Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Os preços históricos no Google e Yahoo tem muitos artefactos em alguns ETFs.

Pessoalmente o morningstar uk é dos melhorzinhos, juntamente com o financial times e marketwatch. São estes que uso. A informação que um não dá muito bem é complementada por outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Google Finance o único que não está actualizar é o XGPD, não é actualizado desde dia 17: https://www.google.com/finance?q=LON:XGPD&ei=EOQmVPCbMMKpwAOpq4DoAg

Na Morningstar são pelo menos uns 5.

Para o XGPD o closing price na Morningstar Uk é o do dia 26/09.

Todos os outros ETFs que tenho na watchlist também têm o closing price de 26/09.

Não me parece que haja alguma coisa desactualizada no Morningstar UK.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Esta é a minha opinião pessoal, mas se vocês estão preocupados com as rendabilidades diárias da vossa carteira, então não estão preparados para terem uma carteira buy&hold de ETFs.

Imaginem que existe um crash na bolsa e que vêem a carteira a ter reduções diárias de 2% durante vinte dias (quasi-equivalente a uma perda de 40%). Vocês vão ter estômago para suportar essas perdas ou vão logo começar a entrar em pânico e a questionar se o investimento foi todo mal pensado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta é a minha opinião pessoal, mas se vocês estão preocupados com as rendabilidades diárias da vossa carteira, então não estão preparados para terem uma carteira buy&hold de ETFs.

Imaginem que existe um crash na bolsa e que vêem a carteira a ter reduções diárias de 2% durante vinte dias (quasi-equivalente a uma perda de 40%). Vocês vão ter estômago para suportar essas perdas ou vão logo começar a entrar em pânico e a questionar se o investimento foi todo mal pensado?

Olá Mouro!

Acho que o problema aqui não tem que ver com rendibilidades diárias. O w2ww parece ter um problema com as actualizações dos ETFs mas isso não quer necessariamente dizer que ele ou eu ou alguém ande diariamente colodo ao monitor! Eu pelos menos não ando...

Quanto às minhas observações à carteira inicial do Salvador ou à do Ruicarlov, relativamente às perdas que se verificam este mês, são apenas fruto da curiosidade e interesse em perceber as coisas...aliás, penso ter alertado para isso mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro, basicamente o que o Zé disse. :)

Estamos só a discutir as diferentes ferramentas que existem. Acho que também é normal que nos primeiros tempos se tenha alguma curiosidade e se vá olhando para o portfólio com mais frequência do que é recomendado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O livro do Bogleheads diz o seguinte sobre este assunto:

"How often should I check my portfolio:

If you’re an educated investor who understands and accepts market volatility and has the right asset allocation in your portfolio, and are confident that you won’t panic and feel the need to take action every time the market hits a downdraft, there may be some benefits to checking your portfolio on a more frequent basis. Perhaps the greatest benefit is educational, since it will clearly demonstrate just how the different asset classes and segments of the market react and interact under various market conditions. Ideally, frequent checking of one’s portfolio can help an investor see how a well-diversified portfolio works, thus helping the very patient long-term investor to understand the benefits of holding a portfolio that’s made up of funds that zig while others zag. Investors who check their portfolios frequently will, we hope, also take note of the overall upward movement of their portfolio’s value over time, including the recovery and growth in some of their funds that were down. There are others who won’t benefit at all from frequent monitoring. That would include “skittish” investors, as well as those who aren’t confident that they have the correct asset allocation for their comfort level. Conventional wisdom says that these investors probably shouldn’t look at their portfolios too often, since it may tend to scare them when they see their portfolio’s market value decline. Once they see one or more of their funds decline in value, they’re likely to shoot themselves in the foot, since they’re apt to panic and sell funds that drop in value. That blows up a well-thought-out investment plan. Perhaps the best solution for those investors who can’t stand the market’s volatility would be to simply put their statements away unopened. Only open your December statement to see where your portfolio stands and whether you need to rebalance. Since you probably already have a pretty good idea which of those two types of investor you are, and how you’re likely to react to volatility in your portfolio, let that be your guide in determining how often you want to check your portfolio (daily, weekly, monthly, quarterly or annually). Obviously, at a minimum, you have to check your portfolio as frequently as you’ve decided to rebalance."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta que tem conta no IB:

Pelo que li no tópico cada transação custa 1$ mas ao ver o precário deles parece-me que para ETFs cotados em praças europeias os custos são de 4/5/6€. Podem esclarecer?

Algum de vocês tem algum ETF com dividendos na IB? Como funcionam os dividendos na IB em termos de impostos? Que % fica retida?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Compensa ter uma carteira de longo prazo que está diversificada e espera um retorno médio de 8%/ano e fazer um crédito habitação para adquirir uma casa?Basta ser um pouco superior ao retorno médio da carteira para justificar? Que outras vantagens existem em ter o crédito habitação (fiscais...)?

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No mercado europeu cada transação custo 4€.

No americano é que é $1

Tenho um ETF americano que paga dividendos (TLT), e como preenchi o W8-BEN, ficam retidos apenas 15% dos dividendos.

Rui,

Em relação aos dividendos, nesse caso não achas que compensa ter os ETFs americanos que têm % de gestão bem mais baixos? ou ainda assim continua a compensa ter ETFs europeus com comissoes de gestão maiores?

Obrigado pelas respostas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem mais baixos? Depende um bocado do mercado que estamos a falar. ETFs americanos sobre o mercado americano têm sem dúvida uma boa diferença de custos de gestão para os europeus. Já noutros ETFs essa diferença pode ser mais reduzida.

Na generalidade dos casos a capitalização é mais vantajosa. Por um lado porque o dinheiro que nos seria distribuído é imediatamente reinvestido, algo que não é muito prático fazer manualmente quando o montante dos dividendos não é muito elevado. Por outro lado existe a vantagem de adiar os impostos pagos para o futuro, já que só vamos pagar imposto sobre ganhos de capital na altura em que efetivamente obtemos mais-valias através de uma venda. Quando mais se adia o pagamento de impostos, maior o efeito de capitalização.

Isto porque em Portugal não temos contas e planos de contribuições de poupança com benefícios fiscais como têm por exemplo na América com os seus 401(k) e IRA. Nestes casos os baixos custos de gestão são realmente mais importantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os custos de gestão dos ETF são suportados pelo fundo. Logo a valorização do fundo já vem descontada desses custos de gestão. Isso resulta num ligeiro desvio negativo face ao índice que estão a tentar replicar.

Se estava a falar dos "consumos mínimos" da IB esses são cobrados mês a mês.

Já agora

Duracellpt, se estou a interpretar bem o preçário, quando atingimos os 100k USD deixa de haver esse "consumo mínimo".

Tá boa. Já olhei para isso tanta vez e ainda não tinha dado por essa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei o exatamente o método, mas os ETFs não são activos dos balanços do banco, logo não se perdem com a falência destes. Em teoria, devem ser transferidos para outro corrector. Só se por uma falhar muito grande se perderem todos os registos informáticos de quem é o detentor das ações é que pode haver problemas, mas existem o sistema de indemnização aos investidores que garante até 25000€ nessas situações

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico