Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Estou a pensar investir 2000€. Como o capital de investimento é baixo e para evitar custos elevados nas operações de compra estou a pensar comprar 3 ou 4 produtos com a seguinte distribuição:

35% TLT - barclays treasury gold fund

35% VWO - Vanguard emerging markets

30% VBR Vanguard small cap value

A outra opção seria:

25% TLT - Barclays treasury gold fund

25% ITE - barclays capital intermediate term ETF

25% VWO - vanguard emerging markets

25% VBR vanguard small cap value

Atenção que o TLT só é comercializado em lotes de 100 unidades, ficando excluído à partida se o capital de investimento é esse. Talvez possa ser substituído pelo BND. De qualquer modo, repartir € 2000 por 4 fundos, com uma comissão de 14USD por cada operação, significava 2,8% de comissões à partida. Um pouco elevado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Desculpem interromper-vos, mas passei estes ultimos dias a investigar o Best Trading Pro, e continuo com muitas dúvidas. Fiz umas compras nas contas demo (penso eu - pelo menos transaccionei 100 unidades de cada ETF).

Dúvidas:

1) confirmam que basta colocar a ordem/fazer a transacção para comprar  ???

2) qual é a diferença entre colocar a ordem e fazer a transaccao ???

3) As compras que fizer no BTP aparecem no extrato de conta BEST ???

4) Qual a diferença entre os dois icones assinalados a vermelho, do lado esquerdo do primeiro screenshot abaixo? têm a mesma descrição. "VWO:ARCX - Vanguard Emerging Markets ETF"

o que eu gostava de ver, e que de certeza seria uma mais valia para quem lê (até porque qualquer pessoa pode fazer isto, com o minimo conhecimento) seria um guia passo a passo, desde ter uma conta à ordem no BEST (não me atrevo a criar uma conta em corretoras como o GoBulling - por enquanto) até à compra de um ETF no Best Trading Pro.

Alguém me pode dar umas dicas?...  Os videos de ajuda do BTP estão desactualizados, nomeadamente na acção de compra. Não sou da área de economia/finanças, mas tenho todo o interesse em fazer investimentos sabendo o que estou a fazer. Acrescento que já li bastantes threads e blogs sobre isto e estou a ler "The little book of Common Sense Investing".

deixo aqui 2 capturas de ecrã do meu best trading pro.

BTP "Preços e Transacção"

BTP "Resumo da conta"

Obg desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

sim basta fazer a transacção/ordem.

a diferença é que transacção é clicares e compras logo, a ordem permite-te configurar a transacção com alguns pressupostos. Por exemplo, comprar VWO apenas quando estiver a 30.

Aparecem no extracto do BEST Pro. Tens tudo detalhado.

A diferença é que um é CFD e o outro é Equity. Ou seja foge dos CFDs porque são derivados, são contratos.

Acções/Equities são os ícones a verde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obg pela resposta rápida!

Nova questão, desta vez relacionado com a imagem 2, "Resumo da Conta".

Na secção de cima nao entendo nada. Entendo que é um balanço da minha conta actual, mas nao sei o que significa a maior parte das linhas.

a secção central "Posicoes em aberto", sao os titulos que eu possuo neste momento, certo? podiam explicar o significado das colunas?

Na secção de baixo, não tenho grandes duvidas, são ordens que dei que ainda nao foram executadas.

Obg pela paciência, talvez fosse util criar um thread só com respostas para estas questões (questoes BÁSICAS!)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal acabei por não abrir conta no invest. Estou a pensar abrir no best, mas já reparei que no site do best existem alguns etf's que o salvador recomendou que não são comercializados, ou pelo menos não aparecem no site. Há pelo menos 2 ou 3 da vanguard e 1 da powershares. Será que na plataforma besttrading pro já aparecem? Existe alguma alternativa?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal acabei por não abrir conta no invest. Estou a pensar abrir no best, mas já reparei que no site do best existem alguns etf's que o salvador recomendou que não são comercializados, ou pelo menos não aparecem no site. Há pelo menos 2 ou 3 da vanguard e 1 da powershares. Será que na plataforma besttrading pro já aparecem? Existe alguma alternativa?

Cumps.

sim, aparecem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a utilizar a conta demo do besttrading pro e qual não é o meu espanto que logo assim que comecei a tentar comprar o TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund, o mínimo que posso comprar é 100  :o

À cotação de hoje 100 x 119,16 = 11916 usd

Será que isto é mesmo assim, ou estarei a fazer alguma coisa mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Spyder e sim Normal, ha fundos que requerem um minimo de investimento superior.

Porque nao vais para um BND penso que ate seja melhor visto que tens menor Comissoes(0.15 vs 0.11) e no BND tens maior diversificacao visto que TLT investe nas Obrigacoes do Tesouro Americano e BND investe nao so no Tesouro Americano mas tambem em Obrigacoes de Empresas Americanas, para nao falar que tens um minimo de Investimento de 1 share

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É pena que assim seja...mas em todo o caso o BND não é bem igual ao TLT. Não haverá um outro etf da Vanguard que invista unicamente em obrigações do tesouro americano a longo prazo, por exemplo o VGLT?

Pelo que eu estive a ver os ETF's TLT são os únicos que têm esta imposição de 100 unidades de participação por ordem de compra, a maior parte não tem nenhuma imposição excepto aquela de que temos que dar uma ordem superior a 50 usd, mas isso é irrelevante.

Já agora...estou também com uma outra dúvida. Estive a fazer a divisão do valor que irei investir em cada fundo de acordo com o montante que vou investir 10000 €, e a percentagem que cada um dos 9 fundos deve representar no nosso portfolio, segundo a explicação do Salvador. Contudo, conforme demonstrei pelas minhas contas há uns posts atrás, quando faço a divisão nao obtenho valores inteiros das unidades de participação de cada fundo e na plataforma sou obrigado a comprar valores inteiros. Posso arredondar? Se sim, arredondo por defeito ou por excesso? Não haverá forma de contornar isto? É que assim a divisão não é 100% correcta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não creio que a intenção do Salvador fosse dizer percentagens absolutas e imutáveis. Não só se trata apenas da recomendação de uma carteira, como em menos de nada as percentagens vão-se alterar, devido à valorização/desvalorização dos EFTs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Não creio que a intenção do Salvador fosse dizer percentagens absolutas e imutáveis. Não só se trata apenas da recomendação de uma carteira, como em menos de nada as percentagens vão-se alterar, devido à valorização/desvalorização dos EFTs.

Em menos de nada não é bem assim.

Demora muito a que as percentagens se movimentem consideravelmente. Por exemplo para uma alocaçaõ se mover 5% é necessário que essa mesma cotada possa cair 30-40%.

Por exemplo, num portfolio de 70 obrigações e 30 acções, para activar o rebalance de 5% seria preciso as acções cairem 30% praticamente.

Mas sim as alocações nao são absolutas vai sempre ficar uns pózinhos, pouco interessa se era para ser 15% mas está a 14,81% é praticamente igual.

Entretanto a nivel de curiosidade, relativamente ao portfolio, desde que foi aqui postado que já vai com um retorno de +16.1%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok...em relação à distribuição do montante pelos fundos, já estou a perceber.

Mas continuo sem saber qual é o fundo da vanguard que devo comprar para substituir o TLT, é que esse é completamente incomportável para mim.

O que é que vos pareceu o VGLT ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

grande tópico. Origado Salvador por partilhar tão preciosos conselhos!

Permita-me uma questão:Indicou uns 8 ou 9 ETF, pode dar uma lista de 5 ou 6 que ache que dê para começar com um investimento de 5000€ e uma poupança de 100€ mensais com aplicação ao semestre?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

Ok...em relação à distribuição do montante pelos fundos, já estou a perceber.

Mas continuo sem saber qual é o fundo da vanguard que devo comprar para substituir o TLT, é que esse é completamente incomportável para mim.

O que é que vos pareceu o VGLT ?

o subjacente é o memso pelo qe sao equiparáveis. A unica coisa que popdoerá acontecer é ter um spread maior no acto da compra visto que não é tão líquido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador_

grande tópico. Origado Salvador por partilhar tão preciosos conselhos!

Permita-me uma questão:Indicou uns 8 ou 9 ETF, pode dar uma lista de 5 ou 6 que ache que dê para começar com um investimento de 5000€ e uma poupança de 100€ mensais com aplicação ao semestre?

Obrigado

Até podes fazer apenas 2 ou 3. Em vez de separeares tudo por geografia a nivel ed acções podes comprar apenas um ETF de acções representativo de todos os mercados mundiais.

Nesse caso seria o ETF VT da Vanguard. Isso aliado com obrigações, matérias primas e imobiliário já ficas bem servido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

obrigado Salvador.

Eu tenho conta no Banco Best posso comprar lá esse ETF. Então e neste caso como faço os reforços? Quando temos uma carteira vamos diversificando.

Devo reforçar quando estiver a perder cotação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem quer um Livro a aprofundar mais sobre este tema pode mandar.me PM

tenho em PDF

-The Little Book of Common Sense Investing

-The Bogleheads' Guide to Investing

Sao livros muito bons para quem quer "investir" como foi aqui mencionado

Um deles escrito pelo Fundador da Vanguard, John C. Bogle.

P.S- Os livros estao em Ingles(Americano) e recomendo vivamente a ler.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Até podes fazer apenas 2 ou 3. Em vez de separeares tudo por geografia a nivel ed acções podes comprar apenas um ETF de acções representativo de todos os mercados mundiais.

Nesse caso seria o ETF VT da Vanguard. Isso aliado com obrigações, matérias primas e imobiliário já ficas bem servido.

Salvador tentei encontrar o ETF no Banco Best e aparecem-me 4 ETF da Vanguard, será este? Vanguard Total Stock Market ETF (USD)

Relativamente aos outros aliados devo ter mais três ETF, um de obrigações, outro matérias primas e outro de imobiliário?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico