Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sim, a dimensão do XGLR pequena, mas à falta de melhores soluções é o que há. Também não é um inconveniente assim tão grande, salvo haja um ataque de pânico e falte liquidez no fundo. Mas como também devemos ficar quietos quando se instalam pânicos e flash crashes também não é por aí.

Desconhecia esse do Think Global. Pensei que esse aviso pudesse dizer que a negociação estivesse limitada à Holanda, mas aparece para negociação na Interactive Brokers, logo não é isso. Pena ser de distruição de dividendos

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E até que ponto é assim tão penalizador ter um ETF que distribui dividendos em vez de um que acumula, quando o que distribui dividendos tem Total Expense Ratio de 0,25% como este da Think Global, ou até 0,14% como um da iShares, em vez de um que acumula e que tem um TER de 0,40%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 03/04/2016 at 1:39 AM, Max_Filas said:

E até que ponto é assim tão penalizador ter um ETF que distribui dividendos em vez de um que acumula, quando o que distribui dividendos tem Total Expense Ratio de 0,25% como este da Think Global, ou até 0,14% como um da iShares, em vez de um que acumula e que tem um TER de 0,40%?

Não é garantido que o XGLR obtenha maiores rentabilidades do que outros ETFs imobiliário pois a composição de cada ETF tem algumas diferenças (não há um índice bem definido, cada gestora faz o seu). Mas para já vamos assumir eram óptimas cópias uns dos outros. Um ETF como o da Think Global costuma distribuir dividendos de cerca de 2.8% ao ano (dados de 2015). Recebendo dividendos o estado come pelo menos 28% disso, ou seja, 0.78% do rendimento do ETF. Para além disso temos de considerar para para reinvestir dividendos é necessário gastar com comissões de compra, que são tanto mais pesadas (em termos %) quando menor for o valor do reforço.

Para além da parte económica, mete-se a chatice fiscal, de assegurar que não está a haver dupla-tributação de dividendos, mais uma coisa a ter de preencher com cuidado na declaração de IRS (então se os dividendos forem em USD e for necessário converter para EUR à data de cada pagamento :wacko:).

Resumindo, dificilmente dá mais rendimento e dá mais trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

11 minutes ago, gla said:

Boas,

para quem começa agora e com um investimento reduzido (1 ou 2k) , em que banco ou site recomendam a abertura de conta?

obrigado

DeGiro, pois é o que tem as comissões mais reduzidas, o que são o ponto mais importante quando se tem pouco capital

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, ruicarlov disse:

DeGiro, pois é o que tem as comissões mais reduzidas, o que são o ponto mais importante quando se tem pouco capital

ruicarlov

Achas tão "tranquilo" investir na DeGiro como por exemplo através de uma plataforma investimento do Banco BIG o Big Global Trader?

Havia aí umas reticências de alguns colegas de forum, por causa da titularidade dos títulos não ser nossa no caso de investirmos através  de plataformas de investimento como era no caso da plataforma do BEST ou Gobuling. Estas dúvidas de alguns colegas do Forum têm fundamento? Os títulos não ficam em nosso nome nessas plataformas?

No Big, dizem-me que os títulos ficam em meu nome.

Sabes, ou alguém sabe, o que se passa em relação à titularidade na DeGiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Para esse valor, sempre tens os fundos índice da Pictet no Best (pelo menos para os mercados bolsistas).

Têm uma performance ligeiramente pior que os ETFs correspondentes, mas para estes últimos tens sempre as comissões de negociação e/ou custódia que, indirectamente, diminuem a rentabilidade da carteira.

Por exemplo o Pictet SP500 tem, a 5 anos, uma performance bastante parecida ao iShares Core SP500:

Capture1.jpg
    picture uploader

Atenção que as cores estão trocadas (porcaria de Morningstar.es :P ).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Mouro Emprestado disse:

Para esse valor, sempre tens os fundos índice da Pictet no Best (pelo menos para os mercados bolsistas).

Têm uma performance ligeiramente pior que os ETFs correspondentes, mas para estes últimos tens sempre as comissões de negociação e/ou custódia que, indirectamente, diminuem a rentabilidade da carteira.

Por exemplo o Pictet SP500 tem, a 5 anos, uma performance bastante parecida ao iShares Core SP500:

Capture1.jpg
    picture uploader

Atenção que as cores estão trocadas (porcaria de Morningstar.es :P ).

Mas o Pictet não distribui dividendos. O Ishares sim. E os proveitos obtidos com os dividendos não estão representados nessa imagem...

Ou estarei errado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tinha escolhido 3 ETFs de ações para um investimento de 12000€ numa carteira de ETFs de capitalzação. Os ETFs são:

% ETF Ticker   ISIN TER  

41% iShares Core S&P 500 UCITS ETF CSSPX   IE00B5BMR087 0,07 Ações USA
    41% SPDR MSCI Europe UCITS ETF ERO   IE00BKWQ0Q14 0,25 Ações Europa
    18% Amundi ETF MSCI Emerging Markets AEEM   FR0010959676 0,20 Ações Emergentes

Decidi comparar o desempenho destes 3 ETFs com aquela % de alocação com um ETF global ACWI, através do backtest que está em baixo.

1º pedia a vossa ajuda para saber se os ETFs que escolhi são adequados para fazer esta comparação e queria saber o que acham da comparação?

2º. Se o teste está correto, se calhar mais vale optar pelo ETF global, não?

Obrigado

Backtest ETF Portfolio 2016-04-10.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, ruicarlov disse:

Se quer ter uma alocação igual ao do ETF mundial, então claro que mais vale optar por esse. A vantagem de ter os ETF em separado é precisamente poder optar pelas % que se deseja para cada região.

As percentagens dos 3 ETFs foram definidas por mim, na base daquilo que eu pensava distribuir o capital e com esta alocação acabou por coincidir com num gráfico muito semelhante ao do ACWI. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante kerumirembora

Boas,

Depois de 1 ano a ler este e outros tópicos sobre ETF's, estou decidido a construir um portefólio.

Só para ter uma noção da quantidade de dividendos distribuídos/capitalizados por um etf de acções por exemplo. Quanto capitaliza um IWDA de 5000€ em 1 ano?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Alguém sabe dizer se é mais vantajoso investir 5000€ num ETF em US Dólares, com uma taxa de encargos correntes de 0,05, ou num ETF em Euros mas com taxa de encargos correntes de 0,15

Já sabemos que quanto mais baixos os encargos melhores, mas a minha dúvida está relacionada com o faco de não conseguir saber se se "perde" muito dinheiro nos câmbios EUR/USD/EUR, já que a minha conta é eu Euros na Degiro. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Compara esses ETFs. O que tem comissões mais baixas, até pode ter, historicamente, piores retornos (estamos a falar de décimas, se tanto).

Quem usa ETFs para investir para a vida, não se deve preocupar muito com uma décima ou duas de TER.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Podem dar-me uma opinião sobre o seguinte, por favor.

Tenho um dinheiro disponível no BIG, e em conversa com o meu gestor, ele aconselhou-me a aplicá-lo em ETF's. Como não é bem a minha "praia" (tenho carteira de fundos de investimento, mas nunca tive na vida ETF's), mostrei-me algo hesitante em entrar neste tipo de produtos.Perante isto, o gestor disse-me para eu não me preocupar porque o banco (BIG) tem uma equipa de gestores dedicada a esta matéria e que a aplicação seria gerida/orientada pelo "adviser" do banco. 

Dado tratar-se de uma poupança para uma perspectiva de uns 4 ou 5 anos, e o actual ambiente nos mercados, acham que uma aplicação em ETF's faz sentido nos dias de hoje? Como "vantagens" o gestor falou-me em "custos baixos" e maior rapidez na compra/venda dos títulos, permitindo assim uma resposta mais rápida às oscilações do mercado (comparado com os fundos de investimento, cujas ordem de venda demoram vários dias). Para além disso, a carteira seria gerida, se eu bem entendi, pelo tal "Adviser" do banco perito em ETF's.

Mas, naturalmente, estes ETF's também terão os seus "calcanhares de Aquiles", não? Isso, ele (gestor de conta) não me disse... Sabem dizer-me, até para eu estar prevenido, quais são os "contra" destes ETF's?

Desde já o meu obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico