Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 2 horas, pfonseca disse:

Pretendia criticas á carteira simulada, qualquer tipo de criticas e conselhos a um principiante neste tipo de investimentos.

@N.Rocha

1) Carteira Golden-Butterfly

Acções (40%): Total USA (20%) + Small Cap Value (20%)

Obrigações (40%): Long-Term (20%) + Short-Term (20%)

Ouro (20%)

2) Carteira N. Rocha

Acções (60%): World Value (20%) + EMU Small Cap (20%) + Emerging Markets (20%)

Obrigações (30%): Euro Government 7-10y (20%) + Euro High Yield Corporate (10%)

Ouro (10%)

A minha opinião:

As duas carteiras são bastante diferentes, logo o risco calculado pelo Portfolio Charts (medido pelo StdDev - standard deviation) há-de ser diferente.

As obrigações High Yield são de alto risco e, por isso, têm maior retorno. Eu prefiro ter obrigações de menos risco, deixando o risco superior para as acções.

As obrigações de 7-10 anos são de médio prazo, não são de longo prazo. Para longo prazo, temos de usar 10-15 anos ou 15+ anos. No entanto, nunca é demais avisar que quanto maior for o prazo da obrigação maior é o risco no caso de haver um aumento da taxa de juro.

Há alguns ETF da carteira N, Rocha que têm distribuição de dividendos: Vanguard Emerging Markets (A1JX51);Ishares  High Yield Coprporate Bonds (A1C3NE); iShares Euro Government Bond 7-10yr (A0LGQA). Como já foi falado aqui, é preferível ter ETF que acumulem os dividendos.

Uma sugestão como alternativa (mantendo as percentagens da carteira N. Rocha):

Acções (60%)

- Total USA (40%):
        IWDA iShares Core MSCI World UCITS ETF (40%)
        ISIN IE00B4L5Y983, WKN A0RPWH
       https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?isin=IE00B4L5Y983

- Small Cap Value (20%):
        ZPRS SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (20%)
        ISIN IE00BCBJG560, WKN A1W56P
       https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?isin=IE00BCBJG560

ou

SPDR MSCI Europe Small Cap Value Weighted UCITS ETF (8%)
        ISIN IE00BSPLC298, WKN A12HU7
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=small++cap&groupField=index&from=search&isin=IE00BSPLC298

mais

SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF (12%)
        ISIN IE00BSPLC413, WKN A12HU5
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=small++cap&groupField=index&from=search&isin=IE00BSPLC413

Obrigações (30%)

- Long Term (15%)
        Lyxor EuroMTS 10-15Y Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR
        ISIN FR0010037242, WKN A0DM6N

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=FR0010037242&groupField=index&from=search&isin=FR0010037242

- Short Term (15%)
        Lyxor EuroMTS 1-3Y Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR
        ISIN FR0010222224, WKN A0HGFC
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=FR0010222224&groupField=index&from=search&isin=FR0010222224

Ouro (10%)
        EGLN iShares Physical Gold ETC (10%)
        ISIN IE00B4ND3602
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B4ND3602

Editado por pfonseca
    Acrescentei uma sugestão
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Obrigado pela resposta.

Em relação ás obrigações, existe algum inconveniente em substituir Long e Short Term por apenas um ETF do tipo All Maturity ? Ex, https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?isin=FR0010028860

É complicado pesquisar no justetf etf's que acumulem invés de distribuir e cujo Fund Size seja superior a 500m, são muito poucos (apenas encontrei 8),  por isso na altura optei por aqueles dois, também desconhecia os perks das obrigações High Yield.

Em relação ás acções, gostaria de perguntar se existe também algum inconveniente em ficar somente focado na EU, ou devo particionar as escolhas pela UE, US, Emerging, etc ?

PS: Aquando da minha resposta, ainda não tinha reparado na carteira sugerida.

Obrigado.

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, N.Rocha disse:

Obrigado pela resposta.

Em relação ás obrigações, existe algum inconveniente em substituir Long e Short Term por apenas um ETF do tipo All Maturity ? Ex, https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?isin=FR0010028860

RESP: Não há inconveniente, esse ETF parece-me bom, mas estás a alterar ainda mais a tua carteira em relação à carteira Golden Butterfly, o que não quer dizer que esteja incorrecto.

É complicado pesquisar no justetf etf's que acumulem invés de distribuir e cujo Fund Size seja superior a 500m, são muito poucos (apenas encontrei 8),  por isso na altura optei por aqueles dois, também desconhecia os perks das obrigações High Yield.

RESP: Pois, já percebi as tuas escolhas. Vais ver que alguns dos ETF da SPDR têm um fundo size pequeno, relativamente aos outros. A decisão é tua. As High Yield Bonds = Obrigações "Lixo"

Em relação ás acções, gostaria de perguntar se existe também algum inconveniente em ficar somente focado na EU, ou devo particionar as escolhas pela UE, US, Emerging, etc ?

RESP: Se te focares só nas acções da Europa estás a perder na diversificação. Lembra-te que as acções dos EUA têm um peso grande no mercado total, como podes ver pelo IWDA, que tem cerca de 60% de acções dos EUA. Com os Emerging Markets é a mesma coisa, se incluíres na tua carteira estás a aumentar a diversificação das acções no teu portfólio. Mas acho que é mais importante os EUA dos que os Emerging Markets.

RESP: A minha sugestão é para te fazer pensar em alternativas, não porque "é melhor" ou "mais correcto". Tudo depende dos teus critérios e objectivos. Se não leste o início deste tópico deves fazê-lo.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, xgoldpt disse:

@pfonseca removeste as Emerging Markets porque razão?

Porque fui à carteira de base, a Golden Butterfly, que não inclui Emerging Markets. Mas também tenho uma sugestão, com acumulação de dividendos:

iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc) (0,68% ao ano)
    ISIN IE00B4L5YC18, WKN A0RPWJ
    https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B4L5YC18

ou

SPDR MSCI Emerging Markets UCITS ETF (0,42% ao ano)
    ISIN IE00B469F816, WKN A1JJTE
    https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=IE00B469F816&groupField=index&from=search&isin=IE00B469F816

O ETF da SPDR só tem 203m de fund size. O  da Ishares tem 1.085m.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pfonseca disse:

@N.Rocha

1) Carteira Golden-Butterfly

Acções (40%): Total USA (20%) + Small Cap Value (20%)

Obrigações (40%): Long-Term (20%) + Short-Term (20%)

Ouro (20%)

2) Carteira N. Rocha

Acções (60%): World Value (20%) + EMU Small Cap (20%) + Emerging Markets (20%)

Obrigações (30%): Euro Government 7-10y (20%) + Euro High Yield Corporate (10%)

Ouro (10%)

A minha opinião:

As duas carteiras são bastante diferentes, logo o risco calculado pelo Portfolio Charts (medido pelo StdDev - standard deviation) há-de ser diferente.

As obrigações High Yield são de alto risco e, por isso, têm maior retorno. Eu prefiro ter obrigações de menos risco, deixando o risco superior para as acções.

As obrigações de 7-10 anos são de médio prazo, não são de longo prazo. Para longo prazo, temos de usar 10-15 anos ou 15+ anos. No entanto, nunca é demais avisar que quanto maior for o prazo da obrigação maior é o risco no caso de haver um aumento da taxa de juro.

Há alguns ETF da carteira N, Rocha que têm distribuição de dividendos: Vanguard Emerging Markets (A1JX51);Ishares  High Yield Coprporate Bonds (A1C3NE); iShares Euro Government Bond 7-10yr (A0LGQA). Como já foi falado aqui, é preferível ter ETF que acumulem os dividendos.

Uma sugestão como alternativa (mantendo as percentagens da carteira N. Rocha):

Acções (60%)

- Total USA (40%):
        IWDA iShares Core MSCI World UCITS ETF (40%)
        ISIN IE00B4L5Y983, WKN A0RPWH
       https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?isin=IE00B4L5Y983

- Small Cap Value (20%):
        ZPRS SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (20%)
        ISIN IE00BCBJG560, WKN A1W56P
       https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?isin=IE00BCBJG560

ou

SPDR MSCI Europe Small Cap Value Weighted UCITS ETF (8%)
        ISIN IE00BSPLC298, WKN A12HU7
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=small++cap&groupField=index&from=search&isin=IE00BSPLC298

mais

SPDR MSCI USA Small Cap Value Weighted UCITS ETF (12%)
        ISIN IE00BSPLC413, WKN A12HU5
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=small++cap&groupField=index&from=search&isin=IE00BSPLC413

Obrigações (30%)

- Long Term (15%)
        Lyxor EuroMTS 10-15Y Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR
        ISIN FR0010037242, WKN A0DM6N

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=FR0010037242&groupField=index&from=search&isin=FR0010037242

- Short Term (15%)
        Lyxor EuroMTS 1-3Y Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR
        ISIN FR0010222224, WKN A0HGFC
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=FR0010222224&groupField=index&from=search&isin=FR0010222224

Ouro (10%)
        EGLN iShares Physical Gold ETC (10%)
        ISIN IE00B4ND3602
       https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B4ND3602

Viva

achas importante meter Small caps da europa?

A acções normais têm melhor rentabilidade ultimamente não?

Vale a pena arriscar mais ?

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, frugal disse:

achas importante meter Small caps da europa?

A acções normais têm melhor rentabilidade ultimamente não?

Vale a pena arriscar mais ?

O N. Rocha referiu  a carteira Golden-Butterfly como base para a sua própria carteira. Limitei-me a sugerir alguns ETF que poderiam ser utilizados para construir essa carteira. Alterei as percentagens, também de acordo com as ideias do N. Rocha. O autor da Goden Buttterfly é que poderia responder à questão das Small Caps :).

O princípio da construção destas carteiras é, basicamente, o seguinte: investimento a longo prazo "buy-and-hold", com um portfólio diversificado. Não é uma aposta sobre a classe que vai ter maior retorno num futuro próximo.

Para teres uma ideia mais precisa sobre o comportamento das várias classes de activos (assets) nestes últimos 20 anos, recomendo a leitura desta página "Callan periodic table of investment returns", da Bogleheads. Provavelmente já a conheces. Vai-te fazer recordar os tempos de estudo de química (se tiveste quimica no secundário), eh eh eh!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, N.Rocha disse:

o portfolio que me atraiu mais, faz parte da lista https://portfoliocharts.com/portfolios/ . Provavelmente o autor tem uma visão mais local (US), não sei, estou a especular )

apenas pretendia um portfolio do tipo buy and hold, como foi dito no post anterior.

Pois, temos de adaptar as carteiras à nossa realidade, de Portugal, e do euro, e minimizar os custos, quer anuais, quer custos fiscais (como, por exemplo, os dividendos distribuídos). A minha sugestão dos ETF foi para teres uma alternativa às tuas escolhas, segundo os teus critérios, não é para ser seguida cegamente.

Se ainda não leste, acho que, com calma, deves ler este tópico completo, antes de tomares qualquer decisão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Flávio Rodrigues

Boas, comecei recentemente este tipo de investimentos e partilho a minha carteira actual:

llcskwk.png

vou investir mais 1000 - 1500€ e pergunto o que recomendam? diversificar ou comprar mais dos etfs existentes? Que etfs recomendam para diversificar? Com o ouro em queda vale a pena?

A minha ideia com esta carteira é ser algo a longo prazo (10 anos pelo menos) onde vá reforçando com uns 2000€ por ano. Claro que a ideia é nao perder dinheiro!

Obrigado!

Flávio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Flávio Rodrigues disse:

vou investir mais 1000 - 1500€ e pergunto o que recomendam? diversificar ou comprar mais dos etfs existentes? Que etfs recomendam para diversificar? Com o ouro em queda vale a pena?

Tens uma carteira "clássica" com 65% de acções e 35% de obrigações, que já é suficientemente diversificada. Acho que os emerging market têm peso a mais, mas é uma questão de decisão pessoal. Uma carteira de 3 ETF é mais fácil, e mais barata, de reforçar e/ou balancear.

Sobre o ouro, lê as conversas a partir daqui (no tópico dos fundos de investimento, pag. 516) até à opinião do Virtua (inclusivé). No livro "Stocks for the Long Run", o Jeremy Siegel diz que, "a longo prazo, o ouro dá ao investidor protecção contra a inflação, mas isso vai fazer com que o ouro também seja um travão considerável no retorno da carteira do investidor".

Lê também as conversas neste tópico, a partir daqui (pag, 82), até à minha opinião, na pag. 83

Fica ao teu critério a utilização do ouro.

De qualquer maneira, se é um investimento a longo prazo, não será o critério de "com o ouro em queda" que deve pesar na tua decisão de incluir mais uma classe na tua carteira.

Na página "Lazy Portfólios" da boglheads, podes ver, por exemplo, o "Core-Four Portfolio, Funds", que, para além de acções e obrigações tem REIT (Real Estate Investment Trust). Fica a sugestão de acrescentares um ETF de REIT à tua carteira, para maior diversificação, como, por exemplo, o "Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DRISIN LU1437018838, WKN A2ATZC".

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Flávio Rodrigues
    7 hours ago, pfonseca said:

Tens uma carteira "clássica" com 65% de acções e 35% de obrigações, que já é suficientemente diversificada. Acho que os emerging market têm peso a mais, mas é uma questão de decisão pessoal. Uma carteira de 3 ETF é mais fácil, e mais barata, de reforçar e/ou balancear.

Sobre o ouro, lê as conversas a partir daqui (no tópico dos fundos de investimento, pag. 516) até à opinião do Virtua (inclusivé). No livro "Stocks for the Long Run", o Jeremy Siegel diz que, "a longo prazo, o ouro dá ao investidor protecção contra a inflação, mas isso vai fazer com que o ouro também seja um travão considerável no retorno da carteira do investidor".

Lê também as conversas neste tópico, a partir daqui (pag, 82), até à minha opinião, na pag. 83

Fica ao teu critério a utilização do ouro.

De qualquer maneira, se é um investimento a longo prazo, não será o critério de "com o ouro em queda" que deve pesar na tua decisão de incluir mais uma classe na tua carteira.

Na página "Lazy Portfólios" da boglheads, podes ver, por exemplo, o "Core-Four Portfolio, Funds", que, para além de acções e obrigações tem REIT (Real Estate Investment Trust). Fica a sugestão de acrescentares um ETF de REIT à tua carteira, para maior diversificação, como, por exemplo, o "Amundi ETF FTSE EPRA NAREIT Global UCITS ETF DRISIN LU1437018838, WKN A2ATZC".

Obrigado :) Estive a ler e tenho lido e realmente é a velha guerra, há quem diga que sim e há quem diga que nao. eu para ja vou manter me sem ouro :)

Vou investir uns 6% nesse REIT e investir nos restantes para baixar para uns 10% o de emerging market.

Ou seja ficaria apos mais este reforço:
    Emerging Markets: 10%
    Acçoes Mundo: 50%
    Bonds: 34%
    RET: 6

Que achas?

Obrigado

Flávio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-5-26 at 23:43, Flávio Rodrigues disse:

Vou investir uns 6% nesse REIT e investir nos restantes para baixar para uns 10% o de emerging market.

Parece-me bem, mas é apenas a minha opnião. A tua decisão é que conta, pois é o teu dinheiro que estás a investir. A minha sugestão foi para pensares sobre esse assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 5/25/2017 at 16:49, pfonseca disse:

Exactamente, no caso do ETF de acções, ficas com um portfólio mais diversificado se escolheres um ETF global em vez de um ETF da Europa (só de países da zona euro). O risco cambial é pequeno.

Neste tópico também já foi referido que os ETF de obrigações devem ser em euros (a moeda base do ETF), pelo que ficamos só pela Europa. Neste caso, penso que também é válido optar por um ETF de obrigações global com hedge cambial.

Deixo aqui uma lista com links do que já foi dito aqui neste tópico, que é muito esclarecedor:

Pag. 6

Pag. 24

Pag. 46

Pag. 57

Pag. 66

Pag. 70

Pag. 75

Pag. 79

Ainda sobre a diversificação, a distribuição geográfica do ETF "IUSQ iShares MSCI ACWI UCITS ETF ISIN IE00B6R52259, WKN A1JMDF", é:

USA = 52,43%; Eurozone = 10,59%; Japan = 7,7%; UK = 5,85%; Asia - Emerging = 5,31%.

Um ETF da Eurozone aposta em apenas 10,59% do mercado do ACWI (All Country World Index - Large Cap)

Fonseca boa tarde

o que pensas da diversificação em 2 portefolios do tipo lazy ?

Faz sentido escolher dois modelos?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação a fiscalidade, após ter a carteira inserida na degiro, que deveres tenho para as Finanças ?

Não preciso de fazer nada enquanto não produzir vendas, fechar a conta, ou preciso de declarar todos os anos alguma coisa ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-5-30 at 21:28, frugal disse:

o que pensas da diversificação em 2 portefolios do tipo lazy ?

Faz sentido escolher dois modelos?

Acho que é uma ideia válida. Por exemplo, ter 50% numa carteira agressiva (75% de acções e 25% de obrigações, por exemplo) e os restantes 50% numa carteira com menos risco, como o Permanent Portfolio do Harry Browne. Mas passas a ter o dobro do trabalho e, provavelmente, o dobro da despesa, com a compra e rebalanceamento de duas carteiras.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, pfonseca disse:

Acho que é uma ideia válida. Por exemplo, ter 50% numa carteira agressiva (75% de acções e 25% de obrigações, por exemplo) e os restantes 50% numa carteira com menos risco, como o Permanent Portfolio do Harry Browne. Mas passas a ter o dobro do trabalho e, provavelmente, o dobro da despesa, com a compra e rebalanceamento de duas carteiras.

viva fonseca

dentro dos agressivos e intermédios que outros portfolios sugeres ?

um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-6-1 at 19:49, frugal disse:

dentro dos agressivos e intermédios que outros portfolios sugeres ?

Acho que a escolha do portfólio depende de cada um. O importante é que seja diversificado e com custos o mais baixos possíveis. Ainda mais importante é ter a disciplina para manter a escolha desse portfólio, nos bons e maus momentos, pois só funcionam a longo prazo.

Eu optei pelo David Swensen Portfolio e acrescentei um pouco de ouro. Mas trata-se apenas de uma preferência pessoal. Também se pode ver nessa página que, mesmo dentro do mesmo portfólio, podemos variar a relação entre acções e obrigações, baixando ou aumentando o risco, à custa de maior ou menor retorno.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ajudem-me a perceber uma coisa: REITS não são tradicionalmente mais rentáveis que Equities, apesar de terem maior volatilidade ?

Estive a comparar o índice global de cada uma das classes de activos a partir de dois ETFs e não estava à espera deste resultado.

O ETF da iShares é um bom termo de comparação ou há alguma coisa que me está a escapar ?

reit.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, R.Costa disse:

Ajudem-me a perceber uma coisa: REITS não são tradicionalmente mais rentáveis que Equities, apesar de terem maior volatilidade ?

Para tirar conclusões dessas tens de fazer um estudo a longo prazo, 10 anos é curto. Aqui tens uma simulação com entre 2 fundos da Vanguard de acções e REIT (só dos EUA), desde 1996, no Portfolio Visualizer.

Podes fazer uma simulação desde 1970 no portfolio charts.

Vê este artigo interessante e divertido para explicar a importância do investimento a longo prazo: "Efficient Frontier “Theory” for the Long Run" - Cliff's Perspective (AQR).

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais obrigado pela resposta, pfonseca.

Já tinha feito essa comparação no Portfolio Visualizer, mas para a carteira que ando a tentar construir, precisava de uma análise do mercado global. A ideia com que fico é que o índice de REIT bate o de Equities no mercado americano, mas o mesmo não acontece quando consideramos todo o conjunto dos Developed Countries. Isto deixou-me  a pensar se, na minha carteira, valeria a pena cortar uma percentagem do valor alocado ao MSCI World para ter um ETF como o FTSE EPRA NAREIT Global ... Bem sei que é uma classe diferente e que é importante diversificar, mas olhando só para o histórico da relação retorno/risco dos dois índices, parece-me que não haveria grande vantagem em investir no segundo.

O artigo do link está porreiro e eu percebo que mesmo intervalos de 10 anos podem ser curtos para tirar conclusões, mas se actualizares a tua simulação para 2007-2017, vês que retorno anual médio do REIT está mais de 2.5% acima do das Acções. Eu esperava uma relação idêntica quando fiz a minha simulação no JustETF, daí a minha surpresa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, R.Costa disse:

... o índice de REIT bate o de Equities no mercado americano, mas o mesmo não acontece quando consideramos todo o conjunto dos Developed Countries

Esta simulação do VNQ e VNQI do portfolio visualizer mostra isso, mas é apenas de 2011 a 2017, um intervalo muito curto. Só daqui a 20 anos é que vamos confirmar:). Também mostra que o VNQI é mais correlacionado com o mercado que o VNQ.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico