Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Obrigado pela partilha. vou ter de estudar a hipótese de arranjar uma 2ª corretora para estes ETF's que o BEST não tem.

Outra questão, estou a pensar entrar com sensivelmente 5% do peso da minha carteira num ETF de Health Care ou de Water Resources como diversificação. Andei a ver STW - SPDR MSCI Europe Health Care UCITS ETF (IE) (IE00BKWQ0H23) e o LYXHEA - Lyxor UCITS ETF (FCP) STOXX Europe 600 Healthcare EUR (FR0010344879). Para a Water, o WAT - Lyxor UCITS ETF (FCP) World Water D-EUR (FR0010527275).

Pergunta, faz algum sentido esta minha linha de pensamento? ou deverei reforçar direto nos ETF's que tenho?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Nenhum desses ETFs deve acrescentar alguma coisa de jeito à diversificação. Isto porque já tem um ETF que cobre os mercados desenvolvidos (IWDP). Como cobre o mercado todo, já inclui todos sectores, incluindo Healthcare e Water Resources. Ao comprar esses ETFs estaria apenas a reforçar o peso destes sectores na sua carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo percebi da informação do IWDP, este ETF cobre efectivamente estes sectores mas na vertente REIT, o que não é o caso do STW, LYXHEA e WAT, que seguem empresas destes sectores, ou estarei a ver mal a coisa e a confundir coisas semelhantes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde ruicarlov

A maioria dos fundos não têm comissão de subscrição nem de resgate. Pergunto-lhe se  cada ETF têm custos de subscrição e resgate? Como são, fixos ou variáveis? Os ETF têm ISIN? Digo isto porque nas carteiras subscritas não indicam. Queria ter uma ideia das instituições mais baratos, pois numa óptica de diversificação e como tenho depósitos a prazo a vencer-se pensava em subscrever.

Ex. BEST, Invest, big.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comprar ETFs é em muitos bancos a mesma coisa que comprar ações a nível de custos. Tem um valor % da operação, com um certo valor mínimo. Isto pode variar imenso consoante o banco, o mercado onde é negociado, e o modo de negociação (telefone/internet).

As corretoras portuguesas não são muito boas a nível de custos, sendo sempre mais caras do que 10€ por operação. A mais barata é uma corretora low-cost que entrou recentemente no nosso mercado, a DeGiro.

Os ETFs que estão domiciliados em países europeus têm ISIN. Os americanos não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As corretoras portuguesas não são muito boas a nível de custos, sendo sempre mais caras do que 10€ por operação. A mais barata é uma corretora low-cost que entrou recentemente no nosso mercado, a DeGiro.

Acho que alguém se apoderou do login do ruicarlov  ;D ;D

Banco Carregosa faz 5€/transação na Euronext;

Banco Investe creio que tmbém faz 5€/transacção....

(metade dos 10€)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende muito dos mercados. Pela minha experiência a maior parte dos "melhores ETFs" nunca estão nas bolsas mais baratas.

Euronext tens 4 bolsas: Na de Paris e Amesterdão tens os principais e mais importantes da ishares, Amundi, Lyxor, SPDR e até os da Vanguard (que infelizmente não capitalizam)... Só os x-trackers da dB ou os da ComStage da commerzbank é que és capaz de não ter.  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu, muito sinceramente, apesar de ter aberto conta na Degiro, decidi manter-me na Interactive Brokers. De facto, a IB tem uma mensalidade fixa de $10 se não forem efectuados quaisquer movimentos, mas supondo que temos X destinados mensalmente a investir neste portfólio, o custo acaba por ser nulo.

Bem que prefiro investir X por mês do que mandar $10 para o "galheiro".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos.

Como menciono no tópico http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=11759.0 ando neste momento a tentar conciliar todos os meus objectivos de investimento numa estratégia coerente.

Começando pelo primeiro - investimento a longo prazo para complemento reforma, gostava de para já manter as minhas aplicações simples, dado o baixo capital disponível para investir actualmente - €4100.

Assim, e seguindo o conselho do ruicarlov no outro tópico, gostaria de ter entre 2 e 4 ETFs que seguissem indices mundiais para uma exposição de 60%/40% acções/obrigações (para já).

Já li todas as páginas deste tópico, mas mantenho as minhas dúvidas quanto aos ETFs a escolher, pelo que agradecia a vossa ajuda.

Em princípio utilizarei a DeGiro.

1) Assim, pensei inicialmente em ETF Acções Global + Bonds Global

mas, os ETFs que encontro parecem incluir só os paises desenvolvidos, pelo que

2) gostaria de ter alguma exposição também a Mercados Emergentes (ainda que reduzida).

3) Gostaria que os ETFs fossem em € para não ter de me preocupar com os câmbios (planeio seguir uma estratégia de reforço mensal).

4) Pelo que entendi é preferível ter ETFs que acumulem ganhos em vez de distribuir dividendos dado o nosso quadro fiscal.

5) Pareceu-me bastente difícil encontrar ETFs nas condições acima pelo que apresento também opções no estilo Gov Bond + Corp Bond, por exemplo - qual a vossa opinião?

Agradecia pois o vosso input quanto a

Acções

db x-trackers MSCI AC World Index UCITS ETF (DR) 1C (EUR) | XMAW

iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (IE00BKM4GZ66)

db x-trackers II iBoxx Global Infl.-linked UCITS ETF - 1C (LU0290357929)

iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF

Obrigações

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF

iShares Global Corporate Bond EUR Hedged UCITS ETF (DE000A1W2KG9)

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 5C

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos,

nwbdan

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Boa noite a todos.

Como menciono no tópico http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=11759.0 ando neste momento a tentar conciliar todos os meus objectivos de investimento numa estratégia coerente.

Começando pelo primeiro - investimento a longo prazo para complemento reforma, gostava de para já manter as minhas aplicações simples, dado o baixo capital disponível para investir actualmente - €4100.

Assim, e seguindo o conselho do ruicarlov no outro tópico, gostaria de ter entre 2 e 4 ETFs que seguissem indices mundiais para uma exposição de 60%/40% acções/obrigações (para já).

Já li todas as páginas deste tópico, mas mantenho as minhas dúvidas quanto aos ETFs a escolher, pelo que agradecia a vossa ajuda.

Em princípio utilizarei a DeGiro.

1) Assim, pensei inicialmente em ETF Acções Global + Bonds Global

mas, os ETFs que encontro parecem incluir só os paises desenvolvidos, pelo que

2) gostaria de ter alguma exposição também a Mercados Emergentes (ainda que reduzida).

Os mercados emergentes valem cerca de 15% do total de capitalização bolsista mundial (quando finalmente a Coreia do Sul, que tem um PIB superior ao nosso, sair dos Emergentes, menos será). Por isso não percebo a fixação pelos emergentes, quando um ETF que segue o MSCI World AC é relativamente mais caro que um ETF que segue apenas o MSCI World.

5) Pareceu-me bastente difícil encontrar ETFs nas condições acima pelo que apresento também opções no estilo Gov Bond + Corp Bond, por exemplo - qual a vossa opinião?

O mais fácil é juntar um ETF de obrigações soberanas europeias com obrigações soberanas americanas (logo aí já devem ser 70% do mercado total de obrigações de baixo risco). Não sei é se fará sentido, com tanto pouco dinheiro, por causa das comissões de compra (também não sei qual é a lista de ETFs comercializados pela DeGiro por isso o meu comentário poderá não fazer sentido).

Em termos de obrigações corporativas, para quê? Se já tens um ETF de acções, parece-me (mas posso estar errado) que esses 2 tipos de activos acabam por estar bastante correlacionados (o que já não será verdade entre acções e obrigações de dívida pública AAA).

Agradecia pois o vosso input quanto a

Acções

db x-trackers MSCI AC World Index UCITS ETF (DR) 1C (EUR) | XMAW

Não sei porque razão, mas o SPDR MSCI ACWI UCITS ETF tem um melhor desempenho a 12 meses (quase 2 p.p. a mais!). Não sei é se no futuro esta diferença de manterá...

db x-trackers II iBoxx Global Infl.-linked UCITS ETF - 1C (LU0290357929)

Este é um ETF de obrigações indexadas à inflação.

iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF

Não sei se faz sentido fazeres cobertura cambial num ETF de acções globais, dado que as comissões anuais de gestão são superiores a um ETF semelhante mas que não faça cobertura cambial.

Obrigações

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF

ETF de replicação sintética... Para longo prazo, acho que é assumir um risco que não valerá a pena... mas isso sou eu a pensar alto.  :-X

iShares Global Corporate Bond EUR Hedged UCITS ETF (DE000A1W2KG9)

Distribui dividendos... arghhhhh  :'(

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 5C

ETF de replicação sintética... E um AUM de apenas 5 milhões. Não me parece que valha a pena.

Nota: estive a tentar procurar um ETF de obrigações soberanas globais de replicação física e que não distribua dividendos e não encontrei nenhum ETF.  :-[ :-[ :-[

O único que encontrei é de obrigações indexadas à inflação, que não tenho bem ideia se fará sentido ou não investir nelas (também não me meto a investir naquilo que não conheço).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não é preciso fazer um papão dos ETFs de replicação sintética. Se há alternativas com replicação física tudo bem, caso contrário eles existem para o efeito que se pretende.

Em relação à componente acionista, concordo que o ETF da SPDR MSCI ACWI me parece melhor. Os custos deste ETF são menores do que o da x-trackers, logo em princípio deve acompanhar o índice mais de perto.

Para a parte obrigacionista, eu tenho o x-trackers Global Sovereign Bonds 1C. A diferença do 1C para o 5C é que o primeiro tem cobertura cambial para o euro e o segundo não. Os custos de ambos são semelhantes.

O sem cobertura cambial tem tido uma performance superior (desvalorização do EUR), mas não quer dizer que venha a ser sempre assim.

Para além de um ETF de obrigações globais, pessoalmente gosto também de ter algo com uma correlação mais negativa com as ações, que seja ativo de refúgio. Algo como obrigações longo-prazo americanas (US10), Gilts de longo prazo do UK (SYBL - sem capitalização, infelizmente) ou então obrigações europeias de longa duração (X25E ou similar)

Obrigações corporativas não estou a ver grande utilidade. A incluir mais algum etf, seria interessante talvez imobiliário global, que eu detenho no etf XGPD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em termos de obrigações corporativas, para quê? Se já tens um ETF de acções, parece-me (mas posso estar errado) que esses 2 tipos de activos acabam por estar bastante correlacionados (o que já não será verdade entre acções e obrigações de dívida pública AAA).

E porque não?

Não sei se ajuda, e eu não percebo grande coisa de etfs, mas em fundos indice a seguinte combinação é 0.30 em relação à correlação, ou seja, relativamente baixa.

Vanguard Global Stock Index Inv EUR (MSCI World NR EUR)

Vanguard EUR Investment Grade Bond Index Inv EUR (Barclays Euro Agg Corps TR EUR)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E porque não?

Não sei se ajuda, e eu não percebo grande coisa de etfs, mas em fundos indice a seguinte combinação é 0.30 em relação à correlação, ou seja, relativamente baixa.

Vanguard Global Stock Index Inv EUR (MSCI World NR EUR)

Vanguard EUR Investment Grade Bond Index Inv EUR (Barclays Euro Agg Corps TR EUR)

Esse ETF é um agregado, ou seja, tem governamentais+corporativas. O que está aí a baixar mais a correlação são as governamentais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse ETF é um agregado, ou seja, tem governamentais+corporativas. O que está aí a baixar mais a correlação são as governamentais.

Governamentais onde? Quanto muito tem de organizações supranacionais.

This market-weighted index is designed to reflect the

total universe of the euro denominated investment-grade

fixed-income securities excluding euro zone treasury and

euro zone government related-securities. All issues have

a maturity of greater than one year.

ABS 28.15

Financial Institutions 22.83

Industrial 22.71

Supranational 15.28

Utility 4.45

Local Authority & Sovereign 3.84

Agency 2.29

Cash 0.43

Treasury 0.02

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

My bad. Vi mal.

Essa correlação aplica-se a que datas?

O ponto principal que é necessário olhar é a correlação em momentos de crise. O que se quer de obrigações é pelo menos que estão não tropecem quando as ações dão um tombo. Obrigações corporativas na generalidade vão abaixo quando há crise nas ações, salvo algumas exceções

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Com 4100 euros não seria melhor investir numa carteira de fundos é que ainda por cima 4 ETFs o custo de movimentação é 5€ por ETF. Fora o IRS de retirar mais-valias.

Para 2 ETFs (€ 2,000) os custos não são significativos.

Não te esqueças que quer se aposte em ETFs, quer em fundos de investimento, sempre que resgatas com mais-valias, tens naturalmente de pagar imposto (aquando da submissão no ano seguinte da declaração anual de rendimentos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

para os ultimos 3 anos.

Alias, na morningstar dá 0.30 e no trustnetoffshore 0.29.

Foi o que pensei. Esse prazo deixa de fora os períodos mais "negros" do mercado acionista. Vários artigos que tenho lido e que falam das obrigações corporativas abordam precisamente o aspeto que oferecem pouca proteção nessas situações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico