Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

@frugal, resolvi fazer uma pesquisa e encontrei isto: https://www.degiro.pt/data/pdf/Transferencia_Carteira_Investimentos.pdf

Pesquisei também por transferência de títulos + IB e pelo que percebi, é possível e algo normal de se fazer.

@TTiL penso que este video ajuda:

É só meter lá numa linha o par que queres vender/comprar e o valor.

Se andares umas quantas páginas para trás, por volta da altura em que eu constituí a minha carteira, acho que fiz menção aos passos ou a outro video relacionado com o assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

@frugal, resolvi fazer uma pesquisa e encontrei isto: https://www.degiro.pt/data/pdf/Transferencia_Carteira_Investimentos.pdf

Pesquisei também por transferência de títulos + IB e pelo que percebi, é possível e algo normal de se fazer.

@TTiL penso que este video ajuda:

É só meter lá numa linha o par que queres vender/comprar e o valor.

Se andares umas quantas páginas para trás, por volta da altura em que eu constituí a minha carteira, acho que fiz menção aos passos ou a outro video relacionado com o assunto.

todos aceitam receber mas ninguém aceita enviar  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui fica a resposta da Degiro:

Verificamos na nossa plataforma e temos disponíveis todos estes produtos.

No entanto gostaríamos de o alertar que a transferência de carteira é possível mas tem um custo de 10 Euros por linha.

Por vezes fica mais em conta fechar as posições e abri-las novamente na Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos no preçário do Invest contempla essa opção. Embora seja realmente mais barato vender e comprar de novo. Ao contrário do Invest, cuja recepção de títulos é gratuita, a DeGiro cobrar 10€/por linha torna a operação mais cara. Só mesmo para corretoras careiras é que pode ser mais económico, se deixarem claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos no preçário do Invest contempla essa opção. Embora seja realmente mais barato vender e comprar de novo. Ao contrário do Invest, cuja recepção de títulos é gratuita, a DeGiro cobrar 10€/por linha torna a operação mais cara. Só mesmo para corretoras careiras é que pode ser mais económico, se deixarem claro.

Boa tarde.

A instituição do Invest é sólida?

Podia ser uma alternativa mas é uma broker muito pouco conhecida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

A instituição do Invest é sólida?

Podia ser uma alternativa mas é uma broker muito pouco conhecida.

Para não estar a responder à mesma questão ad eternum (respondida milhentas vezes ao longo das 41 páginas do tópico do Invest+não sei quantos outros tópicos), o melhor é deixar o link da página do tópico onde se fala dos últimos resultados: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5910.702.

Números valem o que valem, mas também são as únicas coisas ao nosso alcance.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Tendo em conta que só utilizei o Best e o Invest, dificilmente posso fazer um "ranking", embora a nível de preços o Invest seja em média mais convidativo.

...se se tratar de ETFs adquiridos na plataforma deles, porque em Prime Brokerage pode ficar mais caro do que no Best (esquecendo o BTP).

Como em tudo na vida, "é fazer as contas".  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Está explicado neste tópico várias vezes.

Como nisto dos investimentos a longo-prazo o que mais importa é dormir descansado, fujo do BTP.

PS: O Big tem alguns ETFs que não existem no Invest. Aqui as comissões podem ser de 0,1% ou 0,15% (ainda que se tenha o custo da custódia de títulos, mas 24 euros por ano numa carteira de ETFs de longo-prazo não deverão ser muito castrantes, desde que a carteira tenha um valor razoável).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está explicado neste tópico várias vezes.

Como nisto dos investimentos a longo-prazo o que mais importa é dormir descansado, fujo do BTP.

PS: O Big tem alguns ETFs que não existem no Invest. Aqui as comissões podem ser de 0,1% ou 0,15% (ainda que se tenha o custo da custódia de títulos, mas 24 euros por ano numa carteira de ETFs de longo-prazo não deverão ser muito castrantes, desde que a carteira tenha um valor razoável).

Mouro

diz-me por favor onde está explicado ou escreve a diferença entre as duas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Tenho...

No caso do BEST, os títulos são meus, logo posso aplicar o ADT com os EUA.

No caso do BTP, aquilo entra para uma pool do BTP, como tal os títulos não são meus, logo não posso aplicar o ADT com os EUA.

Faz sentido? Não. É legal? Não sei, mas faz-me confusão, lá isso faz!

Mas como te digo, posso estar errado, mas o que me interessa é dormir descansado no final do dia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Tenho...

No caso do BEST, os títulos são meus, logo posso aplicar o ADT com os EUA.

No caso do BTP, aquilo entra para uma pool do BTP, como tal os títulos não são meus, logo não posso aplicar o ADT com os EUA.

Faz sentido? Não. É legal? Não sei, mas faz-me confusão, lá isso faz!

Mas como te digo, posso estar errado, mas o que me interessa é dormir descansado no final do dia.

na btp está tudo numa conta ao molho e no best é igual

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Igual não é. Caso contrário não seria possível aplicar acordo sobre dupla tributação de rendimentos.

Sim os intermediários deles são diferentes.

Por isso se deve diversificar correctoras.

Um outro ponto: para uma carteira constituída por 2-3 fundo qual seria a tua escolha?

Bom 2015!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para 2 ou 3 fundos, se calhar escolhia um de ações mundial (que incluisse emergentes), como por exemplo SPDR MSCI ACWI UCITS ETF (ACWE)

Outro de obrigações, provavelmente de longo prazo, tipo TLT ou SYBL.

A usar um 3º, penso que escolheria REIT global. Que eu saiba, com capitalização apenas existe o que eu tenho atualmente, XGPD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para 2 ou 3 fundos, se calhar escolhia um de ações mundial (que incluisse emergentes), como por exemplo SPDR MSCI ACWI UCITS ETF (ACWE)

Outro de obrigações, provavelmente de longo prazo, tipo TLT ou SYBL.

A usar um 3º, penso que escolheria REIT global. Que eu saiba, com capitalização apenas existe o que eu tenho atualmente, XGPD.

Ruicarlov boa tarde.

O etf para accoes ACWE parece-me que pode replicar o mercado todo. O TLT é dos Estado Unidos e o SYBL é de UK.

Conheces outras opções?

Obrigado.

Frugal, tens este site para procurares por ETFs domiciliados na Europa e comparares os mesmos entre si:

https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html

Mouro Emprestado - eu gosto de saber as vossas opiniões. Obrigado pelo link.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Como se comportaria um Portfolio Permanente desde 2007 a 2015, permitindo assim observar o mesmo em período de crash bolsista e subsequente bull?

Esta foi uma pergunta que me fiz aqui há alguns dias, quando comecei a estudar o modelo de Portfolio Permanente do Harry Browne. De acordo com este modelo "passivo" de investimento criado no início dos anos 1980 nos EUA, devemos ter uma carteira de investimento principal em 4 diferentes tipos de activos, numa percentagem igual de 25%:

- Fundo de Acções - Para os períodos de crescimento económico

- Obrigações a Longo-Prazo - Para os períodos de recessão económica

- Cash (ou instrumento equivalente de curto-prazo) - Para os períodos de deflação

- Ouro - Para os períodos de inflação - Para os períodos de inflação

(Para uma melhor explicação, podem ver este artigo ou procurar outros na intraweb)

Testar esta estratégia para um Europeu, não é fácil. Contudo, existem ETFs que servem de proxy já com alguns anos:

Acções - db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (actualmente existem melhores ETFs, mas este é o único que vai até 2007)

Obrigações LP - Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR

Cash/Obrigações CP - Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS 1-3Y Inv. Grade (DR) EUR

Ouro - ETFS Physical Gold

Como testei esta carteira?

Comecei com um investimento inicial de € 10k, a 1 de Julho de 2007. Assumi que, passados 12 meses, iria fazer um reforço de € 2k, para além dum rebalanceamento para que os 4 activos se aproximassem novamente dos 25%.

De acordo com o justetf.com, obtive os seguintes ganhos anuais:

Ganhos/Perdas (%)

2007 (Jul-Dec)    2,92

2008                  -3,31

2009                12,58

2010                15,30

2011                  3,87

2012                  9,21

2013                  -2,94

2014                16,30

Apenas 2 dos anos foram negativos, explicados pelo crash nas acções em 2008 (onde, mesmo assim, a carteira apenas teve um decréscimo de 3,31%!) e no ouro em 2013. Melhor do que isso foi obter-se um ganho acumulado de 65,94% (uma média ponderada de 6,71% anual), para um desvio-padrão de 7,89%.

Por outras palavras, para um investimento total de €24k (€ 10k + €2k * 7), a 31 de Dezembro teriam uma carteira a valer € 35,2k.

Aqui ficam alguns gráficos retirados do justetf.com:

https://postimg.cc/image/lnh8ytfjf/

https://postimg.cc/image/mtl8xm3u3/

https://postimg.cc/image/i5592fenf/

https://postimg.cc/image/4cqu6snvv/

Na minha opinião, versus uma carteira de 2 activos (acções/obrigações), historicamente esta carteira será muito menos volátil (uma carteira nas mesmas condições atrás referidas, dividida entre 70% acções e 30% obrigações, teve um DD em 2008 na casa dos 25%).

Contudo, nos anos de maior expansão, também é expectável que tenha uma performance mais baixa.

Disclaimer: Actualmente a minha carteira de investimentos é baseada neste modelo, mas onde a parte do cash foi substituída por DPs e CTPM e onde o ETF de acções é outro, mas que segue o mesmo índice.

Editado por Mouro Emprestado
    Deixaram de se ver as imagens.
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico