Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A minha saga para encontrar um ETF que substitua o TLT continua...após verificar que o TLT apenas permitia comprar em múltiplos de 100, sugeri como alternativa o VGLT, contudo esqueci-me de verificar que o Best não disponibiliza este ETF na plataforma.

Como tal, andei novamente a investigar e deparei-me com estes ETF's da ProShares que segundo a descrição que li também se baseiam no Barclays 20+ Year Treasury Bond. Contudo, existem algumas diferenças entre os 3 que não estou a perceber bem.

Aqui ficam os ETF's:

TBF - Short 20+ Year Treasury

UBT - Ultra 20+ Year Treasury

TBT -UltraShort 20+ Year Treasury

Qual deles devo escolher? Será esta uma boa alternativa ao TLT?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Todos os ETF em questão acompanham o mesmo índice que o TLT, que consiste num índice de obrigações do tesouro americano de longo prazo, mas de formas muito diferentes.

O TLT procura fazer um tracking directo do tal índice de obrigações, numa proporção de 1:1. Se o índice subir 1, o TLT sobe um 1, se o índice descer 0,5, o TLT desce 0,5.

O TBF tenta acompanhar o índice subjacente num movimento inverso. Se o índice subir 1, o TBF desce 1, etc.

UBF acompanha o índice numa proporção de 1:2. Se o índice subir 1, UBF sobe 2, se o índice descer 0,5, UBF desce 1, etc.

Finalmente, o TBT acompanha o índice num movimento inverso de 1:2: Se o índice subir 1, o TBT desce 2, se o índice descer 3, o TBT sobe 4, etc.

Em suma, o TLT, como instrumento para acompanhar a evolução do mercado de obrigações (representado pela dívida soberana americana de longo prazo), não é substituível por nenhuns desses outros ETF referidos, os quais têm outras finalidades (por exemplo, apostar na descida da cotação da dívida americana), e não se adequam ao tipo de investimento aqui proposto.

Como possíveis substitutos para o TLT, a representar o mercado de obrigações no mesmo tipo de estratégia de investimento que o Salvador explanou, temos por exemplo o BND e o AGG. Se não estou em erro, ambos acompanhma um índice representativo do mercado obrigacionista americano total (dívida soberana + obrigações de empresas).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

A minha saga para encontrar um ETF que substitua o TLT continua...após verificar que o TLT apenas permitia comprar em múltiplos de 100, sugeri como alternativa o VGLT, contudo esqueci-me de verificar que o Best não disponibiliza este ETF na plataforma.

Como tal, andei novamente a investigar e deparei-me com estes ETF's da ProShares que segundo a descrição que li também se baseiam no Barclays 20+ Year Treasury Bond. Contudo, existem algumas diferenças entre os 3 que não estou a perceber bem.

Aqui ficam os ETF's:

pede que eles disponibilizam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez já tenha a solução...penso eu... ::)

SPDR Barclays Capital Long Term Treasury ETF (TLO)

Já confirmei na plataforma, e dá para comprar sem problemas.

O que é que acham deste?

http://www.morningstar.com/IntroPage.aspx

Vai a este site e compara os dados e o melhor que podes fazer.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os ETF falados aqui são em USD.

Nao vos preocupa o cambio? Ou é um risco que estão dispostos a tomar?

Será mais vantajoso procurar ETFs sobre os mesmos indices, mas em EUR? mesmo que a expense ratio seja superior?

É uma boa questão que também gostava de ver respondida...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os ETF falados aqui são em USD.

Nao vos preocupa o cambio? Ou é um risco que estão dispostos a tomar?

Será mais vantajoso procurar ETFs sobre os mesmos indices, mas em EUR? mesmo que a expense ratio seja superior?

É um risco acrescido, que poderá ser coberto através dos instrumentos adequados, com os quais reconheço prontamente não estar familiarizado. Eu estou a dar os primeiros passos neste "PPR", e por enquanto estou a prescindir da cobertura cambial, simplesmente porque não creio que o euro vá valorizar muito em relação ao USD nos próximos meses. Lá mais para a frente se calhar vou mesmo dedicar-me a isso. Ignoro em quanto ficaria fazer essa cobertura através de futuros, ou lá como se faz tal coisa, mas julgo que com algum estudo e alguma alavancagem dá para "comprar" essa segurança acrescida com um capital relativamente baixo.

Os ETF que encontrei sobre os mesmos índices mas com cobertura cambial tinham mais despesas (significativamente mais elevadas do que os da vanguard, por exemplo), e *muito* menos liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Nao axo que seja relevante.

Primeiro porque isto é ao longo de muitos anos.

Segundo, porque só estamos realmente alocados aos EUA em cerca de 15-20%, ou seja, os ETF's até podem estar denominados em dólares, mas os seus activos se forem por exemplo o ETF europeu está em euros.

Pelo que o preço do ETF em dólares já reflecte automáticamente a diferença também em euros.

Imaginemos que o índice europeu sobe 10% e o euro sobe também 10%, o que acontece ao ETF europeu é que ele sobe 20% dado que 10% provem da subida do índice e outros 10% derivado do Euro.

Segundo não acho que seja assim reelvante ao longo de muitos anos fazer protecção, de qualquer das formas podoerão fazer o seguinte, usar por exemplo uma média móvel no gráfico do EURUSD de longo prazo. Sempre que o EURUSD tiver acima da sua média móvel de longo prazo comprar EURUSD o mesmo valor que o portfolio tiver a data. Sempre que estiver abaixo fechar a poopsição ou não fazer nada.

Assim, protegemo-nos se realmente houver algo mal no que toca ao dólar, e de certa forma quando o dólar ganha valor beneficiamos com a sua subida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obg pelas respostas!

Apenas uma dúvida, que ainda tenho. pode nao ser relevante, mas aqui vai: Se hoje 1€ vale 1.317USD, e se daqui a 5 anos 1€ valer apenas 1USD, perco dinheiro, a menos que se faça algum tipo de hedging, como tem vindo a ser sugerido.  correto?

Uma classe de activos que não está ai representada seria obrigações de mercados emergentes, no entanto a Vanguard vai fazer-nos o favor de criar um fundo que replique o índice de obrigações de mercados emergentes já no inicio de 2012.

Já está criado este fundo da Vanguard?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obg pelas respostas!

Apenas uma dúvida, que ainda tenho. pode nao ser relevante, mas aqui vai: Se hoje 1€ vale 1.317USD, e se daqui a 5 anos 1€ valer apenas 1USD, perco dinheiro, a menos que se faça algum tipo de hedging, como tem vindo a ser sugerido.  correto?

Ao contrário. Se o euro valorizar é que se perde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Estou a praticar numa conta de demonstração no Best Trading Pro e aqueles 9 ETF´s mencionados pelo Salvador não aparecem na plataforma. Já li aqui essa questão colocada, e diziam para pedirem ao Best.

Contudo, como estou a praticar numa conta demonstração, não sei se será possivel e se for, como o faço? Mando um e-mail para o banco a dizer que gostava que me disponibilizassem a seguinte lista de ETF´s???

Ou serei eu que estarei algo errado?

Também estive a praticar na Plataforma OreyItrade (que é exactamente igual à BTP e à Goobulling) e nessa tinha essas ETF. Porque será?

Já agora e apreveitando esta questão, será que alguem tem um manual, ou algum link, ou pdf sobre o funcionamento da plataforma Best Trading pro, mas iniciantes como eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Estou a praticar numa conta de demonstração no Best Trading Pro e aqueles 9 ETF´s mencionados pelo Salvador não aparecem na plataforma. Já li aqui essa questão colocada, e diziam para pedirem ao Best.

Contudo, como estou a praticar numa conta demonstração, não sei se será possivel e se for, como o faço? Mando um e-mail para o banco a dizer que gostava que me disponibilizassem a seguinte lista de ETF´s???

Ou serei eu que estarei algo errado?

Aparecem na plataforma sim. Pelo menos todos os que procurei estão lá. Ferramentas, explorador de instrumento, e procurar pela designação do instrumento. Por exemplo, VWO. Vão aparecer diversos títulos, entre acções, CFDs, etc. Os que importam, para este efeito, são os que têm como símbolo um quadrado verde e cor de laranja com as letras Eqf. As letras são pequeninas, mas parece-me que é isso. Para ser mais fácil filtrar todos os títulos que não interessam para este efeito, pode-se desmarcar os quadrados que dizem FX, CFD, e FU (em cima, no explorador de instrumentos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedrof muito obrigado pelas dicas.... Confirma-se tudo o que disses-te.

Mas já agora, ninguem sabe de algum manual ou tutorial, uma coisa assim do genero, mas os iniciantes irem aprendendo a mecher com a plataforma.

Digo isto porque, quem não perceber muito destes assuntos, fica com logo com receio no inicio, porque, para além dos conhecimentos teoricos que são necessários, nem operar com a plataforma se consegue.

No meu caso, já consigo, contudo, existes aquelas pequenas coisas, relativamente às despeas de abertura, de encerramento, comissões, etc... entre outros pormenores/dicas que são sempre uteis pelos mais experientes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Aprender a mexer na plataforma só usando.

Lá está é mexer.

Mas para este tipo de investimento não precisam de saber quase nada é só colcoar ordens e mais nada. Tudo o resto é facultativo como gráficos, bla bla etc etc não interessa para nada é mais lixo visual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com tudo o que foi dito, de facto, só mexendo/praticando se vai aprendendo, e é como o Salvador diz, para estes produtos não são necessários quaisquer conhecimentos, os gráficos, estudos, etc..etc.. não servem de nada…..

Mas o que eu pretendia era mesmo, para além destes ETF, ir fazendo uns Daytrading de umas ações ou assim…. Tipo comprar hoje e vender amanha ou durante a semana ou até mesmo no próprio dia….

Mas obrigado pelos esclarecimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sou entendido, mas parece-me que é isso mesmo =)

Aproveito para questionar: que ferramentas usam para acompanhar a vossa carteira? numa perspectiva temporal quero dizer. Vejo que publicam gráficos a evidenciar a evolução de carteiras ao longo do tempo. Como fazem? exportam a informação para o Excel e tratam-na lá?

Por enquanto estou a utilizar o google Finance para acompanhamento em tempo real. como aquilo tem a possibilidade de exportar, para excel, pretendo fazer isso periodicamente de forma a poder construir um gráfico mais tarde.

é assim que fazem? Que mecanismos/ferrametas usam ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Excel é perfeitamente mais que suficiente.

Basta teres uma base de dados do valor da carteira.

Neste caso eu tenho uma base de dados passada logo posso fazer simulações facilmente de estratégias.

Quanto a pic, sim é isso obviamente os vlaores não estao correctos em % dado parecer q compraste tudo a 100 unidades. convém ter em conta as % ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico