Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Boas tardes pessoal,

Espero que me consigam ajudar. Sou novo nisto dos ETFs, e como estou para abrir uma conta na DeGiro para finalmente investir, tenho pensado qual seria o melhor mercado/pais para abrir a conta (visto que cada site nao contem varias línguas e de momento onde estou, NL, ainda nao entendo holandês).

Digo isto pois, segundo os sites deles, os títulos detidos da bolsa onde o site esta sediado nao pagam a fee anual, e a compra e dos mesmos mais barata.

Logo, a minha pergunta vai no sentido de perceber qual o pais/mercado de origem dos ETFs mais escolhidos aqui pelo pessoal. em media claro.

Sei que vai depender de quais quererei escolher, mas obviamente poderá existir um mercado de onde a maioria deles que sao selecionados, correcto?

Sera a minha pergunta muito descabida?

Perguntei ao apoio ao cliente deles se nao haveria problema, Tax wise, de abrir conta no website de outro pais e a resposta foi nao. Nao sei se a estrategia valera a pena, mas se conseguir poupar alguns euros, ao longo dos anos, sempre ajuda :)

Obrigado pela ajuda e pela informação que já me transmitiram por este forum

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 16 horas, mega_neo disse:

... Logo, a minha pergunta vai no sentido de perceber qual o pais/mercado de origem dos ETFs mais escolhidos aqui pelo pessoal. em media claro...

Não sei se alguém saberá responder a isto. A minha carteira tem 5 ETF: 3 da bolsa de Amesterdão e 2 da Xetra (Alemanha). Acho que deves decidir que posições queres ter na tua carteira, e então escolher o broker.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva a todos

Estou aqui com uma pequena dificuldade. 

Quero adicionar o  db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF (LU0489337005) à minha carteira, na degiro só me aparece a versão em libras ( GBX 1.752,00) Isto está me a fazer alguma confusão com as casas decimais. Na degiro dá me a informação que a cotação está em 1752 libras, ao passo que no justetf diz me que está em 17.40 libras

Idealmente era existir uma versão em Euros, existe?

Caso contrario, alguém me consegue confirmar o valor real em libras para eu poder fazer a conversão.

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Eu não tenho esse ETF por isso não posso confirmar. No site da London Stock Exchange o preço é de GBP 1.743,75. No "listing" do JustETF só aparece um único ETF em libras (XGLR), na Bolsa de Londres. Aqui no site da DB diz GBP 17.44. Está confuso, só se o mínimo de compra for 100 unidades, mas não encontei nenhuma referência a isso.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, mafiapt disse:

Boa noite, GBX corresponde ao pence britânico e não a libras. A sigla da libra é GBP. Se tentar colocar uma ordem limitada, vai dar o valor em euros. Espero ter ajudado.

Bom dia, obrigado pelo esclarecimento. Assim já tudo faz sentido, 1 libra = 100 pence. Devia ter investigado o que era o GBX, pensei que fosse uma designação esquisita da Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/09/2016 at 19:14, Visitante Afonso80 disse:

Não é nenhum desses dois. É o db x-trackers XGLR. O XGLR acumula os dividendos, não havendo lugar ao pagamento de impostos sobre os dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, frugal disse:

Viva,

O que pensam de ter ETF's do DB ?

É grande risco?

Que estão a fazer vocês?

Obrigado!

Diria que em grande parte o artigo que o @pfonseca colocou (logo acima) é bastante esclarecedor sobre os ETF do DB. Há algo em concreto que te preocupe, que não esteja endereçado no artigo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/10/2016 at 23:22, Pedro Pais disse:

Diria que em grande parte o artigo que o @pfonseca colocou (logo acima) é bastante esclarecedor sobre os ETF do DB. Há algo em concreto que te preocupe, que não esteja endereçado no artigo?

Viva,

sempre soube que os ETFs sintéticos têm risco acrescido, mas nunca pensei que o DB estivesse em má situação.

Estava a sondar o que os amigos do fórum estão a fazer.

Eu para já estou parado, mas tenho medo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, frugal disse:

talvez tenhas razao

mas mais diversificado é mais inteligente

cps

há anos que fazes perguntas existenciais pelos fóruns. secalhar devias investir só em depósitos e viver mais tranquilo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, maj.lraep disse:

há anos que fazes perguntas existenciais pelos fóruns. secalhar devias investir só em depósitos e viver mais tranquilo.

e é mais seguro?

as instituições grandes também caiem e bem rápido

cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Vagabundo
    há 2 horas, frugal disse:

e é mais seguro?

as instituições grandes também caiem e bem rápido

cps

Os ETFs com replicaçao sintética que obedem às normas UCITS têm 10% como limite de risco de contra parte. Isto quer dizer que a exposiçao maxima à instituiçao de crédito (neste caso o DB) esta limitada em caso de falência.

Os ETF com replicaçao fisica, nao estao sujeitos ao risco da casa mae.

Agora os ETNs esses sim, em caso de falencia do banco o investidor pode sufrer perdas avutadas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Visitante Vagabundo disse:

Os ETFs com replicaçao sintética que obedem às normas UCITS têm 10% como limite de risco de contra parte. Isto quer dizer que a exposiçao maxima à instituiçao de crédito (neste caso o DB) esta limitada em caso de falência.

Os ETF com replicaçao fisica, nao estao sujeitos ao risco da casa mae.

Agora os ETNs esses sim, em caso de falencia do banco o investidor pode sufrer perdas avutadas.

Viva companheiro

obrigado pelo esclarecimento. O risco total em ETFs sintéticos é para quem os tem de 10% do seu valor? Só?

Sabes-me esclarecer também qual a diferença entre ETN e ETC ?

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Vagabundo
    há 4 horas, frugal disse:

Viva companheiro

obrigado pelo esclarecimento. O risco total em ETFs sintéticos é para quem os tem de 10% do seu valor? Só?

Sabes-me esclarecer também qual a diferença entre ETN e ETC ?

Abraço!

O risco maximo é de 10%, mas na maioria dos casos é proximo de 0% ou até negativo.

https://www.justetf.com/uk/news/etf/how-synthetic-etfs-reduce-counterparty-risk.html

https://etf.deutscheam.com/GBR/ENG/ETF/LU0490618542/B3N14D1/S-P-500-UCITS-ETF

Por exemplo o ETF sintético do link acima, tem um risco de -1.35%. associado ao deutsh bank. (risco  negativo).

Quanto aos ETN estes sao de uma forma simplista uma promessa de o banco lhe pagar os retornos associados a um determinado indice.

Enquanto que um ETF por outro lado é um fundo que detêm os constituintes ou contratos futuros para obter os retornos associados ao indice.

Quanto aos ETC esses sao ETFs de commodities.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante Vagabundo disse:

O risco maximo é de 10%, mas na maioria dos casos é proximo de 0% ou até negativo.

https://www.justetf.com/uk/news/etf/how-synthetic-etfs-reduce-counterparty-risk.html

https://etf.deutscheam.com/GBR/ENG/ETF/LU0490618542/B3N14D1/S-P-500-UCITS-ETF

Por exemplo o ETF sintético do link acima, tem um risco de -1.35%. associado ao deutsh bank. (risco  negativo).

Quanto aos ETN estes sao de uma forma simplista uma promessa de o banco lhe pagar os retornos associados a um determinado indice.

Enquanto que um ETF por outro lado é um fundo que detêm os constituintes ou contratos futuros para obter os retornos associados ao indice.

Quanto aos ETC esses sao ETFs de commodities.

Boa noite 

Confirmas desse modo que os ETFs e ETC's do DB caso este vá à falência os detentores de posições sinteticas perdem até 10% do montante investido?

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico