Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Parece-me um portofolio equilibrado. Acho apenas que é muita commodity para um portfolio (22.5% ouro+matérias-primas), mas admito que isso sejam gostos.

Para o imobiliário, recomendava antes o XGPD em vez desse da lista, pois esse distribui dividendos. E quanto ao ouro, o IAU é melhor para o longo prazo, pois tem uma taxa de custos menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sem perceber grande coisa de ETFs (porque considero que não tenho capital para investir)

Tens 20000€ para investir em 10ETFs, dá 2k por ETF. Já pensaste nos custos de subscrição? Já pensaste que algumas corretoras/bancos cobram por uma taxa trimestral de guarda de títulos? Dá-te um lucro mesmo pequeno.

Porque não reduzir para 3 ou 4 core-ETFs? E a longo-prazo passar para novas aventuras... Tens aqui pessoas muito mais competentes que eu, mas em quase tudo na vida quando as coisas começam a complicar de certeza que haveria um caminho mais fácil por onde seguir. Tu já tens o mais dificil dinheiro e vontade :D

PS: Pelo que vi quando andei um bocadinho a pesquisar, os ETFs da Vanguard são muito subscritos. Acho que têm uma exposição porreira e poucos custos de manutenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me um portofolio equilibrado. Acho apenas que é muita commodity para um portfolio (22.5% ouro+matérias-primas), mas admito que isso sejam gostos.

Para o imobiliário, recomendava antes o XGPD em vez desse da lista, pois esse distribui dividendos. E quanto ao ouro, o IAU é melhor para o longo prazo, pois tem uma taxa de custos menor.

Basei as minhas percentagens nas do salvador na sua primeira pagina por isso nao tenho nenhuma opiniao formada sobre a melhor distribuiçao. Porque é que achas que é demsiado? onde devia investirma mais neste caso?

sim, bem visto!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens 20000€ para investir em 10ETFs, dá 2k por ETF. Já pensaste nos custos de subscrição? Já pensaste que algumas corretoras/bancos cobram por uma taxa trimestral de guarda de títulos? Dá-te um lucro mesmo pequeno.

não da 2k por cada uma vez que tenho % diferentes em casa ETF. quanto a isso nao tinha pensado mas assumo que nao passe de 1.5% do meu investimento que acho que é o valor maximo aceitavel para considerar um bom investimento segundo o salvador

Porque não reduzir para 3 ou 4 core-ETFs?

fiz o meu portfolio de acordo com o do salvador.penso que quanto mais distribuido melhor, mas posso estar enganado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basei as minhas percentagens nas do salvador na sua primeira pagina por isso nao tenho nenhuma opiniao formada sobre a melhor distribuiçao. Porque é que achas que é demsiado? onde devia investirma mais neste caso?

sim, bem visto!

tens n modelos de carteiras para todos os gostos. uma de um nobel da economia até é tão simples quanto 50/50 acções obrigações (harry markowitz 50/50).

Além de outra coisa, já existe, pelo menos a nivel de acções fundos indice para todos os gostos na amundi e pictet, com TER equiparável a ETFs e com minimos de subscrição a rondar os 100/200€ e sem as complicações de comissões da correctora, reforços, minimos elevados, etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

20000 é uma quantia perfeitamente aceitável para fazer uma carteira com esses ETFs. Só quem é tolo é que vai optar por uma corretora que lhe leve uma mão e um pé. Hoje em dia há soluções económicas para constituir uma carteira. (ex: DeGiro, Interactive Brokers)

Quanto aos fundos de índice, existem de facto alguns, mas ainda é um exagero dizer "para todos os gostos".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Só quem é tolo é que vai optar por uma corretora que lhe leve uma mão e um pé. Hoje em dia há soluções económicas para constituir uma carteira. (ex: DeGiro, Interactive Brokers)

Por muito baixo que seja esse custo, a existir, e no longo prazo, se o TER for equiparável entre um ETF e um fundo indice, para qual vai pender a rentabilidade a 30 anos?

Quanto aos fundos de índice, existem de facto alguns, mas ainda é um exagero dizer "para todos os gostos".

Alguns? que categoria não está abrangida nesta lista em termos de acções e que se justifique para uma carteira lazy?

Amundi Indexed:

Index Equity Emerging Markets

Index Equity Euro

Index Equity Europe

Index Equity Japan

Index Equity North America

Index Equity Pacific ex Japan

Index Equity USA

Index Equity World

Pictet indexed:

Pictet - Brazil Index

Pictet - China Index

Pictet - Latam Index

Pictet - Russia Index

Pictet - Euroland Index

Pictet - Europe Index

Pictet - Japan Index

Pictet - Pacific Ex Japan Index

Pictet - USA Index

Pictet - Emerging Markets Index

Pictet - India Index

BlackRock Indexed:

BlackRock World Equity Index Fund

BlackRock Europe Equity Index Fund

BlackRock Japan Equity Index Fund

BlackRock Pacific ex Japan Equity Index Fund

BlackRock North America Equity Index Fund

BlackRock Emerging Markets Equity Index Fund

E ainda podia continuar por mais uma ou duas gestoras.

Qualquer um deles esta acessivel em portugal com mais ou menos ginástica junto do gestor de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por exemplo a carteira do Salvador aponta para uma alocação americana de small-caps para o longo prazo. Esse índice não encontro nesses fundos.

Além disso, o TER desses fundos continua a ser ligeiramente supeior a um ETF equivalente bem escolhido. Com a compra e venda podem ficar muito próximos, mas isso depende do número de operações que sejam necessárias fazer. Não me parece de todo garantido que optar por fundos saia mais barato do que usar ETFs. Pelo menos com a oferta atual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que vou abrir conta na Degiro e começar o investimento, mas tenho algum receio com toda esta situaçao na europa. Acham que é boa altura para começar? Eu ja percebi que nisto nao ha market timming que a longo prazo o melhor é começar o quanto antes mas mesmo assim fico com algum receio, principalmente o do euro acabar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo contrário, acho que agora que os mercados sofreram uma ligeira correção pode ser um melhor ponto de entrada para o longo prazo do que se entrasse no topo.

Quanto ao euro acabar, está a por a carroça muuuuito à frente dos bois. Ainda nem sequer se sabe se a Grécia sai do euro, quanto mais que o euro vá acabar. Mesmo que a Grécia saia, não é de um dia para o outro que uma moeda com esta despareceira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amiguinhos,

Não consigo encontrar no Justetf o IAU ou o DBC para adicionar a um portfolio teste que estou a fazer...

Estou como investidor inglês, mas isso não deveria interessar certo? Ou seja, na vida real conseguiria comprar o IAU através da IB (por exemplo), mesmo sendo este transacionado na bolsa de NY?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amiguinhos,

Não consigo encontrar no Justetf o IAU ou o DBC para adicionar a um portfolio teste que estou a fazer...

Estou como investidor inglês, mas isso não deveria interessar certo? Ou seja, na vida real conseguiria comprar o IAU através da IB (por exemplo), mesmo sendo este transacionado na bolsa de NY?

Realmente esqueci-me de mencionar que por serem negociados na bolsa de NY não aparecem no justETF (esse  site só cobre mesmo europeus). Mas sim, é muito fácil compar esses ETFs, tanto na IB como no Invest como na DeGiro, etc..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente esqueci-me de mencionar que por serem negociados na bolsa de NY não aparecem no justETF (esse  site só cobre mesmo europeus). Mas sim, é muito fácil compar esses ETFs, tanto na IB como no Invest como na DeGiro, etc..

Que azar, o que é que usas para simular a tua carteira Rui? Calculo que tenhas pelo menos um destes etfs (ou mesmo os dois)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Simular? Queres dizer backtesting, ou simplesmente seguir a minha carteira (valorização atual, peso de cada componente, etc)?

No segundo caso uso principalmente o portfolio do financial times e o portfolio manager do morningstar UK.

Pois, eu tenho um outro portfolio de teste na morningstar uk, mas como tenho visto muitas menções à justetf pensei fazer um outro teste lá mas parece que não me vai ser possivel. É pena porque gosto da forma como a informação está apresentada.

E para backtesting, o que usas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui, uma outra pergunta:

Há algum sitio onde eu consiga ver uma listagem das bolsas outro determinado ETF é transacionado?

Pergunto isto porque estou inclinado a abrir conta na IB em Libras e por isso queria optar pelos que são transacionados na LSE...ou será que nada disto faz diferença e estou a pensar mal?

Já agora queria acrescentar uma outra perguntar:

Além das diferenças obvias como a moeda, quais são as diferenças entre estes dois ETFs: CBU3 (USD) e CU31 (GBP)? E se forem estes dois: XGPD (USD) vs XGLR (GBP), há alguma diferença além da moeda? Tendo em conta que o meu capital está em libras seria mais vantajoso para mim o CU31 e o XGLR, ou estou enganado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Aqui vai o portfolio que estou a pensar em comprar:

---------------------------------------------------------------------------------------------

[table]

[tr]

[td]ISIN[/td]

[td]Ticker[/td]

[td]Class[/td]

[td]Type[/td]

[td]Ratio (%)[/td]

[td]Name[/td]

[td]Link[/td]

[td]Replication[/td]

[td]Dividends[/td]

[td]TER %[/td]

[/tr]

[tr]

[td]LU0489337690[/td]

[td]XDER[/td]

[td]REIT[/td]

[td]REIT Europe[/td]

[td]5[/td]

[td]db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Dev. Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=LU0489337690&isin=LU0489337690[/td]

[td]Physical (Sampling)[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.4[/td]

[/tr]

[tr]

[td]LU0489337005[/td]

[td]XGLR / XGPD[/td]

[td]REIT[/td]

[td]REIT World[/td]

[td]5[/td]

[td]db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF 1C[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=LU0489337005&isin=LU0489337005[/td]

[td]Synthetic (Funded swap)[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.6[/td]

[/tr]

[tr]

[td]?[/td]

[td]IAU[/td]

[td]Metals[/td]

[td]Gold[/td]

[td]7.5[/td]

[td]iShares COMEX Gold Trust[/td]

[td]http://www.ishares.com/us/products/239561/ishares-gold-trust-fund[/td]

[td]?Physical?[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.25[/td]

[/tr]

[tr]

[td]FR0010270033[/td]

[td]CRB[/td]

[td]Commodities[/td]

[td]Commodities[/td]

[td]5[/td]

[td]Lyxor UCITS ETF (FCP) Comm. T.Reuters/CoreCommodity CRB C-EUR[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=CRB&isin=FR0010270033[/td]

[td]Synthetic (Unfunded swap)[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.35[/td]

[/tr]

[tr]

[td]FR0010961003[/td]

[td]US10[/td]

[td]Bonds[/td]

[td]US Long term[/td]

[td]5[/td]

[td]Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - iBoxx $ Treasuries 10Y+ USD[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=FR0010961003&isin=FR0010961003[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.16[/td]

[/tr]

[tr]

[td]FR0010960955[/td]

[td]US13[/td]

[td]Bonds[/td]

[td]US Short term[/td]

[td]5[/td]

[td]Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - iBoxx $ Treasuries 1-3Y USD[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=FR0010960955&isin=FR0010960955[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.16[/td]

[/tr]

[tr]

[td]FR0010481093[/td]

[td]MTF[/td]

[td]Bonds[/td]

[td]Euro 15+[/td]

[td]5[/td]

[td]Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=FR0010481093&isin=FR0010481093[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.16[/td]

[/tr]

[tr]

[td]IE00BKM4GZ66[/td]

[td]EMIM[/td]

[td]Stock[/td]

[td]Emerging Markts[/td]

[td]12.5[/td]

[td]iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=IE00BKM4GZ66&isin=IE00BKM4GZ66[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.25[/td]

[/tr]

[tr]

[td]IE00B52MJY50[/td]

[td]CPJ1[/td]

[td]Stock[/td]

[td]Pacific ex. Japan[/td]

[td]5[/td]

[td]iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=IE00B52MJY50&isin=IE00B52MJY50[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.2[/td]

[/tr]

[tr]

[td]IE00B4L5YX21[/td]

[td]SJPA[/td]

[td]Stock[/td]

[td]Japan[/td]

[td]5[/td]

[td]iShares Core MSCI Japan IMI UCITS ETF[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=IE00B4L5YX21&isin=IE00B4L5YX21[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.2[/td]

[/tr]

[tr]

[td]LU0380865021[/td]

[td]XESC[/td]

[td]Stock[/td]

[td]Europe[/td]

[td]10[/td]

[td]db x-trackers EURO STOXX 50 UCITS ETF (DR) 1C[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=LU0380865021&isin=LU0380865021[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.09[/td]

[/tr]

[tr]

[td]IE00BJZ2DD79[/td]

[td]A1XEJT[/td]

[td]Stock[/td]

[td]USA Small Cap[/td]

[td]10[/td]

[td]db x-trackers Russell 2000 UCITS ETF (DR)[/td]

[td]https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00BJZ2DD79&isin=IE00BJZ2DD79[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.45[/td]

[/tr]

[tr]

[td]IE00B5BMR087[/td]

[td]CSP1[/td]

[td]Stock[/td]

[td]USA S&P 500[/td]

[td]20[/td]

[td]iShares Core S&P 500 UCITS ETF[/td]

[td]https://www.justetf.com/uk/etf-profile.html?query=IE00B5BMR087&isin=IE00B5BMR087[/td]

[td]Physical[/td]

[td]ACC[/td]

[td]0.07[/td]

[/tr]

[/table]

---------------------------------------------------------------------------------------------

Só queria ETFs a acumular dividendos, com baixos custos (TER) e claro que dei preferência a replicação física, sempre que possível.

Ficou com um TER ponderado de 0.23.

Que acham da alocação dos ETFs?

E sobre os ETFs em particular, alguém tem melhores sugestões?  :D

post-4397-14412396780683_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui, uma outra pergunta:

Há algum sitio onde eu consiga ver uma listagem das bolsas outro determinado ETF é transacionado?

Pergunto isto porque estou inclinado a abrir conta na IB em Libras e por isso queria optar pelos que são transacionados na LSE...ou será que nada disto faz diferença e estou a pensar mal?

Já agora queria acrescentar uma outra perguntar:

Além das diferenças obvias como a moeda, quais são as diferenças entre estes dois ETFs: CBU3 (USD) e CU31 (GBP)? E se forem estes dois: XGPD (USD) vs XGLR (GBP), há alguma diferença além da moeda? Tendo em conta que o meu capital está em libras seria mais vantajoso para mim o CU31 e o XGLR, ou estou enganado?

Que raio, pensava que já tinha respondido a isto e hoje é que vi que não tinha nenhum post meu :P

Na IB podes pesquisar o nome do ETF em € no "Contract Search" e se houver uma versão em libras ela aparece. Normalmente têm umas letras diferentes (ex: XGPD vs XGLR), mas são idênticos à exeção da moeda. Se tem tudo em libras sempre poupa uns tostes com a conversão para euros na IB: (2€ + spread cambial).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Aqui vai o portfolio que estou a pensar em comprar:

Só queria ETFs a acumular dividendos, com baixos custos (TER) e claro que dei preferência a replicação física, sempre que possível.

Ficou com um TER ponderado de 0.23.

Que acham da alocação dos ETFs?

E sobre os ETFs em particular, alguém tem melhores sugestões?  :D

Parece-me que tem demasiadas alocações de 5%. Isso resulta em muitos ETFs para negociar e gastar em comissões sem grande benefício. Por exemplo, porquê dois ETFs de imobiliário quando um deles até é global?

Ou porquê 3 ETFs de bonds com 5% cada um? Ou então porque não juntar pacífico e Japão num único ETF com as duas regiões (há um da ComStage que tem isso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me que tem demasiadas alocações de 5%. Isso resulta em muitos ETFs para negociar e gastar em comissões sem grande benefício. Por exemplo, porquê dois ETFs de imobiliário quando um deles até é global?

Ou porquê 3 ETFs de bonds com 5% cada um? Ou então porque não juntar pacífico e Japão num único ETF com as duas regiões (há um da ComStage que tem isso).

Obrigado pela resposta Rui.

Eu percebo a tua observação, mas com comissões de 2€ de compra por ETF, não resisti a subdividir assim na altura.

Por exemplo, inicialmente só tinha 1 ETFs de imobiliário (REIT): o europeu pois era mais barato (0,4% ao ano) e de replicação física. Mas como também quis estar exposto ao REIT global, nem que seja para diversificação, decidi também comprar um ETF global mais caro (0,6) e com replicação sintética.

Ou seja, são mais 2 euros por reforço que gasto, mas tenho um ETF mais barato na carteira e com melhor "segurança".

Quanto ao bonds, quis estar exposto a "long term" e "short term bonds" separadamente, pois achei que seria vantajoso na altura de rebalancear ter esses 2 separados. Como somo europeus, inseri também uma bond europeia para não ficar só exposto a bonds US.

Quando ao pacífico e japão, de facto já tinha visto a sugestão desse ETF da ComStage que combina os 2 mercados. Mas será que compensa? Primeiro é 0.45% ao ano, enquanto que os meus 2 ETFs separados são 0,2%. Depois é sintético (unfunded swap) vs replicação física dos 2 ETFs que tenho.

Portanto, para poupar 2 euros a cada reforço de capital que faça, será que compensava ter um ETF o dobro mais caro de manter e (principalmente para mim) ter um ETF com replicação menos segura?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com tanto ETF de peso reduzido, pode ser complicado rebalancear se houver grandes desvios, mas pronto. Em relação ao imobiliário, penso que está a haver um bocado de overlap, pois o global também inclui europa. A questão da "segurança" na replicação não é algo absoluto, já que pode existir uma boa colateralização do ETF para evitar que os investidores saiam lesionados quando há default do intermediário do swap. Mas claro, isso implica conhecer bem o ETF e a sua política.

Já vi que está a adotar uma estratégia muito agressiva 15% obrigações. Concordo em separar treasuries de longo/curto prazo, pois as de longo prazo costuma ser muito úteis para proteger de crashes accionistas (na minha humilde opinião até achava mais seguro ter mais % de longo-prazo quando aposta tão forte no mercado accionista). Agora separar europeias das americanas já não me parece oferecer grandes vantagens de rebalanceamento já que elas são relativamente pouco voláteis. Aí um ETF global parecia que vinha mesmo a calhar, mas pronto, são apenas sugestões. Pouco efeito trazem à carteira visto estarem presentes em percentagens tão reduzidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com tanto ETF de peso reduzido, pode ser complicado rebalancear se houver grandes desvios, mas pronto. Em relação ao imobiliário, penso que está a haver um bocado de overlap, pois o global também inclui europa. A questão da "segurança" na replicação não é algo absoluto, já que pode existir uma boa colateralização do ETF para evitar que os investidores saiam lesionados quando há default do intermediário do swap. Mas claro, isso implica conhecer bem o ETF e a sua política.

Nisso da dificuldade de rebalancear, tens toda a razão. Foi algo que nem pensei inicialmente e passou-me ao lado até ter chegado à altura de comprar. Há bastantes ETFs a valer mais de 100 euros por unidade, o que torna a sua gestão percentual difícil para valores relativamente baixos (<20K por exemplo).

Mas por outro lado, prevejo reforçar significativamente o "bolo" no curto/médio prazo, por isso menos mal. Mas cada caso é um caso.

Quanto ao imobiliário, eu dividi mais por causa do preço (TER) do que por ser swap, até porque neste caso é funded swap, o que me preocupa muito menos.

Já vi que está a adotar uma estratégia muito agressiva 15% obrigações. Concordo em separar treasuries de longo/curto prazo, pois as de longo prazo costuma ser muito úteis para proteger de crashes accionistas (na minha humilde opinião até achava mais seguro ter mais % de longo-prazo quando aposta tão forte no mercado accionista). Agora separar europeias das americanas já não me parece oferecer grandes vantagens de rebalanceamento já que elas são relativamente pouco voláteis. Aí um ETF global parecia que vinha mesmo a calhar, mas pronto, são apenas sugestões. Pouco efeito trazem à carteira visto estarem presentes em percentagens tão reduzidas.

Sim, estou a ser bastante agressivo na alocação por algumas razões: sou jovem (<30anos), tenho alta tolerância a qualquer volatilidade (pelo menos acho eu :)) e porque tenho uma profissão onde não falta emprego.

Daí que não dê tanta importância às bonds, umas vez que no longo prazo esta agressividade deverá compensar nos lucros.

Quanto às bonds europeias vs USA, eu separei mais por causa da crise do euro e das altas dívidas públicas.

Isto é algo que vai continuar por muito tempo na minha opinião, devido ao euro ser disfuncional nos termos actuais, enquanto que vejo mais estabilidade no USA.

Logo, espero que haja alguma margem de lucro no rebalanceamento.

Mas isto são opiniões... e como se sabe, não há portefólios perfeitos, nem há consenso sobre alocações. O que interessa é realmente investir, diversificar e rebalancear :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico