Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante RicardoSantos (visitante)

Em termos de matérias-primas e ouro, penso que se pode perfeitamente manter os ETFs originais, já que não distibuem dividendos e para o ouro o IAU tem um TER mais baixo (0.25%)

Qual é a vossa opinião em relação ao ETF original das matérias-primas? O TER é um pouco elevado não? 0.88%

Qual é a vantagem em relação a alguns ETFs europeus com TERs bem mais baixos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

O ETF da carteira do Salvador relativo a small cap era especificamente a small cap dos EUA. Eu o que uso é o SXRG, iShares MSCI USA small cap.

Esse etf imobiliário é apenas europa. Se preferir existe um etf de imobiliário global (que tem sido aqui recentemente falado), com o ticker XGLR.

Em termos de matérias-primas e ouro, penso que se pode perfeitamente manter os ETFs originais, já que não distibuem dividendos e para o ouro o IAU tem um TER mais baixo (0.25%)

O ETF da zona do pacífico que mencionou não inclui Japão. No ETF da carteira do Salvador, o Japão representa 45% desse índice no Pacífico, logo não é um país a desprezar. Na altura em que constitui a minha carteria dividi-me por dois ETFs. Esse que mencionou mais um só de Japão. Hoje já existe um ETF de capitalização que abrange tudo, o ComStage MSCI Pacific TRN UCITS ETF

Deixo apenas um reparo que  ETF da Europa que escolheu é apenas nas 50 maiores empresas europeias. Tem um TER menor que muitos outros ETFs, mas deixa de fora bastantes sectores e países, estando limitado a países da zona euro. 

Muito obrigado pelas dicas! :)

Troquei tudo conforme aconselhado, só quero repetir a pergunta do RicardoSantos: porquê o PowerShares DB Commodity (com 0.85 TER) em vez do Lyxor UCITS ETF (FCP) Comm. T. Reuters/CoreCommodity CRB C-EUR (0.35)?

Editado por Darien
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas dicas! :)

Troquei tudo conforme aconselhado, só quero repetir a pergunta do RicardoSantos: porquê o PowerShares DB Commodity (com 0.85 TER) em vez do Lyxor UCITS ETF (FCP) Comm. T. Reuters/CoreCommodity CRB C-EUR (0.35)?

Boa noite,

Estive a comparar a performance do DBC com esse fundo da Lyxor, e de facto, são bastante semelhantes:

comparativo.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sou um grande entendido nas matérias-primas, mas apesar do TER elevado, o DBC usa uma estratégia de roll-over de contractos que permite poupar custos. Não sei até que ponto justifica esse TER acrescido, mas também não se pode comparar directamente com esse da Lyxor, pois a composição tem algumas diferenças. Como se pode ver no gráfico, o DBC teve uma valorização maior até meados de 2014, sendo depois ultrapassado pelo CRB. Olhando para as composições dos ETFs, o DBC tem um peso maior na enegia (petróleo e derivados), enquanto que o CRB tem um peso maior em produtos agrícolas. Logo em períodos como este de queda dos preços o petróleo o DBC é mais afectado. Naturalmente, quando o sector da energia valoriza o DBC também beneficia mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Estava a pensar no modelo 60/40 com o iwda e o lyxor us10.

No entanto alertaram-me no banco para a falta de liquidez do us10. Nem sempre tem cotação na bolsa de Paris por falta de liquidez, e na de Milão a liquidez é fraca.

Alguém me pode ajudar com este etf? Onde vêm habitualente a liquidez de um etf?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim o que importa é chegar à janela de negociação e ver o spread dos preços de compra/venda. Acabei de ir ver o do US10, e não me parece nada de anormal (141.59-141.92). Muitos ETFs europeus negoceiam pouco (especialmente comparando com os dos EUA), mas isso não quer dizer muito para um investidor de buy and hold. 

Agora para fazer trading não aconselho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim o que importa é chegar à janela de negociação e ver o spread dos preços de compra/venda. Acabei de ir ver o do US10, e não me parece nada de anormal (141.59-141.92). Muitos ETFs europeus negoceiam pouco (especialmente comparando com os dos EUA), mas isso não quer dizer muito para um investidor de buy and hold. 

Agora para fazer trading não aconselho.

Posso estar enganado, mas a "gestora" do etf, LYXOR, não actua como market maker? ou seja se ninguém quer "vender" eles próprios fazem as unidades que eu estou a pedir....não é mais ou menos assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que ETF para acções da Europa usam? Estou a ter alguma dificuldade em encontrar um diversificado que não distribua dividendos.

Tens este mais diversificado

db x-trackers MSCI Europe Index UCITS ETF (DR) 1C

Ou este com as 50 maiores

iShares Core EURO STOXX 50 UCITS ETF

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov, a minha questão, sendo a primeira vez que vou investir em ETF, é se poderá existir alturas em que este ETF nao terá negociação. Simplesmente não ter procura...

Foi o que percebi pelas palavras do analista do banco. Que não aparece no sistema, na bolsa de Paris, porque simplesmente existem dias em que não existem ordens de transacção neste fundo. A minha intenção é buy and hold e fazer reforços mensais, mas que me garante que este fundo irá ter liquidez daqui a 10 anos?

A minha questão é se realmente pode ser possível querer vender e simplesmente não ter compradores, ou o rácio se tornar bastante desfavorável...

Já agora, em que bolsa viste a cotação do fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Procuro um etf para gerir liquidez

com baixo risco de crédito e baixo risco de taxas de juros.

o que acham do LYXOR UCITS ETF IBOXX GERMANY 1-3Y (DR) C-EUR    FR0012283398   DU13?

o ter que aparece no justetf e morningstar é de 0. É engano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Procuro um etf para gerir liquidez

com baixo risco de crédito e baixo risco de taxas de juros.

o que acham do LYXOR UCITS ETF IBOXX GERMANY 1-3Y (DR) C-EUR    FR0012283398   DU13?

o ter que aparece no justetf e morningstar é de 0. É engano?

Porque não fazê-lo com um depósito a prazo a 30 dias ou coisa do género? Não tem risco de crédito nenhum desde que abaixo de 100k, e nalguns bancos deverá render bem mais que esse etf.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque não fazê-lo com um depósito a prazo a 30 dias ou coisa do género? Não tem risco de crédito nenhum desde que abaixo de 100k, e nalguns bancos deverá render bem mais que esse etf.

porque um deposito a prazo leva algum tempo a resgatar e a transferir para a corretora

na forma de etf posso vender e comprar outro etf em menos de um minuto.

Em caso de crise grave, posso até nem perder dinheiro em DP, mas provavelmente se precisar de dinheiro, tenho que esperar algum tempo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

porque um deposito a prazo leva algum tempo a resgatar e a transferir para a corretora

na forma de etf posso vender e comprar outro etf em menos de um minuto.

Em caso de crise grave, posso até nem perder dinheiro em DP, mas provavelmente se precisar de dinheiro, tenho que esperar algum tempo

Se tens essa necessidade de rapidez então podes ir para o ETF. Esse que apontaste de facto de um TER de 0,00%. não percebo como ganham dinheiro a gestora

Nesse ETF é improvável que percas dinheiro, ou pelo menos muito dinheiro. A Yield está nos -0,40%, mas se as taxas de juro continuarem baixas ou o BCE ainda descer mais, é possível que fiques a zero, ou percas muito pouco. Também terá a ver com o facto de apanhares o ETF num máximo ou não. Vai dizendo como corre! :)

Editado por maj.lraep
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tens essa necessidade de rapidez então podes ir para o ETF. Esse que apontaste de facto de um TER de 0,00%. não percebo como ganham dinheiro a gestora

Nesse ETF é improvável que percas dinheiro, ou pelo menos muito dinheiro. A Yield está nos -0,40%, mas se as taxas de juro continuarem baixas ou o BCE ainda descer mais, é possível que fiques a zero, ou percas muito pouco. Também terá a ver com o facto de apanhares o ETF num máximo ou não. Vai dizendo como corre! :)

fui verificar o kiid desse etf e afinal está lá uma despesa de 0,165%. O ter de 0 deve ser um engano dos outros sites

O etf desde que surgiu em 2015 tem tido retorno positivo em todos os prazos, apesar de yields negativas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

fui verificar o kiid desse etf e afinal está lá uma despesa de 0,165%. O ter de 0 deve ser um engano dos outros sites

O etf desde que surgiu em 2015 tem tido retorno positivo em todos os prazos, apesar de yields negativas.

Sim senhor. A minha preocupação é se o BCE descer ainda mais a tx de juros...penso que esse etf pode ir a zero, ou ficar muito levemente negativo. Por outro lado como é dívida alemã, se houver uma crise, será um activo de refúgio e até pode valorizar durante essa crise. ;)

Penso que o risco de crédito é diminuto tendo em conta que as contas da Alemanha estão a bater certo. E tem relativamente pouca dívida.

Boa sorte e vai postando a evolução.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov, a minha questão, sendo a primeira vez que vou investir em ETF, é se poderá existir alturas em que este ETF nao terá negociação. Simplesmente não ter procura...

Foi o que percebi pelas palavras do analista do banco. Que não aparece no sistema, na bolsa de Paris, porque simplesmente existem dias em que não existem ordens de transacção neste fundo. A minha intenção é buy and hold e fazer reforços mensais, mas que me garante que este fundo irá ter liquidez daqui a 10 anos?

A minha questão é se realmente pode ser possível querer vender e simplesmente não ter compradores, ou o rácio se tornar bastante desfavorável...

Já agora, em que bolsa viste a cotação do fundo?

Parece-me exagero da parte desse analista. Pelo que vi dele tem sido negociado todos os dias. Se ninguém negoceia esse fundo ele também não existiria. Já algumas pessoas aqui no fórum têm esse ETF e nunca ouvi falar de não conseguirem negociar. Como disse o spread de bid/ask não é nada de excecional.

Não sei bem qual a bolsa onde vi o fundo. Simplesmente liguei-me à platafoma da minha corretora e fui ver os preços.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Considerando que o preço do petróleo se encontra num preço bastante baixo atendendo ao histórico, estou a pensar investir num ETF do sector, de maneira a poder aproveitar o inevitável (mais cedo ou mais tarde) regresso das cotações a níveis mais altos. É certo que há quem diga que ainda pode descer mais, mas parece-me que, ainda assim e atendendo aos valores actuais, é vantajoso entrar brevemente. Contudo, muito honestamente, não sei qual que escolher.

Há algum ou alguns que recomendem? E com alavancagem ou sem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Considerando que o preço do petróleo se encontra num preço bastante baixo atendendo ao histórico, estou a pensar investir num ETF do sector, de maneira a poder aproveitar o inevitável (mais cedo ou mais tarde) regresso das cotações a níveis mais altos. É certo que há quem diga que ainda pode descer mais, mas parece-me que, ainda assim e atendendo aos valores actuais, é vantajoso entrar brevemente. Contudo, muito honestamente, não sei qual que escolher.

Há algum ou alguns que recomendem? E com alavancagem ou sem?

é facil acreditar que 30 dolares por barril é uma boa altura para entrar. Mas eu acreditei que que 50 era barato, e que nao devia cair muito mais. Pelos vistos da sempre para cair mais um bocado. Nao se deve investir porque antes valia 100 e hoje vale 30. Olhe para o caso do BCP e da PT, hoje negoceiam muito abaixo dos valores passados mas nem por isso estao baratos. 

O que eu quero dizer é, nao entre apenas so  porque o indice caiu, normalmente essa nao é uma boa pratica.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é facil acreditar que 30 dolares por barril é uma boa altura para entrar. Mas eu acreditei que que 50 era barato, e que nao devia cair muito mais. Pelos vistos da sempre para cair mais um bocado. Nao se deve investir porque antes valia 100 e hoje vale 30. Olhe para o caso do BCP e da PT, hoje negoceiam muito abaixo dos valores passados mas nem por isso estao baratos. 

O que eu quero dizer é, nao entre apenas so  porque o indice caiu, normalmente essa nao é uma boa pratica.

Obrigado, Helder.

Eu percebo a analogia e, genericamente, concordo. Mas, apesar disso, penso que o preço do petróleo não pode ser visto da mesma forma que o valor das acções do exemplos que mencionou. Ao contrário das acções, o petróleo é uma commodity, é um dos motores da economia mundial e tem reflexos em muitos outros sectores. O seu preço, para além das questões políticas e estratégicas, não deixa de reflectir uma lógica de oferta e procura.

A minha ideia de entrar brevemente não se deve apenas ao facto de o índice ter caído. Deve-se ao facto de ter caído para valores historicamente baixos e, mais importante do que isso, ao facto de estar em níveis que não são sustentáveis a médio e longo prazo. 

Segundo o que tenho lido, a maioria dos países produtores tem custos de extracção superiores aos actuais 30 dólares por barril (penso que as excepções são a Arábia Saudita, Iraque, Irão e mais um ou dois países que não representam metade do volume da produção mundial). Muitos têm custos na ordem do dobro ou mais. Portanto, grande parte dos produtores estão a ter prejuízo para manterem quota de mercado.

Não me parece que seja uma situação sustentável a médio prazo. Não é viável que um produtor continue indefinidamente a vender um barril a 30 dólares quando teve de gastar 40, 50 ou 60 dólares na sua extracção (e os produtores não precisam do breakeven, precisam de lucro). E se o preço do barril se mantiver a estes níveis, mais cedo ou mais tarde, isso deverá levar à suspensão da exploração actual e futura em diversos desses locais (com a consequente contracção da oferta). Portanto, parece-me que a tendência é a de equilíbrio entre a oferta e a procura (mesmo considerando o arrefecimento económico da China, por exemplo), por contraposição à actual produção excedentária, o que terá certamente efeitos no preço do barril.

Pode dizer-me, como disse, que o facto de estar barato não significa que não fique ainda mais barato. É certo. Mas julgo que essa lógica apenas pode ser defendida no curto prazo. Todavia, a minha intenção é a de abrir uma posição de médio/longo prazo e neste horizonte temporal o preço tem que subir. Nem que seja daqui a 2, 3, 4 ou 5 anos (embora me pareça que vá demorar menos tempo). Se, por exemplo o preço subir para 60 dólares (sei que é o dobro do preço actual, mas acho que é uma perspectiva razoável em face do histórico e da elevada especulação que pode acompanhar a viragem do preço para uma tendência de subida), o retorno poderá ser de 50%, 33%, 25% ou 20% ao ano. Mas mesmo que demore 10 anos, estamos a falar de 10% anuais.

A minha busca actual é a de encontrar um ETF que reflicta, de forma próxima, o preço do petróleo. Aceita-se sugestões:D.

Obrigado Manuel Nogueira. Li. O problema é que já li tudo e o seu contrário a este respeito:).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico