Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante Salvador_

Alias mentira ... no Vanguard Europe a maior parte é euro ...  ;D

Esquecime que todos os restantes países que nao o UK, são euro ... dado que o UK tem um peso de 30% no fundo, apenas 70% nao precisa de protecção.

é assim eu nao dou grande relevância... só em momentos extremos é q posso pensar fazer coberturas ou não da maior moeda exposta...

tipo neste momento continuo sem protecção, mas com o euro a cair para a zona dos 1.15 sensivelmente, dependendo também um pouco de como visse o cenário na altura, os extremos de sentimento face ao Euro etc, então sim poderia colocar uma cobertura cambial

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Visitante Salvador_

Salvador criaste um excelente tópico. De onde vem todo este conhecimento?

Poderás brindar-nos com mais 2 ou 3 carteiras diversificadas possíveis com maior ou menor risco envolvido?

Obrigado.

De onde?

Comecei desde muito cedo, muita pestana queimada a ler, e dpeois a implementar as ideias.

Comecie a investir com 11-12 anos, e o caminho academico acabou por me levar para este mundo.

Entre experiencia e leituras posso dizer que já tenho mais de 10 mil horas de muitos gráficos e price action, e de leitura, nao seria exagero dizer que já li uns 200+ livros. (muitos deeles trampa mas um punhado tmb de bons) o oque deu para "moldar" um pouco as minhas próprias ideias sobre o investimento, etc.

Como refere o viddeo ai postado, um dos grandes factores é começar o quanto antes a investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a usar o BTP.

Nao possuo exatamente o portfolio recomendado (o TLT exigia por si só 10.000€! e também nao tenho o ITE).  Substituí-os por BND e BLV. Outra coisa que nao comprei foi ouro... De resto é igual.

Com os rácios que tenho, atualmente os meus retornos são à volta de ~1%, sem contar com os dividendos. Mas é volátil, já esteve a -3% e também a 2%... comprei os primeiros em Fevereiro e os restantes em Abril. Uso o google finance para ver a evolução.

Tenho duvidas em relação a impostos. Li todos os posts para trás, e gostaria de ser esclarecido.

Podes preencher o formulário W8BEN que minimiiza a dupla tributação mas haver´ra sempre um bcdinho.

Sobre mais valias, não não há dupla tributação.

Quando devo preencher esse formulário W8BEN? Entrego-o onde? é válido para os dividendos apenas, ou também para as mais valias obtidas com as vendas?

Há mais algum ponto que tenho que ter atençao? (fazia falta um guia para isto..)

Segundo o que fui informado:

Os dividendos que creditam na minha conta já foram alvo de impostos (30%) - logo decidirei se haverá vantagem em englobar (depende da taxa de irs, né).

No caso das transacções e fechos de posição, não há retenção de imposto. Terei depois de declarar nas mais valias na declaração de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PedroSilva

Salvador só tenho a agradecer-te pelo excelente tópico.

Sendo eu estudante de contabilidade e administração, fiquei maravilhado com isto. Já o acompanho a largos meses e hoje decidi por algumas questões.

O teu portfólio é aconselhável para quem não têm tanto capital para investir? Digamos 2000 a 3000€?

Ou com esses valores posso e devo-me gerir por um portfólio mais simples, ao qual posso acrescentar novos e diferentes activos no futuro?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Salvador só tenho a agradecer-te pelo excelente tópico.

Sendo eu estudante de contabilidade e administração, fiquei maravilhado com isto. Já o acompanho a largos meses e hoje decidi por algumas questões.

O teu portfólio é aconselhável para quem não têm tanto capital para investir? Digamos 2000 a 3000€?

Ou com esses valores posso e devo-me gerir por um portfólio mais simples, ao qual posso acrescentar novos e diferentes activos no futuro?

Cumprimentos

Tudo depende de onde tens conta... em Portugal com 3 mil euros fica mt dificil ter um portfolio tão diversificado quanto este, dado que os custos são mt mais elevados convém que cada posição tenha no mínimo uns 1400 euros.

Se for uma conta num broker americano onde os custos são mt menores, cada posição facilmente pode ter apenas 300-400 euros, logo dá para diversificar mt mais.

Mas mesmo em Portugal consegue-se uma boa diversificação, no entanto apenas em acções e obrigações por exemplo através do VT que é o TOTAL MARKET (acções de todo o mundo) e o BND que é obrigações no seu geral ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Diria que são as oscilações cambiais..

Não.

Alguns deles permitem contas em euros.

Como disse o rakmoz, são as transferencias que não são nacionais.

É fazerem as contas e ver se vão transfir tantas assim ou a transferir só acima de X.

No meu caso compensa e bem, dado que pago 1 USD de comissões enquanto que cá as comissões facilmente são de 14 USD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acompanho este tópico desde o inicio mas não consegui acompanhar os termos utilizados mas com uma rentabilidade dessas tenho de voltar a ler isto e lançar-me ;D

Já somos 2.

Alguns termos tecnicos apresentados neste tópico ainda são para mim desconhecidos(principalmente nas mensagens anteriores a esta).

Estou a tempo de aprender...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com o rendimento da carteira este ano não será que quem entrar agora vai entrar num pico? Não sei se me faço entender, mas tenho estado a pensar constituir uma carteira semelhante, só que tenho medo de estarmos num pico e daqui a pouco a carteira começar a perder valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fazendo uma conta na IB é tudo muito virtual, é só base de internet o contacto com a instituição. Parece ser uma boa correctora mas que um dia na vida de uma carteira como a apresentada pelo Salvador pode falir. Tem o inconveniente de estar longe e a vantagem demonstrada pelo Salvador na grande diferenca de comissões a pagar mesmo numa estratégia que movimentar uma vez por ano. É uma decisão dificil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Partilho da tua perspectiva frugal... e tendo em conta que a minha experiência nunca passou da banca portuguesa online talvez por isso se acentue no meu caso esse sentimento... no entanto penso que já tomei a minha decisão que será avançar com um investimento destes proposto pelo Salvador, a quem aproveito para agradecer a partilha do seu conhecimento e disponibilidade demonstrada através deste tópico, através do BTP.

Não será concerteza o melhor em termos de custos, mas aquele com o qual durmo melhor...

Fazendo os balanceamentos no máximo anualmente e no máximo com 10 ETFS tb me parece que no máximo teremos 10 movimentos anuais, venda dos mais rentáveis para reforço dos menos rentaveis, ou seja não vamos comprar todos nem vender todos e neste caso estariamos a falar de 10 x 15 euros = 150 euros anuais de despesas e que não seria muito diferente da IB, penso eu de que...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico