Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Olá a todos,bom dia,

Estou na fase final do meu portfólio, quase pronto para iniciar o meu investimento. Decidi desistir da Vanguard, e concentrar-me nos ETF que não distribuem dividendos, seguindo os conselhos deste post :) - tinha de verificar por mim que tinham razão. Baseei-me no portfólio "Swensen Lazy", dos Core-Four Portfólios, e cheguei ao seguinte: 55% Acções Globais; 15% REIT Global; 15% Tesouro dos EUA de Longo Prazo; 15% Tesouro dos EUA de Médio Prazo  ou de Curto Prazo ou ainda de TIPS ( Treasury Inflation Protected Securities). Prefiro apostar nas obrigações dos EUA do que nas da Europa, mesmo com risco cambial. Em concreto:

55% IWDA ou SPYY + 15% SPYJ ou XGLR  + 15% IS04 ou SPPX + 15% CBU3 ou CBU7 ou TPSA

SPYJ, IS04 e SPPX distribuem dividendos

Os ETF da SPDR têm menos transacções do que os da iShares, principalmente o SPYY relativamente ao IWDA.

As despesas anuais podem ir até 0,60%, contando com os 28% sobre uma estimativa dos dividendos dos ETF, que distribuem dividendos. Todos estes ETF aparecem na lista da Interactive Brokers. O IWDA aparece na lista dos ETF grátis da Degiro, mas não dá para consultar os outros ETF. Pesquisei também alguns portugueses mas também não consegui encontrar quem tenha estes ETF todos. Gostaria de saber a vossa opinião, principalmente sobre a escolha entre o CBU3, CBU7 e TPSA.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado

Só um aparte PFonseca, se tiveres menos de € 10.000 e não conseguires poupar, por ano, pelo menos € 2.500, não sei se investir em ETFs será o melhor, por causa das comissões (atenção às comissões escondidas na Degiro).

Considerações aparte, aplicando esse portfolio do David Swensen, escolheria os seguintes ETFs:

iShares Core MSCI World UCITS ETF (IE00B4L5Y983) - Acções Globais

db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate (LU0489337005) - REIT

iShares $ Treasury Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc) (IE00B3VWN518) - Treasuries

iShares $ TIPS UCITS ETF (IE00B1FZSC47) - TIPS

Dos ETFs acima, e para testares o seu historial, sugiro-te que cries uma carteira hipotética no JustETF, para ver como é que se portou nos últimos (era importante apanhares o crash desde meados de Junho de 2007).

Terás de trocar o primeiro ETF por um com maior historial (eu uso o db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (LU0274208692), porque tem historial desde 2006).

Por outro lado, e ainda que não exista nenhum ETF de REIT global que acumule dividendos com maior historial, podes sempre testar a performance teórica da carteira com um ETF de distribuição de dividendos (por exemplo: iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF (IE00B1FZS350)).

Se quiseres, deixo-te o desafio de testares essa carteira no JustETF num pressuposto igual aquele que deixei neste post (http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=129797 ), ou seja, capital inicial de € 10k a 1 de Julho de 2007, reforços anuais de € 2k a cada 1 de Julho e custos de € 15 por cada transação de ETFs, para compararmos as rentabilidades históricas :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Mouro Emprestado disse:

Só um aparte PFonseca, se tiveres menos de € 10.000 e não conseguires poupar, por ano, pelo menos € 2.500, não sei se investir em ETFs será o melhor, por causa das comissões (atenção às comissões escondidas na Degiro). (...)

iShares $ Treasury Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc) (IE00B3VWN518) - Treasuries (...)

Se quiseres, deixo-te o desafio de testares essa carteira no JustETF num pressuposto igual aquele que deixei neste post (http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=129797 ), ou seja, capital inicial de € 10k a 1 de Julho de 2007, reforços anuais de € 2k a cada 1 de Julho e custos de € 15 por cada transação de ETFs, para compararmos as rentabilidades históricas :)

Mouro, obrigado pelo aparte, espero conseguir poupar pelo menos esse valor por ano. De início, também é um pouco mais de 10.000 euros, embora não todo de uma vez.

Prefiro usar as Treasury 20+, em vez das 7-10 anos, desde que li aqui o comentário do Ruicarlov, que funcionavam  bem junto com ETF de acções. Apesar das 7-10 anos serem já considerados de longo prazo, não são tão eficazes.

Como não sou um utilizador premium do JustETF não posso responder na integra ao desafio, mas fiz um teste parecido no porfolio visualizer, que tenho vindo a usar.  O portfolio visualizer só trabalha com ETF dos EUA, em dólares e, tanto quanto eu percebo, não posso acrescentar despesas de compra. Testei 3 portfólios com Fundos e ETF parecidos com os falados aqui, com um valor inicial de 10.000 USD e um reforço de 2.000 USD anual.

Fiz as seguintes substituições. Não consegui encontrar um REIT Global anterior a 2008, estou a usar só dos EUA.

IWDA = VTSMX + VTMGX (Acções Global de países desenvolvidos)
    XGLR (REIT Global) = VGSIX (REIT, só EUA)
    CBU3 = VFISX (Curto Prazo, 1-3 anos)
    TPSA = VIPSX (TIPS)
    CBU0 = IEF (Longo Prazo, 7-10 anos)
    IS04 = TLT (20+ anos)

Portfolio 1 - Permanente
    TLT    iShares 20+ Year Treasury Bond ETF 25.00%
    GLD    SPDR Gold Trust    25.00%
    VTSMX    Vanguard Total Stock Market Index Fund 13.00%
    VTMGX    Vanguard Developed Markets Index Admiral 12.00%
    VFISX    Vanguard Short-Term Treasury Fund 25.00%

Portfolio 2 - pfonseca swansen lazy
    TLT    iShares 20+ Year Treasury Bond ETF 15.00%
    VTSMX    Vanguard Total Stock Market Index Fund 28.00%
    VGSIX    Vanguard REIT Index Fund 15.00%
    VTMGX    Vanguard Developed Markets Index Admiral 27.00%
    VIPSX    Vanguard Inflation Protected Securities Fund 15.00%

Portfolio 3 - mouro swansen lazy
    VTSMX    Vanguard Total Stock Market Index Fund 28.00%
    VGSIX    Vanguard REIT Index Fund 15.00%
    VTMGX    Vanguard Developed Markets Index Admiral 27.00%
    VIPSX    Vanguard Inflation Protected Securities Fund 15.00%
    IEF    iShares 7-10 Year Treasury Bond ETF 15.00%

Dez de 2004 a Jul 2016, com $10.000,00 inicial e $2.000,00 de contribuição anual
    Portfolio performance statistics

(1)Portfolio / (2)Initial Balance / (3)Final Balance / (4)CAGR / (5)IRR / (6)Std.Dev. / (7)Best Year / (8)Worst Year / (9)Max. Drawdown / (10)Sharpe Ratio / (11)Sortino Ratio / (12)US Mkt Correlation
    * The number in parenthesis shows the calculated value taking into account the periodic contributions.

Portfolio1 / $10,000 / $60,102 / 16.62% / 6.58% / 7.29% / 14.21% / -3.47% / -13.61% (-13.61%) / 0.87 / 1.52 / 0.36

Portfolio2 / $10,000 / $63,234 / 17.13% / 7.15% / 11.69% / 18.45% / -22.41% / -39.13% (-29.65%) / 0.59 / 0.84 / 0.90

Portfolio 3 / $10,000 / $59,939 / 16.59% / 6.55% / 11.72% / 20.74% / -24.81% / -40.00% (-30.67%) / 0.54 / 0.76 / 0.93

S&P 500 / $10,000 / $67,856 / 17.84% / 7.95% / 14.56% / 32.39%    / -37.00% / -50.95%  (-41.13%) / 0.50 / 0.72 / 1.00

Jul 2007 a Jul 2016, com $10.000,00 inicial e $2.000,00 de contribuição anual
    Portfolio performance statistics

(1)Portfolio / (2)Initial Balance / (3)Final Balance / (4)CAGR / (5)IRR / (6)Std.Dev. / (7)Best Year / (8)Worst Year / (9)Max. Drawdown / (10)Sharpe Ratio / (11)Sortino Ratio / (12)US Mkt Correlation
    * The number in parenthesis shows the calculated value taking into account the periodic contributions.

Portfolio1 / $10,000 / $42,400 / 17.24% / 6.04% / 7.85% / 13.46% / -3.47% / -13.61% (-13.61%) / 0.85 / 1.46 / 0.36

Portfolio2 / $10,000 / $44,536 / 17.87% / 6.75% / 12.89% / 18.45% / -22.41% / -39.13% (-28.54%) / 0.50 / 0.71 / 0.90

Portfolio3 / $10,000 / $42,501 / 17.27% / 6.08% / 12.92% / 20.74% / -24.81% / -40.02% (-29.73%) / 0.44 / 0.62 / 0.93

S&P 500 / $10,000 / $49,114 / 19.15% / 8.16% / 16.06% / 32.39% / -37.00% / -50.95% (-37.66%) / 0.44 / 0.63 / 1.00

O que mais me surpreendeu foi a Max Drawdown do Portfólio Permanenente ser igual com a contribuição anual e sem a contribuição anual. Mas o resto confirma o teu post sobre o teu portfólio permanente "europeu". Sinceramente, continuo a achar muito interessante, como já tinha dito. Mas não me atrai a ideia de ter 25% do portfólio em fundos especulativos (ouro).

Continuo a receber um erro ao tentar colocar imagens, por isso não posso por o gráfico.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    17 hours ago, pfonseca said:

Mouro, obrigado pelo aparte, espero conseguir poupar pelo menos esse valor por ano. De início, também é um pouco mais de 10.000 euros, embora não todo de uma vez.

Prefiro usar as Treasury 20+, em vez das 7-10 anos, desde que li aqui o comentário do Ruicarlov, que funcionavam  bem junto com ETF de acções. Apesar das 7-10 anos serem já considerados de longo prazo, não são tão eficazes.

Como não sou um utilizador premium do JustETF não posso responder na integra ao desafio, mas fiz um teste parecido no porfolio visualizer, que tenho vindo a usar.  O portfolio visualizer só trabalha com ETF dos EUA, em dólares e, tanto quanto eu percebo, não posso acrescentar despesas de compra. Testei 3 portfólios com Fundos e ETF parecidos com os falados aqui, com um valor inicial de 10.000 USD e um reforço de 2.000 USD anual.

No JustETF, podes criar uma carteira por conta (sem ser premium), não podes é criar várias carteiras ao mesmo tempo ;) (a não ser que cries várias contas com mails diferentes ehehehe).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, frugal disse:

Oi

Vais viver para os Estados Unidos?

E se daqui a 20 anos 1 USD = 0,5EUR ?

Como cobres o risco cambial?

Abraço

Pois, é um risco, mas parecem-me ainda mais arriscado comprar ETF de obrigações do tesouro europeias, neste momento. Risco cambial = 60% no IWDA, 50% no REIT, 100% nos ETF de obrigações. Se o dólar perder muito em relação ao euro terei de fazer como se tivesse havido uma baixa no valor dos ETF: não fazer nada ;). Como tenciono ir acrescentando um valor ao longo do tempo, isso também vai servir para minimizar os efeitos dos câmbios.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

No JustETF, podes criar uma carteira por conta (sem ser premium), não podes é criar várias carteiras ao mesmo tempo ;) (a não ser que cries várias contas com mails diferentes ehehehe).

Pois, pode-se criar um portfólio mas não se pode fazer testes históricos. Vou ter de me contentar em simulações americanas. E queria acrescentar que aceitar o desafio não significou que queria mostrar que "o meu portfólio é melhor que o teu", é mesmo só para se ficar com uma ideia. 

Já agora aproveito para deixar um link para um artigo, acabadinho de sair, mesmo de propósito, a favor da utilização do ouro num portfólio :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu achava que sim. Eu pelo menos consigo com a minha conta onde testei o PP desde 2007 (e onde testei outras variações a essa carteira entretanto), mas longe de mim estar a duvidar (nem faria sentido estar a duvidar ehehehe).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pfonseca disse:

Pois, é um risco, mas parecem-me ainda mais arriscado comprar ETF de obrigações do tesouro europeias, neste momento. Risco cambial = 60% no IWDA, 50% no REIT, 100% nos ETF de obrigações. Se o dólar perder muito em relação ao euro terei de fazer como se tivesse havido uma baixa no valor dos ETF: não fazer nada ;). Como tenciono ir acrescentando um valor ao longo do tempo, isso também vai servir para minimizar os efeitos dos câmbios.

Boa noite

porque nao crias o mesmo portfolio com ETF EUROPEUS em Euros?

Cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, frugal disse:

porque nao crias o mesmo portfolio com ETF EUROPEUS em Euros?

Optei por uma carteira "lazy portfólio". Também optei por uma carteira com a maior diversificação possível, com 4-5 ETF, para ser fácil de re-balancear e não ter custos de compra altos, e evitar ETF com distribuição de dividendos. A carteira que eu mostrei peca pela falta de diversificação geográfica nas obrigações, que são só do tesouro dos EUA, mas as taxas de juro negativas de alguns países da Europa não são convidativas para mim, apesar de todas as taxas de juros estarem muito baixas. Não quero convencer ninguém, coloco aqui a carteira porque gosto de receber opiniões que me podem fazer pensar de forma diferente, até porque sou um principiante absoluto nesta matéria. Porque é que não aceitas o desafio do Mouro Emprestado e sugeres uma carteira, nas condições sugeridas por ele, com a respectiva simulação histórica?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A 2016-7-31 at 21:56, Mouro Emprestado disse:

Eu achava que sim. Eu pelo menos consigo com a minha conta onde testei o PP desde 2007 (e onde testei outras variações a essa carteira entretanto), mas longe de mim estar a duvidar (nem faria sentido estar a duvidar ehehehe).

Eu já tinha uma carteira no JustETF, criada há uns dias. Voltei a ver todos os comandos disponíveis, pois podia não ter reparado nalgum comando ou opção. Infelizmente não é possível, pode ser que tenham alterado as facilidades dadas para uma utilização grátis. Deixo aqui uma imagem do que o JustETF mostra quando clico em "Performance":

Editado por pfonseca
    apaguei a imagem
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Estás a ver ali as "Transactions"? Podes lá colocar o ETF que queres e a data de compra e venda (para o passado, por exemplo).

Considera também que antes de adquirires qualquer ETF, tens de "reforçar" a carteira com cash, porque não podes "comprar" ETFs usando margem (eheheheh).

A versão paga tem a vantagem de teres várias carteiras e obteres uma ideia do risco-padrão de cada carteira.

Fora isso, para acompanhamento da carteira real, a versão demo é mais do que suficiente IMHO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2016-7-30 at 11:49, Mouro Emprestado disse:

55% IWDA + 15% XGLR  + 15% IS04 + 15% TPSA

Para testar este portfólio usei os seguintes ETF: XMWO == IWDA (55%) + IWDP == XGLR (15%) + TPSA (15%) + MTF == IS04 (15%)

Em cada reforço de 2.000 euros acrescentei os dividendos (do IWDP) e re-balanceei. O re-balanceamento foi feito apenas com compra, sem vender nenhuma posição, mesmo que não conseguisse obter as percentagens correctas, para evitar pagar mais valias.

2016_08_03_swansenff_grafico.jpg

Editado por pfonseca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Frugal,

Mesmo tendo o IWDA na carteira se acontecer que 1usd=0,5€ este vai sofrer na mesma pois está alocado aos USD em cerca de 55%. Só eliminas o risco cambial com fundos hedge ou investidos apenas na europa tipo VGK.

Foram coisas já debatidas por este tópico fora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Após analisar o preçário do best, fiquei com o seguinte entendimento:

Guarda de Títulos - 29.52€ (6€/trimestre + IVA)

Comissões de ordens de bolsa, Ex: Bolsas Europa Continental - 0.25% 

Suponhamos um investimento de 1000€, seria 2,5€ + 2,5€ (compra e venda) + 29.52/ano.

Serão estes os valores a pagar para a compra/venda de ETF's ? 

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Penso que sim.

Mas, na minha opinião, para investimento Buy&Hold a longo-prazo, para menos de € 10.000 de investimento inicial e menos de € 2.000 para cada reforço adicional, os ETFs não compensam face aos Fundos de Investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Mouro.

Tenho uma carteira de FIGA. Sendo um adepto da gestão passiva, optei pelos FIGA aquando da criação da carteira pela oferta limitada de ETF's EUR Acc. O cenário mudou, e procuro mudar a carteira para ETF ou investir nestes aquando duma eventual correcção. Neste momento confesso que não me sinto muito confortável a investir no mercado, no entanto, sendo o meu investimento Buy&Hold (como mencionou), também não vou resgatar. 

Pondero apenas adquirir o GLD com o objectivo de diversificar. Posto essa eventual aquisição, julgo que ficarei a aguardar em cash.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comparativo entre carteiras: mais escuro = mouro permanente; mais claro = pfonseca swansenff

Não ficou uma sobreposição perfeita mas dá para ter uma ideia.

2016_08_09_permanente_vs_swansenff_v2.jpg

Editado por pfonseca
    Gráfico com a escala vertical correcta
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já me tinha apercebido anteriormente, mas há qualquer coisa de errado nos números/gráficos do justetf.

A "minha" carteira tem um valor inferior (43K vs 44K), mas tem uma rentabilidade superior substancialmente superior (85% vs 63%).

Para todos os efeitos, não quero "torturar" mais os números, tenho a carteira que tenho e tenho de saber viver com ela :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/08/2016 at 19:42, Mouro Emprestado disse:

Já me tinha apercebido anteriormente, mas há qualquer coisa de errado nos números/gráficos do justetf.

A "minha" carteira tem um valor inferior (43K vs 44K), mas tem uma rentabilidade superior substancialmente superior (85% vs 63%).

O JustETF deve estar a utilizar o "time-weighted return", explicado no artigo "Return calculation in the spotlight: Only the time-weighted return ensures comparability".

Apesar das duas carteiras terem um valor semelhante, ou seja, o início (10K) e o fim (43-44K) são semelhantes, o caminho é muito diferente. Destaquei o valor de -33,66% em 02-03-2009, que é drawdown máximo, na carteira "pfonseca swansen" enquanto que o da carteira "mouro permanente" é muito inferior. Ou seja, a carteira "mouro permanente" sobe de uma forma mais linear, dando mais tranquilidade a quem a subscreveu :). Pelo que entendi do artigo, o "time-weighted return" serve para mostrar isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Pois, é capaz de ser isso.

Por exemplo, no ano passado, tive uma rentabilidade ligeiramente negativa (cerca de 1.5% negativo), devido a uns reforços que fiz em Abril 2015 que foram na pior altura ehehehe. Contudo, no JustETF, continuava-me a dar uma rentabilidade positiva anual (baixa, mas ainda assim positiva).

Para todos os efeitos, uma vez que se trata de uma carteira para a vida (i.e., a L/P), não me vou chatear muito com ligeiras variações anuais (já este ano, upa upa que vai quase nos 15% YTD).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Pois, é capaz de ser isso.

Por exemplo, no ano passado, tive uma rentabilidade ligeiramente negativa (cerca de 1.5% negativo), devido a uns reforços que fiz em Abril 2015 que foram na pior altura ehehehe. Contudo, no JustETF, continuava-me a dar uma rentabilidade positiva anual (baixa, mas ainda assim positiva).

Para todos os efeitos, uma vez que se trata de uma carteira para a vida (i.e., a L/P), não me vou chatear muito com ligeiras variações anuais (já este ano, upa upa que vai quase nos 15% YTD).

Qual a tua abordagem em termos de reforços? Data fixa? ou quando algo desvaloriza muito?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    32 minutes ago, maj.lraep said:

Qual a tua abordagem em termos de reforços? Data fixa? ou quando algo desvaloriza muito?

Quando há $$$$ para investir e o valor das comissões ultrapasse o valor fixo mínimo (nunca tive de rebalançar por causa das bandas de variação dos activos 35-15). De resto, não sigo nenhuma estratégia em especial, porque também não estou para complicar. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/08/2016 at 13:27, Mouro Emprestado disse:

Quando há $$$$ para investir e o valor das comissões ultrapasse o valor fixo mínimo (nunca tive de rebalançar por causa das bandas de variação dos activos 35-15). De resto, não sigo nenhuma estratégia em especial, porque também não estou para complicar. :)

Mouro,

vês alguma forma de minimizar os estragos de um dia daqui a 20 anos fechares as posicoes com grandes lucros e levares um corte igualmente grande?

cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico