Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Bom dia,

Pelo que tenho lido, o Saxo é um banco relativamente sólido, por isso não me parece assim tão fácil ir à falência. Tenho andado a pesquisar sobre estes assuntos da solidez de bancos e corretoras para criação de uma carteira de etf a longuíssimo prazo e de facto no contrato assinado por mim e pela minha corretora vem mencionado o que o Duracell diz. A corretora tem a obrigação de separar os títulos de cada cliente. Vale o que vale.

No entanto como há sempre a possibilidade de dar para o torto, numa carteira de 150k acho mais seguro tê-la num banco como o best, mesmo pagando custodia de títulos de 30 ou 40 euros anuais, dispensando assim o intermediário Saxo.

Uma pergunta que gostava de fazer era:

Que bancos ou corretoras não usam este tipo de intermediários?

BEST; BIG; INVEST??? Alguém me sabe responder?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Bom dia,

Pelo que tenho lido, o Saxo é um banco relativamente sólido, por isso não me parece assim tão fácil ir à falência. Tenho andado a pesquisar sobre estes assuntos da solidez de bancos e corretoras para criação de uma carteira de etf a longuíssimo prazo e de facto no contrato assinado por mim e pela minha corretora vem mencionado o que o Duracell diz. A corretora tem a obrigação de separar os títulos de cada cliente. Vale o que vale.

No entanto como há sempre a possibilidade de dar para o torto, numa carteira de 150k acho mais seguro tê-la num banco como o best, mesmo pagando custodia de títulos de 30 ou 40 euros anuais, dispensando assim o intermediário Saxo.

Uma pergunta que gostava de fazer era:

Que bancos ou corretoras não usam este tipo de intermediários?

BEST; BIG; INVEST??? Alguém me sabe responder?

acho que o best está sempre associado ao Saxo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Após muitas semanas a seguir a vossa conversa, gostava de me iniciar neste mundo dos ETF's.

Tendo em conta o pouco capital, e seguindo os conselhos, estava a pensar avançar por algo 50-50.

Como ainda não me sinto à vontade com todas as questões de dupla tributação, e tendo em conta que já tenho conta no BEST, preferia que os ETF's estivessem disponíveis no BEST (não BEST PRO), capitalizassem, e fossem de domicilio europeu.

Estamos a falar de algo a muito longo prazo, onde irei apenas fazer reforços anuais, e balancear se for necessário.

Em termos de acções, e pelo que vi no forum irei avançar para este:

60 % - iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) IWDA

Agora falta-me um de obrigações (40%), que não consigo chegar a uma conclusão. Alguém me consegue dar uma dica?

Obrigado.

Cpts

JP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiver de resumir obrigações a 1 único ETF, para mim há duas opções, que já referi aqui.

DBZB - Obrigações soberanas

XBAE - Obrigações soberanas e corporativas

O 2º tem uma rentabilidade superior ao 1º (como seria de esperar), mas é expectável que tenha também um pouco mais de risco. Como não tem um histórico longo, não consigo ver como se comportou em 2008.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

60% no IWDA

40% no XBAE

e é previsível que irás bater a maioria dos gestores ativos a longo prazo. Simples e incrivelmente barato. (É o que estou a fazer há anos...até este ano não havia alternativa global líquida para as obrigações...o XBAE chegou para colmatar essa lacuna...por isso é que já vai quase nos 400 milhões de AUM em 1 anos.. incrível)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já confirmei e o BEST Traiding não tem esses dois ETF's.

Foram me sugeridos estes dois em alternativa, o que acham?

Ishares Global AAA-AA Gov (negociado em Londres)

Ishares Global Corporate Bond (negociado em Londres)

Para além disto confirmei os valores de comissões, o que acham?

Ordem Compra: 0,25% (mínimo 12€ ou 25€ dependente da bolsa)

Guarda: 5€ + IVA / Trimestre

Pagamento Dividendos: 2% + IVA (mínimo 2,5€ + IVA)

Cpts

JP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse da iShares AAA tem uma rentabilidade no último ano inferior ao DBZB, para além de ser um fundo com mais volatilidade e distribuir dividendos. Não sei se a diferença de resultados deriva de o fundo estar em libras, da diferença de alocações a cada país (o da iShares tem mais europa do que o da x-trackers) ou uma combinação de tudo. A única vantagem a meu ver é ser de replicação física, mas não sei se isso justifica a diferença tão grande.

Quanto às comissões do BEST, como sempre continuam nada amigas de montantes pequenos nem de ETFs que paguem dividendos.

Com mínimos de 12€ e 25€, mais vale o serviço de premium brokerage do Invest, onde aí pelo menos arranjam qualquer ETF que não esteja na lista deles, e não há guarda de títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois mas não me apetecia agora estar a fechar tudo no BEST e passar para o INVEST.

Em principio vou avançar com estas, pois é o que consigo arranjar no BEST. A minha duvida é se em termos de obrigações fica curto por não apanhar divida soberana?

A IEAC não capitaliza, mas a distribuição é só semestral, o que é menos mal.

iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) IWDA - 60%

iShares Core Euro Corporate Bond UCITS ETF IEAC - 40%

O PFA também me falou neste iShares Euro Aggregate Bond UCITS ETF IEAG, mas este parece o contrario. Têm divida soberana, e nada de corporate, para além de ter muito pouco USA.

Cpts

JP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Uma questão, entre o AEJ - Lyxor UCITS ETF (FCP) MSCI AC Asia-Pacific, que é em EUR, de Acc mas de replicação Sintética (custo 0,6%) e o SXR1 - iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF, em USD, de Acc e que é de replicação Física (custo 0,2%) mas de pequena dimensão, acham que compensa ir para um de replicação física mesmo que seja em USD e mais pequeno, logo mais arriscado?

Há ainda em alternativa o EUNJ - iShares MSCI Pacific ex-Japan UCITS ETF, em USD, de Distribuição e de replicação Física (custo 0,6%).

Qual dos 3 será o melhor numa lógica de investimento a longo prazo?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho o SXR1, e escolhi-o por me parecer a melhor opção. Custos menores e replicação física são dos parâmetros mais importantes. O tamanho do fundo importa sobretudo para a liquidez e consequentemente os spreads praticados na compra/venda do ETF. Tanto quanto me lembro, no SXR1 não eram nada por aí além, pelo menos dentro do habitual em ETFs europeus.

A história da moeda também não é muito importante, já que nem o Lyxor nem o iShares têm cobertura cambial, ou seja estamos sempre expostos às variações das moedas dessa região.

De qualquer forma, o SXR1 também é negociado em EUR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Nesta onda de ETFs de obrigações europeias, encontrei aqui 2 ETFs que me parecem bastante interessantes:

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-Maturity Inv. Grade (DR) EUR

Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR

Ambos são de replicação física (! porque são da Lyxor), não distribuem dividendos, têm um AUM acima de € 100 milhões e custos anuais de 0,19% (nada mau para um ETF europeu que não é swap-based).

Comos activos de refúgio que deverá ser pouco correlacionado com um ETF de acções, há primeira vista parecem-me umas boas alternativas (já vão entrar aqui no meu radar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesta onda de ETFs de obrigações europeias, encontrei aqui 2 ETFs que me parecem bastante interessantes:

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-Maturity Inv. Grade (DR) EUR

Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR

Ambos são de replicação física (! porque são da Lyxor), não distribuem dividendos, têm um AUM acima de € 100 milhões e custos anuais de 0,19% (nada mau para um ETF europeu que não é swap-based).

Comos activos de refúgio que deverá ser pouco correlacionado com um ETF de acções, há primeira vista parecem-me umas boas alternativas (já vão entrar aqui no meu radar).

O Lyxor (pelo menos o 1º que citaste) custa 0,165%/ano e não 0,19%. Sei porque o sigo e concordo contigo quanto à alternativa excelente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

parecem bons esses ETFs. O unico potencial senão é serem sediados na França.

Tenho a ideia que o Hollande queria taxar altamente os dividendos e afins, mas não sei como está a politica fiscal francesa em relação a estes fundos atualmente. Só tenho a ideia de que é menos liberal que a Irlanda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Sem querer abusar da confiança e paciência dos que aqui escrevem gostava de fazer umas perguntas sobre protecção contra risco cambial.

Já li este tópico varias vezes e fiquei com algumas dúvidas.

Foi dito no inicio deste tópico que não seria necessário fazer protecção cambial em etf's USD pois no longo prazo o risco dilui-se (ou algo deste género).

Mas e quem quiser fazê-lo? Que produtos deve usar? Estive a procurar e abrir uma posição equivalente à da carteira mas em FOREX é viável? O FOREX para longo prazo funciona ou é como os CFD que pagam juros diários e o lucro/prejuízo vai se esfumando no tempo?

Outra dúvida que tenho é se para acções mundiais o ETF da ishares (ishares msci world eur hedged (IWDE)) é uma boa opcção. Este "substitui" o VTI?

Desculpem as perguntas mas cá no fórum há pessoas com conhecimentos para responder a estas questões e como sou novato gostava de aprender com elas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o risco cambial não existe porque o que conta é a moeda dos activos do ETF, ou seja, a exposição à moeda. Se tiveres o portfolio diversificado em regiões, tambem terás as moedas dos ativos diversificadas (EUR, USD, YEN, GBP, etc).

Por exemplo, tens um ETF em EUR sobre o S&P500 (USD). Imagina que a cotação do ETF são 10EUR e 1 EUR = 1 USD.

Se 1 EUR = 0.5 USD, ou seja, o EUR desvalorizar, o ETF passará a ter uma cotação de 20EUR.

Se 1 EUR = 2 USD, ou seja, o USD desvalorizar, o ETF passará a ter cotação de 5 EUR.

Mas no fim terás sempre 10 USD.

Isto é apenas um exemplo de uma moeda. Mesmo que todos os teus ETFs sejam em EUR, o que contará será o valor total dos teus ativos e a cotação dos mesmos irá refletir as variações das várias moedas. E depois existe o facto de mesmo empresas sediados no USA, algumas têm negócio a nivel mundial, por isso se por um lado tiverem a sua moeda a valer menos, provavelmente terão mais vendas e valorizar mais.

Isto é o meu entendimento do assunto, espero que alguem mais confirme ou corrija o que eu disse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É em grande parte como o staafoo disse. Num etf diversificado mundialmente não faz muito sentido estar a fazer proteção cambial. Se for um etf com um grande foco numa única região, aí já poderá haver benefícios. Mas no longo prazo acabam por se diluir pois as valorizações relativas das moedas também são algo cíclicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendo na carteira o VTI, VEU e TLT tenho receio que o par eurusd me faça estragos na rentabilidade (se me beneficiar melhor, claro).

Então para ver se percebi a ideia...

O VEU como está exposto a acções internacionais excluindo os US significa que neste etf o par eurusd pouco influencia (este está exposto a japão, canada, UK, etc). No VTI como é quase 100% US terei de contar com o desempenho desse par.

É qualquer coisa assim certo??

Desta forma não justifica fazer hedge em eurusd pois só cobriria o VTI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, no longo prazo acho que não compensa, pois o próprio comportamento do par influencia o desempenho futuro do mercado americano, já que muitas empresas americanas estão elas expostas a activos não cotados em dólares, o que funciona como contrapeso para a valorização relativa provocada neste caso pela apreciação do dólar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E mesmo um etf do SP500 não sei se fará sentido, já que a última vez que li, 60% das receitas das empresas no SP500 provinham de fora do US (Europa, China, Japão, etc.) logo o próprio SP500 está um pouco diversificado globalmente - hoje em dia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a todos as respostas prontas.

De facto eu vou continuar com a minha estratégia que é reforçar trimestralmente estes três etf's segundo as minhas alocações, no entanto, como o saber não ocupa lugar não pude deixar esta questão cá.

É que sinto que à medida que a carteira vai aumentando o impacto da descida ou subida do par EURUSD influencia bastante. Por exemplo, hoje tive uma valorização generosa na carteira mas penso que deverá ter sido mais pela desvalorização do EURUSD do que propriamente da subida das acções.

Agradeço a todos e vamos manter a estratégia:):)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho seguido este tópico com muita atenção e já decidi o meu portfolio:

[table]  [tr] [td]Nome[/td] [td]ISIN[/td] [td]Ticker[/td] [/tr] [tr] [td]iShares Core MSCI World UCITS ETF[/td][/tr][/table] IE00B4L5Y983[/t][/t] IWDA:xams  [table][tr] [td]iShares MSCI EMU UCITS ETF[/td][/tr][/table] IE00B53QG562[/t] IMAE:xams  [table][tr] [td]iShares Core S&P 500 UCITS ETF [/td][/tr][/table] IE00B5BMR087[/t] CSPX:xams  [table][tr] [td]Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-Maturity Inv. Grade (DR) EUR[/td][/tr][/table] FR0010028860[/t] MTX:xpar  [table][tr] [td]db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Dev. Europe Real Estate UCITS ETF (DR) 1C[/td][/tr][/table] LU0489337690[/t] D5BK:xetr  [table][tr] [td]ETFS Physical Palladium[/td][/tr][/table] DE000A0N62E5[/t] [table][tr][td]VZLB:xetr[/td][/tr][/table] 

Todos acumulam dividendos. Em relação ao Palladium, escolhi este metal em vez de ouro ou prata porque tem um valor intríseco e o seu preço irá muito certamente continuar a aumentar. Pesquisem um pouco sobre este metal (que não tem correlações com os outros ETFs) e digam o que acham!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já comentei isto noutras ocasiões, mas qual é o sentido de ter um ETF para o mundo inteiro, outro para os estados unidos e outro para a zona euro? Tendo em conta que o MSCI Word é mais de metade USA e 25% Europa, parece-me haver aí muita sobreposição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico