Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante oh forreta! (visitante)

A rentabilidade neste momento é cerca  de cerca e 12%. O investimento minimo sao 10€.

Se estiver a pensar investir, nao entre de cabeça. Com isto quero dizer começe com pouco e va aumentando a posiçao conforme se sentir confortavel.
    Digo isto, porque começei noutra plataforma que prometia retornos espantosos, e neste momento tenho 6% ano. O que nao é mau, mas é pouco para o risco lhe esta associado na minha opiniao.

Boas,

Helder e como é feita a retenção de juros desse investimentos? 

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

• 2 weeks later...
    A 28/02/2016 at 18:19, Helder Silva disse:

A rentabilidade neste momento é cerca  de cerca e 12%. O investimento minimo sao 10€.

Se estiver a pensar investir, nao entre de cabeça. Com isto quero dizer começe com pouco e va aumentando a posiçao conforme se sentir confortavel.
    Digo isto, porque começei noutra plataforma que prometia retornos espantosos, e neste momento tenho 6% ano. O que nao é mau, mas é pouco para o risco lhe esta associado na minha opiniao.

Viva

Que portefólio tens?

12%! muito bom

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, frugal said:

Viva

Que portefólio tens?

12%! muito bom

Os 12% nao se referem ao meu portfolio, mas sim a um investimento em particular no site www.mintos.com

O meu portfolio ainta tem uma rentabilidade negativa YTD, como muitos dos investidores por estes lados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O banco BES faliu um mês depois de um aumento de capital, e nao esquecendo que o antigo presidente da républica disse o seguite durante o dito aumento de capital: "O Banco de Portugal tem sido categórico a afirmar que os portugueses podem confiar no BES, dado que as folgas de capital são mais do que suficientes para cobrir a exposição que o banco tem na parte não-financeira, mesmo na situação mais adversa",

Tal como o BES, o Mintos pode desaparecer devido a corrupçao e más praticas, mas nao acredito que seja um esquema em piramide. 
    Devido à limitada legislaçao no sector, acredito que casos de burlas também possam acontecer, mas altos retornos significam riscos elevados. 

Pode sempre la meter 100 euritos e ver por si como funciona a coisa, o retorno desse investimento da para um bica por mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Estou a tentar descobrir mais sobre esse Mintos. Parece-me ser a continuação de um esquema ponzi de nome Uinvest que estoirou em meados de 2013. As pessoas sao as mesmas pelo que vi. É muito coencidencia na Ucrania ter nascido uma "empresa" nos mesmos moldes daquela que tinha fechado com outro nome. Se tiveres algo a dizer sobre a Mintos agradecia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On ‎03‎-‎01‎-‎2015 at 0:29 AM, Mouro Emprestado said:

Como se comportaria um Portfolio Permanente desde 2007 a 2015, permitindo assim observar o mesmo em período de crash bolsista e subsequente bull?

No ano passado expus aqui uma possível carteira de B&H, baseada no Portfolio Permanente do Harry Browne. Ver o racional no seguinte link: http://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?do=findComment&comment=105890

Passados cerca de 14 meses, é meu dever actualizar os ganhos dessa carteira teórica:

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                  -2,94

2014                16,30

2015                 2,95

2016 (YTD)      3,88

PP_3.jpg

PP_1.jpg

Deixo aqui a actualização das transacções, actualizado com as transacções anuais a 1 de Julho de 2015:

PP_2.jpg

Há carteiras melhores? Potencialmente, sim. Mas o que verdadeiramente importa é chegarmos ao final do dia e podermos dormir descansados com a performance da carteira.

Não esquecer que nesta carteira, o fundo de emergência já se encontra a ser considerado na carteira como "cash", pelo que poderão potencialmente alocar a totalidade do vosso património neste tipo de carteira.

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá malta, gostava de me iniciar no mundo dos ETFs e ando à procura de 2 tipos, um para aderir e deixar estar durante longos anos >10 e ir reforçando, outro para curto prazo <5 anos.

Tenho conta no AtivoBank, mas não vejo nenhum destes:

Para Buy & Hold: Vanguard Long-Term Government Bond ETF e iShares Core Conservative Allocation ETF
    Short Term: iShares 1-3 Year Treasury Bond ETF

Aconselham alguma alternativa? Montante 500€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    28 minutes ago, a_silva89 said:

Olá malta, gostava de me iniciar no mundo dos ETFs e ando à procura de 2 tipos, um para aderir e deixar estar durante longos anos >10 e ir reforçando, outro para curto prazo <5 anos.

Para Buy & Hold: Vanguard Long-Term Government Bond ETF e iShares Core Conservative Allocation ETF

Compra e venda de ETF custam 15€ no activo se nao estou em erro. O que quer dizer que o investimento a 5 anos tem que render mais de 6% para dar lucro. (15€+15€ compra e venda)

Eu acho que faria melhor ao investir em fundos com esse montante, ou abrir conta numa correctora mais economica como é o caso da Degiro.
    Eu pessoalmente comecei um um fundo de acçoes e apenas depois de juntar 3000 euros comprei o meu primeiro ETF. E se fosse hoje tinha junto mais algum antes de fazer a compra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 hours ago, Helder Silva said:

Compra e venda de ETF custam 15€ no activo se nao estou em erro. O que quer dizer que o investimento a 5 anos tem que render mais de 6% para dar lucro. (15€+15€ compra e venda)

Eu acho que faria melhor ao investir em fundos com esse montante, ou abrir conta numa correctora mais economica como é o caso da Degiro.
    Eu pessoalmente comecei um um fundo de acçoes e apenas depois de juntar 3000 euros comprei o meu primeiro ETF. E se fosse hoje tinha junto mais algum antes de fazer a compra.

Bem lembrada a questão dos custos, de facto 500€ fica muito arriscado, tenho 5000 euros num DP que vence em agosto deste ano, mas só me vai render 32€ posso resgata-lo e aplicar no ETF, assim já valeria a pena. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, a_silva89 said:

Montantes à parte, recomendo o US10 - Lyxor UCITS ETF iBoxx $ Treasuries 10Y em alternativa ao da Vanguard. Capitalização de dividendos é mais vantajosa para um investidor português. E esse da ishares 1-3 Year Treasury Bond convém verificar que é a versão ACC (que significa capitalização de dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    On 17/03/2016 at 11:18 PM, a_silva89 said:

500€ para investires em ETFs é muito pouco (para mim o mínimo deveria ser € 2.000 por ETF, para diluir a % de custos com as transacções).

Eu pessoalmente com esse dinheiro investiria antes num Fundo de Investimento (passa pelo tópico respectivo), sem custos com as transacções.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou leigo em fundos. Tenho várias acções individuais (a maior part dividend stocks), mas fundos nunca subscrevi. Este ano vou estudar fundos a fundo (cof cof) e migrar pelo menos uns €10K (talvez €15K) para fundos.

A grande pergunta que faço é o porquê de fundos com capitalização serem mais vantajosos para portugueses. Como residente fiscal na Alemanha pago 25% das mais valias que tiver (posso declarar perdas), mas tanto os pago com dividendos como esperando mais e vendendo a minha posição mais tarde (a mais valia é taxada na mesma a 25%).

Gostava de alguma coisa equivalente ao Vanguard. Qual é que o análogo para nós?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    14 hours ago, scpuser said:

Eu sou leigo em fundos. Tenho várias acções individuais (a maior part dividend stocks), mas fundos nunca subscrevi. Este ano vou estudar fundos a fundo (cof cof) e migrar pelo menos uns €10K (talvez €15K) para fundos.

A grande pergunta que faço é o porquê de fundos com capitalização serem mais vantajosos para portugueses. Como residente fiscal na Alemanha pago 25% das mais valias que tiver (posso declarar perdas), mas tanto os pago com dividendos como esperando mais e vendendo a minha posição mais tarde (a mais valia é taxada na mesma a 25%).

Gostava de alguma coisa equivalente ao Vanguard. Qual é que o análogo para nós?

Já se falou várias vezes da vantagem dos fundos com capitalização de dividendos, uma vez que os mesmos são mais eficientes de um ponto de vista fiscal.

Sempre que recebes dividendos, parte será pago directamente às Finanças (28% em Portugal), pelo que o efeito capitalização não se aplica a essa parte que é entregue às Finanças.

Por outro lado, se pudesses deferir no tempo o pagamento do imposto sobre os dividendos (como por exemplo nos EUA ou no RU), então de um ponto de vista fiscal esta questão já não se punha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Não...

Experimenta tu no excel: Cenário 1 (capitalização de dividendos) vs Cenário 2 (distribuição de dividendos)

Montante inicial: € 1.000

Dividend-yeld anual: 6%

Prazo: 10 anos

Taxa de tributação de dividendos anuais: 28%

Taxa de tributação de mais-valias: 28%

No Cenário 2, apenas podes reinvestir os dividendos líquidos de tributação (i.e, 72% * 6%)

Mais-valia líquida no Cenário 1: 496,42

Mais-valia líquida no Cenário 2: 463,22

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entretanto apercebi-me até editei o post ao mesmo tempo sorry.

A questão é que na Alemanha a mais valia final tem dedução de capitalização, e pelo que depreendo da tua argumentária, em Portugal não é assim. OK tudo claro.

Já agora questão importante:

Se tivermos dividendos e manualmente comprarmos mais posição no fundo (no fundo recapitalizando). Ainda somos obrigados a pagar o imposto sobre os dividendos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

É mesmo isso que eu quero chegar.

Se na Alemanha podes reinvestir os dividendos a 100% (deferindo no tempo a sua tributação aquando da mais-valia), então o efeito prático é nulo.

Contudo, algo me diz que não será assim tão simples e que pagas impostos na Alemanha sempre que recebes dividendos.

Logicamente, quando vais a reinvestir, o valor reinvestido é líquido de tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já faço isto há 3 anos na Alemanha, acredita que conheço bem o sistema ;-) Eu tenho que pagar imposto quando tenho dividendos, mas quando tenho mais valias posso fazer deduções dos impostos pagos nos últimos 10 anos em dividendos (não tudo, claro).

Agora, quanto a Portugal e ao que dizes:

Se eu reinvestir os dividendos manualmente na minha correctora não tenho que pagar imposto nenhum nesse ano? Ou seja, não há diferença nenhuma entre o fundo capitalizar ou não, se eu me der ao trabalho de os re-investir isso à mão?

Isto é importante porque eu tenho milhares de euros em dividend stocks, e planeio ir viver para Portugal... Se for obrigado a pagar impostos de dividendos (mesmo que re-investidos) então em Portugal ninguém deve ter dividend stocks...

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    14 minutes ago, scpuser said:

Eu já faço isto há 3 anos na Alemanha, acredita que conheço bem o sistema ;-) Eu tenho que pagar imposto quando tenho dividendos, mas quando tenho mais valias posso fazer deduções dos impostos pagos nos últimos 10 anos em dividendos (não tudo, claro).

Agora, quanto a Portugal e ao que dizes:

Se eu reinvestir os dividendos manualmente na minha correctora não tenho que pagar imposto nenhum nesse ano? Ou seja, não há diferença nenhuma entre o fundo capitalizar ou não, se eu me der ao trabalho de os re-investir isso à mão?

Isto é importante porque eu tenho milhares de euros em dividend stocks, e planeio ir viver para Portugal... Se for obrigado a pagar impostos de dividendos (mesmo que re-investidos) então em Portugal ninguém deve ter dividend stocks...

Errrrrrrrr, como já te disse, experimenta no excel, que te responde à tua dúvida.

Em Portugal, sempre que recebes dividendos (ou juros), ainda que os reinvistas logo a seguir, pagas imposto. C'est-la vie...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me estás a perceber: eu percebo que pagas mais imposto se tiveres que pagar imposto sobre dividendos, recapitalizares e venderes a posição... do que se não tiveres que pagar imposto sobre dividendos e apenas sobre mais valias no fim. Eu sei isso.

A pergunta era se a legislação previa que caso a recapitalização fosse feita à mão haveria pagamento de imposto ou não, e já me disseste que sim (que se paga imposto na mesma).

Depois de aferir o que tenho a aferir, vou provavelmente ter que vender todas as minhas dividend stocks...

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora , com ações Etfs, re investir os dividendos não é assim tão claro pois muitas vezes não se consegue reinvestir o montante todo, não é múltiplo do valor da unidade participação, ou pode nem chegar aos mínimos... Adicionas custos de negociação, e comissões de receber os dividendos, não deves ter feito as contas todas do teu super plano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde

O que pensam deste ETF para investir em Imobiliário?

Think Global Real Estate UCITS ETF (36% US; 18%Europa; 15% Japão, 12%Ásia; ... )

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=NL0009690239&from=search&isin=NL0009690239

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000TGHY&tab=3

Reparei que este tem uma "Nota" na site justetf que não compreendo o que significa. Podem-me dar uma ajuda quanto ao significado e prós/contras desta chamada de atenção?

• This fund does only have marketing distribution rights for Netherlands.

As outras opções de escolha são:

iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF (50% exposição US)

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=DE000A0LGQL5&from=search&isin=DE000A0LGQL5

db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Dev. Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C (ACC; Só Europa)

https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=LU0489337690&isin=LU0489337690&from=search

Vanguard Global ex-U.S. Real Estate (Global excepto USA)

http://www.etf.com/VNQI

Cumpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico