Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Por acaso reduziu duplamente nos emergentes, já que o ACWI é mercado mundial incluindo emergentes.

Porquê retirar as inflation-linked bonds?

Já agora, reparei que a nível de imobiliário tem apenas Europa. Porque não utilizar um etf mundial como o XGPD? Ficava mais diversificado.

Pessoalmente não concordo muito com a regra dos 100-idade. Mas isso já são outras discussões. Nesta altura do campeonato, sem querer entrar em market timing, entrar tão forte nas ações parece-me um pouco arriscado. O bull market vai tão longo que me sinto confortável numa postura mais defensiva. Mas claro, isto sou eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sim, ao retirar o ACWI também reduzi nos emergentes. Se calhar o melhor será manter os emergentes nos 10%.

Retirei as inflation-linked bonds porque o MTX tem custos inferiores, é menos volátil e parece ter retornos superiores. Não é exatamente o mesmo tipo de foco, mas a ideia era ter algo para dar alguma estabilidade.

Usei o etf de imobiliário europeu porque o XGPD tem custos superiores (0.6% vs 0.4%) e o tamanho do fundo é inferior (8m vs 180m). Será que mesmo assim compensa apostar na diversificação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos,

Tenho a minha carteira definida, mas ainda estou para efectuar as ordens de compra junto da DeGiro. Tenho uma hesitação quanto à ordem limitada: como é que vocês escolhem o valor limite? Por exemplo, aqui neste exemplo concreto, quais são os campos que vocês preenchem o que indicam, se por exemplo quiserem investir mil euros?

88fkiyprwg3jbhz308.png

Obrigado

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Usei o etf de imobiliário europeu porque o XGPD tem custos superiores (0.6% vs 0.4%) e o tamanho do fundo é inferior (8m vs 180m). Será que mesmo assim compensa apostar na diversificação?

Eu acho que sim. O mercado imobiliário dos EUA não é completamente correlacionado com o resto do mundo e historicamente tem sindo melhores retornos. Basta comparar os etfs VNQ e VNQI para ver o que digo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Colocas uma cotação mais baixa se quiseres comprar.

Imagina que só queres comprar quando aquilo cotar a 9 e querer investir 5000. Colocas 9 no limite e 5000 no montante (ou número de unidades (quantidade), se preferires).

Se a ideia for shortar pões venda e um limite acima do preço do mercado, mas duvido que deixe shortar isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Independentemente dos objectivos do investimento (se é de longo prazo ou de curto prazo), o objectivo das ordens limitadas é garantir que no momento da compra o negócio é feito a um preço "justo com o qual estás confortável". Uma alternativa (quando se quer comprar mesmo um título desde que o preço se mantenha mais ou menos no nível em que está) é dar uma "ordem ao melhor" sem qualquer limite - neste caso a nossa ordem entra no rol das ordens de compra e é exexutada ao melhor preço de venda que lá estiver. O risco desta abordagem é que não temos grande controlo sobre o preço a que efectivamente o negócio venha a ser feito: se se tratar de um título pouco líquido corremos o risco do "melhor preço de venda que lá está" ser um preço estúpido e como demos ordem ao "melhor" acabamos por comprar a um preço que não queríamos. As ordens com limite permitem ter uma maior segurança a este nível - continuamos a dar ordem ao melhor mas com limite de preço e com isso sabemos que nunca iremos comprar acima desse preço que colocamos no limite. O objectivo é garantir que não executamos a um preço que não estamos à espera. Por outro lado a desvantagem é que se colocarmos um limite muito baixo então a nossa ordem não venha a ser executada por não existir nenhuma ordem de venda naquele níveis. A forma como eu penso sobre este assunto é a seguinte: "vou da uma ordem ao melhor porque quero comprar mesmo este título aos preços a que está. mesmo tratando-se de um título liquido não quero correr o risco de comprar a um preço que esteja fora só porque alguém deu uma ordem de venda a um preço ridiculo e eu apanhei com ela. Assim, coloco um limite uns centimos acima do preço a que está para garantir que a ordem é executada ao melhor mas que nunca a um preço acima do tal limite." Espero que tenha ajudado a esclarecer para que é que serve o limite que se coloca quando se dá uma ordem. Abraço, sinbad

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na prática, na grande maioria dos ETFs vulgarmente negociados, dar uma ordem ao mercado raramente dá um preço estúpido. Em muitas situações os valores das cotações estão atrasados 15 minutos, logo é difícil saber onde estão os preços ask/bid atuais. A não ser que a liquidez seja mesmo quase inexistente, num etf de ações, obrigações etc é mais simples colocar uma ordem ao mercado. Agora se formos para etfs mais exóticos/alavancados já é necessário mais cuidado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 2 weeks later...

Cuidadinho com as opções. Eu comprei puts sobre o SP500 para proteger a minha carteira de crashes, mas quando uma pessoa se põe a vender puts e calls, as coisas podem correr muito mal se não for tudo muito bem calculado. Não é algo que recomende a quem se meta pela primeira vez em opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vender puts é também chamado de "writing". Basicamente é o inverso do que fazemos quando compramos um put. O vendedor cobra o prémio ao comprador e se o activo subjacente não cair abaixo do valor de strike, então fica a lucrar com o negócio pois recebeu o prémio e não teve de desembolsar nada. Mas se houver uma queda acentuada, o vendedor perde e esse valor pode ser muito elevado. Put (e call) writing é assim uma atividade que envolve um risco muito elevado. Não é propriamente uma boa ferramente para proteger a carteira.

Na compra de puts e calls, a perda máxima é o prémio que se paga ao comprar, logo a magnitude da perda é muito mais controlada.

Editado por ruicarlov
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Carlos (V)

Boas ruicarlov,

O que andava a ponderar era precisamente comprar um put, por exemplo sobre o SPY, como forma de protecção de uma carteira de fundos. Escolhia um strike bastante abaixo da cotação actual e uma data de expiração a um ano, por exemplo. Assim se o SPY atingisse o strike no prazo de um ano, ou seja houvesse um crash, o meu put ficaria in the money. Assim, vendia o put (que agora estaria a cotar bem mais caro do que comprei), e esse dinheiro daria para atenuar perdas na carteira de fundos. Estou a pensar bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos

Tenho 23 anos e não vou tocar no dinheiro que vier a investir para o portfolio nos proximos 10-15 anos.
    O que acham? Estou demasiado exposto ?
    Esses ETFs existem para um portugues?
    Uma  ultima duvida de quem nao conhece muito disto...é seguro ter os efts todos na ishares?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

ao nível do BEST e o CARREGOSA, existem em Portugal mais bancos online com boas comissões de bolsa para ETF's, acções e CFD's ?

Bigonline por exemplo é cara.

ou

http://www.bancoinvest.pt/Publico/AcercaNos/OndeEstamos.aspx

ou

http://www.activobank.pt/pt/public/produtos/Pages/homepage.aspx

?

Aguardo comentários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos

Tenho 23 anos e não vou tocar no dinheiro que vier a investir para o portfolio nos proximos 10-15 anos.
    O que acham? Estou demasiado exposto ?
    Esses ETFs existem para um portugues?
    Uma  ultima duvida de quem nao conhece muito disto...é seguro ter os efts todos na ishares?

Se está demaisado exposto ou não depende da sua tolerância ao risco e à capacidade de ver a sua carteira perder muito valor em períodos maus para o mercado accionista.

A distribuição que apresenta é bastante agressiva, logo deve estar preparado para a possibilidade de ter possíveis perdas de +50% em algum ponto no tempo.

Independentemente disso, recomendo é que escolha ETFs que capitalizem dividendos, pois são muito mais eficientes fiscalmente para um investidor em Portugal. Pode pesquisar por ETFs equivalentes a esse mas com capitalização de dividendos neste site: http://www.justetf.com

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi uma mensagem à dias da CGD a dizer que agora também é possível negociar ETF's

Alguém já explorou o serviço?

A Caixa aumenta as soluções para os seus investimentos. Com o objetivo de diversificar a sua carteira, tem agora acesso ao investimento em ETF (Exchange Traded Funds) no serviço Caixadirecta.

Um ETF é um fundo de investimento aberto, gerido por uma sociedade gestora, legalmente autorizada, que replica um índice ou cabaz de instrumentos financeiros e negociado de forma contínua.

A disponibilização de ETF no serviço Caixadirecta Telefone, mobile, on-line e Apps dará também acesso às funcionalidades já disponíveis para os mercados Euronext que são:

• Serviço de cotações em tempo real (com custo associado); 
    • Negociação nos mercados Euronext Paris, Bruxelas e Amsterdão;
    • Negociação em daytrade;
    • Negociação com ordens stop;
    • Consultar a composição da sua carteira de títulos; 
    • Consultar a situação das suas ordens de bolsa; 
    • Definir alertas sobre cotação de títulos ou índices e execução de ordens;
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • ruicarlov unpinned this tópico