Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

- Lyxor VCITS etf (FCP) euro mts high rated M.W. Gov. Bond (DR) eur

FR0010820258 .....40%

Pergunto novamente se acham uma boa escolha e pergunto se ha algum etf com estas caracteristicas mas que seja de obrigacoes globais em vez de so europeias.

Estou aberto a sugestoes, obrigado

Para obrigações soberanas mundiais temos o DBZB - db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Na minha opinião a carteira deve estar sobretudo na moeda que usamos, de onde contamos viver.

Cumps

Isso é um pouco indiferente se os ETFs não tiverem hedging. Estar em USD ou EUR sem proteção cambial é praticamente a mesma coisa. Poupa-se uns troquinhos na conversão cambial ao depositar/levantar, mas de resto pouca diferença faz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.wsj.com/articles/hedge-funds-keep-winning-despite-losing-1423454488

Hedge funds are in a six-year slump. Financial markets have been rising but these highly paid investors can’t seem to keep up. It’s getting so bad, hedge funds are starting to draw comparisons to mutual funds, long criticized for poor performance relative to their fees. It’s a bit like saying Ferraris are starting to resemble Fords.

They’re also losing out to low-cost “balanced” mutual funds that hold a mix of stocks and more-conservative investments, just like many hedge funds, suggesting their poor performance can’t be blamed on a hedged approach. Vanguard Balanced Index Fund (VBINX), for example, has an expense ratio of a bare 0.24% and has just 60% of its portfolio in stocks, with 40% in bonds. This fund returned 9.8% in 2014 and has scored annual gains of 12.6% since the beginning of 2009 and 7% over the past decade. Another low-cost, balanced fund with a global focus, DFA Global Allocation 60/40 Portfolio (DGSIX), rose 3.7% in 2014, 11.3% annually since 2009 and more than 6% annually over the past 10 years.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é um pouco indiferente se os ETFs não tiverem hedging. Estar em USD ou EUR sem proteção cambial é praticamente a mesma coisa. Poupa-se uns troquinhos na conversão cambial ao depositar/levantar, mas de resto pouca diferença faz.

Como igual?

Se abres a carteira lazy hoje e é maioritariamente cotada em USD e no ano em que a fores fechar a carteira o dollar estiver 30% abaixo do euro face ao dia de hoje, a tua "reforma" é afectada.

Cumpmt.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como igual?

Se abres a carteira lazy hoje e é maioritariamente cotada em USD e no ano em que a fores fechar a carteira o dollar estiver 30% abaixo do euro face ao dia de hoje, a tua "reforma" é afectada.

Cumpmt.

Se os índices seguidos forem exatamente os mesmos, pouca diferença haverá. Basta olhar para vários ETFs da iShares que têm versões em EUR e USD.

Por exemplo, peguemos no iShares MSCI USA, versão EUR (SXR4) e USD (CSUS) e a variação do par USDEUR (imagem em anexo)

Como se pode observar, quando o dólar desce, a versão em USD valoriza mais do que a em EUR e vice-versa. Neste último ano, a diferença de rentabilidades entre as duas versões deste ETF é igual à variação do USDEUR. Ou seja, a queda de 20% do EUR foi compensada por mais 20% de valorização do ETF cotado em EUR.

post-5932-14412396748266_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falava a nível de estratégia, a diversificação estar em activos na moeda que se utiliza. Para quem vive nos US activos americanos, para europeus activos da zona euro.

Cmp.

Ou seja, não investir nos mercados americanos, que são o maior mercado bolsista mundial, e que em vários anos tem rentabilidades que batem o resto dos desenvolvidos?

Claro que cada um define a sua estratégia, mas numa perspectiva de diversificação, ignorar o mercado americano por causa da moeda parece-me um pouco extremo. Até porque no âmbito deste tópico estamos a falar de investimentos a muito longo prazo. Logo deitarmo-nos a adivinhar que moedas vão fortalecer/enfraquecer durante o prazo de investimento é um bocado como andarmos à procura da classe de activos que vai dar melhores rendimentos nos próximos anos. Ou seja, não é uma estratégia passiva de buy-the-market como temos vindo a falar.

@jamorim

Tenho lido vários artigos a respeito do market timing numa perspectiva de longo prazo, e as conclusões podem-se tirar da expressão "time in the market, not time the market". Ou seja, o ponto de entrada pouco vai importar no longo prazo. Várias pessoas fizeram vários cálculos que demonstram isso. O mais importante é manter-se no mercado muito tempo e permitir que o efeito de acumulação faça a sua magia.

Tentar apanhar o comboio no momento certo pode resultar em ficar a ver o comboio passar.

Em 2014 a maioria dizia para não comprar obrigações americanas por causa do aumento das taxas que aí viria. As obrigações acabaram por ser dos ativos mais rentáveis. Logo o melhor para mim é mesmo deixar de adivinhar, definir uma carteira e manter o plano. A tentação de querer entrar "no momento certo" é forte, mas não vale a pena focarmo-nos muito nisso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, não investir nos mercados americanos, que são o maior mercado bolsista mundial, e que em vários anos tem rentabilidades que batem o resto dos desenvolvidos?

Claro que cada um define a sua estratégia, mas numa perspectiva de diversificação, ignorar o mercado americano por causa da moeda parece-me um pouco extremo. Até porque no âmbito deste tópico estamos a falar de investimentos a muito longo prazo. Logo deitarmo-nos a adivinhar que moedas vão fortalecer/enfraquecer durante o prazo de investimento é um bocado como andarmos à procura da classe de activos que vai dar melhores rendimentos nos próximos anos. Ou seja, não é uma estratégia passiva de buy-the-market como temos vindo a falar.

Achas que um cabaz de 500 empresas dos US vão se comportar melhor que um cabaz de 500 da Europa?

Comparando não se verifica.

Cpmt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Achas que um cabaz de 500 empresas dos US vão se comportar melhor que um cabaz de 500 da Europa?

Comparando não se verifica.

Cpmt

Que comparação fizeste? Comparando o mercado total dos EUA e Europa, os primeiros têm uma clara overperformance nos últimos 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

You're Smart, But You Can't Forecast 

As one of those folks who has spent a lot of time bashing economic and stock-market forecasters (see this, this, and this), I have no choice but to take issue with an argument made by former hedge-fund manager Jesse Felder, who asserts "that everything is a forecast." To quote Felder:

<blockquote></blockquote> Can we please stop bashing forecasters already? There is a small but influential faction of bloggers/financial talking heads out there that love to bash everyone who doesn’t invest exactly along their prescribed investment philosophy which is usually some sort of “passive” methodology, writing off non-conformists to their style as “forecasters” (or, even worse, “active managers”).

This is my favorite sort of debate, one in which I respectfully disagree with someone who is intelligent, credible and thought-provoking.  A good debate makes you reconsider your position, refine your analysis and re-evaluate some of your assumptions.

Felder begins by saying “there is no such thing as ‘passive investing.’ Picking an asset allocation is, by definition, active investing.” I disagree, and would note that by avoiding stock picking and market timing, you have reduced 90 percent of what makes the vast majority of active managers underperform their benchmarks.

It is true that the classic 60/40 or 70/30 blend of stocks and bonds doesn't reflect real-world asset sizes -- the value of credit markets is far larger than the capitalization of equity markets. However, it is a reflection of Harry Markowitz’s "Modern Portfolio Theory." So any indexer must plead guilty on that count. 

The reason I can't share Felder's conclusion is due to two main factors: the nature of human behavior and how we deal with the world of risk around us.

Further, a reasonable definition of forecasting makes it unlikely that everything is a forecast. We can agree that a forecast involves describing the price of an asset (or asset class) at a specific date in the future. When someone says the Dow Jones Industrial Average is going rise to 36,000 in 2005, or gold will be $10,000 an ounce by 2015, those are specific predictions.

By comparison, when my dog Max makes a leap in midair to catch a Frisbee, he isn't making a prediction. Rather, he has calculated the necessary steps needed to be in the right position to intercept a flying disc. The canine took a variety of data inputs -- the location and motion of the toy, his own relative position and his ability to cover distance at a given speed. Max can run those calculations in his head instantly, and catch the Frisbee.

Similarly, when you cross the street, you make lots of assumptions about the world without even thinking about it. You assume your entire visual field is accurate, that when you see no cars coming, there really are no cars coming, and that there isn't an invisible bus bearing down on you. When you hear the sounds of traffic, you don't consider them to be hallucinations. Indeed, you believe that you can make it safely across the street.

You make millions of these calculations per day. They occur almost automatically. But is it accurate to say you are predicting you will safely make it across the road? That renders the word "forecast" meaningless.

Lots of things in investing can look like a forecast, but really are not. As Felder noted, “If you tell me to own a total stock market fund over the next decade you are making a forecast about what sort of return you expect it to generate over that time.” Again, I disagree. It is easy to assume that everything you do about putting risk capital to work reflects a forecast that you will achieve your desired goal, but that is a gross over-simplification.

When I put risk capital to work, I am doing (at least) two specific things: First, I am making a probability assessment. What are the possible and likely outcomes for a given asset class, assuming an initial set of starting circumstances, and the effect of subsequent events that are likely to affect this initial state?

Second, I am assuming that the mathematical concept of mean reversion applies to asset classes. This means that over time, I expect cheap assets to become less cheap and return to their long-term average valuations and, conversely, expensive assets will do the opposite.

The entire concept behind “bashing forecasters” isn't simply to say that my forecast is more valuable than anyone else's; rather, it is to point out the futility of forecasting as a basis for making investment decisions.

I have no idea if equity investors will receive a negative real return during the next decade. I know some models generate that outcome, while others reach the opposite conclusion. I do know that none of these models have ever been tested with initial conditions remotely like these: A huge financial meltdown, six years of zero interest rates and minimal inflation or even deflation.

Regardless, I don't want to predict which of these models will be correct. Instead, I will continue to rely on probability assessment and the belief that all asset classes eventually revert to their mean.

The alternative is making a forecast. The evidence overwhelming suggests that the entirety of humanity has precisely zero skill in that regard and does no better than making random guesses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto parece bastante tentador só que ao mesmo tempo fico de pé atrás. Até que ponto o meu dinheiro está seguro quando abrir  um conta na IB por exemplo?

O que aconteceu com o caso do BES não vos assusta?

Não me assusta nada.

O investimento em ETFs não faz parte do Banco/Corretora.

Sei exatamente onde coloquei o investimento, e não em algo que me "venderam" como "garantido" tipo deposito a prazo.

Os ETFs normais dos índices são simples.

Se tens no índice PSI20 e o valor do índice sobe 10%, o teu investimento sobe 10%. Se o índice cai 10%, o teu valor desce 10%.

A isto tens de subtrair os custos que estão no preçário do Banco/Corretora.

Em maior parte dos bancos/corretoras, o investimento está em teu nome. Se por algum motivo o banco for à vida, irão pedir-te para dizeres a conta doutro banco para transferir para lá os teus ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto parece bastante tentador só que ao mesmo tempo fico de pé atrás. Até que ponto o meu dinheiro está seguro quando abrir  um conta na IB por exemplo?

O que aconteceu com o caso do BES não vos assusta?

Se assusta, mais uma razão para não se fiar muito nos bancos desta República de Bananas que deixam buracos como esse acontecer. Para quem acredita que mais cedo ou mais tarde nos darão um pontapé para fora do euro, ter um portfólio diversificado pelo mundo é uma mais-valia (literalmente :P)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de mais quero agradecer a todos pelos vossos inputs ao longo destes anos.

Finalmente decidi-me aventurar no mundo dos ETFs após alguma reflexão e depois de vos acompanhar desdo início.

DECISÃO 1 - Qual o Banco/Corretora?

Neste momento tenho conta no BEST, INVEST e BIG parecendo-me mais vantajoso constituir a carteira de ETFs no BEST porque já pago custódia de títulos ao possuir obrigações e porque na Best Trading de acordo com o que foi dito anteriormente as "coisas são mais claras" e tem o W-8BEN automaticamente.

Portanto, terei os seguintes custos:

Comissão sobre o pagamento de dividendos (2%), com mínimo de 2.5€ + IVA por cada pagamento.

Comissão sobre negociação de 0.08% (mínimo: EUR 10) na XTRA.

DECISÃO 2 - Quais os ETFs?

Estou a pensar em seguir as sugestões do Rick Ferri's e constituir um Lazy Portfolio - Desired Stock/Bond Allocation 60/40 com o montante entre 5k a 10k€.

Peso    Categoria            Denominação comercial                    Rate    ISIN        Bloomberg (Ticker)    Características

50%    Ações Global Cap. Grande Misto    iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) IWDA        5    IE00B4L5Y983    IWDA            Acc + Directa

40%    Obrigações Gov. EUR        Lyxor UCITS ETF EuroMTS High Rated MW Govt Bond(EUR)    4    FR0010820258    MAA            Acc + Directa

10%    Imobiliário Indirecto Global    iShares Developed Markets Property Y UCITS ETF (EUR)    5    IE00B1FZS350    IWDP            Div + ?

Penso que o IWDP não será o melhor ETF para Imobiliário porque parece pagar dividendos. Estou correcto? Podem-me sugerir outro que se encontre disponível no BEST que seja Global e Acc.

Infelizmente, aplica-se o mesmo para o MAA mas por não ser Global. Existirá algum no BEST com estas características ou será melhor ir para um PIMCO GIS Global Bond Fund / Fundos de Investimento?

CUSTO TOTAL = 30€ / ano

DECISÃO 3 - ETFs Opcionais/Complementares?

Peso    Categoria            Denominação comercial                    Rate    ISIN        Bloomberg (Ticker)    Características

Stocks    Global Emerging Markets Equity    iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)      3    IE00B4L5YC18    SEMA            Acc + Directa

Comm    Commodities Precious Metals    SPDR® Gold Shares (USD)                -    US78463V1070    GLD            NA + Indirecto

O que pensam destes ETFs? Será o SEMA uma mais valia se representar apenas 10% do peso dedicado às stocks e o GLD se representar 5% da carteira diminuindo estes no peso das stocks na carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos.

Descobri ontem este tópico neste forum e achei bastante interessante e fiquei com vontade de investir nisto para apostar na minha reforma.

Tenho 22 anos e 5 mil euros para investir com a esperança de reforçar com mais 20 mil no final do ano.

Mas antes de tudo surge um dilema.Qual o site que devo usar? Grande maioria está a usar o BEST, mas pelo que percebi este leva grande fatia do bolo em comissões pelo que fico mais inclinado para o IB.

Depois de me decidir na plataforma a usar gostava de orientações para contruir o meu portfólio. Para quem vai começar só com 5 mil euros aconselham quantos EFTS, quais e porque? Tendo em conta que no final do ano devo reforçar com 20 mil euros.

Sei que ao longo deste tópico deram vários exemplos só que eu não percebo muito disto pelo que muitos termos usados passam-me completamente ao lado.

Agradecia imenso a quem me der uma guia para iniciar me nestes investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Antes de mais quero agradecer a todos pelos vossos inputs ao longo destes anos.

Finalmente decidi-me aventurar no mundo dos ETFs após alguma reflexão e depois de vos acompanhar desdo início.

DECISÃO 1 - Qual o Banco/Corretora?

Neste momento tenho conta no BEST, INVEST e BIG parecendo-me mais vantajoso constituir a carteira de ETFs no BEST porque já pago custódia de títulos ao possuir obrigações e porque na Best Trading de acordo com o que foi dito anteriormente as "coisas são mais claras" e tem o W-8BEN automaticamente.

Portanto, terei os seguintes custos:

Comissão sobre o pagamento de dividendos (2%), com mínimo de 2.5€ + IVA por cada pagamento.

Comissão sobre negociação de 0.08% (mínimo: EUR 10) na XTRA.

Se já tens uma carteira de obrigações no BEST, para os valores envolvidos, eu deixaria-me estar nesse banco (disclaimer: parte da minha carteira está no BEST, parte está no Invest).

DECISÃO 2 - Quais os ETFs?

Estou a pensar em seguir as sugestões do Rick Ferri's e constituir um Lazy Portfolio - Desired Stock/Bond Allocation 60/40 com o montante entre 5k a 10k€.

Vais mesmo alocar 10% de 5k (€ 500) ou de 10k (1k) num ETFs de Real Estate?

Repara, vais pagar num caso 2% de comissões, no outro 1% sobre o valor investido (assumindo um valor de €10 pela compra). Embora este valor irá diluir-se no tempo, com um valor tão pequeno de carteira, não me parece que seja a estratégia mais rentável (e para mim os 10k são o mínimo decente para se ter numa carteira com 2 activos).

De resto, gosto de ambos os ETFs (Acções globais e Obrigações soberanas europeias).

DECISÃO 3 - ETFs Opcionais/Complementares?

Stocks    Global Emerging Markets Equity    iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)      3    IE00B4L5YC18    SEMA            Acc + Directa

Comm    Commodities Precious Metals    SPDR® Gold Shares (USD)                -    US78463V1070    GLD            NA + Indirecto

O que pensam destes ETFs? Será o SEMA uma mais valia se representar apenas 10% do peso dedicado às stocks e o GLD se representar 5% da carteira diminuindo estes no peso das stocks na carteira?

Ver acima, para uma carteira tão pequena, não é vantajoso estares a apostar em activos com um valor tão pequeno.

Fica a nota que tens um ETF global de acções, que inclui igualmente os mercados emergentes (procura pelo iShares MSCI World ACWI).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro antes de mais obrigado pelo reply! :)

Comparei os ETFs para Acções Globais e gosto mais do IWDA parece-me mais estável para um perfil mais conservador. 

iShares MSCI ACWI UCITS ETF - IE00B6R52259

iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) IWDA - IE00B4L5Y983

Relativamente ao ETF das Obrigações gostava mais de um Europeu ou Global (com Gov e Corp). Infelizmente, o único que vi é de replicação indirecta e não está no BEST - db x-trackers II Barclays Global Aggregate Bond UCITS ETF 5C (EUR hedged) (EUR) XBAE - LU0942970798. Conheces outro com Acc + Replicação Directa ou será que fico melhor com da Lyxor?

Quais são os custos no Banco INVEST? Comissões de negociação e pagamento de dividendos?

No teu entender qual seria o montante mínimo para justificar a subscrição de um 3º ETF com peso de 10% e um 4º ETF com peso de 5% na carteira?

Para analisarmos todos conheces algum ETF de Imobiliario e Commodities com as caracteristicas Acc (NA para comm) + Replicação Directa?

Obrigado pela a ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://theirrelevantinvestor.tumblr.com/post/110905326098/the-huge-historical-bull-market-bias-in

The Huge Historical Bull Market Bias in International Stocks

Yesterday I wrote about how investors have a tendency to overreact to small probabilities and under react to large probabilities. To make the point I used US stocks, which have been particularly kind to those who were able to stay the course throughout many uncomfortable periods.

A few people have asked if we see similar results looking outside the United States. The answer is yes we do.

In the 45 years since the MSCI EAFE index was created, stocks finished the year down twenty percent or more four times, or just under nine percent of the time. Stocks were up twenty percent 18 out of the 45 years, forty percent of the time!

After outperforming for four of the last five years, it is awfully tempting to abandon International stocks. However, it is helpful to keep in mind that they have outperformed US stocks for six consecutive years twice; from 1983 to 1988 and 2002 to 2007. U.S. stocks have never outperformed for more than four consecutive years.

It’s difficult to say many things in finance with certainty but I feel pretty confident with these two: 1) there will be bear markets and 2) US stocks won’t always be the reign supreme. In order for these inevitable truths to not interfere with your plan, stay diversified, stay global.

Só para dizer que continuo satisfeito pela minha decisão de apostar no MSCI World Stocks, mesmo pagando mais 0,13% (0,20%/ano) relativamente ao SP500 (0,07%/ano).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos.

Descobri ontem este tópico neste forum e achei bastante interessante e fiquei com vontade de investir nisto para apostar na minha reforma.

Tenho 22 anos e 5 mil euros para investir com a esperança de reforçar com mais 20 mil no final do ano.

Mas antes de tudo surge um dilema.Qual o site que devo usar? Grande maioria está a usar o BEST, mas pelo que percebi este leva grande fatia do bolo em comissões pelo que fico mais inclinado para o IB.

Depois de me decidir na plataforma a usar gostava de orientações para contruir o meu portfólio. Para quem vai começar só com 5 mil euros aconselham quantos EFTS, quais e porque? Tendo em conta que no final do ano devo reforçar com 20 mil euros.

Sei que ao longo deste tópico deram vários exemplos só que eu não percebo muito disto pelo que muitos termos usados passam-me completamente ao lado.

Agradecia imenso a quem me der uma guia para iniciar me nestes investimentos.

Se o problema é as comissões, também tens a Degiro.

A IB pode ser vantajosa se negociares nas bolsas americanas, porque se fores para ETFs de bolsas europeias já deve ficar mais caro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Mouro antes de mais obrigado pelo reply! :)

Comparei os ETFs para Acções Globais e gosto mais do IWDA parece-me mais estável para um perfil mais conservador. 

iShares MSCI ACWI UCITS ETF - IE00B6R52259

iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) IWDA - IE00B4L5Y983

A diferença entre os 2 é que um contém mercados emergentes e o outro não. Ora, se preferes a 2.ª opção (tal como eu, verdade seja dita), porque raio é que queres depois juntar um ETF de emergentes? Para aumentares os teus custos e tornares mais complicada a carteira?

Relativamente ao ETF das Obrigações gostava mais de um Europeu ou Global (com Gov e Corp). Infelizmente, o único que vi é de replicação indirecta e não está no BEST - db x-trackers II Barclays Global Aggregate Bond UCITS ETF 5C (EUR hedged) (EUR) XBAE - LU0942970798. Conheces outro com Acc + Replicação Directa ou será que fico melhor com da Lyxor?

Não conheço nenhum ETF desses, mas pode ser que exista!

Porque é que não escolho um ETF de obrigações corporativas? Porque já tenho acções, logo qual a necessidade de juntar obrigações corporativas? Se é para aumentar o risco da parte das obrigações, mais vale aumentar a % alocada a acções. Se quero diminuir o risco da carteira, aumenta antes a % alocada a obrigações soberanas.

Por outro lado, como já indiquei acima, não vejo qualquer razão para ter uma parte da carteira alocado a activos que não derivam qualquer rendimento na nossa moeda (não é o caso duma empresa global americana, por exemplo, uma vez que esta obtém certamente lucros em euros, yenes, libras, etc...)

Quais são os custos no Banco INVEST? Comissões de negociação e pagamento de dividendos?

Tens o preçário no site. Mas rondam os € 10 (no caso do Invest Trader) e pouco mais (0,3%) no caso do Prime Brokerage.

No teu entender qual seria o montante mínimo para justificar a subscrição de um 3º ETF com peso de 10% e um 4º ETF com peso de 5% na carteira?

Com as comissões que existem (neste momento não vejo ainda a Degiro como uma alternativa), deves ter no mínimo uma posição de € 2.500 (quer isso dizer que € 10 equivalem a 0,4% de custos na carteira).

A partir daí, faz as contas ao contrário.  :)

Para analisarmos todos conheces algum ETF de Imobiliario e Commodities com as caracteristicas Acc (NA para comm) + Replicação Directa?

Obrigado pela a ajuda

ETF de imobiliário que acumule dividendos e seja de replicação física, acho que só existe isto: https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html?query=LU0489337690

Contudo, o ETF de imobiliário até percebo (para carteiras acima de € 25k), mas um ETF de commodities para quê? No limite, apostava num ETF que segue o preço do Ouro (face ao seu descorrelacionamento face aos outros activos), mas depende da carteira de cada um, claro (na minha carteira o Ouro pesa 20% e irá passar para os 25% nos próximos investimentos, mas estou a seguir uma estratégia onde o ouro é uma das componentes principais).

Se não souberes a pergunta a esta resposta e limitares-te a tentar copiar a solução doutras pessoas (que pode ser uma excelente estratégia), podes cometer erros e vires a perder dinheiro. IMHO, claro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico