Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

O etf para accoes ACWE parece-me que pode replicar o mercado todo. O TLT é dos Estado Unidos e o SYBL é de UK.

Conheces outras opções?

Obrigado.

Outras opções de quê? Outras opções de alocações? Ou de ETFs que repliquem os mesmos índices representado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado

Excelente post mouro emprestado. Tens o serviço gratuito ou pagaste a conta para o justetf.com ?

Como queria fazer várias experiências (back-testing), optei pela versão paga de 3 meses (para o património que tenho, os 45 aérios são diminutos).

Contudo, no futuro não pretendo renovar o serviço, já que a versão gratuita (que já usava) chega e sobra  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como se comportaria um Portfolio Permanente desde 2007 a 2015, permitindo assim observar o mesmo em período de crash bolsista e subsequente bull?

Esta foi uma pergunta que me fiz aqui há alguns dias, quando comecei a estudar o modelo de Portfolio Permanente do Harry Browne. De acordo com este modelo "passivo" de investimento criado no início dos anos 1980 nos EUA, devemos ter uma carteira de investimento principal em 4 diferentes tipos de activos, numa percentagem igual de 25%:

- Fundo de Acções - Para os períodos de crescimento económico

- Obrigações a Longo-Prazo - Para os períodos de recessão económica

- Cash (ou instrumento equivalente de curto-prazo) - Para os períodos de deflação

- Ouro - Para os períodos de inflação - Para os períodos de inflação

(Para uma melhor explicação, podem ver este artigo ou procurar outros na intraweb)

Testar esta estratégia para um Europeu, não é fácil. Contudo, existem ETFs que servem de proxy já com alguns anos:

Acções - db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (actualmente existem melhores ETFs, mas este é o único que vai até 2007)

Obrigações LP - Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR

Cash/Obrigações CP - Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS 1-3Y Inv. Grade (DR) EUR

Ouro - ETFS Physical Gold

Como testei esta carteira?

Comecei com um investimento inicial de € 10k, a 1 de Julho de 2007. Assumi que, passados 12 meses, iria fazer um reforço de € 2k, para além dum rebalanceamento para que os 4 activos se aproximassem novamente dos 25%.

De acordo com o justetf.com, obtive os seguintes ganhos anuais:

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                  -2,94

2014                16,30

Apenas 2 dos anos foram negativos, explicados pelo crash nas acções em 2008 (onde, mesmo assim, a carteira apenas teve um decréscimo de 3,31%!) e no ouro em 2013. Melhor do que isso foi obter-se um ganho acumulado de 65,94% (uma média ponderada de 6,71% anual), para um desvio-padrão de 7,89%.

Por outras palavras, para um investimento total de €24k (€ 10k + €2k * 7), a 31 de Dezembro teriam uma carteira a valer € 35,2k.

Aqui ficam alguns gráficos retirados do justetf.com:

Capture.jpg

Capture1.jpg

Capture2.jpg

Capture3.jpg

Na minha opinião, versus uma carteira de 2 activos (acções/obrigações), historicamente esta carteira será muito menos volátil (uma carteira nas mesmas condições atrás referidas, dividida entre 70% acções e 30% obrigações, teve um DD em 2008 na casa dos 25%).

Contudo, nos anos de maior expansão, também é expectável que tenha uma performance mais baixa.

Disclaimer: Actualmente a minha carteira de investimentos é baseada neste modelo, mas onde a parte do cash foi substituída por DPs e CTPM e onde o

ETF de acções é outro, mas que segue o mesmo índice.

Mouro,

Um dos meus maiores receios é a liquidez dos ETF.

Esses que aí colocaste são bastante líquidos? Parece-me uma carteira bastante interessante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Todos são razoavelmente líquidos e têm um AUM acima de € 100M:

Ticker            AUM          Média transacções nos últimos 30 dias

EUNL:GR      € 2,9M      14k

MTF:PF        € 188k      11k

MTA:PF        € 505k        8k

VZLD:GR      € 3,4M        8k

Nota que troquei o ETF do DB pelo iShares Core MSCI World (mais líquido e não é sintético).

Para além disso, na minha carteira pessoal substitui a parte do cash/obrigações CP (que não tem necessariamente de ser investida via ETFs ou fundos) por DP e CTPM (porque já os tinha e não queria estar a resgatar sem qualquer necessidade IMHO).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Super interessante Mouro Emprestado,

só uma única questão: chegaste a fazer o backtest com um etf de commodities global em vez de só ouro?

LYXOR UCITS ETF COMMODITIES THOMSON REUTERS/CORECOMMODITY CRB TR - C-E

DBLCI - OY Balanced UCITS ETF

iShares DJ-UBS Commodity Swap UCITS ETF

ETFS All Commodities

De resto concordo com tudo e de certeza maneira já o faço: só não utilizo obrigações de longo prazo, mas sim de prazo intermédio (6 anos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Super interessante Mouro Emprestado,

só uma única questão: chegaste a fazer o backtest com um etf de commodities global em vez de só ouro?

LYXOR UCITS ETF COMMODITIES THOMSON REUTERS/CORECOMMODITY CRB TR - C-E

DBLCI - OY Balanced UCITS ETF

iShares DJ-UBS Commodity Swap UCITS ETF

ETFS All Commodities

De resto concordo com tudo e de certeza maneira já o faço: só não utilizo obrigações de longo prazo, mas sim de prazo intermédio (6 anos).

Não fiz mais nenhum back-test, porque segui à risca o Portfolio Permanente do Harry Browne, em vez de o tentar "melhorar" (normalmente isso não corre bem).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Não se arranja nenhum ETF europeu decente que capitalize dividendos que tenha sido lançado em 2007, pelo menos de acordo com o justetf.com. Por isso tal teste não parece muito verosímil.

Para todos os efeitos, lá em cima já deixei todos os trades que fiz, podes sempre ir experimentando com outros trackers o resultado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após ler este tópico todo e tendo em conta o capital que tenho para investir (5000€), estou a pensar fazer um portfolio simples com 2 ETFs, de replicação física e acumulação de dividendos, divididos da seguinte forma:

60% - Acções: iShares Core MSCI World  (IWDA)

40% - Obrigações: Lyxor ETF EuroMTS AM InvstGrd DR A/I  (MTXX)

Em princípio irei criar conta no Banco Invest, já que nenhum dos ETFs distribui dividendos e li muitas dúvidas sobre a segurança a longo prazo do BEST.

Ao final de 1 ou 2 anos, quando tiver mais €€ para rebalancear, talvez introduza ETFs de Imobiliário e Matérias Primas, mas penso que por agora este será o ideal.

Comentários?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Após ler este tópico todo e tendo em conta o capital que tenho para investir (5000€), estou a pensar fazer um portfolio simples com 2 ETFs, de replicação física e acumulação de dividendos, divididos da seguinte forma:

60% - Acções: iShares Core MSCI World  (IWDA)

40% - Obrigações: Lyxor ETF EuroMTS AM InvstGrd DR A/I  (MTXX)

Gosto desse ETF de acções (é o que eu uso na minha carteira), por isso nada a dizer.

No que respeita ao ETF de obrigações, também gosto desse ETF (até porque já é antigo e serviu para fazer aqui uns backtests para 2007  ;D ). Contudo, eu apostaria neste momento por este ETF (Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR), porque é menos ligeiramente menos arriscado (mas com potencial para retornos ligeiramente menores).  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No que respeita ao ETF de obrigações, também gosto desse ETF (até porque já é antigo e serviu para fazer aqui uns backtests para 2007  ;D ). Contudo, eu apostaria neste momento por este ETF (Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR), porque é menos ligeiramente menos arriscado (mas com potencial para retornos ligeiramente menores).  :)

Obrigado pela sugestão. Pareceu-me (pelo que li) que também usas o Banco Invest. Nem o ETF de acções nem esse de obrigações aparece na pesquisa deles, mas também já disseram que é possível comprar "por fora". Confirmas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que para comprar por fora da lista as comissões são outras (mais caras). Se o capital é pouco, as comissões com compras, reforços e rebalanceamentos podem ser significativas. O principal problema do Invest é que grande parte dos ETFs com capitalização não estão na lista. Comprei lá um numa operação que me custou mais de 16€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para o preçário da Prime Brokerage, sendo que negoceio em Paris e Amesterdão, parece-me que pago por cada compra :

(10€ (mínimo) + 5€ (taxa de bolsa)) * 1,04% (I. Selo) = 15,6€

Que no investimento inicial corresponde a:

31,6 / 5000 = 0,624%

É um valor muito alto? (corrige-me se estiver a fazer mal as contas)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto desse ETF de acções (é o que eu uso na minha carteira), por isso nada a dizer.

Mouro Emprestado

Há algum site livre para BACKTEST de ETF's europeus?

oBRIGADO

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para o preçário da Prime Brokerage, sendo que negoceio em Paris e Amesterdão, parece-me que pago por cada compra :

31,6 / 5000 = 0,624%

Sendo só dois ETFs não é muito alto. Embora se diga vulgarmente que os custos de aquisição não devem ser superiores a 0,5%.

Pessoalmente gosto mais de negociar as coisas online, onde temos mais flexibilidade para usar preços limite e alterarmos se quisermos. Fazer isso tudo pelo telefone com um interlocutor é mais chato e demorado. Se for só para dar ordem ao mercado não fará muita diferença-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoalmente gosto mais de negociar as coisas online, onde temos mais flexibilidade para usar preços limite e alterarmos se quisermos. Fazer isso tudo pelo telefone com um interlocutor é mais chato e demorado. Se for só para dar ordem ao mercado não fará muita diferença-

As compras via Prime Brokerage são feitas via telefone?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como se comportaria um Portfolio Permanente desde 2007 a 2015, permitindo assim observar o mesmo em período de crash bolsista e subsequente bull?

Esta foi uma pergunta que me fiz aqui há alguns dias, quando comecei a estudar o modelo de Portfolio Permanente do Harry Browne. De acordo com este modelo "passivo" de investimento criado no início dos anos 1980 nos EUA, devemos ter uma carteira de investimento principal em 4 diferentes tipos de activos, numa percentagem igual de 25%:

- Fundo de Acções - Para os períodos de crescimento económico

- Obrigações a Longo-Prazo - Para os períodos de recessão económica

- Cash (ou instrumento equivalente de curto-prazo) - Para os períodos de deflação

- Ouro - Para os períodos de inflação - Para os períodos de inflação

(Para uma melhor explicação, podem ver este artigo ou procurar outros na intraweb)

Testar esta estratégia para um Europeu, não é fácil. Contudo, existem ETFs que servem de proxy já com alguns anos:

Acções - db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (actualmente existem melhores ETFs, mas este é o único que vai até 2007)

Obrigações LP - Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR

Cash/Obrigações CP - Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS 1-3Y Inv. Grade (DR) EUR

Ouro - ETFS Physical Gold

Como testei esta carteira?

Comecei com um investimento inicial de € 10k, a 1 de Julho de 2007. Assumi que, passados 12 meses, iria fazer um reforço de € 2k, para além dum rebalanceamento para que os 4 activos se aproximassem novamente dos 25%.

De acordo com o justetf.com, obtive os seguintes ganhos anuais:

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                  -2,94

2014                16,30

Apenas 2 dos anos foram negativos, explicados pelo crash nas acções em 2008 (onde, mesmo assim, a carteira apenas teve um decréscimo de 3,31%!) e no ouro em 2013. Melhor do que isso foi obter-se um ganho acumulado de 65,94% (uma média ponderada de 6,71% anual), para um desvio-padrão de 7,89%.

Por outras palavras, para um investimento total de €24k (€ 10k + €2k * 7), a 31 de Dezembro teriam uma carteira a valer € 35,2k.

Aqui ficam alguns gráficos retirados do justetf.com:

Capture.jpg

Capture1.jpg

Capture2.jpg

Capture3.jpg

Na minha opinião, versus uma carteira de 2 activos (acções/obrigações), historicamente esta carteira será muito menos volátil (uma carteira nas mesmas condições atrás referidas, dividida entre 70% acções e 30% obrigações, teve um DD em 2008 na casa dos 25%).

Contudo, nos anos de maior expansão, também é expectável que tenha uma performance mais baixa.

Disclaimer: Actualmente a minha carteira de investimentos é baseada neste modelo, mas onde a parte do cash foi substituída por DPs e CTPM e onde o ETF de acções é outro, mas que segue o mesmo índice.

Mouro Emprestado, o artigo que explica o permanent portfolio que sugeriste diz que devemos investir no nosso país.

Porque escolheste investir no mundo todo, e não em Portugal ou na Europa?

Os CTPM, podendo ser resgatados antecipadamente e com bom juro, seriam uma boa opção para a parte de cash?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Mouro Emprestado

Há algum site livre para BACKTEST de ETF's europeus?

oBRIGADO

Justetf.com

Podes criar uma carteira (mas apenas uma) gratuitamente. Não tens acesso a gráficos nem nada do género, mas serve perfeitamente para o comum dos mortais (quando acabar a minha subscrição dos 3 meses, que usei porque queria testar vários portfolios nas férias, não irei renovar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

31,6 / 5000 = 0,624%

Tenho quase quase a certeza que não tens de pagar aquela comissão de € 5 (excepto na bolsa de Milão).

Olha que, para valores pequenos, ser prime brokerage ou não resulta nos mesmos encargos no Invest. Porquê? Por causa do valor mínimo de comissão (€ 10) em cada uma das plataformas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Mouro Emprestado, o artigo que explica o permanent portfolio que sugeriste diz que devemos investir no nosso país.

Porque escolheste investir no mundo todo, e não em Portugal ou na Europa?

É preciso separar o trigo do joio e ter um bocadinho de espírito crítico (não estou a dizer que não tenhas, bem pelo contrário).

No caso do Harry Browne, que era Americano, faz todo sentido falar em acções do próprio país (EUA, país com o maior mercado mundial accionista), ainda para mais porque quando desenvolveu esta teoria (anos 80), não existiam ainda os trackers accionistas mundiais como temos agora (existia um para o S&P500, outro para obrigações americanas, etc.).

Repara que hoje Portugal mais não é que uma região europeia (tipo Dakota do Sul  ;D ). O "nosso" país é a UE, dado que partilhamos um mercado e uma moeda muito mais global que o "nosso" canto à beira mal plantado.

Faria sentido usar um ETF que replicasse o Stoxx 600 em vez do MSCI World? Eventualmente, mas eu prefiro apostar mais num mercado accionista global (tirando os EM). Não quer dizer que esteja mais certo ou mais errado  :D

Os CTPM, podendo ser resgatados antecipadamente e com bom juro, seriam uma boa opção para a parte de cash?

Como disse mais acima, na minha carteira real, é como eu tenho investido a minha carteira de cash.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já agora, os ETFs usados no meu teste são meras sugestões, não se ponham a comprar esses ETFs para as vossas carteiras porque sim. Podem existir ETFs mais recentes com custos mais reduzidos (e, consequentemente, com retornos ligeiramente melhores).

Para além do mais, na minha opinião, não se devem fiar cegamente no teste que apresentei, sem estarem a par minimamente das implicações dum investimento deste tipo... Não sejam como aqueles que resgataram à balda com menos-valias os fundos de obrigações em Junho de 2013 quando tinham a carteira de obrigações toda negativa (em 2, 3 ou 4%  :P ). O pior inimigo do investidor é o próprio investidor  :angel: :angel: .

No posso deixar de reforçar que devem testar (mas não muito), estudar e ler muita coisa sobre lazy-portfolios, gestão passiva e investimento em geral (no mínimo, leiam este tópico todo 2 vezes). Só depois é que deverão decidir-se em avançar sobre isto. Não se esqueçam, "mais vale perder um ganho potencial, do que ganhar uma perda efectiva".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico