Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Após ter lido mais algumas coisas, surgiu-me uma dúvida. Num portfolio a longo prazo, não será mais aconselhável ter a componente de obrigações ligada à inflação?

Por exemplo, este ETF da Lyxor parece-me interessante. Capitaliza dividendos e tem custos mais baixos que o MTX/MAA (0,2% vs 0,4%). Tem ainda o bónus de (para quem é cliente) estar listado na plataforma do Banco Invest.

Também vi um da iShares que capitaliza dividendos (IBCI), é mais caro (0,25%) mas por outro lado parece-me mais líquido.

Isto também levantou-me uma segunda questão. É aconselhável ter o portfolio em fundos do mesmo grupo? Tendo em conta que vou ter um ETF de acções da iShares, é aconselhável ter as obrigações também num fundo deles?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Nice one w2ww!

Também andei a procura e não encontrei, e já percebi porquê:

No justETF quando selecionamos o nosso "ETF universe" (no topo) isto reflecte-se nas pesquisas. Eu por exemplo tinha seleccionado German Investor, por pensar que seria o maior universo, e assim esse ETF não aparece pois não está listado na XETRA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro, n sei se tenho estomago para descidas , mas sei que e um investimento a longo prazo e tenho capital para ir ajustanto anualmente...

Estou decidido a investir nesses 2 etf`s

Agora e tranferir os trocados e tratar de tudo com o corretor que esta na sala de mercados.

Posteriormente logo vejo se aumento o numero de etf.

N fiquei a perceber bem as comissoes de compra mas julgo serem 10€ cada um

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento tenho na minha carteira o IEAC e o MTX e estava a pensar complementar a carteira com o TLT (ou agora com esta descoberta do US10 com este ETF que sempre é em EUR), mas faltavam ainda as corporate US. Que me dizem do LQDA (ISIN IE0032895942)? Curiosamente tem um "andamento" parecido com o TLT, apesar de ser corporate e não goverment e tem a vantagem de ser em EUR.

Uma outra questão, a rentabilidade apresentada, por exemplo no site da justetf, para ETF's com distribuição de dividendos, considera o valor distribuído ou é a valorização do ETF excluindo o que é distribuído?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nice one w2ww!

Também andei a procura e não encontrei, e já percebi porquê:

No justETF quando selecionamos o nosso "ETF universe" (no topo) isto reflecte-se nas pesquisas. Eu por exemplo tinha seleccionado German Investor, por pensar que seria o maior universo, e assim esse ETF não aparece pois não está listado na XETRA.

Eu uso o Francês.

EDIT: Escolheram obrigações Gov dos EUA e Europa ou só um dos dois?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que o meu post ficou "enterrado" no meio da outra discussão, por isso volto a postar as perguntas:

Após ter lido mais algumas coisas, surgiu-me uma dúvida. Num portfolio a longo prazo, não será mais aconselhável ter a componente de obrigações ligada à inflação?

Por exemplo, este ETF da Lyxor parece-me interessante. Capitaliza dividendos e tem custos mais baixos que o MTX/MAA (0,2% vs 0,4%). Tem ainda o bónus de (para quem é cliente) estar listado na plataforma do Banco Invest.

Também vi um da iShares que capitaliza dividendos (IBCI), é mais caro (0,25%) mas por outro lado parece-me mais líquido.

Isto também levantou-me uma segunda questão. É aconselhável ter o portfolio em fundos do mesmo grupo? Tendo em conta que vou ter um ETF de acções da iShares, é aconselhável ter as obrigações também num fundo deles?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não estamos propriamente a comparar maçãs com laranjas, mas quase. O EIMI é um ETF de emergentes de big/medium cap, enquanto que o SPYX é especificamente small cap. Logo os índices que seguem são um bocado diferentes e não faz muito sentido comprar TER e liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RuiCarlov,

como vês estas valorizações loucas nos ultimos meses?

Relativamente à capitalização de dividendos como reconhecemos a sua realização?

É o mercado a ser o mercado. Isso tanto é válido para o lado de cima como para o lado de baixo. Muitos artigos de opinião podem dizer muita coisa. Para nós, é ir aproveitando a onda enquanto pudermos e manter a carteira equilibrada para não sermos apanhados desprevenidos nas correções.

Quanto aos dividendos, pode-se observar o efeito da sua capitalização, comparando dois ETFs que sigam o mesmo índice, um que acumule e outro que distribua. Para uma janela de tempo alargada vê-se que o de acumulação cresce mais do que o outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É o mercado a ser o mercado. Isso tanto é válido para o lado de cima como para o lado de baixo. Muitos artigos de opinião podem dizer muita coisa. Para nós, é ir aproveitando a onda enquanto pudermos e manter a carteira equilibrada para não sermos apanhados desprevenidos nas correções.

Quanto aos dividendos, pode-se observar o efeito da sua capitalização, comparando dois ETFs que sigam o mesmo índice, um que acumule e outro que distribua. Para uma janela de tempo alargada vê-se que o de acumulação cresce mais do que o outro.

+1

Podem sempre reentrar os dividendos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento tenho na minha carteira o IEAC e o MTX e estava a pensar complementar a carteira com o TLT (ou agora com esta descoberta do US10 com este ETF que sempre é em EUR), mas faltavam ainda as corporate US. Que me dizem do LQDA (ISIN IE0032895942)?

Uma outra questão, a rentabilidade apresentada, por exemplo no site da justetf, para ETF's com distribuição de dividendos, considera o valor distribuído ou é a valorização do ETF excluindo o que é distribuído?

Desculpem insistir, mas algum comentário ao LQDA?

Outra questão, o US13 (ISIN FR0010960955) aparece no site justetf.com como sendo de replicação física mas quer na Euronext Paris quer na Borsa Italiana aparece como sendo sintético. Alguém sabe porquê? Entre o CBU3, o US13, o IBTS e o SYBW qual em será o melhor para entrar entretanto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico