Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Citação

As empresas large-cap europeias já estão presentes no MSCI World, pelo que estarás apenas a aumentares a tua exposição à Europa. A não ser que saibas mais do que o mercado, eu não aconselharia este tipo de sobre-exposição.

Será melhor alternativa small-cap americanas?

Citação

Devido à moeda, as treasuries americanas são um pouco mais voláteis (em Euros!). A longo-prazo, talvez, essa volatilidade não seja assim tão má quanto isso, desde que se perceba o porquê das oscilações desse veículo de investimento, i.e., a variação decorre da variação nas treasuries americanas, ou simplesmente de uma variação no par cambial EUR/USD ?

Nesse caso o melhor será apostar em mais unidades das bonds europeias?

Citação

O Ouro pode - pode - pode - pode - pode - pode fazer sentido. Em carteiras all-weather ou num Portfolio Permanente. Mas é preciso entender o seu racional e estar preparado para desvalorizações abruptas.

Sim, eu acho que percebo qual é o racional por detrás desta escolha, mas se calhar não é algo prioritário.

Citação

Já relativamente às commodities, não me parece que façam qualquer sentido. IMHO.

De todos que coloquei, sem dúvida que é o que me deixou mais reticente. Tenho de pensar realmente se compensa.

Citação

Pois, acho que isso é o santo-graal dos ETFs na Europa

Bem me pareceu. xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 19 horas, inpanzinator disse:

65% Ações 

20% Bonds

10% Lyxor EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) UCITS ETF EUR

10% iShares USD Treasury Bond 3-7yr UCITS ETF

15% Outros

10% ETFS Physical Gold

5% Lyxor Commodities Thomson Reuters/CoreCommodity CRB TR UCITS ETF C-EUR

No livro "Global Asset Location" mencionado aqui, tens uma variedade de portfólios, com resultados históricos.

Eu decidi-me pelo Swanson, e depois acrescentei 10% de ouro, à custa de 5% de acções e 5% de obrigações. Como estamos com uma taxa de juro muito baixa nas obrigações achei melhor acrescentar o ouro. Também podes ver que há vários portfólios que têm commodities, e alguns commodities + ouro.

No livro "Investidor Inteligente", o autor aconselha 5% de ouro, se se quiser mesmo ter ouro.

Tem em atenção as comissões que vais pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/12/2016 at 07:32, nunosbpereira disse:

(...)

Pois, a minha carteira é de apenas 5000 EUR, e isso já conta com os investimentos que quero fazer através das plataformas P2P.

(...)

Que plataformas P2P usas? Como tem sido a experieência?
    Do que andei a ler as únicas que me davam confiança só aceitam investdores de UK ou US.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 minutes ago, diogoo said:

Que plataformas P2P usas? Como tem sido a experieência?
    Do que andei a ler as únicas que me davam confiança só aceitam investdores de UK ou US.

Podes tentar Bondora, Twino, Mintos ou Viventor, todos eles aceitam investidores da União Europeia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, diogoo disse:

Mas já usaste?

Do que li da Bondora (por ex no trust pilot) não me deixa confortável.

Os outros não conheço mas vou ler.

eu investi 50 EUR na Bondora. Até agora corre bem, mas é um investimento de risco sem dúvida. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá, 

Sigo este forum, finalmente vou avançar com a aquisição de ETF. Já abri conta na Degiro, pretendo invistir 50 000€ e depois reforçar mediante as poupanças que vão surgir, sempre a pensar numa estratégia de longo prazo. 

Procuro ETF que repliquem o indice mundial e preferencialmente negociados em Euros. 

Encontrei estes 2 e estou indeciso em qual deles invistir: 

IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World UCITS ETF
    IE00B441G979 - iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF

Qual a vossa opinião, qual deles o mais acertado, ou outro que possam sugerir?
    Agradeço a vossa atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/03/2017 at 21:59, Pedro_Ferreira disse:

Eu tenho o IWDA, que é o IE00B4L5Y983, da Bolsa de Amesterdão.

Se usares o justETF.com podes comparar os 2 ETF:

Taxa anual = 0,20%

Fundo de 9.118 M euros

volatilidade (último ano) = 11,27%

Taxa anual = 0,55%

Fundo de 743 M euros

volatilidade (último ano) = 9,74%

Como o índice é de acções mundiais, com acções em várias moedas, sendo cerca de 60% dos EUA, provavelmente não valerá a pena pagar mais 0,35% por ano pelo hedge cambial. mas só tu podes decidir.

Se leste este tópico todo já percebeste as vantagens da diversificação. Eu, no mínimo, investiria 70% no ETF de acções e 30% em obrigações. E compraria os ETF em 4 ou 5 meses, em vez de comprar os 50.000 euros de uma vez, mas é apenas a minha opinião. Nota que o índice está no seu máximo de sempre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 04/03/2017 at 8:59 PM, Pedro_Ferreira said:

Olá, 

Sigo este forum, finalmente vou avançar com a aquisição de ETF. Já abri conta na Degiro, pretendo invistir 50 000€ e depois reforçar mediante as poupanças que vão surgir, sempre a pensar numa estratégia de longo prazo. 

Procuro ETF que repliquem o indice mundial e preferencialmente negociados em Euros. 

Encontrei estes 2 e estou indeciso em qual deles invistir: 

Agradeço a vossa atenção.

podes ler sobre passive investing aqui: http://growingfromaseed.com/passive-investing/

Eu pessoalmente utilizo o primeiro. O hedging é caro..e é como "adivinhar" o futuro. Eu apenas quero uma posição em stocks.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma questão básica sobre ETF's mas que ainda não consegui encontrar a resposta no fórum:

Sendo o preço do ETF determinado diretamente pelo mercado através da cotação, como funciona a reaplicação dos dividendos nos títulos com esta modalidade? Como beneficia o possuidor? Recebe mais unidades?

Num fundo de investimento tradicional reflete-se diretamente no preço mas aqui não consegui ainda entender a lógica.

Desculpem a dúvida demasiado básica mas antes de qualquer aplicação preciso entender todos os detalhes.

Obrigado desde já 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Xeque disse:

Sendo o preço do ETF determinado diretamente pelo mercado através da cotação, como funciona a reaplicação dos dividendos nos títulos com esta modalidade? Como beneficia o possuidor? Recebe mais unidades?

Reproduzo aqui a resposta do Mouro Emprestado, na pag. 71, aplicada a ETF de acumulação (que não distribuem dividendos):

"1) Se o re-investimento dos dividendos for feito pela própria gestora do ETF, sem opção de se receber dividendos, esses dividendos não estão sujeitos ao imposto sobre os dividendos nessa altura?

R:  Não, é como no caso dos FI's que acumulam dividendos.

2) Por exemplo, se tiver 20 ETF de 50 euros = 1.000 euros e 2% de dividendos = 20 euros, quando a gestora re-investir os dividendos fico com 20 ETFs + 0,4 de um ETF = 20,4 ETFs. É assim que funciona? No caso de ser eu a re-investir, a gestora não me vai vender 0,4 ETFs, só um inteiro, ou vai?

R: Não. Ficas com os mesmos 20 ETFs, contudo cada um passa a valer 50,4 (não é bem assim, trata-se apenas de uma simplificação).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta. 

Mas é justamente este mecanismo que não entendo. Num FI fica claro a valorização com os dividendos. Mas num ETF se o preço é determinado exclusivamente pela negociação em bolsa ( como nas ações) como é que há a valorização de cada unidade? Quando muito aumenta o valor total do patrimonio total do ETF mas não das participações individuais de cada investidor.

Estarei a "viajar" demais neste conceito?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Xeque disse:

Mas é justamente este mecanismo que não entendo. Num FI fica claro a valorização com os dividendos. Mas num ETF se o preço é determinado exclusivamente pela negociação em bolsa ( como nas ações) como é que há a valorização de cada unidade? Quando muito aumenta o valor total do patrimonio total do ETF mas não das participações individuais de cada investidor.

Agora percebo a dúvida. Também não sei responder com conhecimento, mas o preço do ETF já deve incluir os dividendos acumulados, uma vez que não há "preços à parte". O valor dos dividendos deverá fazer parte do NAV (Net Asset Value) e não do valor de mercado do ETF. Pelo menos parece-me lógico que funcione assim. O valor do mercado do ETF deverá ser muito próximo do NAV.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 hours ago, Xeque said:

Obrigado pela resposta. 

Estarei a "viajar" demais neste conceito?

Nesse aspecto creio que funciona exactamente como uma empresa cotada em bolsa que decidiu investir o resultado líquido (e não distribuir via dividendos). Ou seja o preço das ações será sempre definido consoante o mercado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa noite,

Sou novo aqui no fórum e gostaria de colocar duas questões aos mais entendidos.

1) Numa lógica de buy&hold (passive investing) quais são os melhores bancos e corretoras para um residente em Portugal colocar o seu dinheiro? Seja em termos de custos, segurança e diversidade de acesso aos diferentes mercados.

2) A minha intenção seria comprar ETFs da Vanguard (um do índice S&P500 e outro que me desse exposição ao mercado asiático). No entanto, como a Vanguard não tem representação directa em Portugal é-me impossível abrir uma conta, certo? Para finalizar, a partir de que expense ratio é que é desanconselhado comprar um ETF? Eu tinha definido que acima dos 0.10% não iria querer, no entanto posso estar a ser demasiado limitador.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

1) Numa lógica de buy&hold (passive investing) quais são os melhores bancos e corretoras para um residente em Portugal colocar o seu dinheiro? Seja em termos de custos, segurança e diversidade de acesso aos diferentes mercados.

2) A minha intenção seria comprar ETFs da Vanguard (um do índice S&P500 e outro que me desse exposição ao mercado asiático). No entanto, como a Vanguard não tem representação directa em Portugal é-me impossível abrir uma conta, certo? Para finalizar, a partir de que expense ratio é que é desanconselhado comprar um ETF? Eu tinha definido que acima dos 0.10% não iria querer, no entanto posso estar a ser demasiado limitador.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Metralha

Boa noite Fire,

1) A nível de custos, e eventualmente de diversidade, a DeGiro é a melhor opção. (não vou especular na questão da segurança)

2) Tenha em conta que os ETFs da Vanguard (como todos os ETFs americanos) distribuem dividendos, sobre os quais terá que pagar impostos (nos EUA e cá) pelo que esta opção não é a mais eficiente do ponto de vista fiscal. Neste aspeto, os ETFs sediados na Europa são mais vantajosos por acumularem as distribuições e capitalizarem automaticamente. Não sei se a Vanguard já tem ETFs "europeus" disponíveis.

0.10% é extremamente limitador. Se optar por ETFs europeus eu diria que até 0,5% é normal (por vezes mais para ETFs mais específicos). Mesmo em ETFs americanos tenho ideia que 0,10% está ao nível dos mais baratos, normalmente para índices "famosos" como o S&P 500. Para ETFs de ativos asiáticos, por exemplo, será mais difícil encontrar um com esse tipo de expense ratio.

Acho que a partir de 0,6% começa a ser "puxado", mas é relativo, depende dos ativos em causa e da oferta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 24/03/2017 at 10:05 PM, FIRE said:

Boa noite,

Depende.

O mais barato é a Degiro mas pode não ser o mais seguro (ou até poderá ser...)

Tens depois bancos portugueses (Best, Invest, Big, Carregosa).

O importante é escolheres uma conta que seja segregada das outras (Best Trading Pro e outras que recorrem à plataforma do Saxo Bank é para fugir, na minha opinião).

On 24/03/2017 at 10:05 PM, FIRE said:

Obrigado.

Se queres ETFs com despesas correntes abaixo de 0,1%, vai ser difícil :)

Por isso lê este tópico de fio a pavio e esquece a Vanguard USA, porque o que se aplica nos EUA não se aplica na Europa e vice-versa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Esse é dos poucos ETFs europeus que capitalizam dividendos com um fee tão baixo.

Procura um de obrigações e verás que não encontras nada abaixo de 0,10%.

Se a fasquia estiver nos 0,20%, então a conversa é outra naturalmente.

Isto para dizer que os princípios dos bogleheads são muito bonitos, mas deverão ser devidamente adaptados à nossa realidade (que infelizmente nem tem acesso a 401k, Roth e outros instrumentos que diferem no tempo o pagamento de impostos :(:(:( )

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/03/2017 at 10:11, gfaseed disse:

Nesse aspecto creio que funciona exactamente como uma empresa cotada em bolsa que decidiu investir o resultado líquido (e não distribuir via dividendos). Ou seja o preço das ações será sempre definido consoante o mercado. 

Pensando no iShares Core MSCI World UCITS ETF (Acc) - IWDA -  IE00B4L5Y983: é um ETF de acções, constituído por acções de 1.645 empresas.

Se comprarmos as acções, recebemos os dividendos das empresas que distribuem dividendos.

Se comprarmos o ETF, os dividendos, recebidos das acções das empresas que compõem o ETF (IWDA) e que distribuem dividendos, são acrescentados ao valor do NAV do ETF, pois é um ETF de acumulação.

O preço das acções é dado pela cotação do mercado.

O preço do ETF é dado pelo NAV, Net Asset Value (mais ou menos o spread), que resulta no valor de mercado do ETF. O NAV resulta da cotação de todas as acções que compõem esse ETF. O preço do ETF é mantido próximo do seu NAV através da arbitragem.

Quando uma empresa retem os dividendos, os possuidores das acções dessa empresa não recebem dividendos, pois esse valor vai ser reinvestido na própria empresa, não nas acções da empresa.

Quando um ETF acumula dividendos, acrescenta ao seu valor (NAV) os dividendos das empresas que distribuem dividendos.

Isto é o meu entendimento.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 minutes ago, pfonseca said:

Pensando no iShares Core MSCI World UCITS ETF (Acc) - IWDA -  IE00B4L5Y983: é um ETF de acções, constituído por acções de 1.645 empresas.

Se comprarmos as acções, recebemos os dividendos das empresas que distribuem dividendos.

Se comprarmos o ETF, os dividendos, recebidos das acções das empresas que compõem o ETF (IWDA) e que distribuem dividendos, são acrescentados ao valor do NAV do ETF, pois é um ETF de acumulação.

O preço das acções é dado pela cotação do mercado.

O preço do ETF é dado pelo NAV, Net Asset Value (mais ou menos o spread), que resulta no valor de mercado do ETF. O NAV resulta da cotação de todas as acções que compõem esse ETF. O preço do ETF é mantido próximo do seu NAV através da arbitragem.

Quando uma empresa retem os dividendos, os possuidores das acções dessa empresa não recebem dividendos, pois esse valor vai ser reinvestido na própria empresa, não nas acções da empresa.

Quando um ETF acumula dividendos, acrescenta ao seu valor (NAV) os dividendos das empresas que distribuem dividendos.

Isto é o meu entendimento.

Ou seja o NAV varia consoante o valor das acções das empresas que possui + a compra de acções por acumulação de dividendos do fundo + oferta/procura num dado momento por esse ETF.

Ou seja é possível - sobretudo em movimento bruscos de mercado - um investidor pagar pelo ETF abaixo do NAV do ETF. Este é o meu entendimento claro..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Depende.

O mais barato é a Degiro mas pode não ser o mais seguro (ou até poderá ser...)

Tens depois bancos portugueses (Best, Invest, Big, Carregosa).

O importante é escolheres uma conta que seja segregada das outras (Best Trading Pro e outras que recorrem à plataforma do Saxo Bank é para fugir, na minha opinião).

Enviei não faz muito tempo um mail para o BIG a questionar sobre a plataforma SaxoBank tendo me respondido que as contas dos clientes são separadas uns dos outros e do próprio banco, no entanto existe contraparte do fornecedor da plataforma que neste caso é o SaxoBank. Perguntei tb pela plataforma MyBolsa. Disseram que nesse caso não existe uma terceira parte envolvida sendo a gestão feita totalmente pelo BIG. Para quem recebe dividendos a MyBolsa é para esquecer pois cobra 2% do montante recebido com o mínimo de 2,5€.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico