Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 9/4/2016 at 08:10, Visitante kropsa disse:

Ando a absorver informação sobre EFT´s

Pretendia investir 10% das minhas poupanças para este tipo de produto.

O que acham desta simples carteira?

ISHARES MSCI WOR A (IE00B4L5Y983)  - 40%

iShares Euro Government Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc) (EUR) (IE00B3VTN290)  -  60%

Embora seja conservador, tendo em conta as fracas rentabilidades vou arriscar uma pequena parte das poupanças a longo prazo. 5-10anos

As acções num fundo de indice mundial só têm o problema de um crash à lá 2008 que é impossível prever que seja daqui a 1, 5 ou 20 anos. O que num investimento a longo prazo 5-10 anos se dilui

E embora também ache que as obrigações estão sobrevalorizadas, devido ao efeito BCE não creio que se altere nos próximos anos.

Agradecia um feedback ou opiniões diferentes.

o Ishares MSCI world é um dos que tenho na carteira que estou a construir. 

Para as obrigações ainda não encontrei nenhum global.

Reparei que o teu das obrigações é apenas Euro, pelo que sim, o efeito BCE vai sentir-se mais. Bom era mesmo um ETF de obrigações globais (Acc), eu não conheço nenhum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/09/2016 at 12:38, ricardomcm disse:

Para as obrigações ainda não encontrei nenhum global.

Reparei que o teu das obrigações é apenas Euro, pelo que sim, o efeito BCE vai sentir-se mais. Bom era mesmo um ETF de obrigações globais (Acc), eu não conheço nenhum.

Pelo menos pode-se juntar obrigações dos EUA, para ficar mais global:  CBU7

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acrescentei um ETF de ouro à minha carteira para uma maior diversificação. Abri uma nova conta no JustETF e fiz outra simulação. E foi com uma carteira semelhante que decidi iniciar o meu investimento, na Degiro. 

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    17 minutes ago, inpanzinator said:

@pfonseca

Algum motivo para teres escolhido o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C em vez do típico iShares Core MSCI World UCITS ETF? Esse parece ter um TER maior e ser sintético.

Para testes a partir de 2007, tens de escolher o ETF da DB X-trackers, porque é mais antigo (o da iShares é de 2009 salvo erro).

De resto, para actuais investimentos, pessoalmente prefiro o ETF da iShares.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah, ok. Pensei que tivesse optado por comprar o da DB, para além de ser mais útil no justETF para ter uma ideia da rentabilidade. 

Pela pesquisa que fiz o da iShares também me parece ser uma melhor escolha, nem que seja para fugir aos ETFs sintéticos e custos superiores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/09/2016 at 22:20, inpanzinator disse:

Algum motivo para teres escolhido o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C em vez do típico iShares Core MSCI World UCITS ETF? Esse parece ter um TER maior e ser sintético.

A carteira inicial era: 55% IWDA + 15% XGLR  + 15% CBU0 + 15% TPSA, , como está neste post.

Para testar esse portfólio usei os seguintes ETF: XMWO == IWDA (55%) + IWDP == XGLR (15%) + TPSA (15%) + MTF == IS04 (15%)

A carteira com ouro era: 55% IWDA + 10% XGLR  + 15% CBU0 + 10% TPSA + 10% PHAU / VZLD

Tal como o Mouro referiu, a alteração dos ETF foi apenas para teste.

Editado por pfonseca
    Troquei o IS04 pelo CBU0
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 5 de setembro de 2016 at 21:35, Mouro Emprestado disse:

Para os amantes do B&H e do investimento passivo, achei interessante o seguinte artigo:

https://www.justetf.com/de-en/news/passive-investing/twenty-years-in-retrospect-what-would-be-the-value-of-my-portfolio-today.html

Interessante. As taxas de juro negativas actuais é que não me convencem. Optar pelas obrigações dos EUA ficamos sujeitos ao risco cambial.

Olhando para a minha carteira parece muito agressiva, apenas porque não juntei os outros 50% das minhas poupanças: 50% em depósitos a prazo + 50% em CTPM, No global fiquei: 27,5% acções, 37,5% obrigações (12,5% usa + 25% ctpm), 5% ouro, 5% reit, 25% cash (dp). 50% investimento de risco + 50% investimento sem risco.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Mouro Emprestado said:

Tens disso para ETFs europeus no Justetf.com.

Para ETFs americanos, tens o ETFReplay.com.

Tenho andado a brincar com o justetf e nao vejo onde descarregar os dados. Estou interessado em formato excel/csv. É uma função premium?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes usar o finance.yahoo: depois de seleccionares o ETF, clica em "historical data". Escreves as datas de início e fim e a frequência: dia; semana ou mês. Aqui está um exemplo para o IWDA, desde 18 de Setembro de 2010, frequência mensal. Depois clicas em "Download Data" e obtens um ficheiro csv.

Para testar ETF americanos eu gosto de usar o portfolio visualizer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    1 hour ago, AndreAtomic said:

pfonseca, tenho de perguntar e desculpa se for demasiado pessoal, mas que idade tens e quanto tempo levaste para construir esse portefólio de 44K?

Respondendo pelo pfonseca, até porque fui eu que desafiei a constituir esse portfolio teórico no justetf.

O portfolio é teórico.

Começa-se com 10.000 euros a 1 de Julho de 2007 (no topo antes da crise de 2007-2009). A cada 1 de Julho subsequente, acrescenta-se 2.000 euros à carteira e rebalanceia-se a mesma.

Escolhi esses valores por considerar que são metas atingíveis por uma boa parte da população (certamente pelos agregados familiares que investem as suas poupanças em FI's e instrumentos semelhantes).

Numas páginas atrás deste tópico tens outro portfolio com idênticas condições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 8/22/2016 at 5:18 PM, ruicarlov said:

Já andei a experimentar com os ETFs de baixa volatilidade, e onde se nota maior diferença é no mercado americano. No resto do mundo a diferença de performance não é tão notória, pelo menos nas quedas do ínicio deste ano. As quedas dos ETFs minimum volatility não foram significativamente menores na Europa e Emergentes. Já nos EUA foi uma diferença grande.

Encontrei o ETF e depois vejo que já andam aqui a falar dele :P

Mas comparado os ETFs o de Min. Vol. parece ganhar vantagem (no gráfico e nos números).

chart(1).jpg

Return/Risk 1 Year        
    0.47            
    1.23
    Return/Risk 3 Years
    0.82
    1.35
    Return/Risk 5 Years
    1.06
    -

Existe alguma razão para o desaconselharem em relação ao "standard"? Já vi que é 0.10% mais caro.

Obrigado

12 hours ago, pfonseca said:

Podes usar o finance.yahoo: depois de seleccionares o ETF, clica em "historical data". Escreves as datas de início e fim e a frequência: dia; semana ou mês. Aqui está um exemplo para o IWDA, desde 18 de Setembro de 2010, frequência mensal. Depois clicas em "Download Data" e obtens um ficheiro csv.

Para testar ETF americanos eu gosto de usar o portfolio visualizer.

Obrigado,ainda não consegui encontrar todos os que queria, o ISIN não funciona, o código a usar é o ticker da Bloomberg?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

For 43 consecutive trading days this summer -- nearly two months -- U.S. stocks barely budged. The S&P 500’s one-day move never crept above 1 percent during that time, and the S&P 500’s average one-day move was just six basis points over that period.

That streak stopped when the S&P 500 tumbled 2.5 percent on Friday and then bounced back 1.5 percent on Monday.

It looks like investors expect the market’s newfound jitters to hang around for a while longer. The average value of the CBOE Volatility Index -- a widely followed barometer of expected volatility in U.S. stocks better known as the VIX –- was 12.5 during those 43 tranquil days. The VIX shot up to an average of 16.4 over the last two trading days.

Welcome back, volatility.

Investors are used to the turbulence by now. After all, U.S. stocks have battered investors on three recent occasions -- in August of 2015, in the early days of 2016 and yet again during the tense days that followed Brexit.    

Given those bumpy episodes, many investors want to sidestep volatility by piling into so-called "low-volatility strategies" -- funds that invest in stocks that have historically been less volatile than the broader market.  

The only problem is that low-volatility funds were anything but that during Friday’s market rout. As Bloomberg News reported, both the PowerShares S&P 500 Low Volatility fund and the iShares Edge MSCI Min Vol USA fund -- two popular low-volatility funds -- were down more than the S&P 500 on Friday.

Oops.

Still, it’s easy to understand investors’ faith in low-volatility strategies because low volatility has achieved investing’s version of nirvana: a higher return than the market with, well, lower volatility.

The MSCI USA Minimum Volatility Index returned 10.9 percent annually from June 1988 to August 2016, including dividends, with a standard deviation of 11.4 percent (the longest period for which data is available). The MSCI USA Index returned just 10.3 percent annually over the same period, with a standard deviation of 14.5 percent.

Low volatility’s resume is just as impressive over shorter periods. The USA Minimum Volatility Index was less volatile than the USA Index 100 percent of the time over rolling five-year periods. The USA Minimum Volatility Index also managed to beat the USA Index 59 percent of the time over those same rolling five-year periods.

Too Good
    Low volatility strategies have historically beaten the broader market with less volatilit

But anyone who has ever bought a high-flying fund only to watch it crash and burn knows, as they say in the trade, that past performance is not necessarily indicative of future results. Bear that warning in mind if you're in the market for low-volatility strategies.

For starters, much of low volatility’s success was achieved when no one was looking. The PowerShares and iShares low volatility funds date back to only 2011. The finance graveyard is littered with low-risk-high-return strategies that somehow lost their sheen once investors actually showed up.

And the problem with actual investors, of course, is that they have a pesky habit of driving up prices. The price-to-earnings ratios (excluding negative earnings) of the USA Minimum Volatility Index and the USA Index were 17 and 16.2, respectively, in the third quarter of 2013. But low volatility’s valuation has swelled relative to the broader market since then. Today those same P/E ratios are 23.3 and 20.8, respectively.

It’s no secret that high valuations are a drag on future returns, but there are other ominous signs of potential trouble for low-volatility plays.

The USA Minimum Volatility Index has historically beaten the USA Index by an average of 0.3 percent annually over rolling five-year periods. When low volatility has managed to beat the broader market by a wider margin than that, its future returns have tended to be more modest or even negative. The USA Minimum Volatility Index has beaten the USA Index by 0.9 percent annually over the last five years through August.

Also, the volatility of low-volatility strategies occasionally approaches that of the broader market. When that happens, low volatility’s returns tend to suffer.  The difference between the USA Minimum Volatility Index and the USA Index’s rolling five-year standard deviation last peaked in 2012 at 4.5 percent, and has declined ever since. That difference is just 3 percent today.

Low volatility is one of the few remaining strategies where investors still expect higher returns in exchange for lower risk. Maybe it's time to reconsider.

This column does not necessarily reflect the opinion of Bloomberg LP and its owners.

https://www.bloomberg.com/gadfly/articles/2016-09-13/trying-to-get-rich-can-be-highly-volatile

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/09/2016 at 22:06, BL disse:

Obrigado,ainda não consegui encontrar todos os que queria, o ISIN não funciona, o código a usar é o ticker da Bloomberg?

Tenho usado o "Ticker" que aparece no JustETF, em "Listing", do ETF escolhido. Já tentaste pesquisar pela descrição? Pode ser que não tenham esse ETF. Por vezes o ticker de uma bolsa não aparece mas outro ticker já aparece, para o mesmo ETF.

A 18/09/2016 at 10:12, AndreAtomic disse:

pfonseca, tenho de perguntar e desculpa se for demasiado pessoal, mas que idade tens e quanto tempo levaste para construir esse portefólio de 44K?

Gostava muito de dizer que era a minha carteira real, mas só iniciei o meu investimento no início do mês com: 55% IWDA + 10% SPYJ + 15% IS04 + 10% TPSA + 10% PHAU / VZLD .

A carteira que o Mouro apresentou está aqui. Eu já tenho 53 anos. Para além de ainda querer aplicar as minhas poupanças, também queria fazer com que os meus filhos comecem já a pensar e a aprender sobre investimentos.

Editado por pfonseca
    Completar a minha resposta
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/09/2016 at 22:06, BL disse:

Encontrei o ETF e depois vejo que já andam aqui a falar dele :P

Mas comparado os ETFs o de Min. Vol. parece ganhar vantagem (no gráfico e nos números).

O MVOL, iShares Edge MSCI World Minimum Volatility, é um ETF Smart Beta. O Mouro mencionou este ETF neste post, como alternativa ao IWDA. O Smart Beta é um método que utiliza um critério, chamado factor, para seleccionar os títulos que compõem o ETF. Aquilo que se ganha na selecção perde-se em diversificação. Esses números são atractivos, mas é preciso não esquecer que os resultados do passado não garantem os resultados futuros.

Eu recomendo a leitura atenta deste artigo, "A Guide to Smart Beta ETF Investing", antes de escolheres um ETF Smart Beta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico