Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Visitante Salvador_
    há 39 minutos, Visitante FAKE SALVADOR disse:

este salvador é fake basta comparar os nicks do primeiro e deste ultimo...nice try

Não não sou Fake. 

Simplesmente o nick original, por ter sido eliminado, não foi recuperável mesmo tentando registar-me novamente. 

Pferreira obrigado pela informação disponibilizada. 

Relativamente ao tópico realmente cresceu e bastante, contudo, não concordo com a alteração do título do mesmo  por ventura algum moderador. 

Isto  porque o tema não são ETFs mas sim como chegar a riqueza acumulada considerável. 

A estratégia funciona igualmente com fundos de investimento normais, desde que sejam fundos idexantes. O ser ETFs ou FIs eh indiferente. Por norma os ETFs costumam ser mais baratos em comissões. E em Portugal não existe tanto acesso a fundos normais idexantes dai ETFs serem boa solução. 

Mas daí ao tópico ser sobre ETFs.... Não concordo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mudança do título do tópico foi alvo de discussão por parte dos moderadores. Embora o motivo de abertura do tópico não fosse exclusivamente falar de investimento em ETFs, a verdade é que sendo estes veículos de investimento apropriados para o tema em causa, ao longo dos anos o tópico transformou-se efectivamente na maior fonte de informação de ETFs neste fórum. Aquando da remodelação dos quadros do fórum procederam-se a algumas alterações que permitissem uma pesquisa mais facilitada por temas. Dada a concentração de informação sobre ETFs, achou-se que ficava mais claro por isso no título, tendo este sofrido várias alterações antes de chegar onde está.

Os tópicos são como a vida, dinâmicos. Ainda que tenha começado de uma certa forma, ao longo da sua vida foi adquirindo uma personalidade própria ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante CopodeLeite

Olá  Salvador

Pelo que li de todos os seus posts aqui no thread percebi que és um trader profissional...já pesquisei muito sobre este tema e não faltam esolas de forex e afins porem quase toda a informação que encontro não me parece de valor. Podias dar umas dicas por onde começar...gostava de saber quais os tópicos iniciais a aprender e onde ir buscar a informação. A internet parece uma fonte inesgotável de conhecimento mas no que toca ao trading simplesmente não consigo filtrar o que é bom.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aquilo que o Salvador apresentou aqui neste tópico para acumular riqueza ao longo do tempo não é algo que se possa chamar de trading. Diria até que é quase o oposto, pois não depende de andar em cima do acontecimento a fazer muitas compras/vendas, mas sim adquirir um portfólio equilibrado de activos e ir reforçando/equilibrando todos os anos, de preferência "esquecendo-o" no resto do tempo.

Se quer um tópico para ler sugiro que comece por reler a 1ª página deste tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 14/11/2016 at 3:33 PM, xgoldpt said:

Viva,

Neste momento pretendo investir 3000€ e mais tarde chegar aos 10000€ (com o fim de um depósito a prazo) ... e depois reforçar todos os meses um pouco.

Obrigado.

Esqueci-me de perguntar como seria constituída a carteira em termos de activos/títulos, i.e., se vais ter uma carteira mais ou menos complexa / com mais ou menos activos/ETF's.

Mesmo assim, pessoalmente (que vale o que vale eheheheh), para menos de 10k inicial e reforços de 2k, eu usaria FI's ao invés de ETF's.

Naturalmente é a minha opinião; no final do dia o que importa é a tua opinião :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Mouro Emprestado disse:

Mesmo assim, pessoalmente (que vale o que vale eheheheh), para menos de 10k inicial e reforços de 2k, eu usaria FI's ao invés de ETF's.

Naturalmente é a minha opinião; no final do dia o que importa é a tua opinião :)

Mouro, podes dar um exemplo disso? Quando se quer reforçar já não tem que se pagar as comissões nos FI?

Já tinha visto a tua opinião antes, mas sempre que vejo as comissões dos FI parece-me que são sempre desvantajosas relativamente aos ETF. Comprei, por 3 vezes, os 5 ETF da minha carteira, na Degiro e paguei pouco mais de 4 euros de cada vez, pois há 3 ETF não pagam comissões. Vou pagar ainda cerca de 0,33% por ano, estimando 3% de dividendos no REIT (10% do portfólio), mais 5 euros anuais de utilização de 2 bolsas. Mesmo com reforços de 2.000 euros a comissão na compra parece-me baixa (0,25% aproximadamente). Atenção que na venda também é cobrada essa comissão.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos,

Queria aproveitar que o Salvador_ apareceu por aqui outra vez para agradecer toda a informação prestada. Iniciou um belo tema e deu asas à vontade das pessoas de se lançarem neste tipo de investimento, mais fácil e mais barato do que o que nos é fornecido pela maioria dos bancos.

Já que estou numa de agradecimentos, agradecido também estou a todos os que têm mantido este tópico actual e em movimento. sem todos não se teria desenvolvido como desenvolveu.

Aproveito agora também para deixar uma pergunta.

Como à muito tempo sofro de "Analysis Paralysis", tenho sempre optado por formas de poupar dinheiro em vez de investir em todo o tempo que já passou (infelizmente, anos). Mas agora estou a pequenos passos de iniciar os investimentos e surgem-me novas dúvidas.

Tenho obviamente o meu "fundo de emergência" já feito. Na altura optei por um DP (a terminar a 9.2017), o qual, comparando com as taxas de agora, nem é mau. Era o montante suficiente para os gastos da altura, mas como agora mudei de país, o fundo não é suficiente para mais de 3 meses. Terei de o reforçar.

Durante o tempo de paralisia à espera de perceber melhor isto de investimentos, e qual seria o melhor que podia fazer, fiz o pior, não fazendo nada, e apenas poupei. Para manter o dinheiro (a que chamo fundo reforma) a render alguma coisa, coloquei parte dele, cerca de 46% agora que fiz as contas, em certificados de aforro, ainda no final da anterior série, a C, no final de Janeiro de 2015 (na altura, em conjunto com o meu pai e irmão) que, pelas minhas contas dá por volta de 2% ao ano.

A minha grande dúvida surge agora porque não sei se hei-de considerar esse montante como investimento de pouco risco, podendo assim apostar apenas em stocks, REIT e comodities e deixando as bonds de fora, ou se deva considerá-lo como cash, onde então deveria resgatá-lo e aplicá-lo em bonds (não em tão grande percentagem. apontaria mais para 30%).

Existe sempre a possibilidade de deixá-lo lá e resgatar o DP, e considerar os CA como o fundo de emergência (embora o montante esteja bem acima dos 6 meses de custos), se bem que seria menos líquido e levantaria mais complicações pois ficou em nome do meu pai.

Na vossa opinião qual seria a melhor opção?

Obrigado desde já pela vossa opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, mega_neo said:

Durante o tempo de paralisia à espera de perceber melhor isto de investimentos, e qual seria o melhor que podia fazer, fiz o pior, não fazendo nada, e apenas poupei.

Na minha opinião isso não é o pior, nem pouco mais ou menos. Mais vale poupar e ter o dinheiro em algo de baixo risco do que querer investir à força e acabar por fazer alguma asneira. Dada a facilidade de movimentação dos CA, penso que dinheiro lá investido pode ser considerado fundo de emergência. Como os CA permitem mobilização parcial, pode sempre deixar lá parte do dinheiro como fundo de emergência a complementar o DP, e investir o resto num portfólio diversificado.

Pensado em termos americanos, os CA são mais cash, obrigações de curto-prazo. Obrigações do Tesouro é que são mais "bonds" típicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JovemInvestidor

Alguem me sabe dizer como funcionam as taxas caso eu queira investir em ações americanas como a Apple Coca Cola e ETFs americanos como o SP500?

Isto porque acho que tenho mais valor em investir na américa do que cá na europa onde parece estar tudo estagnado, mas claro se os cortes forem muitos por investir na america talvez não compense

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá, li com grande interesse os primeiros posts do Salvador neste tópico, em 2011, e gostaria de me iniciar neste mundo de investimento seguindo um pouco os conselhos dados por ele.

Tenho cerca de 30k que gostaria de investir da mais variada forma. Irei reservar cerca de 10k para eventuais necessidades num futuro próximo 2-5 anos, mas os restantes poderia investir a longo prazo, pelo que esta me parece uma boa opcão. Dos 20k que me restam, que percentagem acham prudente colocar neste tipo de produtos?

Será que me poderiam ajudar a construir uma carteira diversificada e de baixo risco para retornos a longo prazo, uma vez que os exemplos que o Salvador deu já são de 2011?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os conceitos e o portfólio do Salvador mantêm-se actuais, mas entretanto surgiram mais ideias.

este comentário, do ruicarlov (pag. 72) deste tópico. Mas aconselho-te a ler o tópico completo, pois levantam-se muitas questões para nos obrigar a pensar. Podes ver também o tópico sobre fundos de investimento (FI).

Eu, antes de iniciar o meu investimento, andei a ler muita coisa para perceber onde ia pôr o meu dinheiro e os riscos que corro. Aconselho-te a fazer o mesmo. Aquilo que serve para mim pode não servir para ti, deves seguires um dos princípios do investimento: não investir em nada que não percebas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 19/11/2016 at 2:29 AM, Guest JovemInvestidor said:

Alguem me sabe dizer como funcionam as taxas caso eu queira investir em ações americanas como a Apple Coca Cola e ETFs americanos como o SP500?

Isto porque acho que tenho mais valor em investir na américa do que cá na europa onde parece estar tudo estagnado, mas claro se os cortes forem muitos por investir na america talvez não compense

Pode-se perfeitamente investir em ETFs europeus que invistam em empresas americanas. Desse modo não tem taxas adicionais e é tudo muito simples. Agora comprar ações americanas já acarreta tributações extra com dividendos, que implica depois mais complicações e activação de acordos para evitar. Depende da corretora que se usar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?index=Gold&groupField=index&assetClass=class-preciousMetals&ls=any

Consegues aceder a esse link? Tens aí alguns ETCs de ouro (não existem ETFs de ouro que distribuem dividendos, porque o ouro em si também não paga qualquer rendimento, ao contrário das acções ou obrigações).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/11/2016 at 16:10, ruicarlov disse:

Matérias-primas não geram dividendos. Não conheço nenhum ETF de ouro que o faça, logo não tem que se preocupar com esse ponto.

Porquê a preferência em euros? Tem o Xetra-Gold, mas tem uma comissão de gestão superior ao do IAU (em USD)

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

Vendi á pouco os IWDA e MTX que tinha visto estar com bastante receio desta história do Trump. Tinha entrado numa perspectiva de médio/longo prazo...

O que é facto é que isto é tudo mau demais para ser verdade e estou com bastante receio do que aí vem. Estava bastante desconfortável, pelo que resolvi desfazer-me das posições enquanto ainda estava com lucro.

A questão do etf em euro, tem a ver com o receio da queda do dólar. Neste sentido não seria melhor um etf em euros?

Já agora alguém me pode dar o ISIN do IAU?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, frcisko said:

A questão do etf em euro, tem a ver com o receio da queda do dólar. Neste sentido não seria melhor um etf em euros?

Já agora alguém me pode dar o ISIN do IAU?

Cumps

A questão cambial é pouco pertinente quando se está investido em ouro. Se a cotação do dólar desce face ao euro, são precisos mais dólares para comprar a mesma quantidade de ouro, logo o valor do ETF sobe.

O ISIN do IAU é US4642851053. Mas no caso de ETFs o que importa mais é mesmo o ticker (IAU), pois é assim que se encontram mais facilmente nas corretoras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    41 minutes ago, ruicarlov said:

A questão cambial é pouco pertinente quando se está investido em ouro. Se a cotação do dólar desce face ao euro, são precisos mais dólares para comprar a mesma quantidade de ouro, logo o valor do ETF sobe.

Não seria ao contrário?

Se uma onça vale 1100 doláres, com câmbio de 1,10 USD = 1 Euro, o equivalente será de 1.000 Euros.

Contudo, se o câmbio desvalorizar para a paridade, a mesma onça de 1100 dólares passará a equivaler 1.100 Euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 minutes ago, Mouro Emprestado said:

Não seria ao contrário?

Se uma onça vale 1100 doláres, com câmbio de 1,10 USD = 1 Euro, o equivalente será de 1.000 Euros.

Contudo, se o câmbio desvalorizar para a paridade, a mesma onça de 1100 dólares passará a equivaler 1.100 Euros.

Se o câmbio desvaloriza para a paridade, o preço da onça desce de 1100 dólares para 1000 dólares, logo a onça fica a valer na mesma 1000 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 25/11/2016 at 9:46 PM, Mouro Emprestado said:

De vez em quando apanhamos umas surpresas quando se está a fazer nenhum...

A Vanguard UK lançou no final de 2015 um ETF de acções mundiais com uma estratégia de volatilidade mínima (há umas páginas atrás mencionei um ETF semelhante, mas da iShares): https://www.vanguard.co.uk/uk/portal/detail/etf/overview?portId=9396&assetCode=EQUITY##overview

Até aqui nada de especial, mas depois reparei que este ETF não distribui dividendos, o que é uma novidade para os lados da Vanguard.

Atendendo ao pouco historial, é prematuro concluir se será de se investir nele (para quem segue uma estratégia de investimento em acções mundiais), até porque o valor dos activos sobre gestão ainda é muito pequeno (menos de EUR 10m).

Contudo, é mais um daqueles ETFs a ir acompanhando e, quem sabe, reforçar no mesmo daqui a uns anos.

Facto interessante que encontrei na factsheet: Este ETF é de gestão activa, não passiva como a maior parte dos ETFs, logo tem um benchmark mas não segue nenhum índice específico, o que explica parte da grande diferença de performance face ao iShares MSCI World Minimum volatility.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, ruicarlov disse:

Facto interessante que encontrei na factsheet: Este ETF é de gestão activa, não passiva como a maior parte dos ETFs, logo tem um benchmark mas não segue nenhum índice específico, o que explica parte da grande diferença de performance face ao iShares MSCI World Minimum volatility.

Pois, nem parece da Vanguard.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico