Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante Vagabundo

Em principio sim, mas os ETN têm que ser vistos caso a caso.

Se for detentor de um, abra a factsheet e têm la o risco de counterparty. Ou o mais certo é dizer que "counterparty risk is fully collaterised", o que quer dizer que o risco é nulo.

https://etc.deutscheam.com/GBR/ENG/Private/Downloads/ISIN/Factsheets/GB00B3SC0P31

Este tipo de informaçao esta disponivel na internet.

Mas tu és detentor de ETFs e ETNs, ou é so curiosidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Ando à procura de ETF's que não distribuam dividendos mas não sei se estou a fazer a pesquisa correcta.

Utilizo normalmente o jsut ETF para as minhas pesquisas e a lógica diz-me para pesquisar ETF's com o "use of profit" a ser o de "Accumulating"... No entanto, quando vou pesquisar os fundos que aí aparecem noutros sites, estes normalmente têm uma yield associada  e um histórico de pagamento de dividendos.

Alguém sabe se estou a fazer a pesquisa errada ou pode indicar-me uma listagem minimamente completa com ETF's que reinvistam os dividendos automaticamente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se será erro dos tickers nalgum lado, mas os ETFs desses dois links são diferentes.

Vê-se logo pelos títulos:  iShares MSCI Emerging Markets Consumer Growth UCITS ETF   vs.   iShares Core MSCI Emerging Markets ETF

O gráfico da evolução do preço ao longo de 1 ano é totalmente diferente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Visitante Vagabundo disse:

Em principio sim, mas os ETN têm que ser vistos caso a caso.

Se for detentor de um, abra a factsheet e têm la o risco de counterparty. Ou o mais certo é dizer que "counterparty risk is fully collaterised", o que quer dizer que o risco é nulo.

https://etc.deutscheam.com/GBR/ENG/Private/Downloads/ISIN/Factsheets/GB00B3SC0P31

Este tipo de informaçao esta disponivel na internet.

Mas tu és detentor de ETFs e ETNs, ou é so curiosidade?

Viva VV

apenas ETF's 

Estou com dificuldade de encontrar os datasheets dos ETFs pelos seus tickers.

Podes-me facultar o link por favor.

UM ABRAÇO!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda sobre a questão da replicação física ou sintética dos ETF, deixo aqui mais um artigo ",Physical Vs. Synthetic Misses The Much Larger Question", de onde saliento estes 2 pontos: 1) os ETF de replicação física também têm algum risco - quando emprestam títulos; 2) não se deve escolher um ETF apenas pelo seu método de replicação, mas sim pelo seu benefício / risco. Como em quase tudo nas nossas escolhas há sempre vantagens e desvantagens :) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 weeks later...

Boas pessoal,

Como está tudo pelos vossos investimentos?

Queria deixar aqui duas pequena perguntas para discussão.

Acham que agora será uma boa altura para entrar em compra de ETFs? ou é melhor esperar mais uma semana/mês para os mercados estabilizarem depois das eleiçõoes de hoje nos states?

Tenho estado também a analisar o portfólio que o Salvador incluiu na primeira pagina deste tópico. Na vossa opinião ainda é uma boa opção? ou existem outros etfs passíveis de serem escolhidos hoje que façam mais sentido para continuar com a boa rendibilidade que o portfólio apresenta?

Obrigado e bons investimentos

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, mega_neo disse:

Tenho estado também a analisar o portfólio que o Salvador incluiu na primeira pagina deste tópico. Na vossa opinião ainda é uma boa opção? ou existem outros etfs passíveis de serem escolhidos hoje que façam mais sentido para continuar com a boa rendibilidade que o portfólio apresenta?

este comentário, do ruicarlov (pag. 72) deste tópico. Mas aconselho-te a ler o tópico completo, pois levantam-se muitas questões para nos obrigar a pensar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    27 minutes ago, pfonseca said:

este comentário, do ruicarlov (pag. 72) deste tópico. Mas aconselho-te a ler o tópico completo, pois levantam-se muitas questões para nos obrigar a pensar :)

Obrigado pfonseca,

Realmente era algo assim que já me tinha passado pela cabeça. Obrigado e desculpa o trabalho, infelizmente ainda vou na pagina 17 de ler o tópico e estava a ficar impaciente por estar a demorar tanto tempo e sem acção. Assim já tenho uma base de pensamento porreira.

Pode ser que agora com as eleições apareça uma boa oportunidade de entrada no mercado. o que te parece?

Bem, e já agora, concordas com o portfólio?

Bem, e como estou com a Degiro aqui da Holanda, vou tentar encontrar etfs equivalentes que sejam da bolsa de AMS ou tentar evitar uma grande disperção para ver se poupo  nas comições de acesso às bolsas diferentes (€ 2,5/ano por bolsa diferente da de amsterdão)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, mega_neo disse:

Pode ser que agora com as eleições apareça uma boa oportunidade de entrada no mercado. o que te parece?

Bem, e já agora, concordas com o portfólio?

Só iniciei o meu investimento há 2 meses: o primeiro investimento + 2 reforços na minha carteira. Preferi manter o meu calendário pré-estabelecido, sem olhar para as eleições, mas foi a minha opção. O meu portfolio é este aqui.

O mouro emprestado apresenta aqui uma versão do Permanent Portfólio, do Harry Browne, que é muito interessante. Repara que o gráfico é quase linear, pelo menos nesse período.

O David Almas faz aqui uma análise "Presidente democrata ou republicano: qual o melhor para a bolsa?".

Editado por pfonseca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de lido todo o tópico, estou mesmo interessado em investir em ETF's.

Qual aconselham para começar ? DeGiro? GoBulling? Outro?

A DeGiro tem fundos gratuitos e paga-se 2,5€ por ano por cada bolsa em que se negoceia.

A GoBulling paga-se 5€ sempre que comprar ou vender, não se pagando mais nada.

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Mouro,

Sem querer parecer mal educado, posso te pedir que nos indiques entidades financeiras mais seguras para este tipo de investimento? Cada vez mais somos abordados pela plataforma SaxoBank (onde até o BIG aderiu a esta moda) sobre a qual já deixas-te claro ser de evitar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Não te sei responder a essa pergunta (o ser "mais" ou "menos" seguro requereria uma due-diligence financeira e legal).

O que te posso dizer é que uso o Best (conta normal) e o Invest para os meus ETFs, porque o aumento de comissões face (por exemplo) à DeGiro é completamente irrelevante para a minha carteira.

Vale o que vale...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Sei que sempre foste contra as corretoras que têm como base o saxo pela segurança das contas (concordo, mas uso na mesma por agora).

Nas transações deveria vir indicado um NIB de conta como fazem os grandes bancos nacionais. Nesse caso quase garantidamente temos os títulos separados. O BIG por exemplo aconselha ultimamente a plataforma Biglobal trade (saxo) mas consegue-se, através da MyBolsa fazer transações com indicação do nosso numero de conta.

Tal como dizes... vale o que vale!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__
    A 7/9/2016 at 07:30, Mouro Emprestado disse:

No ano passado expus aqui uma possível carteira de B&H, baseada no Portfolio Permanente do Harry Browne. Ver o racional no seguinte link: http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=105890

Passados cerca de 18 meses, é meu dever actualizar os ganhos dessa carteira teórica a Junho de 2016 (já vão 9 anos de historial):

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                  -2,94

2014                16,30

2015                 2,95

2016 (YTD)      8,82

Retorno médio: 9,33% / ano (mesmo contando com os encargos ficcionados de € 15 por cada compra de ETF, ainda que actualmente este tipo de comissões seja mais baixo).

Depois de um ano de 2015 médio atípico (fruto da maior correlação entre os activos, algo muito pouco comum), em 2016 vamos com 6 meses com um retorno de volta à média.

Refira-se que este ano a carteira tem tido um melhor desempenho fruto da crise de confiança do início do ano e fruto do Brexit (naquela 6.ª Feira vi a minha carteira real pular por aí acima :D ).

PP_1_A.jpg

PP_3_A.jpg

image hosting

(O valor da carteira indicado nos gráficos acima está enviesado pelo novo investimento de € 2.000 efectuado a 1 de Julho de 2016, em conformidade com os pressupostos desta carteira teórica de investimento)

Daqui a 6 meses voltarei a actualizar os retornos desta carteira.

Certamente não será a carteira mais sexy do mundo, mas continuam-se a verificar os pressupostos que levou à sua criação durante os anos 1980 pelo Harry Browne, pelo que não se trata de algo passageiro.

Boas 

Aos anos que já aqui não vinha. Hoje como recebi um email de alerta aqui do fórum cá vim. Por curiosidade esse tracker e gráficos são de onde? 

Parecem interessantes mas por estar num telemóvel não consigo ver qualquer identificação. 

Obrigado e bons investimentos a todos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Visitante Salvador__ disse:

Aos anos que já aqui não vinha. Hoje como recebi um email de alerta aqui do fórum cá vim. Por curiosidade esse tracker e gráficos são de onde? 

Bom Dia, que grande surpresa revê-lo aqui, bem vindo. Como pode ver, o seu tópico não parou de crescer. Os gráficos são do JustETF. A carteira é uma versão do mouro emprestado do permanent portfolio:

25% db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C - ISIN LU0274208692, WKN DBX1MW

25% ETFS Physical Gold - ISIN DE000A0N62G0, WKN A0N62G

25% Lyxor UCITS ETF EuroMTS 1-3Y Investment Grade (DR) EUR - ISIN FR0010222224, WKN A0HGFC

25% Lyxor EuroMTS 15+Y Investment Grade (DR) UCITS ETF C-EUR - ISIN LU1287023268, WKN LYX0VF

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 11/11/2016 at 3:36 PM, Mouro Emprestado said:

Olá, qual o valor para investires?

A partir de determinados valores, as comissões de compra e venda tornam-se (quase) irrelevantes, sendo mais importante a segurança da casa onde parqueias o investimento. :)

Viva,

Neste momento pretendo investir 3000€ e mais tarde chegar aos 10000€ (com o fim de um depósito a prazo) ... e depois reforçar todos os meses um pouco.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico