Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

@PassosDiasAguiar existe aqui pessoas muito mais qualificadas que eu para opinar, mas no entanto e deixando os meus 2cents. Acho que com 10k podia fazer um lazy portfolio de ETF's

Está naquilo que eu considero mín para investir neste tipo de produtos que é 3k. 3+3+4 e já podia ter uma exposição ao mercado interessante e diversificada com menos volatilidade. Se decidir e tiver conhecimenos para fazer market timming pode investir tudo no mesmo bolo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

PassosDiasAguiar

@PassosDiasAguiar existe aqui pessoas muito mais qualificadas que eu para opinar, mas no entanto e deixando os meus 2cents. Acho que com 10k podia fazer um lazy portfolio de ETF's

Está naquilo que eu considero mín para investir neste tipo de produtos que é 3k. 3+3+4 e já podia ter uma exposição ao mercado interessante e diversificada com menos volatilidade. Se decidir e tiver conhecimenos para fazer market timming pode investir tudo no mesmo bolo.

Mas para um prazo de 20/25 anos, até que ponto é importante diminuir a volatilidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É bastante importante. Uma estratégia com vários activos pouco correlacionados por diminuir muito as quedas máximas da carteira, o que não só permite obter melhores retornos no longo prazo (uma queda de 50% implica depois um crescimento de quase 100% a partir do fundo para chegar ao ponto de partida), como ainda dá paz de espírito ao investidor quando isso acontecer. Muitas vezes sobrestimados a nossa capacidade de observar perdas elevadas na carteira e não mexer por impulso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está tudo na mesma, por agora. Continuo indeciso se troco a IB pela Degiro.

Também ando a pensar em reestruturar um pouco o portfolio. Tenho vários ETFs com percentagens à volta dos 5% e quero voltar a olhar para isto e ver se consigo ter um portfolio com os mesmo objectivos, mas menos ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    PassosDiasAguiar

É bastante importante. Uma estratégia com vários activos pouco correlacionados por diminuir muito as quedas máximas da carteira, o que não só permite obter melhores retornos no longo prazo (uma queda de 50% implica depois um crescimento de quase 100% a partir do fundo para chegar ao ponto de partida), como ainda dá paz de espírito ao investidor quando isso acontecer. Muitas vezes sobrestimados a nossa capacidade de observar perdas elevadas na carteira e não mexer por impulso.

Sendo assim, ainda vou ter que me informar muito bem sobre ETFs (como fiz antes de começar a investir nos fundos de investimento), para evitar que daqui a 6 meses tenha que fazer manifestações e cortar a Avenida da Liberdade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ruicarlov e ww2w como vão os vossos portfolios por estes dias?

Nada de especial a apontar. Este mês tem levado um bocadito de pancada, como quase tudo. Não penso mudar para a DeGiro totalmente até eles terem a história dos dividendos bem resolvida, já que tenho um ETF que paga dividendos. Por acaso encontrei um ETF de Pacífico+Japão que me substitui 2 ETFs que tenho, mas só faço a mudança se precisar de rebalancear esta parte da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está tudo na mesma, por agora. Continuo indeciso se troco a IB pela Degiro.

Também ando a pensar em reestruturar um pouco o portfolio. Tenho vários ETFs com percentagens à volta dos 5% e quero voltar a olhar para isto e ver se consigo ter um portfolio com os mesmo objectivos, mas menos ETFs.

Referia-me mais a resultados! :) Porque é que queres mudar para a DeGiro, apenas por aqueles tais 10$ minimos por mês que a IB acaba por cobrar?

4 ETFs? Ou até mesmo 2?

Nada de especial a apontar. Este mês tem levado um bocadito de pancada, como quase tudo. Não penso mudar para a DeGiro totalmente até eles terem a história dos dividendos bem resolvida, já que tenho um ETF que paga dividendos. Por acaso encontrei um ETF de Pacífico+Japão que me substitui 2 ETFs que tenho, mas só faço a mudança se precisar de rebalancear esta parte da carteira.

Além da história dos dividendos não era também a questão do apoio ao cliente que deixa um bocado a desejar?

Ainda continuas com a carteira na IB, certo? Andei fugido aqui do forúm uns meses e acabei por não iniciar ainda a minha carteira...De qualquer das formas estava inclinado para a começar em £, já que é no UK que tenho grande parte do dinheiro, apesar de viver em Portugal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Referia-me mais a resultados! :) Porque é que queres mudar para a DeGiro, apenas por aqueles tais 10$ minimos por mês que a IB acaba por cobrar?

Em relação aos resultados, só posso estar contente. Iniciei este portfolio em Setembro e neste momento estou com mais 8%. Já chegou a estar nos 12%, mas este mês tudo desceu. :)

$120 é dinheiro. Com a Degiro a cobrar apenas 2€ + 0,02% por ETF dá para perceber que a poupança é substancial.

No próximo mês vou ficar com algum capital disponível e vai ter como destino o reforço deste portfolio. A fazer a mudança terá de ser agora.

Tenho algum interesse em substituir o TLT pelo o US10, por causa da situação dos dividendos. Também gostava de encontrar um ETF para substituir o CBU3 e CBU7. 

Por acaso encontrei um ETF de Pacífico+Japão que me substitui 2 ETFs que tenho, mas só faço a mudança se precisar de rebalancear esta parte da carteira.

Podes partilhar esse ETF? Resolve também um dos meus problemas. Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar quero felicitar todos os que aqui partilham os seus conhecimentos. Estou a dar os primeiros passos neste tipo de investimento e encontrei uma rica fonte de informação.

Pretendo iniciar com um investimento de 10000euros com poucos etfs e um nível de risco elevado. O investimento é de longo prazo (+30anos).  Pretendo fazer reforços tempos a tempos e alargar a carteira a outros etfs como imobiliário , Ouro ou small caps. No entanto para já pretendo distribuir a carteira entre 80% acções globais 20% obrigações. Os etfs deverão ser de baixo custo, sem distribuição de dividendos e com replicação directa. Tinha pensado nos seguintes :

- iShares Core MSCI World UCITS ETF (70%)

- iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF- US10 (10%)

- Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - iBoxx $ Treasuries 10Y+ (DR) - USD (10%)

- Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-Maturity Inv. Grade (DR) EUR (10%)

Confesso que ainda estou um pouco indeciso relativamente a alguns aspectos pelo que gostaria de saber a vossa opiniao. São eles:

1 - Devo manter dois etfs de obrigações a 10 % ou apostar apenas num global (soreveign 1c da DB x-trackers) a 20 %

2 - Supondo que mantenho os dois de obrigações , deveria dar mais peso ao us10 (15%), passado o IWDA a 65%

3 - A relação entre acções do mundo e mercados emergentes parece-vós aceitável ?

Agradeço as vossas intervenções..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação à parte das obrigações, eu gosto mais da divisão que fez. Um global sovereign etf não tem bem o mesmo efeito que esses dois juntos, já que o de obrigações americanas é um bom refúgio para crashes accionistas. A questão do peso é um bocado ao gosto do freguês. No meu portfolio tinha 15% de US10, mas era um portfolio mais equilibrado, com 50% ações. Se quer construir um agressivo 10% parece-me adqueado.

Se quer incluir mercados emergentes pode optar por um ETF como o SPDR MSCI ACWI UCITS ETF. Já inclui uma percentagem de emergentes, pelo que é menos um ETF que tem de gerir compras e vendas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto analisei etfs que replicam o index ACWI mas considerei que todos eles apresentam %TER elevado. Na verdade não creio que os mercados emergentes sejam algo de extraordinário na carteira mas por uma questão de diversidade senti-me na obrigação de os incluir. Será que existe outra aposta mais relevante a incluir nesta carteira no lugar dos mercados emergentes, mantendo o acções global é as obrigações, como por exemplo small caps ou imobiliário ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que acham deste portfolio (apenas a componente de acções):

50% - iShares Core MSCI World UCITS ETF  (IWDA)

25% - iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF  (EMIM)

25% - SPDR® MSCI World Small Cap UCITS ETF (ZPRS)

Comprar o IWDA e o EMIM em vez de fundo único com mesma cobertura reduz a TER, e o ZPRS serve para fazer um "small cap tilt".

Outra coisa que me agrada é que cada um deste fundos tem um número efectivo de holdings elevado (com os três juntos estou a investir directamente em + de 5000 empresas)

Obg por comentários que tenham a esta carteira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto analisei etfs que replicam o index ACWI mas considerei que todos eles apresentam %TER elevado. Na verdade não creio que os mercados emergentes sejam algo de extraordinário na carteira mas por uma questão de diversidade senti-me na obrigação de os incluir. Será que existe outra aposta mais relevante a incluir nesta carteira no lugar dos mercados emergentes, mantendo o acções global é as obrigações, como por exemplo small caps ou imobiliário ?

Mercados emergentes têm o seu próprio comportamento. Não há nada que os "substitua". Imobiliário é uma componente interessante para diversificar, tanto das ações dos desenvolvidos, como dos emergentes.

Small Caps não trazem quase diversificação nenhuma. Apenas têm historicamente um prémio de risco face às ações large-cap. Mas andam quase de mão em mão com elas.

Em relação ao MSCI vs ACWI, o TER acrescido tem precisamente a ver com os emergentes. Essa desvantagem é depois parcialmente compensada pelo facto de termos menos ETFs para rebalancear, logo necessitarmos de fazer menos transações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ruicarlov,

Uma pergunta sobre a interactive brokers: Quando há mais valias como fazes em relação a impostos? Nos brokers nacionais é descontado logo a taxa liberatória, mas na IB deverás receber as mais valias por inteiro certo? Terás depois de coloca-las no IRS, é isto ou não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Portugal não há retenção na fonte sobre mais-valias. Elas são sempre declaradas no anexo G ou J, consoante o país do emitente. Na Interactive Brokers é igual.

Engraçado, acabei de ler precisamente isso num post teu algures do ano passado enquanto andava aqui na pesquisa! Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

iShares Diversified Commodity Swap UCITS ETF (DE) - 7.5 % materias primas

db x-trackers II iBoxx Sov. Eurozone Yield Plus UCITS ETF 1C - 5% obrigaçoes medio prazo

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS 10-15Y Inv. Grade (DR) EUR - 15% obrig. longo prazo

ETFS Physical Gold - 15% ouro

iShares Diversified Commodity Swap UCITS ETF (DE) -7.5% materias primas

iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF -10% imobiliario

iShares MSCI USA Small Cap UCITS ETF -15%

db x-trackers MSCI AC Asia ex Japan Index UCITS ETF 1C -10% acçoes pacifico

db x-trackers MSCI Europe Index UCITS ETF (DR) 1C- 10% europa

db x-trackers MSCI EM Index UCITS ETF 1C -12.5% mercados emergentes

o que acham deste portfolio? estou a pensar colocar entre 15 mil a 20 mil euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico