Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A 18/07/2017 às 14:55, daniel__ disse:

Não sei que ferramenta foi utilizada, mas o site na minha assinatura dá para fazer esse tipo de simulações com ETFs.

Experimentei com o ETF IWDA, com o ID 0P0000MLIH

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MLIH

mas dá um erro "Erro - campos em falta!"

Qual será o problema?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 14 horas, pfonseca disse:

Experimentei com o ETF IWDA, com o ID 0P0000MLIH

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MLIH

mas dá um erro "Erro - campos em falta!"

Qual será o problema?

Testei agora com esse ID e consegui gerar os pdfs.

Podes verificar se ainda tens o problema? Em princípio o erro aparece se houver campos vazios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, daniel__ disse:

Podes verificar se ainda tens o problema? Em princípio o erro aparece se houver campos vazios.

Obrigado. Eu não tinha percebido que no primeiro campo tinha de ter a percentagem. Agora funciona.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, pfonseca disse:

Obrigado. Eu não tinha percebido que no primeiro campo tinha de ter a percentagem. Agora funciona.

Entretanto adicionei uma opção para gerar um csv com as carteiras de ativos completas dos fundos, e funciona para ETFs :)

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

A melhor depende de vários factores, mas investir em ETFs com menos de 50 milhões de AUM, é pedir que o mesmo seja liquidado mais ano menos ano (e imagino os spreads...).

Por isso, ou o Lyxor ou o Lyxor... o Amundi não é de replicação física, por isso para mim está fora.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

A melhor depende de vários factores, mas investir em ETFs com menos de 50 milhões de AUM, é pedir que o mesmo seja liquidado mais ano menos ano (e imagino os spreads...).

Por isso, ou o Lyxor ou o Lyxor... o Amundi não é de replicação física, por isso para mim está fora.

Mouro,

o que acontece quando um fundo é liquidado?

Perde-se muita %?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Tenho estado a ler um pouco sobre diferentes etf's e as suas tributações. Muito gostava de saber a opinião do Salvador acerca da carteira que propôs no inicio deste tópico à data de hoje. Será que na altura pensou em duplas tributações de dividendos, por exemplo.

Por mais que procure, é-me difícil encontrar ETF's que consigam substituir de forma clara aqueles que ele propôs inicialmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/08/2017 às 15:59, NovoNestasCoisas disse:

... Muito gostava de saber a opinião do Salvador acerca da carteira que propôs no inicio deste tópico à data de hoje. Será que na altura pensou em duplas tributações de dividendos, por exemplo. Por mais que procure, é-me difícil encontrar ETF's que consigam substituir de forma clara aqueles que ele propôs inicialmente.

este comentário do Rui Carlov, na página 72. Para o REIT sugiro o EPRA Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DR, ISIN LU1437018838, WKN A2ATZC, pois o XGLR já não existe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

@pfonseca e outros utilizadores.

Membro novo e ainda estou numa fase de aprendizagem. Anyway, tenho estado a ler por lazy portfolios que englobem apenas obrigações e acções (penso que para começar me parece o mais simples). No entanto, a realidade Portuguesa é um bocado diferente dos posts que vou lendo no google.

O comentário do Rui Carlov fala em investir, para começar em: x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF 1C . Está disponível na Degiro este portfolio ou tenho que ir por outros meios?

Depois, para um lazy portfolio que consista em apenas obrigações e acções estive a ver estes dois: (tipo 50/50)
    a] 
    iShares Core MSCI World UCITS ETF
    b] Lyxor EuroMTS All Maturity Invesment Grade (DR) UCITS ETF

Ambos são de capitalização, são fundos "gerais", estão em euros, são fundos grandes e têm baixos custos (e são ambos grátis na degiro). Acham que estou a fazer um raciocinio correcto? Eu nao vou a correr investir nisto e sei que vou ter que ler muita coisa primeiro mas queria só umas luzes :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/09/2017 às 15:30, Zylmaster disse:

1) O comentário do Rui Carlov fala em investir, para começar em: x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF 1C . Está disponível na Degiro este portfolio ou tenho que ir por outros meios?

2) Depois, para um lazy portfolio que consista em apenas obrigações e acções estive a ver estes dois: (tipo 50/50)
    a] 
    iShares Core MSCI World UCITS ETF
    b] Lyxor EuroMTS All Maturity Invesment Grade (DR) UCITS ETF

1) Sim, o db x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF 1C, ISIN LU0397221945, WKN DBX0BT, está disponível na Degiro (bolsa Xetra). Este ETF parece ser activo, pois na descrição diz "The tactical allocation may change up to 8 times per year. Equity share: minimum 50%, maximum 70%. Bond share: minimum 30%, maximum 50%"

2) Vê o meu comentário aqui, na pag. 88, e os 3 comentários a seguir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/09/2017 às 23:37, pfonseca disse:

1) Sim, o db x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF 1C, ISIN LU0397221945, WKN DBX0BT, está disponível na Degiro (bolsa Xetra). Este ETF parece ser activo, pois na descrição diz "The tactical allocation may change up to 8 times per year. Equity share: minimum 50%, maximum 70%. Bond share: minimum 30%, maximum 50%"

2) Vê o meu comentário aqui, na pag. 88, e os 3 comentários a seguir.

Obrigado pela post. Eu entretanto já tinha lido esse comentário ao pesquisar mais aqui no forum. 
    MAs acho que para já vou deixar os ETF's de lado porque um user (penso que o mouro emprestado) disse que só valia a pena com valores a rondar 10k e reforços anuais de 2,5k. Actualmente, isso não me é possível :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 horas, Zylmaster disse:

Obrigado pela post. Eu entretanto já tinha lido esse comentário ao pesquisar mais aqui no forum. 
    MAs acho que para já vou deixar os ETF's de lado porque um user (penso que o mouro emprestado) disse que só valia a pena com valores a rondar 10k e reforços anuais de 2,5k. Actualmente, isso não me é possível :)

Isso é verdade, mas...

... se não pagares comissões (por exemplo na DeGiro), a questão dos valores mínimos não se põe.

É claro que para valores pequenos, mais importante do que investires, é mesmo poupares para depois investir. Por exemplo, um rendimento de 4% sobre 2.000 euros equivale a 80 euros o que, diga-se em abono de verdade, é um rendimento bem pequeno em termos absolutos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tenho experiência nem conhecimentos em mercados, por isso queria começar apenas com 3k o meu portofólio em Jan18 com ETF´s grátis na Degiro, sempre levando em conta o que aqui têm dito sobre dividendos, replicação, liquidez, volatilidade etc...

O objetivo, para já, não é ganhar dinheiro, mas sim ganhar rotinas para ir consolidando conhecimentos e experiência para depois reforçar a minha carteira, quando as minhas aplicações em CTP+ 1ª série e Conta Poupança Crescente NB 10 anos a renderem ambas cerca de 4-5% brutos vencerem.

Para já penso no seguinte: 

Equity 50%, sendo:

iShares Core MSCI World UCITS ETF: 25% (750€)

iShares MSCI Europe UCITS ETF: 25% (750€)

Bond´s 50%, sendo:

Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR (1500€)

TER global de 0,21

Comissão de negociação anual de 5€

Aceitam-se conselhos, ideias e sugestões...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico