Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado

Explica-te lá bem, que essa pergunta não faz qualquer sentido.

E já agora, ficava-te muito bem, por uma vez, em vez de questionares sempre os outros ad-eternum, adicionasses algum conteúdo do teu. Do género, "no meu caso, faria isto ou aquilo, mas gostaria de comparar com a opinião dos outros"...

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado

Para quem usa ou está a pensar usar um ETF que replica o MSCI World, deixo o seguinte link para "estudo" relativamente a um índice semelhante, mas ao mesmo tempo diferente:

https://www.msci.com/resources/factsheets/index_fact_sheet/msci-world-minimum-volatility-index.pdf

O ETF que replica esse índice: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B8FHGS14

Tem uma comissão anual de gestão de 0,30% e um AUM superior a € 1,5b (pelo que não é propriamente "pequeno") e está disponível no Best e no Invest (contas normais).

Existem alguns tópicos no Bogleheads onde se discute sobre este tipo de índices (não confundir Minimum Volatility com Low Volatility, que são estratégias diferentes).

Disclaimer: Este post não é uma recomendação para investimento nesse tipo de estratégias alternativas.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Para quem usa ou está a pensar usar um ETF que replica o MSCI World, deixo o seguinte link para "estudo" relativamente a um índice semelhante, mas ao mesmo tempo diferente:

https://www.msci.com/resources/factsheets/index_fact_sheet/msci-world-minimum-volatility-index.pdf

O ETF que replica esse índice: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B8FHGS14

Tem uma comissão anual de gestão de 0,30% e um AUM superior a € 1,5b (pelo que não é propriamente "pequeno") e está disponível no Best e no Invest (contas normais).

Existem alguns tópicos no Bogleheads onde se discute sobre este tipo de índices (não confundir Minimum Volatility com Low Volatility, que são estratégias diferentes).

Disclaimer: Este post não é uma recomendação para investimento nesse tipo de estratégias alternativas.

viva

que achas de 50% stocks mundiais e 50 de cabaz de obrigações ? Ou isto em accoes europeias 50 + bonds europeus 50?

Para os meus filhos gostaria de criar uma carteira segura.

abraço amigo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Um caso a estudar.. em futuros reforços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    On 8/13/2016 at 11:23 AM, Mouro Emprestado said:

Mouro, vinha mesmo agora falar sobre esse ETF. O que é que achas dele?

Comparando com o IWDA a unica desvantagem parece ser (além de ser 0.10% mais caro) o facto de ser relativamente novo (final de 2012).

Mas sinceramente também não vejo as vantagens já que em termos de volatilidade anda à volta dos 15% assim como o IWDA....não sei bem o que pensar dele...

Editado por Zé das Facas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já andei a experimentar com os ETFs de baixa volatilidade, e onde se nota maior diferença é no mercado americano. No resto do mundo a diferença de performance não é tão notória, pelo menos nas quedas do ínicio deste ano. As quedas dos ETFs minimum volatility não foram significativamente menores na Europa e Emergentes. Já nos EUA foi uma diferença grande.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 22/08/2016 at 6:08 PM, Zé das Facas said:

Um Etf com um fund size de 111M, é pequeno?

Eu sei que 1.5B é melhor, mas mesmo assim 111M é pouco?

Ando a olhar para esta versão do IWDA mas GBP hedge (tenho libras...): https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?isin=IE00B42YS929

Não é propriamente grande...

Mas para todos os efeitos, se tens libras, porque raio te vais meter num produto com hedge cambial? O_o

A não ser que tenhas uma fé muito grande que a libra está desvalorizada, eu preferiria estar exposto às restantes moedas mundiais (i.e., sem hedge à libra), porque esta exposição protege-te duma eventual desvalorização da tua moeda funcional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, Mouro Emprestado said:

Não é propriamente grande...

Mas para todos os efeitos, se tens libras, porque raio te vais meter num produto com hedge cambial? O_o

A não ser que tenhas uma fé muito grande que a libra está desvalorizada, eu preferiria estar exposto às restantes moedas mundiais (i.e., sem hedge à libra), porque esta exposição protege-te duma eventual desvalorização da tua moeda funcional.

Exactamente pelo que disseste. O brexit veio tramar-me a coisa toda. A estratégia era comprar SWDA mas com a desvalorização toda que o GBP sofreu relativamente ao EUR e ao USD, o ETF tornou-se muito mais caro. O GBP está no valor mais baixo desde há muito tempo mas não acredito que assim fique por muito tempo. Pode levar 1 mês ou 5 anos mas o GBP vai voltar a subir e quando isso acontecer vou perder bastante com o SWDA. Daí andar a ver alternativas que me protegem desse cenário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, Mouro Emprestado said:

Lets agree to disagree :)

Não vamos nada! Eu quero é que me mostrem que estou errado, eu quero estar errado!!!!!!!

10 hours ago, Mouro Emprestado said:

Para todos os efeitos, tens um ETF que segue o MSCI World e que tem hedge cambial para a libra:

iShares MSCI World GBP Hedged UCITS ETF
    ISIN IE00B42YS929

Então mas esse foi o que linkei em cima e que originou aqui a discussão!

https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?isin=IE00B42YS929

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Confusão minha então...

Como disse acima, não concordo fazer hedge cambial de um índice accionista quando a moeda em que investes é supostamente forte (USD, EUR, Yene, GBP ou CHF), porque o hedge retira parte dos ganhos (afinal, trata-se de um seguro) e porque no futuro as moedas fortes tendem todas para equilíbrio. Para além disso, as empresas já estão expostas ao RU via os proveitos decorrentes do negócio desenvolvido aí, por isso se o GBP valorizar, naturalmente o índice sem cobertura cambial também valorizará.

E depois tentar fazer market timing com forex, parece-me demasiado especulativo (embora se fosse a adivinhar um cenário, creio que o GBP vai ainda sofrer um pouco nos próximos tempos, embora possa estar altamente errado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hello Malta,

Em primeiro lugar, obrigado por tudo o que escrevem aqui, pois tem-me ajudado muito a compreender melhor este mundo dos ETFs. 

Eu vou investir usando o BIG e tenho andado a procurar definir o meu portfolio com o justETF. Tenho tentado encontrar um ETF no mercado da energia, com foco em petroleo, mas quase tudo o que me aparece ou é pequeno ou tem replicacao swap. O melhor que encontrei foi o "iShares Oil & Gas Exploration & Production UCITS ETF" (A1JKQL), mas tem um TER de 0,55% e um tamanho de 106 Mil EUR. Alguém conhece algo melhor, acessível pelo banco big?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Para esse tipo de activos, se calhar encontras algum Fundo de Investimento melhor.

A questão é saberes a razão para quereres investir nesse ETF, quando um ETF que siga o MSCI World quase de certeza já inclui empresas grandes do mercado de energia (petrolíferas, eólicas, etc).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta e pelo challenge, Mouro. Eu prefiro estar mais exposto aos maiores upswings de um ETF focalizado em energia. Pelo que aprendi, eu sei que na filosofia de investimento em ETFs o objectivo é invest & forget (com reajustamentos pelo meio, claro) e que o momento de entrada nao importa no long term...mas como neste momento específico todo o mercado de energia anda em baixo, e como vai ter que subir, queria aproveitar essa onda, whenever it comes.

Relativamente a fundos...tenho alguma dificuldade em colocar a minha confianca neles, e para além disso tem fees mais altas.

Faz algum sentido o que disse?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

É melhor ver isso no tópico da Degiro. Basicamente paga-se uma comissão anual por cada mercado onde se negociou (Lisboa, Frankfurt, Nova Iorque, etc..)

Ah, já sei o que é. Não considero que seja uma fee escondida. Diz lá no site que por cada bolsa em que se detenha algo cobram 0,25% do montante com um custo máximo por bolsa de 2,5€. A euronext lisboa é grátis.  E atenção que os 2,5€ são por bolsa e não por posição, ou seja, se transaccionarmos várias vezes em 3 bolsas, o total máximo seria 3 vezes 2,5€.

Mesmo com esta fee, fica muito mais barato a DeGiro que outra corretora cá em Portugal.

De qualquer maneira obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, mafiapt disse:

Ah, já sei o que é. Não considero que seja uma fee escondida. Diz lá no site que por cada bolsa em que se detenha algo cobram 0,25% do montante com um custo máximo por bolsa de 2,5€. A euronext lisboa é grátis.  E atenção que os 2,5€ são por bolsa e não por posição, ou seja, se transaccionarmos várias vezes em 3 bolsas, o total máximo seria 3 vezes 2,5€.

Mesmo com esta fee, fica muito mais barato a DeGiro que outra corretora cá em Portugal.

De qualquer maneira obrigado.

sem dúvida

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    22 hours ago, rodazilitu said:

Simplesmente devido ao facto de, no longo-medio prazo nao terem na sua maioria melhores resultados que os ETFs.

Diz quem?

Isso é daqueles mitos que depois na realidade não se verifica.

Sem dúvida que é difícil a um FIGA bater um ETF sobre o SP500 (dado que se trata de um mercado muito eficiente), mas quando entramos em activos mais específicos (tipo energia, mercados emergentes), não sei se será verdade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ando a absorver informação sobre EFT´s

Pretendia investir 10% das minhas poupanças para este tipo de produto.

O que acham desta simples carteira?

ISHARES MSCI WOR A (IE00B4L5Y983)  - 40%

iShares Euro Government Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc) (EUR) (IE00B3VTN290)  -  60%

Embora seja conservador, tendo em conta as fracas rentabilidades vou arriscar uma pequena parte das poupanças a longo prazo. 5-10anos

As acções num fundo de indice mundial só têm o problema de um crash à lá 2008 que é impossível prever que seja daqui a 1, 5 ou 20 anos. O que num investimento a longo prazo 5-10 anos se dilui

E embora também ache que as obrigações estão sobrevalorizadas, devido ao efeito BCE não creio que se altere nos próximos anos.

Agradecia um feedback ou opiniões diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico