Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

O inicio do ano está a ser interessante para o meu portfolio, +4% desde Setembro. :)

O DBC é que já vai com -26.5% desde que o comprei! Só corresponde a 5% do portfolio, mas a percentagem é significativa. Nem que seja para os olhos.  ;D  Para comparação o IAU, o meu segundo etf em pior estado, está com -2.10%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora viva, começa-se o ano em grande LOL.

Pergunto se já existe algum fundo de Ouro? Sem ser o IBRA (misto com comodities)

Ou tem-se sempre que recorrer a ETFs, ex (ETFS Physical Gold - VZLD:GR).

Aproveito para perguntar se têm mais algum feedback da DeGiro? Será uma boa aposta só para investimentos em Ouro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

alguem daqui que use o Best Trading Pro?

Qual o relatório que extraem para efeitos de contagem de mais valias para o IRS (neste caso são só dividendos)?

Relatório é força de expressão. Quando usei o BTP para ETFs, ia simplesmente ao menu dos pagamentos de dividendos, selecionava para mostrar todos os pagamentos desde 1 Jan-31Dez e exportava isso. O

Não é propriamente um documento oficial do banco, logo não oficialmente não tem grande valor (então se os dividendos não forem em euros nem se fala), mas eles também não nos dão nenhuma outra hipótese.

Ora viva, começa-se o ano em grande LOL.

Pergunto se já existe algum fundo de Ouro? Sem ser o IBRA (misto com comodities)

Ou tem-se sempre que recorrer a ETFs, ex (ETFS Physical Gold - VZLD:GR).

Aproveito para perguntar se têm mais algum feedback da DeGiro? Será uma boa aposta só para investimentos em Ouro?

Quando fala em fundo está a referir-se especificamente a FIGAs? Não sei de nenhum, mas também sinceramente não faz qualquer sentido para mim. Que gestão ativa é que se pode fazer com ouro? Em matérias-primas os fundos podem dar mais importância a uma ou outra, vende x quando está caro e com esse dinheiro comprar y que está barato. Agora ouro é ouro. A cotação do ouro suíço não vai ser diferente do ouro alemão, ou do ouro chinês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos

Li este tópico do início ao fim e re-li mais algumas partes em que tinha dúvidas para tirar apontamentos e aprender um pouco mais.

Quero começar um carteira de ETF´s e gostava da ajuda / opinião daqueles que já estão dentro da matéria.

Tenho conta no Invest  e é lá que quero começar os ETF´s.

Fiquei agradado pelas carteiras de 3 ou 4 fundos e a meu ver é por ai que devo iniciar e mais tarde logo se vê.

Tenho à disposição cerca de 10 000 ( pode ser mais ou menos depende das expectativas).

Quero ter as menores comissões possível já que o Invest cobra por cada dividendo recebido (5€ se não me engano) por isso a ideia é ter ETF´s que acumulem dividendos.

Gostei de algumas opções que o Mouro Emprestado escreveu:

vamos a alguns exemplos:

VTI

VEU

VNQ

ou

VTI

VEU

AGG

ou

VT

VXUS

AGG ou BND

VNQ

estas carteiras são de fundo americanos logo distribuem dividendos? com que periodicidade?

Deverei substituir alguns por aquela opção que vem na pag 46 a 15 Maio 2014 descrita pelo Mouro emprestado em que dá alternativa Europeia aos ETF´s dos EUA?

Outra pergunta ao qual não vi ninguém falar: Eu sei que depende, mas em média qual a % total do nosso investimento que deve estar em ETF´s? 20%? 50% 70%??(tenho 32 anos)

obrigado e bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos

Li este tópico do início ao fim e re-li mais algumas partes em que tinha dúvidas para tirar apontamentos e aprender um pouco mais.

Quero começar um carteira de ETF´s e gostava da ajuda / opinião daqueles que já estão dentro da matéria.

Fiquei agradado pelas carteiras de 3 ou 4 fundos e a meu ver é por ai que devo iniciar e mais tarde logo se vê.

Tenho à disposição cerca de 10 000 ( pode ser mais ou menos depende das expectativas).

Quero ter as menores comissões possível já que o Invest cobra por cada dividendo recebido (5€ se não me engano) por isso a ideia é ter ETF´s que acumulem dividendos.

vamos a alguns exemplos:

VTI

VEU

VNQ

ou

VTI

VEU

AGG

ou

VT

VXUS

AGG ou BND

VNQ

estas carteiras são de fundo americanos logo distribuem dividendos? com que periodicidade?

Deverei substituir alguns por aquela opção que vem na pag 46 a 15 Maio 2014 descrita pelo Mouro emprestado em que dá alternativa Europeia aos ETF´s dos EUA?

Outra pergunta ao qual não vi ninguém falar: Eu sei que depende, mas em média qual a % total do nosso investimento que deve estar em ETF´s? 20%? 50% 70%??(tenho 32 anos)

obrigado e bons investimentos

O problema do Invest é que estão disponíveis bastantes ETFs que distribuem dividendos (normalmente trimestral ou semestralmente), mas quando se trata de ETFs europeus com capitalização de dividendos, só estão disponíveis através do serviço prime brokerage (que é mais caro), que é feito por telefone, comunicando as ordens ao homens da sala de mercados.

Em relação à última pergunta, está a colocá-la de uma má forma. Não é uma questão de quanto do nosso património deverá estar em ETFs, mas sim em que tipo de ETFs deve estar. Um ETF de obrigações tem um comportamente totalmente diferente de um de ações, tanto a nível de rentabilidade com risco de drawdown. Consoante a tolerância ao risco de cada pessoa, esta deverá decidir se quer algo mais conservador, empregando etfs de menor volatilidade (geralmente obrigações de países desenvolvidos), ou se está disposto a arriscar mais, alocando mais dinheiro a ETFs de ações e de mercados mais voláteis (emergentes, small caps, etc.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas  malta,

Antes de mais, bom ano a todos!

Algumas questões para quem tem conta na IB:

- Quando abrem a plataforma (TWS) também vêem aquelas informações relacionadas com a Account Margin assim como na demo?

- Definiram um valor limite aquando das compras ou compraram ao preço do mercado? Existe alguma "boa prática" para esta questão?

- Já vos aconteceu tentar comprar um ETF ao preço do mercado e mesmo assim a ordem não ser executada? Na demo acontece-me tentar comprar o SXR5 ao preço do mercado e nunca chega a ser comprado, e sim tenho EUR suficientes.

Obrigado desde já ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas  malta,

Antes de mais, bom ano a todos!

Algumas questões para quem tem conta na IB:

- Quando abrem a plataforma (TWS) também vêem aquelas informações relacionadas com a Account Margin assim como na demo?

- Definiram um valor limite aquando das compras ou compraram ao preço do mercado? Existe alguma "boa prática" para esta questão?

- Já vos aconteceu tentar comprar um ETF ao preço do mercado e mesmo assim a ordem não ser executada? Na demo acontece-me tentar comprar o SXR5 ao preço do mercado e nunca chega a ser comprado, e sim tenho EUR suficientes.

Obrigado desde já ;)

Nunca reparei nisso da margem no demo, mas no meu caso só tenho uma cash account, logo não me aparece informação sobre margin.

Normalmente tento usar um valor limite apontando para um valor entre o bid/ask, ajustando se vejo que a cotação está sempre a fugir para cima. Nesses casos acabo por dar uma ordem ao mercado, já que os dados estão sempre atrasados 15 minutos, logo nunca temos a noção exata de quanto estão os preços reais de bid/ask

Sempre consegui comprar os ETFs que quis, embora nos menos negociados possa demorar um pouco mais, mesmo dando ordem ao mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha demanda para tentar replicar a carteira de 4 Fundos do Rick Ferri para um investidor Europeu, evitando ETFs que distribuam dividendos, deixo abaixo uma sugestão (outras, claro, existirão):

Obrigações (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard BND” (Vanguard Total Bond Market).

Resumidamente, destaco o seguinte deste ETF:

•     Carteira constituída por mais de 6000 obrigações, das quais 65% corresponde a Títulos de Tesouro dos EUA;
    •     A duração média da carteira é de 5 anos e meio;
    •     Tem uma dividend-yeld de 2,17% e distribui dividendos todos os meses (auch!);
    •     O custo anual deste ETF é de 0,08%.

Tive problemas em encontrar um ETF semelhante que fosse suficientemente líquido e acabei por não encontrar nenhum fundo que capitalizasse dividendos.

O único que me pareceu mais razoável é o “iShares Euro Aggregate Bond UCITS ETF” (ISIN: IE00B3DKXQ41), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por mais de 1000 obrigações, dos quais a maioria corresponde a obrigações emitidas pelos Estados;
    •     A duração média da carteira é ligeiramente superior a 7 anos;
    •     Tem uma dividend-yeld de 2,22% e distribui dividendos semestralmente (menos mal, por causa das comissões);
    •     Replica directamente o índice;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,25%.

Alternativamente, pode-se tentar procurar um Fundo de Investimento de Gestão Activa (FIGA) que vá capitalizando dividendos. Pessoalmente, vou usando o “Legg Mason Global Funds PLC - Legg Mason Brandywine Global Fixed Income Fund”, ainda que seja um estilo de obrigações diferentes.

Acções Domésticas (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VTI” (Vanguard Total Stock Market).

•     Carteira constituída por mais de 3500 acções americanas (assim inclui também empresas mid-cap e small-cap);
    •     Tem uma dividend-yeld de 1,86% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,05%.

No que respeita a ETFs Europeus, o mais global que é encontrei é o “db x-trackers Stoxx Europe 600 UCITS ETF DR” (ISIN: LU0328475792), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por cerca de 600 acções das maiores empresas europeias;
    •     Não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,14%.

Acções não Domésticas (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VXUS” (Vanguard Total International Stock Market).

•     Carteira constituída por mais de 5500 acções mundiais (excluindo acções americanas);
    •     Tem uma dividend-yeld de 3,11% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,14%.

No que respeita a ETFs Europeus, apenas encontrei um que aposta num índice accionista sem acções europeias: “AMUNDI ETF MSCI WORLD EX EUROPE UCITS ETF – EUR” (ISIN: FR0010756122).

•     É um ETF completamente sintético, pelo que não detém posições físicas (sinceramente, não é do meu agrado);
    •     Como é um ETF sintético, não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,35%.

Real Estate (10%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VNQ” (Vanguard REIT).

•     Carteira constituída por cerca de 130 acções americanas;
    •     Tem uma dividend-yeld de 3,69% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,10%.

No que respeita a ETFs Europeus, destaco o “db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Developed Europe Real Estate UCITS ETF DR – 1C” (ISIN: LU0489337690).

•     Carteira constituída por cerca de 90 acções europeias;
    •     Não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,40%.

O próximo passo a tentar fazer um backtest e comparar com a carteira americana.

Agradeço sugestões e comentários :)

Disclaimer: Não me responsabilizo por tentarem replicar o investimento acima sugerido. Quem o fizer, está por sua conta e risco.

Mouro Emprestado

boa tarde,

fizeste para este caso o backtest?

jgrave82

quanto porcento da tua carteira estaria em dollars?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Bom dia a todos

vamos a alguns exemplos:

VTI

VEU

VNQ

ou

VTI

VEU

AGG

ou

VT

VXUS

AGG ou BND

VNQ

Olha, sabes, eu não!  ;D

Ou a posição em cada ETF é substancial, ou então ETFs que distribuam dividendos são muito pouco eficientes (já nem falo em seres tributado logo a 28% ou, no caso de ETFs americanos, a taxas ainda superiores).

Se fosse hoje...  :o

Acções = Prefiro um ETF mundial que siga o MSCI World (ou eventualmente o MSCI World AWCI, que inclui uns 20% de países emergentes), ao invés de estar a dividir por Europa - ex-Europa (ainda para mais o único índice inclui apenas 8 países industrializados fora da Europa, entre outros problemas).

Obrigações = Mais recentemente referi um ETF da Lyxxor de replicação física e que não paga dividendos (logo melhor que o ETF que referi naquela altura da iShares).

REIT = Boa pergunta... Numa carteira de € 10k, fará sentido 10% (€ 1k) ? Parece-me que não...

Eu sei que me estou a contradizer, mas cada caso é um caso (eu próprio dei uma valente mexida na minha carteira em resultado de ter trocado muito recentemente de um emprego relativamente estável por um emprego mais instável mas financeiramente muito mais compensador, razão pela qual preferi diminuir substancialmente o risco da minha carteira de investimentos).

Como já disse várias vezes, não existe uma "chapa 5" nisto das carteiras de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro, achas que vale a pena investir num ETF que inclua mercados emergentes (iShares MSCI ACWI UCITS ETF, SPDR MSCI ACWI UCITS ETF) tendo em conta que estes são mais caros (0.6%/0.4% vs os 0.2% do IWDA) e menos líquidos?

Ou será melhor num futuro rebalanceamento passar a incluir um ETF só para mercados emergentes, e iniciar com a estratégia 60% IWDA / 40% Obrigações (MTX ou MAA)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fosse hoje...  :o

Acções = Prefiro um ETF mundial que siga o MSCI World (ou eventualmente o MSCI World AWCI, que inclui uns 20% de países emergentes), ao invés de estar a dividir por Europa - ex-Europa (ainda para mais o único índice inclui apenas 8 países industrializados fora da Europa, entre outros problemas).

Obrigações = Mais recentemente referi um ETF da Lyxxor de replicação física e que não paga dividendos (logo melhor que o ETF que referi naquela altura da iShares).

REIT = Boa pergunta... Numa carteira de € 10k, fará sentido 10% (€ 1k) ? Parece-me que não...

Eu sei que me estou a contradizer, mas cada caso é um caso (eu próprio dei uma valente mexida na minha carteira em resultado de ter trocado muito recentemente de um emprego relativamente estável por um emprego mais instável mas financeiramente muito mais compensador, razão pela qual preferi diminuir substancialmente o risco da minha carteira de investimentos).

Como já disse várias vezes, não existe uma "chapa 5" nisto das carteiras de investimento.

Então segundo percebi: se fosse hoje e com 10k farias 60% Acções e 40% obrigações?

Esse MSCI distribui ou não dividendos?e com que periodicidade  (onde posso ver isso já agora)

Estaria mais disposto a investir em etf´s que acumulassem dividendos para ter menor comissões possível, visto que vou investir pelo Invest. Nem que sejam só dois.

Mas se vir que há muita burocracia e comissões ainda volto atrás  :/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então segundo percebi: se fosse hoje e com 10k farias 60% Acções e 40% obrigações?

Esse MSCI distribui ou não dividendos?e com que periodicidade  (onde posso ver isso já agora)

Estaria mais disposto a investir em etf´s que acumulassem dividendos para ter menor comissões possível, visto que vou investir pelo Invest. Nem que sejam só dois.

Mas se vir que há muita burocracia e comissões ainda volto atrás  :/

O MSCI não é um fundo, é o indíce que os fundos seguem. Um exemplo de ETF que segue esse índice e acumula dividendos é o iShares Core MSCI World (IWDA).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Mouro, achas que vale a pena investir num ETF que inclua mercados emergentes (iShares MSCI ACWI UCITS ETF, SPDR MSCI ACWI UCITS ETF) tendo em conta que estes são mais caros (0.6%/0.4% vs os 0.2% do IWDA) e menos líquidos?

Ou será melhor num futuro rebalanceamento passar a incluir um ETF só para mercados emergentes, e iniciar com a estratégia 60% IWDA / 40% Obrigações (MTX ou MAA)?

Só tu é que deves decidir se devem incluir mercados emergentes ou não.

Eu sinceramente só escolheria um ETF que seguisse o índice MSCI World ACWI se os fees de gestão fossem semelhantes aos ETFs que seguem o MSCI World.

Repara que a capitalização bolsista dos mercados emergentes deverá corresponder a 20% (se tanto) do MSCI World ACWI, logo na minha opinião, não fará grande sentido "pagar" mais 0,4 p.p. por ano só para ter uma posição pequena em emergentes. Mas não te fies naquilo que digo, apenas porque sim...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

É uma possibilidade. Ou 70% num ETF que replique o MSCI World e 30% num ETF de obrigações soberanas europeias de 7 a 10 anos (já se expôs aqui).

Mas como já de disse aqui, cada caso é um caso.

Uma carteira 70% / 30% em 2007-2009 teve uma desvalorização máxima de cerca 33% e uma carteira 60% / 40% nesse mesmo período teve uma desvalorização máxima de 25%.

Terás estômago para aceitar perdas desse nível, ou consegues gerar regularmente capital que permita ir reforçando a carteira regularmente todos os anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Rui Campos

é interessante reparar que mal constitui a carteira, ia todos os dias (varias vezes ao dia ver a cotação ao centimo lolol). Foi em Agosto de 2014, de seguida houve uma perda consideravel nas carteiras em Outubro e estive 2% negativo. Mas conforme o tempo passava não sentia necessidade de ir diariamente.

Neste momento, com uma valorização de 7% em 6 meses (não vale muito é para aguardar anos) posso dizer que praticamente não tenho necessidade de espreitar as cotações.

Faço-o semanalmente ou até quinzenalmente.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma possibilidade. Ou 70% num ETF que replique o MSCI World e 30% num ETF de obrigações soberanas europeias de 7 a 10 anos (já se expôs aqui).

Uma carteira 70% / 30% em 2007-2009 teve uma desvalorização máxima de cerca 33% e uma carteira 60% / 40% nesse mesmo período teve uma desvalorização máxima de 25%.

Terás estômago para aceitar perdas desse nível, ou consegues gerar regularmente capital que permita ir reforçando a carteira regularmente todos os anos?

tens razão os DD's são duros, essa é a pergunta certa

é interessante reparar que mal constitui a carteira, ia todos os dias (varias vezes ao dia ver a cotação ao centimo lolol). Foi em Agosto de 2014, de seguida houve uma perda consideravel nas carteiras em Outubro e estive 2% negativo. Mas conforme o tempo passava não sentia necessidade de ir diariamente.

Neste momento, com uma valorização de 7% em 6 meses (não vale muito é para aguardar anos) posso dizer que praticamente não tenho necessidade de espreitar as cotações.

Faço-o semanalmente ou até quinzenalmente.

Abraço

Rui por qual diversificação optaste?

Cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Rudy Pereira

E essa carteira 70%/30% hoje 2015 ja recuperou a perda de 33%? Qual seria a % de ganho de 2007 a 2015 nessa carteira

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

E essa carteira 70%/30% hoje 2015 ja recuperou a perda de 33%? Qual seria a % de ganho de 2007 a 2015 nessa carteira

Cumprimentos

Naturalmente que sim (creio que ganhos acumulados de 45% em 8 anos, partindo do pressuposto que se rebalanceou a carteira de 12 em 12 meses).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito interessante. Excelente descoberta. Encontrar um ETF que replicasse o TLT foi algo que procurei muitas vezes, mas nunca tinha encontrado esse.

A avaliar pela ficha do ETF, a maturidade média das treasuries é de 24 anos, ou seja, bastante próximo do TLT. Daí o comportamento tão semelhante. É sem dúvida um excelente ETF para um portfolio de capitalização de dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico