Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

O SWDA é de ações, não é de obrigações.

Relativamente ao outro, imagino que sejam obrigações com taxa variável com a inflação.

Experimenta mudar o país para França ou Luxemburgo. O site ajusta os ETFs disponíveis ao país do investidor. Poderás encontrar mais ETFs noutro país.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Pois, realmente, julgava ter obtido o SWDA numa pesquisa de ETF's de obrigações.. Em termos de obrigações globais que acumulem dividendos, não há muita escolha pelos vistos. Apenas o tal inflation linked aparece como de replicação directa, de resto há o XG7S (db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 5C) e XG7Y (db x-trackers II iBoxx Global Infl-linked UCITS ETF 2C), e pouco mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, há poucos de obrigações globais. Neste momento tenho o EGIL (iShares inflation linked bonds) e o db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 1C (com cobertura cambial para €).

Depois ainda existe o db x-trackers II Global Agg Bond UCITS ETF 1C, que tem obrigações soberanas e empresariais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Hoje estava a procurar um etf de ações globais no invest mas a oferta e muito diminuta.

No entanto um etf neste banco a diferença anual nos custos de um etf de 500€ são o dobro no activobank ou big principalmente porque e o único que não paga custódia de títulos e o preçário de cada transação no NASDAQ são 15 a 20 dolaresno investe são 10 dólares

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

comecei a ler esta thread recentemente, e tenho a dizer que me parece umas das melhores literaturas do fórum, no entanto as imagens de gráficos e etc, na primeira página já não estão disponíveis.. será que as podes atualizar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se é fiável ou não, não te sei responder.

Como é a primeira vez que negoceio em bolsa, confio tanto como noutra corretora qualquer.

No entanto, se não me engano, foi a primeira corretora a ser parceira da euronext.

https://www.euronext.com/en/news/euronext-partner-degiro-dutch-retail-investor-services

O que me fez escolher foi o preço. Não se paga custódia dos títulos e as comissões de negociação são das mais baixas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

comecei a ler esta thread recentemente, e tenho a dizer que me parece umas das melhores literaturas do fórum, no entanto as imagens de gráficos e etc, na primeira página já não estão disponíveis.. será que as podes atualizar?

Também gostava de ter essas imagens, mas quem as colocou foi o Salvador, que não sei como contactar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Eu tenho 4 das que faltam.

Esta é sobre o RISCO.

Risco.png

E estas 3 são da parte da DIVERSIFICAÇÃO.

Div1.png

Div2.png

Div3.png

Se algum moderador poder colocar lá no texto do Salvador, que esteja à vontade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado. Graças a essas consegui reconstituir via paint uma 5ª imagem (da diversificação). Agora o resto é capaz de ser mais complicado.

Uma que falta a comparar a gestão ativa dos índices deve ser semelhante à que está no artigo do Observador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bem, estive a brincar com a demo do best trading pro mas penso que não consegui fazer "negócios" com etfs (procurei no separador indices), porque estavam desativados (os icon estavam a cinzento :|) alguém sabe como posso ativar este tipo de produto? ou será que sou só mesmo eu que não percebo patavina daquilo? aahah

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Sou um novato nestas andanças do investimento e tenho aprendido bastante neste e noutros fóruns sobre ETF's. Aproveito desde já para vos agradecer as aulas de borla que me tem dado.

Há no entanto uma dúvida que subsiste: Partindo do principio que um ETF está à venda na bolsa de Frankfurt e na de Londres (por exemplo), qual é a diferença entre comprar numa ou outra, tirando as comissões? O valor vai ser sempre o mesmo nas duas bolsas?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A diferença, a existir, poderá ter a ver com a liquidez em cada mercado. É provável que num mercado seja negociado em mais volume do que noutro, logo tem mais informação de preços, spreads mais apertados, o que pode resultar em operações de compra/venda mais vantajosas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo esclarecimento ruicarlov.

A resposta desagua noutra dúvida que tenho: A liquidez de um ETF influencia a capacidade/facilidade em vender as UP's, certo? Tendo em vista um investimento a longo prazo(10, 20 anos), será que a liquidez é um factor assim tão importante na escolha do ETF? A ideia que tenho é que a liquidez deverá ser factor preferencial para quem está a fazer um investimento a curto prazo e precisa de ter o dinheiro na mão de um dia para o outro.

Estou neste momento na fase chata de escolher/encontrar ETF's para construir a minha carteira. Não sei se já existe por aqui (ou noutro sítio), mas estou a começar a fazer uma compilação das características de vários fundos que tenho "ouvido" neste e noutros fóruns. Era interessante que isto fosse algo comunitário em que todos fossemos complementando com fundos que achássemos interessantes.

Aqui está a lista. Todos tem permissões de escrita e podem (e devem) contribuir:  https://docs.google.com/spreadsheets/d/18EUtgOPwsm4kpH8TkxspU0l3ubA04DkF6nZtdupmrsU/edit?usp=sharing

Sugestões e correcções são bem vindas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião, depois de escolher os índices a seguir é escolher os ETFs com as taxas (TER) mais baixas. No início do tópico é explicado o impacto destas taxas a longo prazo.

Por uma questão de minimizar riscos externos ao índice, optar por ETFs de replicação física.

Pelo que li sobre replicação sintética do tipo "unfunded swap", não me parece haver risco significativo uma vez que é a gestora do ETF que gere todo o património em vez da contraparte do swap.

Para mim, a liquidez é para determinar qual o mercado a utilizar depois de já ter escolhido o ETF. Uma vez que não se tem o objectivo de market timming, se não vender/comprar o ETF hoje, faço- amanhã.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É como o Duracell diz. Primeiro olha-se para a TER e o tipo de replicação. Só depois se olha à liquidez. Se houver 2 ETFs com a mesma TER e método de replicação, então força, vá para o que tem mais liquidez. Mas no final acaba por ser peanuts.

Dessa lista, vejo que tem lá um ETF de ouro com uma ter de 0.48% (não paga dividendos quase de certeza, já que ouro não gera dividendos). Para ouro no longo prazo o IAU é melhor, pois a TER é 0.25%. Estar em EUR ou USD pouco importa pois o euro é negociado em $, logo não há proteção cambial nenhuma por ter numa moeda ou outra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ao escolher o mercado, por causa da liquidez, olha para o preçário da corretora. Nem sempre são as mesmas comissões para todos os mercados.

As comissões podem ter mais impacto do que a liquidez no resultado final.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    PassosDiasAguiar

Tendo como base estes 2 excelentes artigos já apresentados aqui no fórum:

Duzentos euros. É o suficiente para a sua carteira de longo prazo

e

Invista sem emoções. Ligue o piloto automático

A ideia é fazer um investimento a longo prazo (20/25 anos), mas em vez de aplicar num fundo de acções global (sugerido no primeiro artigo), tentar fazer isso com um ETF (ou seja com comissões de gestão bastante mais baixas).

Que ETF me aconselham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    PassosDiasAguiar

Como já foi referido nas últimas páginas o ACWE parece uma boa opção pois inclui países desenvolvidos e emergentes. Mas não está pensar começar com 200€, pois não?

Estou a pensar é aplicar entre 5k e 10k e deixar 20/25 anos a "capitalizar" como é descrito no artigo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico