Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boas pessoal, sou novo aqui e fiquei interessado neste tipo de investimento.

No entanto fiquei com algumas dúvidas (que poderão ser básicas), se alguém mas conseguir responder ficaria muito grato. Quando for colocar uma ordem, convém ser uma ordem limitada com o valor do momento? Ou pode ser uma market order? É que fiquei com a ideia de que se for market order, o preço de mercado e o preço real de comprar pode diferir para cima.

Quando escolhem um ETF que esteja cotado em duas bolsas por exemplo, como fazem para escolher?

Poderei fazer dois ou três tipos de portfólio, certo? Isto é, um conservador, e ou mais agressivo por exemplo.

Ao rebalancear, a preferência será sempre reforçar algum ETF que desceu para voltar à % base mas se o montante a reforçar for mais do que posso dar ao portfólio, teria de equilibrar com venda de outros ETF que tenham subido, certo? (isto caso não consiga cobrir).

Apontando sempre para um rebalanceamento anual ou mesmo semestral, se ocorrer um desequilíbrio antes da data que estipulei, devo proceder ao rebalanceamento logo que possa? Isto se passar das margens limite.

Ao escolherem uma margem de limite máximo e mínimo, como chegam a esse valor? É dependente do tamanho do portfolio? Exemplo, como sei que devo escolher deixar oscilar 2,5% para cima e para baixo?

Desde já muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Tenho uma dúvida que gostava de esclarecer.

O US10 da Lyxor que muita gente tem falado, acumula ou distribui dividendos?

Aqui no fórum é referido que acumula, mas dando uma vista de olhos no just etf, refere que é de distribuição semestral. Será?

É este FR0010961003, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Há uns posts atrás falamos sobre isso.

Afinal trata-se de um ETF que distribui dividendos, ainda que agora em Julho tenha sido a primeira vez que isso aconteceu (desde que o mesmo foi lançado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok

E o que recomendam para um ETF de obrigações que acumule dividendos, pensado num esquema de 60/40?

Lyxor UCITS ETF EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) EUR

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) EUR

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 15+Y Investment Grade (DR) EUR

Algum destes, apesar de serem só europeus?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Numa carteira 60/40, penso que não se deve investir apenas em obrigações de L/P, mas mais de médio prazo.

Por isso, numa carteira dessas preferiria o Lyxor UCITS ETF EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) EUR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante RicardoSantos

Opinioes precisam-se :)

Tenho o US13 que distribui dividendos e há o CBU3 que acumula, sendo ambos treasury bonds 1-3yrs.

Começo a investir no CBU3 e continuo com a minha posição no US13 (para não estar a vender, mas recebendo dividendos e pagar impostos)? Ou mais vale vender a minha posição no US13 e pôr tudo no CBU3?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eles não me parecem exatamente iguais, pois o US13 tem tido um crescimento ligeiramente maior que o CBU3. Não fui comparar mas o US13 deve ter uma duração média um pouco maior. Mas neste tipo de activos (que são praticamente cash) também não faz muita diferença. Eu por simplicidade punha tudo no CBU3. Menos chatices fiscais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2016 at 18:55, frcisko disse:

Ok

E o que recomendam para um ETF de obrigações que acumule dividendos, pensado num esquema de 60/40?

Lyxor UCITS ETF EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) EUR

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) EUR

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 15+Y Investment Grade (DR) EUR

Algum destes, apesar de serem só europeus?

Eu uso o All-Maturity (FR0010028860) na minha carteira.

Penso que já se falou disso aqui, mas para mim, como o objectivo das obrigações é reduzir a volatilidade não faz muito sentido estar exposto ao mercado cambial nas obrigações, que até pode ter mais impacto que a variação das próprias obrigações. Assim, prefiro apenas ter obrigações europeias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tive o TLT, mas há algum tempo mudei para o ZROZ, baixando a percentagem de 15% para 10%, uma vez que o ZROZ comporta-se como o TLT x 1.5, tanto para cima como para baixo. Desta maneira tenho menos capital "empatado" numa posição, para o mesmo efeito que pretendo (ser o anti-cristo das ações, como alguém pôs)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, ruicarlov disse:

Eu tive o TLT, mas há algum tempo mudei para o ZROZ, baixando a percentagem de 15% para 10%, uma vez que o ZROZ comporta-se como o TLT x 1.5, tanto para cima como para baixo. Desta maneira tenho menos capital "empatado" numa posição, para o mesmo efeito que pretendo (ser o anti-cristo das ações, como alguém pôs)

É uma ideia interessante. A maturidade do TLT e do ZROZ é quase igual = 25,54 / 27,28 anos (morningstar), a duração é que é diferente = 17,66 (TLT) / 26,9 (ZROZ). Acho que é por o ZROZ ser constituído por obrigações "zero cupon".

há 2 horas, ruicarlov disse:

Eles não me parecem exatamente iguais, pois o US13 tem tido um crescimento ligeiramente maior que o CBU3. Não fui comparar mas o US13 deve ter uma duração média um pouco maior. Mas neste tipo de activos (que são praticamente cash) também não faz muita diferença. Eu por simplicidade punha tudo no CBU3. Menos chatices fiscais.

Pelo morningstar.uk o CBU3 (1,87) até tem uma duração ligeiramente superior ao US13 (1,80)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lyxor UCITS ETF EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Govt Bond (DR) EURISIN FR0010820258, WKN LYX0FK

Recommend ETF Recommend ETF Recommend ETF

• This fund has been liquidated or merged. Consequently, no fund information is updated anymore. For more information about the fund, please contact the fund provider.

Boas

Alguém me sabe explicar concretamente o que se passou com este ETF?

ia reforçar hoje!

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Parece que foi fundido com outro fundo (outros ETFs sofreram do mesmo).

Já estou a analisar o seguinte documento: http://www.lyxoretf.fr/france/en/retail/documentfinder/Responses-to-investor-questions-on-the-mergers-8583494247128106439

Parece que esse ETF passou a ter como ISIN o seguinte (ver página 3):  LU1287023342 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 7/7/2016 at 2:52 PM, ruicarlov said:

Nesse caso tenho outra sugestão. Começar por investir num ETF deste tipo: x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF. É um ETF que engloba ações e obrigações de todo o mundo. Um bocado uma mistura de todos os ETFs acima referidos (excepto matérias-primas). Pode começar por acumular o capital num ETF deste tipo e quando atingir um bolo maior, então começar a separar o portfólio nas várias componentes e % que desejar.

Poderias-me dar o ISIN, é que sempre que abro o link aparece-me um notice do DB e não vai parar à página correcta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O ISIN é o seguinte: LU0397221945

Para fundo misto, perde por exemplo para o MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc (ISIN: LU0219418836), que podes investir no Best.

Esse ETF, na realidade, é um ETF de gestão activa:

(...)

ETFs reflecting the performance of shares will make up 30 – 70% of the Underlying Asset. ETFs reflecting the performance of fixed income investments will make up 30 – 70% of the Underlying Asset. The allocations of the Underlying Asset are reviewed and reallocated at least quarterly and no more than 8 times a year. Certain costs are deducted from the Underlying Asset.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, Mouro Emprestado said:

O ISIN é o seguinte: LU0397221945

Para fundo misto, perde por exemplo para o MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc (ISIN: LU0219418836), que podes investir no Best.

Obrigado.

Estou numa de tentar aproveitar os ETFs gratuitos da DeGiro (apesar de ainda ter algumas dúvidas sobre a instituição). Um ETF 'total return' bom era óptimo para reforçar todos os meses sem custos (mas não me parece que existam na lista disponível - tomei nota apenas dos transaccionados nas bolsas europeias).

Estou em fase de voltar aos investimentos e a estudar a melhor opção (mais eficiente) para ter um portfólio diversificado, mas não demasiado que não consiga manter (já chega a minha carteira de fundos :P)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Não vás na cantiga que ETFs é que são bons e os FI's não prestam.

Na minha opinião, mais vale seguir uma estratégia de buy&hold de longo-prazo (seja com ETFs ou com FI's, isso pouco importa), com muito poucos activos.

Sinceramente, não penso que exista um único ETF Total Return que valha realmente a pena. Para isso, prefiro um FI misto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já vi que tens o Permanent Porfolio. Realmente acho que entre 3-5 activos é o que é manejável sem ajuda de grandes sistemas. Depois de ler o livro "Global Asset Allocation" do Meb Faber, vejo que a diferença de continuar a acrescentar classes de activos para diversificar acaba por ser muito pouca e são os custos (intermediários e impostos) que fazem diferença. Daí a estar tentar optimizar em termos de custos (mas se um fundo que leva 1.9% tem melhor performance [em 5-10 anos] que um ETF que leva 0.5%) é de ficar com o FI como dizes ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

A minha opinião sobre isso é a de que, quanto mais complexa a carteira, mais dúvidas tens acerca da mesma.

Por exemplo.

Tens uma carteira com 20 activos.

Desses 20 activos, 5 estão em contraciclo de perdas (por uma razão ou por outra).

O racional seria, talvez, reforçares esses 5 activos.

Contudo, provavelmente vais resgatares esses 5 activos para investires nos 5 que têm tido uma melhor performance.

Ou seja, sell low and buy high ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 22/07/2016 at 1:30 PM, Mouro Emprestado said:

Parece que foi fundido com outro fundo (outros ETFs sofreram do mesmo).

Já estou a analisar o seguinte documento: http://www.lyxoretf.fr/france/en/retail/documentfinder/Responses-to-investor-questions-on-the-mergers-8583494247128106439

Parece que esse ETF passou a ter como ISIN o seguinte (ver página 3):  LU1287023342 

Update.

Estive a ver, e parece que não se passou grande coisa. Simplesmente fundiram os anteriores ETFs para um novo (numa relacção 1:1), penso que por razões fiscais.

Na bloomberg, os símbolos continuam a ser os mesmos e estão actualizados ao dia de hoje.

No Invest, o valor está actualizado ao dia de hoje, pelo menos.

A única "chatisse" é a de que o novo ETF ainda não está carregado no justetf.com .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Mouro.

Tem-se portado mt bem esse ETF e bem descorrelacionado com ETF de acções MSCI World que tenho .

Já reinvesti em ambos (só tenho 2).

60% acções 40% obrigações

Logo penso se valerá a pena investir noutros, nomeadamente REIT com uns 10%.

Obrigado

Editado por jgrave82
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Venho aqui só deixar uma actualização quanto à situação do XGPD. Acabei por decidir pedir a transferência da posição para o XGLR.

Chateia-me um pouco ter de estar a negociar um ETF em libras, mas por agora parece-me a melhor solução.

Esta semana já vou começar a preparar o rebalanceamento do meu portfolio! :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 25/07/2016 at 10:27 AM, Mouro Emprestado said:

A única "chatisse" é a de que o novo ETF ainda não está carregado no justetf.com .

Parece que os "novos" ETFs já estão carregados no JustETF, mas ainda sem a totalidade da informação (mas pelo menos já está fixado o preço).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico