Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 16 horas, pfonseca disse:

Acho que a escolha do portfólio depende de cada um. O importante é que seja diversificado e com custos o mais baixos possíveis. Ainda mais importante é ter a disciplina para manter a escolha desse portfólio, nos bons e maus momentos, pois só funcionam a longo prazo.

Eu optei pelo David Swensen Portfolio e acrescentei um pouco de ouro. Mas trata-se apenas de uma preferência pessoal. Também se pode ver nessa página que, mesmo dentro do mesmo portfólio, podemos variar a relação entre acções e obrigações, baixando ou aumentando o risco, à custa de maior ou menor retorno.

viva fonseca amigo

fizeste o swensen em USD ou em EUR?

Se foi em USD pq nao o traduziste para euros ?

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 11 horas, frugal disse:

Para que servem 10% de imobiliario?

É uma boa pergunta para fazer ao David Swensen :). A resposta deve estar no seu livro "Unconventional Success: A Fundamental Approach to Personal Investment", que eu não li, mas gostava de ler.

Eu apenas reduzi de 20% para 10% o REIT, por simples preferência pessoal.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-6-5 at 09:56, pfonseca disse:

É uma boa pergunta para fazer ao David Swensen :). A resposta deve estar no seu livro "Unconventional Success: A Fundamental Approach to Personal Investment", que eu não li, mas gostava de ler.

Eu apenas reduzi de 20% para 10% o REIT, por simples preferência pessoal.

Viva

Ficou com melhor rentabilidade historica depois da troca?

Cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, mafiapt disse:

Que site usam para fazer backtests de ETFs europeus? Só encontro para ETFs sediados nos EUA.

Grátis, conheço o JustETF (só um portfólio), e o morningstar (até 5 portfólios). Em ambos tens de inserir manualmente as transacções (no morningstar chamam a isso um portfolio "transaction type"). Para o justetf, lê aqui a dica do Mouro, em resposta ao comentário anterior.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-6-6 at 22:16, frugal disse:

Ficou com melhor rentabilidade historica depois da troca?

Daqui a 20 anos posso responder a isso :). Mas fiz uma simulação no portfolio visualizer, só com classes de activos (asset classes) e não com ETF reais. Substituí os TIPS por obrigações de médio prazo (passei a ter 30% de obrigações de médio prazo em vez de 15% obrigações de médio prazo + 15% TIPS), para ter um prazo mais longo na simulação (1995 a 2017). Não esquecer que resultados passados não garantem resultados futuros. Dá para ter uma ideia das alterações:

Portfólio 1: Swansen, com a modificação descrita

Portfólio 2: igual ao portfólio 1, mas com 35% de obrigações de médio prazo, em vez de 30%, e com 10% REIT em vez de 20%

Porfólio 3: Harry Brown, para comparação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, pfonseca disse:

Daqui a 20 anos posso responder a isso :). Mas fiz uma simulação no portfolio visualizer, só com classes de activos (asset classes) e não com ETF reais. Substituí os TIPS por obrigações de médio prazo (passei a ter 30% de obrigações de médio prazo em vez de 15% obrigações de médio prazo + 15% TIPS), para ter um prazo mais longo na simulação (1995 a 2017). Não esquecer que resultados passados não garantem resultados futuros. Dá para ter uma ideia das alterações:

Portfólio 1: Swansen, com a modificação descrita

Portfólio 2: igual ao portfólio 1, mas com 35% de obrigações de médio prazo, em vez de 30%, e com 10% REIT em vez de 20%

Porfólio 3: Harry Brown, para comparação.

Viva

o maior receio em 20 anos está numa fraude da Degiro.

Como garantes que tens os títulos na tua posse sempre?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, frugal disse:

o maior receio em 20 anos está numa fraude da Degiro.

Essas questões já estão debatidas aqui. Mas gostaria de saber qual a instituição que consideras sólida e segura: Caixa Geral, Novo Banco, Montepio, Millennium BCP, ou outra? Ou preferes um dos grandes bancos dos EUA que foram resgatados em 2008?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pfonseca disse:

Essas questões já estão debatidas aqui. Mas gostaria de saber qual a instituição que consideras sólida e segura: Caixa Geral, Novo Banco, Montepio, Millennium BCP, ou outra? Ou preferes um dos grandes bancos dos EUA que foram resgatados em 2008?

viva

queria saber apenas se alguém tem forma extra de provar a pertença dos titulos. 

Se há um apagão da internet como provas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-6-10 at 19:16, frugal disse:

Isso é um cenário catastrófico que, depois de ver o filme-documentário "Zero Days (2016)", temos de considerar como possível. Mas, nesse caso, também não teremos acesso às nossas contas bancárias, cartão multibanco, etc. 

Num caso desses, a solução sugerida aqui são os 5"G": ground; grubb (groceries); gas; guns; gold. Há quem sugira "God" em vez de "gas".

Editado por pfonseca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/06/2017 at 19:16, frugal disse:

viva

queria saber apenas se alguém tem forma extra de provar a pertença dos titulos. 

Mesmo que a Internet deixasse de funcionar, era preciso que as bases de dados nos servidores ou datacenters com os dados dos clientes fossem apagados e acredito que eles tenham sistemas de segurança e mecanismos de redundância no armazenamento dessa informação.

Em relação à confiança na corretora, como penso que já foi dito, a DEGIRO é fiscalizada pelo Banco Central Holandês, pela Netherlands Authority for Financial Markets (AFM) e pela Financial Conduct Authority (FCA). O facto dos investimentos de cada cliente estarem guardados numa entidade independente da corretora também oferece algum grau de segurança. Se os contactares e expuseres as tuas dúvidas eles normalmente  respondem em menos de 24h.

Em relação à prova de posse dos títulos, podes requisitar à DEGIRO um certificado UBO - Ultimate Beneficial Ownership.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 6/12/2017 at 10:53, R.Costa disse:

Mesmo que a Internet deixasse de funcionar, era preciso que as bases de dados nos servidores ou datacenters com os dados dos clientes fossem apagados e acredito que eles tenham sistemas de segurança e mecanismos de redundância no armazenamento dessa informação.

Em relação à confiança na corretora, como penso que já foi dito, a DEGIRO é fiscalizada pelo Banco Central Holandês, pela Netherlands Authority for Financial Markets (AFM) e pela Financial Conduct Authority (FCA). O facto dos investimentos de cada cliente estarem guardados numa entidade independente da corretora também oferece algum grau de segurança. Se os contactares e expuseres as tuas dúvidas eles normalmente  respondem em menos de 24h.

Em relação à prova de posse dos títulos, podes requisitar à DEGIRO um certificado UBO - Ultimate Beneficial Ownership.

viva

esta resposta é muito muito interessante.

Este documento pela primeira vez falado nestas lides:

UBO - Ultimate Beneficial Ownership

conheces este documento? 

Todas as corretoras podem passa-lo?

Encontraste algum exemplo na internet que eu possa ver?

Muito obrigado novamente.

Fico a aguardar a tua resposta.

Abraço

A 6/12/2017 at 08:22, pfonseca disse:

Isso é um cenário catastrófico que, depois de ver o filme-documentário "Zero Days (2016)", temos de considerar como possível. Mas, nesse caso, também não teremos acesso às nossas contas bancárias, cartão multibanco, etc. 

Num caso desses, a solução sugerida aqui são os 5"G": ground; grubb (groceries); gas; guns; gold. Há quem sugira "God" em vez de "gas".

olá

GAS para quê?

cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, frugal disse:

Todas as corretoras podem passa-lo?

Encontraste algum exemplo na internet que eu possa ver?

Nunca vi o documento e não sei se todas as correctoras o emitem, mas foi a própria DEGIRO que me confirmou que o fariam, caso eu o requisitasse.

Já lá tenho conta aberta mas como ainda estou a estudar e a compor o meu portefólio, só daqui a algumas semanas começarei a investir.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 6/10/2017 at 11:08, pfonseca disse:

Bom dia,

Para um investimento a longo prazo eu privilegiaria sem dúvida a Interactive Brokers. Um broker com garantias enormes (utilizado por institucionais) e com taxas que considero baixas. Confesso que psicologicamente me sentiria mais seguro do que utilizar a DeGiro (isto para um portfólio longo prazo).

Na europa existe a Lynx que não é mais do que uma extensão da IB com custos menos atractivos, mais ainda assim com a garantia IB.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, In. Fin. disse:

Para um investimento a longo prazo eu privilegiaria sem dúvida a Interactive Brokers...

...Na europa existe a Lynx que não é mais do que uma extensão da IB com custos menos atractivos, mais ainda assim com a garantia IB.

A Interactive Brokers também está no Reino Unido, aqui. Não conheço a Lynx, podes indicar o site?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, pfonseca disse:

A Interactive Brokers também está no Reino Unido, aqui. Não conheço a Lynx, podes indicar o site?

Exacto, já não me recordava que o IBAN para o qual fiz a transferência pertence à IB UK. A plataforma (Trader Workstation (TWS)) também é a mesma. Deixo aqui o site.

Em termos de estabilidade emocional e segundo o conhecimento que tenho a IB oferece as melhores garantias de segurança assim como preços bastante competitivos. Com um portfólio consequente o melhor será sempre diversificar geograficamente.

Editado por In. Fin.
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 6/15/2017 at 07:48, In. Fin. disse:

Bom dia,

Para um investimento a longo prazo eu privilegiaria sem dúvida a Interactive Brokers. Um broker com garantias enormes (utilizado por institucionais) e com taxas que considero baixas. Confesso que psicologicamente me sentiria mais seguro do que utilizar a DeGiro (isto para um portfólio longo prazo).

Na europa existe a Lynx que não é mais do que uma extensão da IB com custos menos atractivos, mais ainda assim com a garantia IB.

ola

problema é o portfolio e o cash ficar do outro lado do atlantico.

Se alguem se lembra cortam-te o acesso. Aqueles bifes sao capazes de tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, frugal disse:

ola

problema é o portfolio e o cash ficar do outro lado do atlantico.

Se alguem se lembra cortam-te o acesso. Aqueles bifes sao capazes de tudo.

@frugal,

Confesso que não vejo isso como um problema. Quando recolhi informação sobre os US apercebi-me de que o regulador funcionava bem e que em situações de falência, etc, tinha agido com celeridade. Podes consultar as garantias da IB aqui.

No entanto o mais importante, como sabes, é estares confortável com tudo o que envolve o teu portfólio, de forma a não entrar em resgates antecipados motivados pelas emoções. Cria o teu portif. em PT e quando este crescer, diversificas. O Luxemburgo também é visto como um óptimo destino para o capital, por culpa da forma como prioriza o depositante em caso de falência.

O risco estará sempre lá, o importante é saber geri-lo. Lembro-me que fiquei desconfortável quando tomei conhecimento de que grande parte dos emissores de ETF's fazem empréstimos de títulos. Ou seja, tu adquires um ETF, o emissor adquire os títulos e depois empresta-os para gerar um rendimento extra. Caso algo corra muito mal, esta situação pode agravar o processo. Infelizmente não há alternativa. Ou encontras um emissor que não o faça (que não são muitos, tendo em conta que queremos ETF's Acc, em EUR, etc), ou tens que te resignar como eu fiz. Um Fundo de Investimento será sempre a pior das soluções.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, In. Fin. disse:

@frugal,

Confesso que não vejo isso como um problema. Quando recolhi informação sobre os US apercebi-me de que o regulador funcionava bem e que em situações de falência, etc, tinha agido com celeridade. Podes consultar as garantias da IB aqui.

No entanto o mais importante, como sabes, é estares confortável com tudo o que envolve o teu portfólio, de forma a não entrar em resgates antecipados motivados pelas emoções. Cria o teu portif. em PT e quando este crescer, diversificas. O Luxemburgo também é visto como um óptimo destino para o capital, por culpa da forma como prioriza o depositante em caso de falência.

O risco estará sempre lá, o importante é saber geri-lo. Lembro-me que fiquei desconfortável quando tomei conhecimento de que grande parte dos emissores de ETF's fazem empréstimos de títulos. Ou seja, tu adquires um ETF, o emissor adquire os títulos e depois empresta-os para gerar um rendimento extra. Caso algo corra muito mal, esta situação pode agravar o processo. Infelizmente não há alternativa. Ou encontras um emissor que não o faça (que não são muitos, tendo em conta que queremos ETF's Acc, em EUR, etc), ou tens que te resignar como eu fiz. Um Fundo de Investimento será sempre a pior das soluções.

viva

que brokers utilizarias em Portugal?

Sabes se fornecem o tal documento UBO?

Gostei de ver o teu site. Podes dizer como te está a correr? 

..será bastante complicado ser consistente no longo prazo com padroes de TA.

Obrigado pela ajuda. 

Editado por frugal
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico