Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

O XMEU tem um histórico maior que o SPYE, mas sendo ambos fundos que seguem o mesmo índice isso também não é grande problema. O SPYE tem realmente o TER menor, e teve umas décimas a mais este ano face ao outro. Provavelmente escolhia o SPYE, mas penso que também não fica muito atrás com o XMEU.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boas,

Quero investir em ETFs, no entanto apesar de ter percebido que diversificar e re-distribuir a riqueza pelas aldeias é a palavra de ordem para uma estratégia conforme a explicada no inicio do tópico, também é dito em vários comentários que para valores baixos não é indicado entrar logo em muitos ETF.

Gostava ainda assim de ter uma participação nas 4 classes de activos (Imobiliário, Acções, Obrigações e Matérias Primas), mas só tenho 5K de capital disponíveis para o investimento inicial. Penso por isso que devia optar por tentar obter 4 ETF que repliquem índices a nível global, ou então dos grandes mercados (Americano, Europeu ou Asiático?)

1- Podem comentar o que acham desta estratégia? O que acham que podia fazer melhor?

2- Além do TER, volume de negócio e replicação devo ter atenção a outros detalhes?

3- Estimo que no espaço de 1 ano vou ter +5k para poder investir, devo começar já com 5k e reforçar, ou aplicar agora os 5k noutra coisa, apesar do baixo retorno, e depois aplicar os 10k duma só vez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante RicardoSantos (visitante)

5k é perfeitamente aceitável se usar uma corretora low-cost como a DeGiro. Um ETF global para cada classe de activos parece-me bem.

Que pesos pensa atribuir a cada classe? 

Deve ter bastante atenção à capitalização de dividendos. Para um investidor europeu é de longe dos factores mais importantes. Mais importante ainda do que o TER.

Infelizmente, o ETF de imobiliário global que eu tinha fechou, pelo que agora não conheço nenhum ETF global desta categoria. Só há com capitalização de dividendos para imobiliário da europa.

Viva Rui,

Quais foram as consequências para si, do ETF ter "fechado"? As participações foram vendidas automaticamente? O que é que aconteceu?

Era o XGPD? Agora existe o XGLR, que me parece ser o mesmo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas.

Tenho um ETF acções globais: iShares Core MSCI World UCITS ETF;  e um ETF obrigações europeias: Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR

Pergunto se não seria preferível um ETF de obrigações globais também?

Andei a procurar no JustETF mas que acumulem dividendos só este:  iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?region=World&replicationType=replicationType-sampling&assetClass=class-bonds&isin=DE000A0RFED7&from=search 

Será uma boa opção ou mantenho-me com o que tenho de obrigações europeias?

Tenho os ETF no banco invest  

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Rui,

Quais foram as consequências para si, do ETF ter "fechado"? As participações foram vendidas automaticamente? O que é que aconteceu?

Era o XGPD? Agora existe o XGLR, que me parece ser o mesmo...

Bem, ainda está a ser liquidado, pelo que ainda não recebi nada. O XGLR é o mesmo fundo.

Boas.

Tenho um ETF acções globais: iShares Core MSCI World UCITS ETF;  e um ETF obrigações europeias: Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR

Pergunto se não seria preferível um ETF de obrigações globais também?

Andei a procurar no JustETF mas que acumulem dividendos só este:  iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?region=World&replicationType=replicationType-sampling&assetClass=class-bonds&isin=DE000A0RFED7&from=search 

Será uma boa opção ou mantenho-me com o que tenho de obrigações europeias?

Tenho os ETF no banco invest  

obrigado

Há mais ETFs de obrigações globais, para todos os gostos. Globais soberanas, globais agregadas (soberano+empresarial), com cobertura cambial, sem cobertura cambial.... tudo da x-trackers.

https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?assetClass=class-bonds&distributionPolicy=distributionPolicy-accumulating&region=World

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tinha (e ainda tenho) o XGPD. Foi-me sugerido transferir a posição para o XGLR fazendo a conversão para libras. Estou é na dúvida se será uma boa opção ou não.

Informaram-me também que este ETF vai abrir na Alemanha, suponho que em euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O XGPD e XGLR são o mesmo ETF em moedas diferentes. Mas sendo o mesmo ETF, ambos estão a ser liquidados. Basta ler o aviso no site da x-trackers.

Não é o que diz aqui: https://etf.deutscheawm.com/GBR/ENG/Download/Notice to Shareholders/94e8205c-3857-4cf6-bdff-df9138201213/DBXT-Notice-to-Shareholders-Clarification-re-LSE-de-listings-4-September-Annexes.pdf

Acabaram com o ETF em USD apenas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é o que diz aqui: https://etf.deutscheawm.com/GBR/ENG/Download/Notice to Shareholders/94e8205c-3857-4cf6-bdff-df9138201213/DBXT-Notice-to-Shareholders-Clarification-re-LSE-de-listings-4-September-Annexes.pdf

Acabaram com o ETF em USD apenas.

Segundo percebi do PDF, vão acabar com o XGPD (dólares) e vão manter o XGLR em libras.
    Só me apercebi disto hoje quando tentei comprar uns ETFs do XGPD e dava sempre erro na degiro.

Para quem tem este ETF em dólares, como vão fazer? Lendo o PDF, talvez tenha que pedir à degiro para me fazer a transferência ( In order for you to sell your shares after the Cancellation Date, you would need to instruct your custodian to transfer your shares to one of those separate trading currency lines or stock exchanges. ).
    Em último recurso também podia vender e comprar outra coisa, sendo que não teria que pagar imposto porque tive prejuízo nesse ETF (20 euros em 4 meses), certo?

Editado por baccano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, fixe. Esse documento está mais claro que o aviso mais genérico que aparecia dantes. Assim que tiver o etf liquidado e o dinheiro na conta vou tentar comprar essa versão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o tiveres na IB podes simplesmente fazer o pedido de conversão, eles tratam disso rapidamente.

Eu ainda estou na dúvida. Acho que vou contactar a x-trackers directamente e tentar perceber se sempre vão abrir o ETF na Alemanha como me informaram no apoio a cliente da IB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Depois de ler as 64 páginas (obrigado a quem participou :D), decidi abrir conta custody na DeGiro com 12k. Pegando no portefólio do Salvador, e escolhendo ETFs de acumulação, cheguei a isto:

-
    iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF ------> 20% Obrigações
    ou
    Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR ---------> 15% Obrigações longo prazo
    Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) EUR --> 5% Obrigações médio prazo
    -
    Xetra-Gold -----------------------------------------------------> 15% Ouro
    Lyxor UCITS ETF (FCP) Comm. T. Reuters/CoreCommodity CRB C-EUR -> 7.5% Matérias Primas
    ComStage STOXX Europe 600 Real Estate NR UCITS ETF -------------> 10% Imobiliário
    SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (IE) -----------------------> 15% Small Cap
    iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF -------------------> 10% Pacífico
    db x-trackers EURO STOXX 50 UCITS ETF (DR) 1C ------------------> 10% Europa
    iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF ---------------> 12.5% Emergentes

O critério para as escolhas foi algo como:
    1 - Acumulação
    2 - TER
    3 - Replicação
    4 - Liquidez

Talvez a quantia não justifique tanta diversificação, mas como é para ser reforçado quando outras aplicações vencerem, não queria depois ter que estar a vender ETFs mais gerais para ir para os específicos.

Outro problema que é possível que tenha é que me parece que está em falta equity de US.

O que acham? O que mudavam? Obrigado!

Editado por Darien
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Após a leitura deste tópico e que já ando a seguir há algum tempo, finalmente decidi-me por investir num lazy portfólio e de 2 ETF's para começar.

Decidi-me pela opção dos 60/40 com:

- iShares Core MSCI World UCITS (IWDA)

- Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - iBoxx $ Treasuries 10Y+ (DR) USD

Não percebo ainda muito do assunto e nunca investi em ETF's, por isso queria manter isto simples de inicio.

Tenciono abrir conta no Banco Carregosa visto as comissões nas ordens da Euronext serem de 5 euros. Vou começar com 10k. Tenciono fazer rebalanceamentos e reforços periódicos.

Tenho umas questões relativativamente ás bolsas em que são transaccionados...é indiferente comprar na bolsa de Londres, Paris ou Amsterdão? A unica coisa que varia são os custos de transacção? Ou existem outros pormenores que não estou a par?

Desculpem o amadorismo das perguntas mas estou a começar.

Agradeço os vossos comentários e opiniões para ver se isto me corre pelo melhor e sem grandes surpresas de iniciante.

Cumprimentos a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ler as 64 páginas (obrigado a quem participou :D), decidi abrir conta custody na DeGiro com 12k. Pegando no portefólio do Salvador, e escolhendo ETFs de acumulação, cheguei a isto:

-
    iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF ------> 20% Obrigações
    ou
    Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR ---------> 15% Obrigações longo prazo
    Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 7-10Y Investment Grade (DR) EUR --> 5% Obrigações médio prazo
    -
    Xetra-Gold -----------------------------------------------------> 15% Ouro
    Lyxor UCITS ETF (FCP) Comm. T. Reuters/CoreCommodity CRB C-EUR -> 7.5% Matérias Primas
    ComStage STOXX Europe 600 Real Estate NR UCITS ETF -------------> 10% Imobiliário
    SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (IE) -----------------------> 15% Small Cap
    iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF -------------------> 10% Pacífico
    db x-trackers EURO STOXX 50 UCITS ETF (DR) 1C ------------------> 10% Europa
    iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF ---------------> 12.5% Emergentes

O ETF da carteira do Salvador relativo a small cap era especificamente a small cap dos EUA. Eu o que uso é o SXRG, iShares MSCI USA small cap.

Esse etf imobiliário é apenas europa. Se preferir existe um etf de imobiliário global (que tem sido aqui recentemente falado), com o ticker XGLR.

Em termos de matérias-primas e ouro, penso que se pode perfeitamente manter os ETFs originais, já que não distibuem dividendos e para o ouro o IAU tem um TER mais baixo (0.25%)

O ETF da zona do pacífico que mencionou não inclui Japão. No ETF da carteira do Salvador, o Japão representa 45% desse índice no Pacífico, logo não é um país a desprezar. Na altura em que constitui a minha carteria dividi-me por dois ETFs. Esse que mencionou mais um só de Japão. Hoje já existe um ETF de capitalização que abrange tudo, o ComStage MSCI Pacific TRN UCITS ETF

Deixo apenas um reparo que  ETF da Europa que escolheu é apenas nas 50 maiores empresas europeias. Tem um TER menor que muitos outros ETFs, mas deixa de fora bastantes sectores e países, estando limitado a países da zona euro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ETF da carteira do Salvador relativo a small cap era especificamente a small cap dos EUA. Eu o que uso é o SXRG, iShares MSCI USA small cap.

Esse etf imobiliário é apenas europa. Se preferir existe um etf de imobiliário global (que tem sido aqui recentemente falado), com o ticker XGLR.

Em termos de matérias-primas e ouro, penso que se pode perfeitamente manter os ETFs originais, já que não distibuem dividendos e para o ouro o IAU tem um TER mais baixo (0.25%)

O ETF da zona do pacífico que mencionou não inclui Japão. No ETF da carteira do Salvador, o Japão representa 45% desse índice no Pacífico, logo não é um país a desprezar. Na altura em que constitui a minha carteria dividi-me por dois ETFs. Esse que mencionou mais um só de Japão. Hoje já existe um ETF de capitalização que abrange tudo, o ComStage MSCI Pacific TRN UCITS ETF

Deixo apenas um reparo que  ETF da Europa que escolheu é apenas nas 50 maiores empresas europeias. Tem um TER menor que muitos outros ETFs, mas deixa de fora bastantes sectores e países, estando limitado a países da zona euro. 

Completamente offtopic: No outro dia descobri que tinhamos a mesma idade Rui, permite-me a pergunta, o que é que fazes professionalmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Completamente offtopic: No outro dia descobri que tinhamos a mesma idade Rui, permite-me a pergunta, o que é que fazes professionalmente?

Para evitar mais offtopics do género - há lá em cima um botão com o formato de um envelope para o envio desse tipo de mensagens privadas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para evitar mais offtopics do género - há lá em cima um botão com o formato de um envelope para o envio desse tipo de mensagens privadas ;)

Apesar de offtopic acho que é do interesse (leia-se curiosidade) de muita gente aqui já que o Rui é a pessoa que neste tópico mais participa e ajuda.

Mas para a próxima vai para as mensagem! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico