Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Medir o risco das gestoras?

Boa sorte para isso. 

Nós nem sequer conseguimos medir o risco dos bancos aqui ao pé de nós, e achas que com gestoras do outro lado do oceano temos mais sorte? Tal como os americanos com o Lehman Brothers?

Há certos factores que conseguimos controlar mais facilmente, tal como controlar o risco de mercado a que estamos sujeitos modificando as alocações a cada tipo de activo. Nós pequenos investidores nunca sabemos realmente o que se passa por detrás de um banco, correctora, gestora até vir tudo a lume (muitas vezes tarde de mais).

Os que os pequenos investidores podem fazer é jogar com os mecanismos que estão desenhados para os proteger.

Em primeiro lugar, quando uma corretora vai à falência os activos continuam a pertencer aos clientes. Não fazem parte dos balanços da corretora. O mais comum e provável é serem compradas por outra instituição que passa a gerir o portfólio de clientes.

No caso de algo mesmo muito estranho acontecer, existem mecanismos homólogos ao Sistema de Indemnização aos Investidores noutros países, que protegem os investidoresl, cabendo-nos a nós gerir o nosso dinheiro de forma a não superarmos o capital máximo reembolsável por estes mecanismos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, maj.lraep disse:

isto aqui nao e a tua casa onde das ordens e exiges respostas...isto e um forum.

E, a regra número um do fórum é a cordialidade e o respeito... Vamos lá a manter-nos dentro do tópico, não descambem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, ruicarlov said:

Medir o risco das gestoras?

Boa sorte para isso. 

Nós nem sequer conseguimos medir o risco dos bancos aqui ao pé de nós, e achas que com gestoras do outro lado do oceano temos mais sorte? Tal como os americanos com o Lehman Brothers?

Há certos factores que conseguimos controlar mais facilmente, tal como controlar o risco de mercado a que estamos sujeitos modificando as alocações a cada tipo de activo. Nós pequenos investidores nunca sabemos realmente o que se passa por detrás de um banco, correctora, gestora até vir tudo a lume (muitas vezes tarde de mais).

Os que os pequenos investidores podem fazer é jogar com os mecanismos que estão desenhados para os proteger.

Em primeiro lugar, quando uma corretora vai à falência os activos continuam a pertencer aos clientes. Não fazem parte dos balanços da corretora. O mais comum e provável é serem compradas por outra instituição que passa a gerir o portfólio de clientes.

No caso de algo mesmo muito estranho acontecer, existem mecanismos homólogos ao Sistema de Indemnização aos Investidores noutros países, que protegem os investidoresl, cabendo-nos a nós gerir o nosso dinheiro de forma a não superarmos o capital máximo reembolsável por estes mecanismos.

Agradeço a resposta

"No caso de algo mesmo muito estranho acontecer, existem mecanismos homólogos ao Sistema de Indemnização aos Investidores noutros países, que protegem os investidoresl, cabendo-nos a nós gerir o nosso dinheiro de forma a não superarmos o capital máximo reembolsável por estes mecanismos."

O unico que conheço é o de 25k mas não se aplica creio caso queira apenas usar o banco nacional cm intermediario p/ compra dos titulos

Pois é precisamente isto que julgo seria bom saber ,exemplo: no caso da lyxor qual o mecanismo de proteccao , por parte de quem e com que valores etcetc

Concordo que por vezes é impossivel medir risco mas em muitas vezes é perfeitamente possivel termos algo que não seja um vazio total .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pequisa por país. Para o caso americano (Vanguard, p, ex.) é o SIPC, com limite de 500k dólares de cobertura.

Para o UK penso que e o FSCS, com cobertura até 50k libras

No caso da Lyxor, sendo parte da Société Generale, seria abrangido pelo fundo de garantia de depósitos francês, com cobertura de 70k euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, ruicarlov disse:

Pequisa por país. Para o caso americano (Vanguard, p, ex.) é o SIPC, com limite de 500k dólares de cobertura.

Para o UK penso que e o FSCS, com cobertura até 50k libras

Para mim estas dúvidas deste utilizador não fazem qualquer sentido. Uma acção de uma empresa, nós não fazemos ideia se o relatório de contas é rigoroso, como aliás o BES é um excelente exemplo. Obrigações também não, ver o caso da PT / PT Finance / Oi. O caso de Fundos de Investimento também não é: ver o caso dos fundos High Yield que no fim de 2015 do dia para a noite proibiram levantamentos dos investidores, porque não conseguiam vender os activos (eram demasiado ilíquidos). Fica a ideia de que o utilizador quer passar a ideia que nos ETF existe algum tipo de opacidade diferente/maior que não existe noutros produtos financeiros. Ora isto pode revelar um profundo desconhecimento de todos os outros activos e do seu funcionamento. Daí que isto tipo de pessoas seja mais aconselhável investirem em depósitos cobertos pelo FGD.

Aliás eu diria que em termos de transparência e de controlar "no que nos estamos a meter" os ETF estão um nível acima de todos os outros activos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como disse, em princípio os activos são sempre nossos, tal como nos FIGA. Os fundos de proteção só entram em ação em condições excepcionais e aplicam-se tanto a FIGAs, ETFs e obrigações cuja custódia esteja entregue a um banco que faça trampa da grossa. E quando digo trampa da grossa, não é apenas falir, é fazer um valente caldo de ***** de modo que ninguém sabe de quem é o quê. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos nós gostaríamos de ter o nosso dinheiro 100% seguro, mas não é possível. A escolha do broker e do gestor dos fundos ajuda a minimizar os riscos, acho eu.

Encontrei um outro simulador "Backtest Portfolio", o Portfolio Visualizer, em https://www.portfoliovisualizer.com/

Depois de fazer uma pesquisa verifiquei que o Portfolio Visualizer já tinha sido referido neste tópico, eu é que não me tinha apercebido.

Para fazer testes a um portfólio especifico, faz-se Tools / Backtest Portfolio. Para fazer um teste a um portfolio de classes, em vez de ser a ETFs, faz-se  Tools / Backtest Asset Class Alocation.

Permite fazer rebalanceamentos, e acrescentar um montante anual fixo. Não vi nenhuma referência aos dividendos. Podemos ainda testar 3 portfólios diferentes de uma vez só.

Como para o portfolio BNDX 25% + EDV 15% + VTI 40% + VXUS 20% só tem dados a partir de 2013, testei estes 3 portfolios, com dados a partir de 2008:

Portfólio 1 = BDN 25% + TLT 15% + VTI 40% + VEU 20%

Portfólio 2 = BDN 30% + TLT 10% + VTI 40% + VEU 20%

Portfólio 3 = BDN 40% + VTI 40% + VEU 20%

Para obter dados com 20 anos, tentei escolher outros fundos mas nunca consegui. Experimentei fazer uma simulação baseada em classes, com a seguinte configuração:

US Stocks 40% + International Stocks 20% + Global Bond 25% + Long Term Treasury 15%

Resultado:

Para 10.000,00 dólares investidos em 1995, temos, para cada portfólio), em 2015
    1) 51.247,00 USD, CAGR = 8,90%, max drawdown = -20,93%
    2) 49.653,00 USD, CAGR = 7,87%, max drwdown = -22,18%
    3) 46.489,00 USD, CAGR = 7,59%, max drawdown = - 24,70%
    S&P 500) 66.961,00 USD, CAGR = 9,48%, max drawdown = -37%

CAGR = Compound Annual Growth Rate

Sempre dá para ter uma ideia. Não coloco aqui os gráficos porque está a dar um erro no upload.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão das falências realmente é sempre preocupante com tantos exemplos no nosso pais.

Penso que, por exemplo, a vanguard falir os seus etf sendo de replicação física nos ativos (ações por exemplo) quem tem esses etf's no portfolio deve ter alguma coisa a dizer certo?

Exemplo....

Tenho 100 posições no VOO. O VOO tem posições diretas nas ações das 500 empresas americanas. Indiretamente sou dono dessas mesmas empresas. A vanguard se abrir falência as posições devem se manter. Senão ui como ficaria esta história???:ph34r:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Volto a repetir. Em princípio tudo se mantem. Uma corretora fecha, mas as posições estão em nome do cliente.

Os fundos de imdemnização são apenas para a eventualidade de haver alguma fraude ou confusão de maior em se que percam todos os dados dos clientes da corretora e de seus activos. Considero que isto tem muito pequenas possibilidades de acontecer. No caso de falência, o normal é a transferência dos títulos para outra corretora, ficando os clientes a deter as mesmas posições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda sobre os dividendos, gostava de fazer 2 perguntas, peço desculpa se são muito básicas:

1) Se o re-investimento dos dividendos for feito pela própria gestora do ETF, sem opção de se receber dividendos, esses dividendos não estão sujeitos ao imposto sobre os dividendos nessa altura?

2) Por exemplo, se tiver 20 ETF de 50 euros = 1.000 euros e 2% de dividendos = 20 euros, quando a gestora re-investir os dividendos fico com 20 ETFs + 0,4 de um ETF = 20,4 ETFs. É assim que funciona? No caso de ser eu a re-investir, a gestora não me vai vender 0,4 ETFs, só um inteiro, ou vai?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

1) Não, é como no caso dos FI's que acumulam dividendos.

2) Não. Ficas com os mesmos 20 ETFs, contudo cada um passa a valer 50,4 (não é bem assim, trata-se apenas de uma simplificação).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Uma pergunta sobre a Interactive brokers:

Abri conta na IB UK na semana passada e transferi algum dinheiro ontem às 10h de uma conta inglesa para a conta inglesa deles. Supostamente deveria ter chegado umas horas depois mas continua pending. Já falei algumas vezes (talvez vezes demais) com o customer service deles e dizem que ainda não receberam.

Para quem usa a IB, qual tem sido a vossa experiência? Quando tempo costuma demorar desde o momento em que fazem a transferência até terem o dinheiro disponível? (Não interessa de onde fizeram a transferência).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Queria constituir uma carteira com dois ETFs mas os acontecimentos da semana passada (brexit) levaram a que estes subissem muito. É má ideia entrar agora?

Os ETFs em questão são estes:

.XBAE

.SWDA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Se a ideia é investires no longo-prazo, é um bocado irrelevante o momento de entrada.

É claro que podes esperar mais tempo para que o preço caia, mas isso pode só acontecer daqui a 6 meses, 12 meses ou 5 anos. Até lá, ficas com o dinheiro parado com um retorno eventualmente negativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Zé das Facas disse:

Queria constituir uma carteira com dois ETFs mas os acontecimentos da semana passada (brexit) levaram a que estes subissem muito. É má ideia entrar agora?

Se for o investimento inicial for alto, pode fazer um investimento repartido ao longo do tempo. Esta técnica é chamada "Dollar Coast Averaging (DCA)". Pode aumentar os custos iniciais, se o seu broker cobrar comissões.

O que é o DCA

http://beginnersinvest.about.com/cs/newinvestors/a/041901a.htm

Neste artigo é aconselhado um prazo entre 6 a 12 meses

http://www.efficientfrontier.com/ef/997/dca.htm

Como quase tudo, há quem goste e há quem não goste, como se pode ver neste longo forum

https://www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=83767

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Manuel

Rui e Maj agradeço todos os post que aqui têm colocado. Aprendi muito com eles e só tenho uma carteira de etf graças ao contributo de todos aqui:).

Quanto aos receios do pessoal de falências de corretoras/bancos acho que vêm em sequência do que se tem assistido nos últimos anos no nosso pais.

Eu próprio, que até me considero pessoa com alguns conhecimentos, tenho essas dúvidas. "Um olho no burro, outro no cigano". Controlar minimamente como andam as coisas do nosso IF para não sermos levados.

Andei estes dias a abrir conta noutro IF para tentar diversificar em termos de IF pois, no que uso atualmente, deparei me com uma questão pertinente.

Então, sempre que quero fazer um reforço da minha conta junto deles, tenho de realizar uma transferência para um dos bancos de uma lista que eles têm (incluem bcp, NB, CGD, etc.?? Isto significa que o Joaquim e o António também fazem transferências para lá. Temos as contas todas misturadas? Numa situação destas é fácil confundir tudo e dar aso a falcatruas.

Isto dos mercados é todo um mundo complexo:angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Mouro Emprestado said:

Se a ideia é investires no longo-prazo, é um bocado irrelevante o momento de entrada.

É claro que podes esperar mais tempo para que o preço caia, mas isso pode só acontecer daqui a 6 meses, 12 meses ou 5 anos. Até lá, ficas com o dinheiro parado com um retorno eventualmente negativo.

Sim em circunstâncias normais nem estava com estas dúvidas. O meu problema é a história mal resolvida do brexit. O meu receio é estar a comprar exactamente no topo da montanha já que ainda não há uma clara decisão sobre esta história. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

olá boa noite,

Visto ser novo neste forum e este post ja ser de 2011, gostaria de saber se estou no caminho certo.

Ja trabalho ha cerca de 3 anos, e não me tenho preocupado em realizar investimentos. Todo o capital que consegui foi todo investido ao longo destes anos em formação.  Agora que as formações levaram um travão gostaria de estudar quais os melhores metodos para aumentar a longo prazo as poupanças. A ideia seria investir a longo prazo sem preocupações pois não tenho muito tempo para analise de mercados etc. 

Gostaria de saber/ ter uma orientação se consigo a informação que procuro lendo este post, ou se existe post semelhantes que deva ler tendo em conta os meus objectivos e o pouco tempo que tenho para isso mesmo. Obrigado a todos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, helderrb.md disse:

Gostaria de saber/ ter uma orientação se consigo a informação que procuro lendo este post, ou se existe post semelhantes que deva ler tendo em conta os meus objectivos e o pouco tempo que tenho para isso mesmo. Obrigado a todos 

Bom dia,

Eu estou na mesma situação, só um pouco mais adiantado. Se ler as páginas iniciais deste post e do post sobre os fundos de investimento já fica com muito boas pistas. Se ler este post completo ainda melhor. Deixo aqui alguns links por onde tenho aprendido bastante, não quer dizer que não haja outros melhores. São todos em inglês e a maior parte dos artigos são virados para os Estados Unidos:

1) Investopedia. Subscreva a Newsletter "Investing Basics". O primeiro tema é

http://www.investopedia.com/university/beginner/

2) Investing Basics (Joshua Kennon): Os 28 artigos em "28 ARTICLES IN: INVESTING BASICS"

http://beginnersinvest.about.com/od/investing101/

3) Stock Series - jlcollinsnh - The Simple Path to Wealth: Uma série de artigos interessantes, baseados na experiência do autor. Alguns dos artigos dizem respeito aos meios de poupança dos EUA, mas a maioria aplicam-se em qualquer lado.

http://jlcollinsnh.com/stock-series/

4) Bogleheads - Getting Started

https://www.bogleheads.org/wiki/Getting_started

4) Blogleheads - Lazy Portfolios - Este link tem aparecido aqui várias vezes. Várias ideias para a construção de um portfólio baseado em fundos de índice ou ETFs equivalentes.

https://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_portfolios

Editado por pfonseca
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, pfonseca disse:

Bom dia,

Eu estou na mesma situação, só um pouco mais adiantado. Se ler as páginas iniciais deste post e do post sobre os fundos de investimento já fica com muito boas pistas. Se ler este post completo ainda melhor. Deixo aqui alguns links por onde tenho aprendido bastante, não quer dizer que não haja outros melhores. São todos em inglês e a maior parte dos artigos são virados para os Estados Unidos:

1) Investopedia. Subscreva a Newsletter "Investing Basics". O primeiro tema é

http://www.investopedia.com/university/beginner/

2) Investing Basics (Joshua Kennon): Os 28 artigos em "28 ARTICLES IN: INVESTING BASICS"

http://beginnersinvest.about.com/od/investing101/

3) Stock Series - jlcollinsnh - The Simple Path to Wealth: Uma série de artigos interessantes, baseados na experiência do autor. Alguns dos artigos dizem respeito aos meios de poupança dos EUA, mas a maioria aplicam-se em qualquer lado.

http://jlcollinsnh.com/stock-series/

4) Bogleheads - Getting Started

https://www.bogleheads.org/wiki/Getting_started

4) Blogleheads - Lazy Portfolios - Este link tem aparecido aqui várias vezes. Várias ideias para a construção de um portfólio baseado em fundos de índice ou ETFs equivalentes.

https://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_portfolios

Ok muito obrigado já me ajudou bastante. Era mesmo isto que procurava, algum rumo. Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 03/07/2016 at 11:09 AM, Guest Manuel said:

Andei estes dias a abrir conta noutro IF para tentar diversificar em termos de IF pois, no que uso atualmente, deparei me com uma questão pertinente.

Então, sempre que quero fazer um reforço da minha conta junto deles, tenho de realizar uma transferência para um dos bancos de uma lista que eles têm (incluem bcp, NB, CGD, etc.?? Isto significa que o Joaquim e o António também fazem transferências para lá. Temos as contas todas misturadas? Numa situação destas é fácil confundir tudo e dar aso a falcatruas.

Isto dos mercados é todo um mundo complexo:angry:

Os bancos são apenas intermediários para transferir dinheiro para as corretoras. Sim, o Joaquim e o Manuel fazem trasnferências para a mesma conta, mas um IF não é um conta à ordem. Cada transferência normalmente tem uma referência que a associa ao Joaquim ou ao Manuel. Para além desse ponto de entrada, depois o dinheiro vai para lados diferentes. Se por exemplo é usado para comprar fundos/ETFs passa o Manuel e o Joaquim a deter os respectivos títulos, e aqui os bancos já não são para aqui chamados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Ja estive a oportunidade de ler alguns dos posts deste topico mas sinto que demorarei bastante tempo ainda a pesquisar sobre o assunto: a pergunta que gostaria de fazer é se, eu poderei tentar construir o portefólio descrito na primeira pagina o mais rápido possível da seguinte modo:

abrir conta no banco big( que foi o banco onde encontrei a maioria, e comprar por exemplo este mês a primeira TLT, no mês seguinte comprar ITE, no mes seguinte GLD/sgol e sempre assim até ter a carteira completa? no final de ter a carteira completa proceder então aos ajustes para me aproximar ao máximo das % recomendadas... e a partir daí anualmente fazer os tais ajustes para me manter nesse range. Isto daria me tempo para ler e estudar sobre o assunto enquanto, entretanto ia já avançando com a construção da carteira. Consigo poupanças mensais na ordem dos 1300 euros. È possível o que estou a querer fazer?

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo

GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas

VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico