Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante PéRapado

Ruicarlov

A plataforma IB que usas tem um custo de 120 dolares e permite te assim ter mais EFTS pois tens menos custos de compra pelo que percebi.

A minha duvida é: Cada EFT nao tem um custo anual? Se assim é compensa assim tanto ter muitos EFTS? Quantos mais, mais custos correto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Não me assusta nada.

O investimento em ETFs não faz parte do Banco/Corretora.

Sei exatamente onde coloquei o investimento, e não em algo que me "venderam" como "garantido" tipo deposito a prazo.

Os ETFs normais dos índices são simples.

Se tens no índice PSI20 e o valor do índice sobe 10%, o teu investimento sobe 10%. Se o índice cai 10%, o teu valor desce 10%.

A isto tens de subtrair os custos que estão no preçário do Banco/Corretora.

Em maior parte dos bancos/corretoras, o investimento está em teu nome. Se por algum motivo o banco for à vida, irão pedir-te para dizeres a conta doutro banco para transferir para lá os teus ETFs.

Duracellpt

como te certificas que não há fraude e que estão mesmo em teu nome ?

Cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se assusta, mais uma razão para não se fiar muito nos bancos desta República de Bananas que deixam buracos como esse acontecer. Para quem acredita que mais cedo ou mais tarde nos darão um pontapé para fora do euro, ter um portfólio diversificado pelo mundo é uma mais-valia (literalmente :P )

os outros países também têm risco e se alguma medida tiver de ser tomada será nos estrangeiros.

A IB e a Degiro tem balcões físicos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov

A plataforma IB que usas tem um custo de 120 dolares e permite te assim ter mais EFTS pois tens menos custos de compra pelo que percebi.

A minha duvida é: Cada EFT nao tem um custo anual? Se assim é compensa assim tanto ter muitos EFTS? Quantos mais, mais custos correto?

Os únicos custos que tenho com ETFs são os de compra/venda. Se eu não vender nem comprar nada não tenho custos. Ao ter conta na IB tenho de pagar $10 de comissões por mês, quer faça transações ou não. Logo mesmo que eu tenha vários ETFs, não pago mais por isso se eu distribuir as compras/vendas que faço ao longo dos meses, de forma a não gastar mais do que $10 por mês. Desse modo, o único custo que tenho é o custo fixo dos 120 por ano.

Agora não recomendo ter conta na IB para quem tem apenas dois ETFs e/ou patrimónios mais pequenos (5k ou 10k), pois nesses casos consegue-se gastar menos de 120 por ano nalguma outra corretora.

A IB e a Degiro tem balcões físicos?

Não conheço nenhuma correctora que tenha balcões físicos. Balcões são coisas típicas de bancos. Apenas os bancos que também funcionam como corretoras é que têm balcões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://thereformedbroker.com/2015/02/17/why-active-management-fell-off-a-cliff-perhaps-permanently/

Screen-Shot-2015-02-17-at-12.21.08-PM.png

According to the paper, large cap US stock managers can outperform in decent numbers if at least one of the following shows up as a benefit:

1. Smaller cap stocks within the large cap universe do better than their mega-cap brethren.

2. Cash isn’t a major drag on returns.

3. International stocks perform well or better than US stocks.[\quote]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Confio, da mesma forma que confio que uma conta à ordem está em meu nome.

Já agora, onde colocas o teu dinheiro? Confias em alguma instituição?

Bancos gigantes americanos foram à falência.

Gosto de lançar esse tema.

Diversificar é a única solução.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não conheço nenhum ETF desses, mas pode ser que exista!

Porque é que não escolho um ETF de obrigações corporativas? Porque já tenho acções, logo qual a necessidade de juntar obrigações corporativas? Se é para aumentar o risco da parte das obrigações, mais vale aumentar a % alocada a acções. Se quero diminuir o risco da carteira, aumenta antes a % alocada a obrigações soberanas.

Por outro lado, como já indiquei acima, não vejo qualquer razão para ter uma parte da carteira alocado a activos que não derivam qualquer rendimento na nossa moeda (não é o caso duma empresa global americana, por exemplo, uma vez que esta obtém certamente lucros em euros, yenes, libras, etc...)

Mouro, peço desculpa mas não percebi o teu comentário acerca da alocação em Obg Corp vs reforço de ações. A minha carteira de ETF's (eventualmente por asneirada minha) está dividida da seguinte forma:

IWDP - 16,5%

MTX - 10%

TLT - 5%

IWDA - 44%

IEAC - 19,5%

IBCD - 5%

a tua opinião é que em vez do IEAC deveria reforçar mais o IWDA, é isso? Se puderes alongar a explicação ficava agradecido até porque estava a pensar diversificar através de ETF de Corp US (LQDA ou IBCD) e Gov US (CBU7).

Respondendo ao GC, e dado que tenho todos os meus ETF's no BEST, resolvi a questão das soberanas com o MTX que está disponível.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro, peço desculpa mas não percebi o teu comentário acerca da alocação em Obg Corp vs reforço de ações. A minha carteira de ETF's (eventualmente por asneirada minha) está dividida da seguinte forma:

IWDP - 16,5%

MTX - 10%

TLT - 5%

IWDA - 44%

IEAC - 19,5%

IBCD - 5%

a tua opinião é que em vez do IEAC deveria reforçar mais o IWDA, é isso? Se puderes alongar a explicação ficava agradecido até porque estava a pensar diversificar através de ETF de Corp US (LQDA ou IBCD) e Gov US (CBU7).

Respondendo ao GC, e dado que tenho todos os meus ETF's no BEST, resolvi a questão das soberanas com o MTX que está disponível.

Obrigado

O que o mouro quis dizer é que obrigações corporativas não têm grande valor de diversificação num portfólio. O seu comportamento tende a variar no mesmo sentido que o das ações, embora talvez com uma magnitude menor.

Como o objectivo de um portfolio deste tipo é ter activos que não se comportem da mesma maneira, ter duas classes de activos que variam de forma semelhante (ações e obrigações corporativas) não traz grande vantagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Rui

Percebo que dizes, mas o andamento dos dois em causa (IWDA e IEAC) não têm nada que ver um com o outro (apesar de haver uns pontos comuns de queda). Nessa lógica estarão muito mais parecidos o IEAC com o MTX, o que me leva a crer que afinal a diversificação da carteira não será assim tão grande, o que fiz foi limitar a magnitude das quedas. É isso?

Se assim for, então levanta-se uma outra questão, como é que resolvemos a questão da diversificação de forma a ficarmos tranquilos, já que quando começam a descer desce tudo ao mesmo tempo (apesar de com amplitudes muito diferentes)? Já tenho um ETF de imobiliário e não gosto particularmente da especulação (Ouro e Matérias primas), que mais resta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigações de muito longo prazo de países de refúgio, nomeadamente EUA ou UK.

Por outras palavras, mais TLT (ou US10, que faz capitalização de dividendos) ou então SYBL (Obrigações Reino Unido).

Se formos ver o portfolio 60/40, muito utilizado como referência pelos americanos, é composto apenas por SPY (ações americanas) e TLT. Apesar do TLT ser bastante volátil, combina bastante bem com ações devido à sua correlação negativa em quedas súbitas das ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde,

depois de ler o topico, gostava de obter ajuda no seguinte:

que sugestãi de etfs comercializados n o BIG dão para uma carteira

acções global (pode se mais do que um tipo global + emergentes)

Obrigações gobal (idem)

as % seria metade acções metade obrigaçoes

o montante total depende do n de etfs,

Obrigado pela ajuda e bom fim de semana

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, tenho lido e re-lido este tópico nas últimas semanas e decidi-me por investir 10k no portfolio falado pelo Salvador alocado a 25% acções, 25% a ouro, e 50% de obrigações (sendo que metade para longo prazo e outra metade para curto prazo). Neste portfolio consigo manter-me no meu banco o Invest nesta minha primeira experiência já que arranjar ETFs que acumulem dividendos para o portfolio recomendado pelo Salvador está a mostrar-se dificil...assim optei por esta alocação mais conservadora sim mas em que consigo os ETFs dentro do Invest.  Gostava de ter a vossa opinião sobre os ETFs que escolhi :

db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF - 1C                                      25%

LYXOR UCITS ETF EuroMTS 15+Y Investment Grade                                25%

LYXOR UCITS ETF EUROMTS 1-3Y INVESTMENT GRADE DR                    25%

SPDR Gold Shares ou iShares Gold Trust                                                  25%

Desde já obrigado pelos vossos inputs e por me tornarem um pouco menos leigo financeiramente ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não sou fã de tanto ouro, pois é algo puramente especulativo, mas pelos vistos tem funcionado bem até há alguns anos atrás. Dentro desses dois ETFs, recomendo o IAU, da iShares, que tem menor custo de gestão.

Quanto à parte das ações, gosto mais deste: MSCI AC World Index UCITS ETF

Inclui ações de todo o mundo, incluindo emergentes.

Para as obrigações parecem-me bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo rápido feedback :)

Esse MSCI AC World Index UCITS ETF refereste aodb x-trackers - MSCI World Index UCITS ETF /XMWO que não está na plantaforma Invest (vale apena comprar á parte logo mais caro?) ou ao iShares MSCI ACWI ETF /ACWI que está na plantaforma Invest mas dá dividendos algo que queria evitar nesta corretora/banco ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Contrariamente ao Ruicarlov, não gosto muito do iShares MSCI World ACWI presente no Invest, porque distribui dividendos (nem gosto muito dos poucos ETFs que capitalizam dividendos, dado que têm fees de gestão superiores entre 0,3% a 0,4%, ainda que a exposição dos Emergentes seja inferior a 15% no caso do ACWI).

Contudo, confeso que também não gosto muito do DBXtrackers ou do Lyxxor que seguem o MSCI World, dado que são ETFs que replicam o índice com base em swaps (na minha opinião, é um risco adicional que não compensa no caso de carteiras de Longo-Prazo).

Se te queres manter no Invest, podes sempre adquirir outro índice que replique o MSCI World através do Prime Brokerage, como seja o iShares Core MSCI World (https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?index=MSCI%2BWorld&isin=IE00B4L5Y983). Ainda que, teoricamente, fique mais caro em termos de comissões de compra (0,35% no prime brokerage vs 0,15% no invest trader), a diferença num ETF de 2,5k é de zero, por causa do valor mínimo de comissão de compra que é de € 10 em ambos os casos.  :)

Podes usar este link para analisares diferentes ETFs que seguem o MSCI World que podes adquirir numa qualquer bolsa europeia: https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?index=MSCI%2BWorld

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah mt bom nem me tinha apercebido k iria pagar o mesmo pelo prime brokerage vou avançar então ,obrigado pela ajuda!

Em outra nota a falar com alguém k está mais a par do mercado soube k os bancos centrais andam a comprar ativos à bruta para fazer aumentar a inflação.... isso provocou o aumento das ações e das obrigações, agora a minha questão é...com este portfolio vale apena adquirir algum ETF mais k cubra outra area ou mudar o peso do portfolio em si ou deixo-me de tretas e mantenho-me no plano já k isto no longo prazo tende a ter menos importância?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contrariamente ao Ruicarlov, não gosto muito do iShares MSCI World ACWI presente no Invest, porque distribui dividendos (nem gosto muito dos poucos ETFs que capitalizam dividendos, dado que têm fees de gestão superiores entre 0,3% a 0,4%, ainda que a exposição dos Emergentes seja inferior a 15% no caso do ACWI).

Contudo, confeso que também não gosto muito do DBXtrackers ou do Lyxxor que seguem o MSCI World, dado que são ETFs que replicam o índice com base em swaps (na minha opinião, é um risco adicional que não compensa no caso de carteiras de Longo-Prazo).

Se te queres manter no Invest, podes sempre adquirir outro índice que replique o MSCI World através do Prime Brokerage, como seja o iShares Core MSCI World (https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?index=MSCI%2BWorld&isin=IE00B4L5Y983). Ainda que, teoricamente, fique mais caro em termos de comissões de compra (0,35% no prime brokerage vs 0,15% no invest trader), a diferença num ETF de 2,5k é de zero, por causa do valor mínimo de comissão de compra que é de € 10 em ambos os casos.  :)

Podes usar este link para analisares diferentes ETFs que seguem o MSCI World que podes adquirir numa qualquer bolsa europeia: https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?index=MSCI%2BWorld

Por acaso dei apenas o exemplo do MSCI World ACWI (x-trackers) pois pensei que pudesse haver no Invest. o iShares Core é realmente melhor, mas já sabia que não havia nesta correctora sem ser por prime brokerage (cuja comissão mínima é cerca 15,6€ e não 10€ como no Invest Trader)

No entanto, ninguém é obrigado a ter todos os ETFs na mesma correctora. Pode usar o Invest para os ETFs que estão disponíveis online, e por exemplo a DeGiro para os que não consegue arranjar no Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estou com o ruicarlov, continuo a não perceber muito a lógica de investimento no  ouro. Parece muito especulativo para o meu gosto. Mas os retornos dessa carteira são extremamente interessantes.

Neste momento estou mais:

33% - Ações mundo

33% - Obrigações intermédias

33% - depósitos

se tivesse que começar a hoje as obrigações seriam de longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu estou com o ruicarlov, continuo a não perceber muito a lógica de investimento no  ouro. Parece muito especulativo para o meu gosto. Mas os retornos dessa carteira são extremamente interessantes.

A questão é que uma carteira que investe 25% em ouro, 25% em acções, 25% em obrigações AAA de longo prazo e 25% em dinheiro ou obrigações AAA de curtíssimo prazo, é bastante menos volátil que uma carteira 60/40 (acções/obrigações), com retornos semelhantes.

Isso acontece porque o ouro é um activo muito pouco correlacionado com os restantes activos (pelo menos desde os anos 70).

Aliás, eu próprio testei uma carteira dessas com ETFs europeus desde 2007 e verifiquei isso mesmo quando comparado com outro tipo de carteiras (infelizmente a maior parte dos estudos são apenas virados para os EUA).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso dei apenas o exemplo do MSCI World ACWI (x-trackers) pois pensei que pudesse haver no Invest. o iShares Core é realmente melhor, mas já sabia que não havia nesta correctora sem ser por prime brokerage (cuja comissão mínima é cerca 15,6€ e não 10€ como no Invest Trader)

No entanto, ninguém é obrigado a ter todos os ETFs na mesma correctora. Pode usar o Invest para os ETFs que estão disponíveis online, e por exemplo a DeGiro para os que não consegue arranjar no Invest.

Eu andei a pesquisar as corretoras e gostei da Degiro apenas estava a pensar esperar um pouco mais tipo 1 ano para haver mais feedback desta corretora, mas sim sempre poupo uns 13 euros e vou experimentando/familiarizando com a Degiro, é uma ideia, obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Desculpem lá invadir o vosso tópico.

mas qual é a diferença entre ETFs e fundos?

Quais as desvantagens e vantagens de um e de outro.

Fundos = não têm custos com aquisição/venda, nem com custódia de títulos (ainda que no Invest esta comissão não é cobrada)

ETFs = única forma de poder investir num veículo de gestão passiva com fees de gestão reduzidos (existem poucos fundos-trackers em Portugal e têm um desepenho vs os ETFs índíce inferior)

Para carteiras abaixo de € 10k  não recomendo ETFs. A partir desses valores e para quem não quer estar a perder inutilmente a comparar dezenas ou centenas de fundos de tempos a tempos, é ler muito bem este tópico umas 2 ou 3 vezes  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Alguém neste tópico recebeu dividendos por uma corretora com plataforma da Saxo Bank (BTP, GoBulling), e que não tenha tido retenção na fonte?

Como fazem a declaração destes rendimentos no IRS? Anexo G ou J? Que campos preenchem e como?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém neste tópico recebeu dividendos por uma corretora com plataforma da Saxo Bank (BTP, GoBulling), e que não tenha tido retenção na fonte?

Como fazem a declaração destes rendimentos no IRS? Anexo G ou J? Que campos preenchem e como?

Nem sabia que havia pagamentos de dividendos sem retenção na fonte. A não ser que esteja a falar unicamente de retenção portuguesa. Aí sim, nada é retido.

Penso que tem de ser no anexo J, já que no G pedem um NIF, que não temos por ser uma entidade estrangeira, e por não ser o BEST e sim o SaxoBank o intermediário registado na operação. O campo mais indicado penso ser o 420.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico