Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Não creio que haja uma resposta certa para essa pergunta. Depende de tantos factores (custo das operações; composição da carteira; desvio face à alocação planeada) que se torna impossível dizer que x é melhor que y.

Na minha opinião, escolho rebalancear se vir que as alocações estão desviadas mais do que certa % daquilo que defini. Não tenho nenhum tempo definido. Se a carteira se mantiver sensivelmente equilibrada, nem sequer lhe toco para rebalancear.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Visitante Zenovato (visitante)

Boa noite Rui,

Por acaso pode me satisfazer uma curiosidade?

Sempre me questionei como é que os grandes investidores fazem as suas compras no mercado bolsista.

Por exemplo, imaginemos que o buffett queria comprar um zilião de acções de uma empresa. Como o fazia? Ligava o computador, abria a sua plataforma saxobank e dava a ordem (estou a ser irónico, claro)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Potencial_Investidor (visitante)

Obrigado Rui, compreendido. Perguntei também porque pretendo ir investindo + dinheiro no portfolio ao longo do tempo.

Outra dúvida, os TERs dos ETFs são sempre os mesmos ou podem sofrer alterações ao longo do tempo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Buffett creio que tem brokers que o ajudam a executar ordens. Penso que fiquei com essa impressão dos vários livros que já li sobre ele: basicamente ele estabelece uma estratégia, e quando uma determinada acção chega a um preço ele liga a comprar (ou vender). (No livro the snow ball há pelo menos 2 episódios em que ele liga para o seu broker para comprar)

Quando ele compra 100% da empresa isso aí funciona normalmente com assessoria de bancos de investimento por exemplo (normalmente é para os negócios fora da bolsa).

...

Ruicarlov, quando pesquisas por PUTS do SPY, pesquisas "out of the money" certo? Para que serve a pesquisa "in the money" ou "near the money" sabes?

Editado por maj.lraep
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov, quando pesquisas por PUTS do SPY, pesquisas "out of the money" certo? Para que serve a pesquisa "in the money" ou "near the money" sabes?

Por acaso não costumo usar esses filtros. Costumo consultar a tabela toda para fazer cálculos para os vários cenários. Mas os termos "in the money" ou "near the money" significam preço de strike acima do preço atual, preço de strike perto do preço atual, respectivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, peço desculpa por estar a repetir um bocado questões anteriores, mas queria só uma opinião sobre esta carteira e se sugerem algum ajuste.. Estava a pensar colocar 40k em principio, pela DeGiro, para manter a longo prazo.

Acham melhor os 5% ouro e 5% REIT ou 10% REIT? Obrigado! Muitos parabéns pela discussão construtiva que aqui tem sido desenvolvida!

ComStage MSCI Pacific 10%

iShares MSCI USA Small Cap 10%

SPDR MSCI ACWI UCITS ETF 25%

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-  10.00%

IShares Global Inflation Linked Bonds – 15%

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - iBoxx $ treasury 10+ 20.00%

Xetra-Gold 5%

db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT 5%

Cumprimentos

Editado por andremarinho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que um bocadinho de ouro não faz mal ninguém. Mas nem sei que ETF é o Xetra-Gold. O melhor ETF para deter ouro para mim é o IAU, que tem o menor TER.

Uma questão. Porquê usar o SPDR MSCI ACWI  quando já se tem outros etfs dedicados a zonas específicas do Globo? Basicamente existem 4. EUA, Europa, Pacífico, Emergentes. Tendo já um ETF para pacífico e EUA, não faria mais sentido um para emergentes e outro para europa, em vez de um global? Ou se 4 são demais, usar um ETF pacífico+europa (conhecido como EAFE), manter o dos EUA e mais outro para emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Aramado (visitante)

Boas malta!
    Tenho estado a atento ao forum há já algum tempo e tenho aprendido bastante.
    Decidi este ano investir em formas de potencializar as minhas poupanças e apostei em fundos de investimento.
    O Líderes Globais da Caixa Geral de Depósitos e um fundo de obrigações também da caixa, para além de continuar a ter um depósito a prazo.
    Estou a pensar criar uma carteira maior e mais variada e a questão do ouro ou matérias primas parece-me interessante.
    Estava ainda a pensar construir uma carteira para longo prazo (10+) de 25%-25%-25%-25%.
    Entre ações, obrigações e ouro. O que aconselhariam para quarto item? e que matérias primas têm como boa opção?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, estou a perceber... Para Europa aconselha algum? E de EUA acha que acrescente ao small cap outro ou é melhor substitui-lo? Mais uma vez obrigado!

Para a europa pode ser por exemplo o db x-trackers STOXX Europe 600 UCITS. Tem replicação física e um TER baixo.

Eu nos EUA tenho apenas small cap, precisamente esse ETF que indicou, e estou contente assim. É uma questão de gosto.

Estou a pensar criar uma carteira maior e mais variada e a questão do ouro ou matérias primas parece-me interessante.
    Estava ainda a pensar construir uma carteira para longo prazo (10+) de 25%-25%-25%-25%.
    Entre ações, obrigações e ouro. O que aconselhariam para quarto item? e que matérias primas têm como boa opção?

Eu teria alguma cautela em apostar tanto em matérias-primas (ouro incluido). São importantes num portfolio diversificado pois têm baixa correlação com outros ativos, mas no longo prazo não geram grandes rendimentos, pelo que em demasia não nefastos para a carteira.

Sei que um dos portfolios mais famosos, o Permanent Porftolio, tem 25% em outro (juntamente com 25% ações, 25% obrigações longo prazo e 25% obrigações curto prazo). No entanto não sou o maior fã dele, por depender tanto do ouro. Há períodos em que ele se comporta bem (pois no geral o ouro tem subido muito na última década, mas os últimos quatro anos não tem sido nada gentis com este portfolio.

Mas por outro lado é muito simples de o adquirir. Existe um ETF (ticker PERM) que replica esta carteira.

Eu se fosse assim não me fixava tanto em ter partes iguais para cada activo. O risco de cada classe é muito diferente e atribuir-lhes pesos iguais pode não ser a carteira mais adequada para si. Veja aqui no site da boogleheads alguns exemplos de carteiras. Lazy Portfolios, e leia de novo a 1ª página deste tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a europa pode ser por exemplo o db x-trackers STOXX Europe 600 UCITS. Tem replicação física e um TER baixo.

Eu nos EUA tenho apenas small cap, precisamente esse ETF que indicou, e estou contente assim. É uma questão de gosto.

Eu teria alguma cautela em apostar tanto em matérias-primas (ouro incluido). São importantes num portfolio diversificado pois têm baixa correlação com outros ativos, mas no longo prazo não geram grandes rendimentos, pelo que em demasia não nefastos para a carteira.

Sei que um dos portfolios mais famosos, o Permanent Porftolio, tem 25% em outro (juntamente com 25% ações, 25% obrigações longo prazo e 25% obrigações curto prazo). No entanto não sou o maior fã dele, por depender tanto do ouro. Há períodos em que ele se comporta bem (pois no geral o ouro tem subido muito na última década, mas os últimos quatro anos não tem sido nada gentis com este portfolio.

Mas por outro lado é muito simples de o adquirir. Existe um ETF (ticker PERM) que replica esta carteira.

Eu se fosse assim não me fixava tanto em ter partes iguais para cada activo. O risco de cada classe é muito diferente e atribuir-lhes pesos iguais pode não ser a carteira mais adequada para si. Veja aqui no site da boogleheads alguns exemplos de carteiras. Lazy Portfolios, e leia de novo a 1ª página deste tópico.

achas que o portfolio original deste tópico tem matérias primas a mais, ou a maior quantidade de ações e a inesistência de obrigações de curto prazo justificam os 22,5%  de matérias primas?

se achas muintas matérias primas, quais os ativos que reforçavas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha carteira reduzi em 10% a alocação a matérias-primas. Mantenho apenas 10% ouro de 5% de outras matérias-primas. Reforcei em mais ações/obrigações.

Obrigações de curto-prazo não as considero muito importantes. Se queremos liquidez mais vale ter depósitos a prazo fora da carteira de ETFs. Os americanos é que usam muito as obrigações curto-prazo como liquidez, em vez de depósitos a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no livro "The Permanent Portfolio" diz que devemos ter activos apenas da zona onde vivemos.

mundialmente estamos expostos a mais moedas, o que pode ser mau mas tambem pode ser bom. bom+mau=0. Se a economia da nossa zona estiver mal, pode ser que noutro lado esteja boa, o que atenua as perdas

a única coisa que me parece que pode ter influência é que o permanent portfolio precisa da volatilidade nos seus componentes que é um pouco reduzida quando se diversifica mundialmente

alguem concorda ou discorda do que escrevi?

se fossem implementar um permanent portfolio, investiam so na Europa ou mundialmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por mim ia sempre para mundial.

Para os americanos, com o comportamento da sua bolsa nas últimas décadas, e dado o peso que esta tem na economia mundial, pode fazer sentido ter apenas activos americanos. Para para o resto do mundo penso que é muito imortante diversificar por outras regiões, nomeadamente EUA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde Pessoal,

Tenho 4 fundos de investimento:

Montepio Euro Healthcare 

BlackRock Global Funds - World Healthscience Fund E2 USD

Fidelity Funds - United Kingdom Fund A-GBP

Millennium Acções América – Fundo de Investimento Aberto de Acções

O que acham? devo despachar algum? neste momento só o do Montepio está positivo.

Quais serão as tendencias para 2016, quais os melhores mercados? Li que o mercado do Japao seria uma boa aposta e os mercados emergentes, especialmente India e Brasil.

Gostava de investir num fundo mais seguro, o que aconselham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O grande benefício do MSCI World Stocks (ou do FTSE...) é que não temos que nos preocupar qual o país que está a ganhar ascendente/quota de mercado.

Em termos de moeda como está tudo lá dentro, é outra preocupação que é mitigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A quem frequenta este tópico: gostam do nome do mesmo ou acham que poderia ter um mais apelativo?

opiniao sincera

escrevia o que sao etf no titulo ou em ingles (presumo que a sigla represente o nome em ingles, ou o nome usado em Portugal)

e aquela parte como ficar rico... enfim... rico só quem joga à bola e é dono de bancos

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • ruicarlov unpinned this tópico