Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Visitante Salvador_

Fazendo uma conta na IB é tudo muito virtual, é só base de internet o contacto com a instituição. Parece ser uma boa correctora mas que um dia na vida de uma carteira como a apresentada pelo Salvador pode falir. Tem o inconveniente de estar longe e a vantagem demonstrada pelo Salvador na grande diferenca de comissões a pagar mesmo numa estratégia que movimentar uma vez por ano. É uma decisão dificil.

a IB é o mas próximo de uma plataforma realmente profissional que deves encontrar.

E' das instituições mais sólidas mundialmente. Tas segurado em cerca de 1 milhão de dólares, contas segregadas ... muitos hedge funds utilizam mesmo a IB.

Ou seja, nao é uma corretora de esquina.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Partilho da tua perspectiva frugal... e tendo em conta que a minha experiência nunca passou da banca portuguesa online talvez por isso se acentue no meu caso esse sentimento... no entanto penso que já tomei a minha decisão que será avançar com um investimento destes proposto pelo Salvador, a quem aproveito para agradecer a partilha do seu conhecimento e disponibilidade demonstrada através deste tópico, através do BTP.

Não será concerteza o melhor em termos de custos, mas aquele com o qual durmo melhor...

Fazendo os balanceamentos no máximo anualmente e no máximo com 10 ETFS tb me parece que no máximo teremos 10 movimentos anuais, venda dos mais rentáveis para reforço dos menos rentaveis, ou seja não vamos comprar todos nem vender todos e neste caso estariamos a falar de 10 x 15 euros = 150 euros anuais de despesas e que não seria muito diferente da IB, penso eu de que...

Podes estar correcto.

O Salvador colocou o exemplo com a compra e venda por isso os custos duplicaram.

Como são ETF's para manter por ano só contaremos o ajuste anual que corresponde a uma só transação por ETF.

Salvador os CFD's dos ETF's que têm custo nulo a partir de 5000EUR são uma opção ou pagam juros e não justifica?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seria de facto uma mais valia para todos que já começaram ou estão a começar este tipo de investimento perceber essa questão do "W8BEN"..... será que ninguém aqui do forum ainda pôs essa situação em prática?

Parece-me que faz sentido preencher esse formulário assim que se inicie o investimento...

Diz-me uma coisa mushi já colocaste essa questão ao teu PFA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diz-me uma coisa mushi já colocaste essa questão ao teu PFA?

Nao tratam disso. Dizem que tenho que contatar as finanças. Já pesquisei e ainda nao encontrei informação. Com certeza alguem daqui já teve que preencher esse formulário. Por gentileza, podiam responder às questões? obg.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus caros,

Após ter lido grande parte deste tópico, e de ter feito algumas pesquisas na net, tenho uma dúvida:

no caso de ETF's de bolsas europeias, e considerando que os fundos detêm acções de determinadas entidades, entidades essas que distribuem dividendos, como se processa essa distribuição ao nível dos ETF's?

Já agora, qual a V/ opinião sobre uma carteira com fundos de bolsas europeias, em euros, com +/- 5000€?

Cumps,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Alguém mais conhecedores destes assuntos pode-me esclarecer se a possível "bomba dos derivativos" (que deduzo que esteja para rebentar) pode, e de que maneira, afectar este tipo de fundos (a titulo de exemplo, os fundos sugeridos pelo Salvador_).

Reforço a questão do W8-BEN.

Grato pela atenção!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BTP - Best Trading Pro - Plataforma online do Banco Best

Salvador como muitos aqi já o fizeram os meus agradecimentos.

2 questões:

1-aquando dos rebalanceamentos e sem pensar nos custos de cada transação, existe um período máximo e míinimo para  análise? 1 mês, 3 meses, anual?

2-o rebanlancear é de modo a manter o peso de cada escolha como no início da carteira?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Posso eu responder, pq apesar de ser novato, já aprendi muitas coisas a ler o forum.

1: nao sei :) em teoria, o ideal é manter sempre o peso, mas isso implicaria fazer rebalanceamentos semanais, o que nao faz sentido. diria que entre 6 meses a 1 ano será o ideal. Como vendes os ganhadores, podes colocar esse guito nos perdedores.

2: exatamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

BTP - Best Trading Pro - Plataforma online do Banco Best

Salvador como muitos aqi já o fizeram os meus agradecimentos.

2 questões:

1-aquando dos rebalanceamentos e sem pensar nos custos de cada transação, existe um período máximo e míinimo para  análise? 1 mês, 3 meses, anual?

2-o rebanlancear é de modo a manter o peso de cada escolha como no início da carteira?

Obrigado

O ideal seria sempre mas como já responderam tal não é exequível sobreutdo quando estamos a falar de valores menores ao que são praticados em fundos, etc.

Uma forma é fazer rebalanceamentos anuais ou semestrais mas isso também coloca de parte movimentos bruscos que possam acontecer durante esse periodo.

A melhor forma é através das bandas que servem de gatilho.

Ou seja, usar bandas de 15% por exemplo.

Significa que, quando a alocação se desviar em 15% da alocação original, deve fazer-se rebalanceamento.

Por exemplo imagina que um activo dissemos que tinha um peso de 10% na carteira.

Sempre que o seu peso estiver acima de 11,5% (10% * 1,15) ou abaixo dos 8,5% (10* 0,85) então deve ser rebalanceado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Entendo. Mas e no que diz respeito a esses picos? 1, 2 3 dias? 1 semana?

Por exemplo se o ouro cair de um dia para o outro agir de imediato ou deixar ver onde pára?

Para isso é que servem as bandas.... ou seja, não ficas preso a uma unidade temporal fixa... convém ir vendo o portfolio numa óptica a cada duas semanas so para ver se não despoletou o "gatilho" das bandas.

As bandas, geralmente não negoceiam tantas vezes quanto uma rebalanceamento semestreal ou anual. Acaba por ser uma mistura dos dois mundos e na minha opinião a melhor abordagem.

Ou seja não existe uma data pre definida de rebalancemaneto. Acontece, quando os limites superiores/inferiores da banda de alocação são ultrapassados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvador_

do que li ultimamente, as carteiras europeias deveriam ser diferentes das dos EUA.

Uma hipótese para esta abordagem seria:

50% IWRD 

10% IEEM 

40% IEAG 

Defende-se que devemos estar sujeitos ao mercado global e a Bonds de países AAA e poucos ETFs para manter os custos reduzidos.

Relativamente ao que acabei de escrever qual a tua opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Sim devemos tar expostos ao mercado global.

No portfolio que compus estás exposto ao mercado global.

Aquela carteira até estava menos exposta que a tua aos EUA. O facto de os ETFs estarem cotados em Nova Iorque é irrelevante. O que interessa é as posses.

No teu caso, estás só no IWRD exposto a 40% a acções dos EUA.

Segundo, faltam-te ai mais classes de activos como imobiliário e matérias-primas que ajudam a manter o risco mais reduzido derivado da sua menor correlação.

Para quem tem mt pouco capital sim 2-3 fundos mesmo que não expostos a todas as classes de activos, é um começo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvador_

aqui agradeço por me responderes aos posts.

iShares Barclays Capital Euro Aggregate Bond (IEAG)

Estou com dificuldade em compreender quais as razões para um cidadão português ter mais participação no mercado europeu.

Devemos ter maior percentagem de Bonds Europeias ou não melhora o portfolio porque o grande mercado de acções e bonds está nos EUA e é lá que as carteiras terão melhor comportamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Deves ter uma alocação que represente o melhor possível o mercado como um todo.

Por exemplo, os EUA representam cerca de 40% do valor global dos mercados accionistas, portanto quem replique ou queira replicar os retornos de mercado faz sentido é expor-se mais a esse país.

Obviamente que as % ao longo dos anos vao aumentando (por exemplo a China a sua importancia e peso nos mercados globais tenderá a aumentar e ai também deverá a nossa exposição ir aumentando).

Geralmente dizia-se antigamente que se devia ter os investimentos é baseados no pais de residência (tal facto era sobretudo devido a possiveis riscos cambiais, etc) mas isso hoje em dia não faz sentido, sobretudo num país pequeno como Portugal ou Europa que é tudo muito correlacionado.

IDealmente devemos estar o mais diversficados possiveis, em várias classes de activos, de forma a captarmos os retornos de "todos os cantinhos" possíveis.

Não sei se respondi a' tua pergunta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As variações cambiais têm alguma influência, mas isso é sobretudo se os activos pertencerem aos EUA. Se as posses de um ETF forem por exemplo europeias e estiverem cotadas em Nova Iorque, o dólar pode subir ou descer que a valorização do ETF compensa essa variação.

Isto porque as posses estão em EUR (pertencem à Europa). Assumindo que o fundo varia intrisecamente 0%, e o dólar desvaloriza 3%, a valorização observada do ETF é de +3%. Na nossa perspectiva, como o dólar desvalorizou 3%, perdemos esses 3% nos ganhos do ETF.

Somando tudo, a variação total dos nossos activos acaba por ser 0% = variação intrínseca do ETF. As variações cambiais anularam-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos novamente,

Tudo aqui apresentado parece realmente fazer sentido e ser util, portanto o meu agradecimento a todos. Contudo a parte dos impostos parece igualmente mto importante. Nos paises anglo-saxonicos eles têm as 401k e as roth ira para diminuir o impacto dos impostos dos dividendos gerados.

Alguem tem alguma sugestao para minorar o impacto dos impostos nos nossos dividendos? Existem alternativas a estas contas em portugal? E abrir conta no estrangeiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos,

Li este topico com muito interesse e gostava de fazer umas simulações no excel. Para isso precisava do histórico de cotações destes fundos. No entanto vejo que muitos dos fundos aqui sugeridos foram criados em 2003/2004.., pelo que, como conseguem ter dados a partir do ano de 2000?

Obrigado desde já :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico