quer investir no SP500 ou no Vanguard Total Stock Market, qual a razão para sobreponderar cuidados de saúde e tecnologias de informação?

- se a mentalidade de investimento é "boglehead" não se tenta adivinhar a melhor altura para comprar.  Se não temos sangue frio para entrar com o capital todo de uma só vez (lump sum), à cautela faz-se DCA (dollar cost averaging) investindo periodicamente a mesma quantia.

- não está a ponderar qualquer investimento no mercado obrigacionista? Conseguirá dormir descansada com uma desvalorização do mercado accionista de 30 ou 50%?

- esqueça isso dos "expected return" de x%. É simplesmente lixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Visitante Afonso80

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Só tenho experiência com o stock simulator da Investopedia :)

De facto, já tenho lido que ETF's e acções americanas não são muito vantajosas para nós Europeus. Relativamente a mais-valias terá a ver com a dupla tributação (30% ou, na melhor das hipóteses, 15% sobre os 28%, correto?), no entanto ainda não percebi bem como funciona a tributação de dividendos. Será igual à tributação de mais-valias? Onde consigo ver se os ETF's que escolho distribuem ou reinvestem dividendos? Algum ETF europeu que o Afonso recomende? Só conheço o IWDA recomendado pelo David Almas do Observador.

Também concordo consigo, depois de ter colocado o post e após algumas leituras do Jack Bogle apercebi-me também que, a escolher algum ETF, a melhor solução seria um que replicasse todo o mercado como o VTI ou o SCHB e não sobrepôr mais nenhum ETF... "sectorizado"?

Inicialmente a minha estratégia de investimento, antes de me debruçar nos ETF's, seria o DP do Invest, o AR PPR, talvez CTPM e um pouco de Raize. O AR PPR parece-me um bom fundo misto defensivo em que cerca de 70% são obrigações e é fiscalmente vantajoso. Parece-lhe uma boa escolha?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico