Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado

OS ETFs (tal como os FIs) costumam ter, para um mesmo produto, várias classes de activo.

Uns para investimento para clientes institucionais, outros para clientes privados, etc, com condições naturalmente diferentes.

Contudo, se confirmar que na Degiro pode adquirir esse produto, então o meu comentário anterior não fará sentido (naturalmente).

Chamo apenas a atenção que o ETF aparece-me no justetf.com com um historial pequeno (menos de 3 anos). Eu cá prefiro sempre ter acesso a um produto com um historial que vá, pelo menos, até 2007, para poder testar a sua correlação numa carteira global com outros activos (dado que em meados de 2007 começou o último grande crash bolsista).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Em relação às obrigações e à questão cambial, concordo com a maior parte do que foi dito. No entanto, no que diz respeito a treasuries, eu detenho uma posição considerável de treasuries de longo-prazo sem qualquer cobertura cambial. Nas obrigações de um modo geral as variações cambiais conseguem ser maiores que as variações das cotações, daí a importância da proteção cambial. Mas no caso das treasuries de longo-prazo, a variação das cotações é bastante mais acentuada, sendo bastante superior a variações cambiais. Têm volatilidades quase a chegar a ações, mas por vezes com correlação negativa (ou seja, sobem quando ações descem), daí serem interessantes para equilibrar porfolios accionistas de clientes europeus.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    23 hours ago, ruicarlov said:

Em relação às obrigações e à questão cambial, concordo com a maior parte do que foi dito. No entanto, no que diz respeito a treasuries, eu detenho uma posição considerável de treasuries de longo-prazo sem qualquer cobertura cambial. Nas obrigações de um modo geral as variações cambiais conseguem ser maiores que as variações das cotações, daí a importância da proteção cambial. Mas no caso das treasuries de longo-prazo, a variação das cotações é bastante mais acentuada, sendo bastante superior a variações cambiais. Têm volatilidades quase a chegar a ações, mas por vezes com correlação negativa (ou seja, sobem quando ações descem), daí serem interessantes para equilibrar porfolios accionistas de clientes europeus.

Infelizmente só encontrei um ETF europeu com obrigações de LP americanas, para testar isso (iShares $ Treasury Bond 20+yr UCITS ETF -   IE00BSKRJZ44).

Azar dos azares, tem apenas cerca de 1 ano e distribui dividendos. À parte disso, até parece ter um comportamento semelhante a outros ETFs de obrigações de LP europeias:

aosuid.jpg

(as cores estão outra vez trocadas no morningstar.de :( )

Dado que tenho uma posição considerável em obrigações de LP, é algo que vou tentar acompanhar nos próximos tempos.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Passou-me completamente ao lado :(

Está bastante mais desrecolacionado com o MSCI World do que, por exemplo, o Lyxor EuroMTS 15Y+. Tenho de testar como ficaria o EUPP com este ETF, para ver se faz sentido abrir (no futuro, claro) uma posição no mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá malta, que sites usam para pesquisar ETFs ?

Tenho conta no activobank mas o processo de pesquisar, avaliar ETFs é um movie, o que faço normalmente é usar o site do BEST xD Mas deve haver sites melhores para o efeito não?

Gostaria por exemplo de pesquisar por ETFs bons para períodos de até 3 anos, com filtro por preço, e áreas de negócio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, a_silva89 disse:

Olá malta, que sites usam para pesquisar ETFs ?

Tenho conta no activobank mas o processo de pesquisar, avaliar ETFs é um movie, o que faço normalmente é usar o site do BEST xD Mas deve haver sites melhores para o efeito não?

Gostaria por exemplo de pesquisar por ETFs bons para períodos de até 3 anos, com filtro por preço, e áreas de negócio.

justetf.com

morningstar.co.uk

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Estou finalmente a pensar investir em ETF para buy and hold. Os meus conhecimentos financeiros, não sendo básicos, são ainda assim bastante limitados. Já investi em obrigações no passado, tenho atualmente fundos (essencialmente uma carteira de fundos mistos, mais uns pozinhos nuns mais arriscados para dar aquele gostinho. Os argumentos que tenho visto neste tópico e noutros semelhantes, a favor da gestão passiva, convenceram-me e penso que é desta.

Introdução feita, precisava de ajuda. A pequena carteira de 2 ETFs sugerida algumas páginas atrás pelo @Mouro Emprestado (ações global + obrigações governamentais) parece-me interessante dada a limitação dos meus conhecimentos para fazer uma carteira mais personalizada. Também me parece fazer sentido incluir Treasury bonds, como referiu o @ruicarlov, pelo que estava a pensar em:

• iShares Core MSCI World (IE00B4L5Y983) => 70%
    • Lyxor UCITS ETF EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) EUR (FR0010411413) => 15%
    • iShares $ Treasury Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc) (IE00B3VWN518) => 15%

Perguntas:

1. Confirma-se o ETF de Treasury Bonds (IE00B3VWN518)?
    2. 15/15 (Europa/EUA) parece-vos bem ou há argumentos para outro balanceamento, dada a exposição de ~60% aos EUA no MSCI World?
    3. Faria sentido trocar os dois de Obrigações por um de Obrigações mundial? O único que encontrei foi este, mas não aparece info na Morningstar, deve estar a escapar-me algo: LU0378818131
    4. A diversificação por algo mais sectorial (matérias-primas, talvez imobiliário...) é complicar demais o portfolio para quem não está muito à-vontade?

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como disse, sou fã de tresuries de longo prazo (>10-20 anos) como contrapeso das ações. Sobretudo porque o SPY tem andado perto de máximos quando os fundamentais não estão assim nada de brilhante. A nível de ETFs que tenham esse efeito recomendo o  US10 - Lyxor UCITS ETF iBoxx $ Treasuries 10Y. Esse ETF das treasuries de 7-10 anos é menos volátil mas também menos eficaz a amparar as perdas quando as ações caem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    21 hours ago, mmp said:

Perguntas:

1. Confirma-se o ETF de Treasury Bonds (IE00B3VWN518)?
    2. 15/15 (Europa/EUA) parece-vos bem ou há argumentos para outro balanceamento, dada a exposição de ~60% aos EUA no MSCI World?
    3. Faria sentido trocar os dois de Obrigações por um de Obrigações mundial? O único que encontrei foi este, mas não aparece info na Morningstar, deve estar a escapar-me algo: LU0378818131
    4. A diversificação por algo mais sectorial (matérias-primas, talvez imobiliário...) é complicar demais o portfolio para quem não está muito à-vontade?

Obrigado :)

1. Sim, de acordo com o justetf.com

2. Sinceramente, não sei... Cria uma carteira teórica no justetf.com e analisa a performance vs apenas o ETF de obrigações europeias.

Atenção que as obrigações americanas têm uma performance muito influenciada pelo câmbio e apresenta uma grande volatilidade.

3. O mesmo que acima :)

4. Há quem concorde e há quem discorde. Nota que um activo que valha apenas 5% do total da carteira também não irá influenciar a mesma em grandes valores no final do dia :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento estou com uma valorização desde Agosto de 2014 de +-5% e uma distribuição assim:

DBC     4,48%
    DBZB    13,98%
    DXSU    9,96%
    EGIL    5,12%
    EUNN    4,49%
    IAU    6,03%
    SMC    6,50%
    SPYX    9,85%
    SXR1    5,15%
    SXRG    21,02%
    TLT    8,52%
    XGPD    4,91%

Irei rebalancear novamente em Agosto para as percentagens de inicio do salvador. Alguma recomendação em relação a rebalanceamento?

E relativamente ao XGPD que parou a negociaçao, recomendações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/05/2016 at 09:29, maj.lraep disse:

Acho que devias simplificar e arranjar um ETF global. Para quê complicar?

Referes-te a um global de obrigações governamentais, certo? Não consegui encontrar nenhum de jeito. Recomendações?

há 23 horas, ruicarlov disse:

Como disse, sou fã de tresuries de longo prazo (>10-20 anos) como contrapeso das ações. Sobretudo porque o SPY tem andado perto de máximos quando os fundamentais não estão assim nada de brilhante. A nível de ETFs que tenham esse efeito recomendo o  US10 - Lyxor UCITS ETF iBoxx $ Treasuries 10Y. Esse ETF das treasuries de 7-10 anos é menos volátil mas também menos eficaz a amparar as perdas quando as ações caem.

Compreendo e concordo. Mas só encontro a versão distribuição desse ETF. Qual o ISIN da Acc?

há 16 horas, Mouro Emprestado disse:

1. Sim, de acordo com o justetf.com

2. Sinceramente, não sei... Cria uma carteira teórica no justetf.com e analisa a performance vs apenas o ETF de obrigações europeias.

Atenção que as obrigações americanas têm uma performance muito influenciada pelo câmbio e apresenta uma grande volatilidade.

3. O mesmo que acima :)

4. Há quem concorde e há quem discorde. Nota que um activo que valha apenas 5% do total da carteira também não irá influenciar a mesma em grandes valores no final do dia :P

Obrigado pelas dicas. Já cheguei a algumas conclusões com essa análise, mas vou estudar melhor o caso :)

Editado por mmp
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Excelente tópico e agradeço desde já a alguns users como RUI Carlov e outros pelas ajudas e sugestões que aqui postaram

Eu gostava de começar nos ETFs de forma extremamente simples 55 - 45 em dois ETFs , quanto muito 3.

iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) | IWDA

A minha duvida está no(s) de Obrigações

Lyxor UCITS ETF EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) (EUR) | LYQ1

Lyxor UCITS ETF iBoxx $ Treasuries 10Y + (DR) (USD) | US10

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) (EUR) | MTC

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR) | DBZB

Estava a pensar no db x trackers mas li que era sintético e fiquei com uma duvida , existe algum risco adicional ?

ou em 2 da Lyxor sei que convém um de treasuries mas depois entre o primeiro e terceiro não sei qual o melhor

----

Para finalizar mais uma pergunta básica/iniciante , a Lyxor vai á falência (suponho que sejam eles que gerem o fundo ? )

os investidores correm o risco de perder a totalidade do capital ? é que suponho que convém medir o risco associado a cada entidade onde colocamos o fundo?

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/05/2016 at 5:02 AM, gustafsson said:

Boa noite

Excelente tópico e agradeço desde já a alguns users como RUI Carlov e outros pelas ajudas e sugestões que aqui postaram

Eu gostava de começar nos ETFs de forma extremamente simples 55 - 45 em dois ETFs , quanto muito 3.

iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) | IWDA

A minha duvida está no(s) de Obrigações

Lyxor UCITS ETF EuroMTS All-Maturity Investment Grade (DR) (EUR) | LYQ1

Lyxor UCITS ETF iBoxx $ Treasuries 10Y + (DR) (USD) | US10

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 5-7Y Investment Grade (DR) (EUR) | MTC

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR) | DBZB

Estava a pensar no db x trackers mas li que era sintético e fiquei com uma duvida , existe algum risco adicional ?

ou em 2 da Lyxor sei que convém um de treasuries mas depois entre o primeiro e terceiro não sei qual o melhor

----

Para finalizar mais uma pergunta básica/iniciante , a Lyxor vai á falência (suponho que sejam eles que gerem o fundo ? )

os investidores correm o risco de perder a totalidade do capital ? é que suponho que convém medir o risco associado a cada entidade onde colocamos o fundo?

Obrigado :)

Fala-se muito do sintético vs físico, mas a verdade é que eu saiba não temos casos reais em que um ETF sintético tenha sofrido devido ao seu método de replicação, logo de momento é tudo teoria. Independentemente do tipo de replicação, em princípio se uma gestora vai à vida, os activos pertencem à pessoa. A não ser que haja maroscas e fraudes. E nesses casos não importa a replicação. Claro que quando possível deve-se diversificar, mas quando o capital não é abundante temos de trabalhar com o que temos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde a todos,

Li com gosto as 70 páginas deste tópico. Andei a aprender sobre investimentos na www.investopedia.com e na http://jlcollinsnh.com/, e cheguei a este forum quando pesquisei por informações sobre a Degiro.

Tenciono iniciar-me com um investimento de 10.000,00 euros. Decidi escolher ETFs da Vanguard, por me parecer um fornecedor seguro para 15-20 anos. Compreendi perfeitamente a questão da Vanguard não capitalizar os dividendos e vou tentar minimizar esse custo.

Cheguei a uma pequena lista, baseada no "lazy portfolio", do Rick Ferri, já muito falado aqui, e tendo em atenção às "treasury".

25% BNDX + 15% EDV + 40% VTI + 20% VXUS

VXUS - Vanguard Total International Stock Index Fund ETF Shares (USD)
    VTI - Vanguard Total Stock Market Index Fund ETF Shares (USD)
    BNDX - Vanguard Total International Bond ETF  BNDX
    EDV - Vanguard Extended Duration Treasury Index Fund ETF Shares (USD)

Escolhi o BNDX por ser fora dos EUA. Tem uma correleção pequena com o VTI e o VXUS.
    Em vez do VT ou do VWRL, preferi usar o VTI + VXUS para poder jogar com o peso dos EUA / fora dos EUA nas ETF de acções. Li aqui também que tem melhor comportamento (não me lembro da página)
    Escolhi o EDV, para as bond "treasury", mas com alguma apreensão visto ser muito volátil. Por isso atribuo o peso de 15% em relação aos 25% do BNDX. Também tem uma correleção muito pequena com o VTI.

No final tenho 40% em ETF de bonds e 60% em ETF de acções

Gostaria de receber os vossos comentários e que me dessem a opinião sobre o seguinte:
    Está tudo nas bolsas dos EUA e em dólares. Poderia passar a maioria das EFT para as bolsas da Europa se usasse:
    a. VUSA Vanguard S&P500 (EUR), em vez do VTI. Fico exposto apenas ao índice S&P500 em vez de ser a todo o mercado dos EUA, logo perco diversidade.
    b. VUTY Vanguard USD Treasury Bond UCITS (EUR) em vez do EDV. O problema é que este ETF é novo e não há nenhuma informação sobre ele, para além da dada pela Vanguard
    c. VETY Vanguard Eurozone Government Bonds UCITS (EUR). O problema é este ETF também ser novo.

Se fizesse essas substituições ficaria com 80% das ETF nas bolsas europeias, para além de negociar em euros.

d. E substituir o EDV pelo VGIT, para não ter uma posição tão volátil? Pelos testes na ETFreplay, o resultado não é muito bom, mas se fosse escolher pelo ETFreplay, escolhia 100% do VTI :)

A simulação é só desde Junho de 2013, pois há um ETF relativamente novo.

Editado por pfonseca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que não vale a pena preocupar-se com a bolsa de negociação.

Seja EUA ou Europa, cotação em USD ou EUR, distribuição é distribuição. Se não está interessado em capitalizar os dividendos, fique pelo plano incial. Só quem quer optimizar a fiscalidade dos seus investimentos é que procura ETFs europeus, pois apenas alguns desses capitalizam dividendos.

A sua simulação tem um prazo muito curto. O EDV não é suposto dar grandes resultados em períodos de bull market. Só com uma simulação a apanhar índices equivalentes ao EDV (como o TLT, mas com uma amplitude de variações menor) desde 2000 é que dá uma melhor ideia do efeito deste num portfolio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão da falência da gestora continua a preocupar me , quais são os organismos a nivel europeu - mundial a que podemos recorrer ?

Aqui ninguém sabe nada ou se sabem não querem dizer , podemos contactar cada uma e perguntar mas o ideal é que haja uma digamos que proteccão a nivel europeu

acho que é impossivel medir o risco sem saber este detalhe , colocar milhares numa gestora e ficar sem nada ....bom pelo menos saber CONCRETAMENTE como tudo se processa em cada caso é essencial na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso não responde á minha questão.

Além disso caso queiras investir em 4 EFTs  iria ser uma bela confusão , irias investir em 16 de diferentes gestoras para dividir o risco

diminuindo o lucro obviamente mas continuando sem saber o que sucede em caso de falência

É importante medir nem que seja aproximadamente o risco e isso faz-se com informação concreta , pois até agora li 0 sobre isto  e acho francamente preocupante

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, ruicarlov disse:

Seja EUA ou Europa, cotação em USD ou EUR, distribuição é distribuição. Se não está interessado em capitalizar os dividendos, fique pelo plano incial. Só quem quer optimizar a fiscalidade dos seus investimentos é que procura ETFs europeus, pois apenas alguns desses capitalizam dividendos.

A sua simulação tem um prazo muito curto. O EDV não é suposto dar grandes resultados em períodos de bull market. Só com uma simulação a apanhar índices equivalentes ao EDV (como o TLT, mas com uma amplitude de variações menor) desde 2000 é que dá uma melhor ideia do efeito deste num portfolio.

Obrigado pela indicação. Não tenciono desperdiçar a capitalização dos dividendos. Nos EUA, para um dividendo de 2%, fico com 0,02 x 0,85 x 0,72 = 0,012, ou seja 1,2%. É um custo adicional por escolher ETF que não capitalizam.

Para esse portfólio não dá para simular com um prazo maior. Experimentei trocar o BNDX pelo BND e o VXUS pelo VEU, e só dá a partir de 2008.

VEU = Vanguard FTSE All-World ex-US Index Fund ETF (USD)

BND = Vanguard Total Bond Market Index Fund ETF Shares (USD)

Quando estava a pensar na simulação também verifiquei que, como estou a utilizar a versão grátis, o simulador não faz o balanceamento do portfolio, portanto as percentagens em 2016 já hão-de ser muito diferentes, com maior peso para o VTI, que é o que teve uma subida maior. É uma pena. Já alguém tinha falado nisto, em relação ao ETFreplay?

Vou pensar com calma e ver outras possibilidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, gustafsson disse:

Isso não responde á minha questão.

Além disso caso queiras investir em 4 EFTs  iria ser uma bela confusão , irias investir em 16 de diferentes gestoras para dividir o risco

diminuindo o lucro obviamente mas continuando sem saber o que sucede em caso de falência

É importante medir nem que seja aproximadamente o risco e isso faz-se com informação concreta , pois até agora li 0 sobre isto  e acho francamente preocupante

Se não estás à vontade e estás tão preocupado, não será melhor ficares pelos depósitos a prazo cobertos pelo FGD?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, maj.lraep said:

Se não estás à vontade e estás tão preocupado, não será melhor ficares pelos depósitos a prazo cobertos pelo FGD?

Agradeço as respostas mas dás sugestões para coisas que não perguntei , se escolho os DPs ou meto o $ debaixo do colchão não me parece relevante.

Novamente

É importante medir nem que seja aproximadamente o risco e isso faz-se com informação concreta

Se me estás a dizer que todos os que investem não fazem a minima de como as coisas se processam e não sabem o risco aproximado então como aferir se é bom investir nestas condições ?

Simplesmente é tipo lotaria , pomos lá o $ e sem saber de nada fazemos figas para que daqui a 20 anos ainda lá esteja...

Com o nivel de desenvolvimento tecnologico a ser cada vez maior a o lifespan das empresas diminui julgo importante considerar todas as hipoteses

obviamente se o importante é fazer figas , pá boa sorte.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico