Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Finalizei hoje o meu portfólio de ETFs na IB.  ;D

As percentagens, no final, ficaram bastantes próximas do meu plano original, pelo que estou muito contente com o resultado. Agora é continuar a seguir a estratégia, e daqui a um ano fazer o primeiro rebalanceamento / reforço.

Obrigado a todos pela a ajuda! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Finalizei hoje o meu portfólio de ETFs na IB.  ;D

As percentagens, no final, ficaram bastantes próximas do meu plano original, pelo que estou muito contente com o resultado. Agora é continuar a seguir a estratégia, e daqui a um ano fazer o primeiro rebalanceamento / reforço.

Obrigado a todos pela a ajuda! :)

Boa, parabéns!

Seguiste a estratégia inicial do Salvador ou a tradução do ruicarlov?

(Se calhar até tens o portfolio postado...se sim, sabes em que página está?)

Como é que foi o processo com a IB? Custos, problemas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na página 52 tens lá o portfolio. É basicamente o do Salvador, com ETFs "traduzidos" e que foram mencionados aqui no tópico pelo o ruicarlov e outros utilizadores.

No entanto, diminuí as percentagens do ouro (8%) e das matérias primas (5%), preferi ter uma percentagem de obrigações maior. No final, acaba por se aproximar mais do portfolio do ruicarlov. :)

Aqui fica a lista de tickers que comprei, alguns são diferentes dos publicados na página 52: DBXA, EGIL, EUNN, SPYX, SXR1, SXRG, CBU3, CBU7, XGPD, IAU, TLT, DBC.

Custos.. ficou-me em ~0,44% do valor investido. Não acho que estes valores tenham muita influência num portfolio a tão longo prazo quanto este.

Quanto a abrir conta na IB, também descrevi o processo aqui no tópico. Basta preencher o formulário e enviar uma cópia dos documentos por email. Em dois ou três dias tens a conta aberta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na página 52 tens lá o portfolio. É basicamente o do Salvador, com ETFs "traduzidos" e que foram mencionados aqui no tópico pelo o ruicarlov e outros utilizadores.

No entanto, diminuí as percentagens do ouro (8%) e das matérias primas (5%), preferi ter uma percentagem de obrigações maior. No final, acaba por se aproximar mais do portfolio do ruicarlov. :)

Aqui fica a lista de tickers que comprei, alguns são diferentes dos publicados na página 52: DBXA, EGIL, EUNN, SPYX, SXR1, SXRG, CBU3, CBU7, XGPD, IAU, TLT, DBC.

Custos.. ficou-me em ~0,44% do valor investido. Não acho que estes valores tenham muita influência num portfolio a tão longo prazo quanto este.

Quanto a abrir conta na IB, também descrevi o processo aqui no tópico. Basta preencher o formulário e enviar uma cópia dos documentos por email. Em dois ou três dias tens a conta aberta.

Obrigado pela resposta!

Abriste conta na IB americana, certo? No outro dia falava com o ruicarlov acerca da IB US vs IB UK, se se localizavam uma em cada país ou acabava por ser tudo nos US na mesma, mas acho que não se chegou a nenhuma conclusão. Tiveste de enviar o dinheiro para os US? Fizeste conversão para dollars ou abriste conta em euros?

0.44% em 10 000€ são 44€, por exemplo. A que correspondem? Transacções + transferência?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abri na IB UK. Transferi da minha conta no BEST para a conta deles na Alemanha. Foi uma transferência SEPA e gratuita. Transferes de manhã e no dia seguinte ás 9 já tens o dinheiro na IB.

Os custos das transacções estão aqui: https://www.interactivebrokers.com/en/index.php?f=commission&p=stocks1

Trocar euros por dólares tem um custo de 2.50 dólares.

É preciso alguma paciência para aprender a utilizar a plataforma deles, à primeira vista pode desencorajar, mas até é relativamente simples. Introduzir o ticker, quantidade, valor e já está.

Para o cambio de moeda é a mesma coisa. Selecionar o par "EUR.USD" e depois introduzir a quantidade de euros a vender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abri na IB UK. Transferi da minha conta no BEST para a conta deles na Alemanha. Foi uma transferência SEPA e gratuita. Transferes de manhã e no dia seguinte ás 9 já tens o dinheiro na IB.

Os custos das transacções estão aqui: https://www.interactivebrokers.com/en/index.php?f=commission&p=stocks1

Trocar euros por dólares tem um custo de 2.50 dólares.

É preciso alguma paciência para aprender a utilizar a plataforma deles, à primeira vista pode desencorajar, mas até é relativamente simples. Introduzir o ticker, quantidade, valor e já está.

Para o cambio de moeda é a mesma coisa. Selecionar o par "EUR.USD" e depois introduzir a quantidade de euros a vender.

Faz sentido! A conta deles está na Alemanha e daí ser possível a tranferência SEPA. O ruicarlov tinha falado em transferência SEPA mas não mencionou para que país.

Então, se a transferência foi para um banco europeu, em euros, porque não manter a conta em Euros? Manter tudo em euros seria uma vantagem, ou não? (Não estou a criticar ou a fazer qualquer juízo, estou mesmo interessado na resposta! :) )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

8 dos 12 etfs na minha lista são transacionados em euros, os restantes 4 em dólares. Só converti para dólares o montante que precisava para aplicar nesses etfs. :)

Desculpa a insistência, mas como é que funciona nesse caso? Tens dois contas abertas, uma em euros e outra em dollars? Ou dentro da mesma conta podes abrir sub-contas em várias moedas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha maneira de entender isto, o dinheiro é considerado uma activo também. Ou seja, tens uma posição aberta em euros com X euros. Se quiseres dolares, compras e aparece na lista dos teus activos.

É como se tivesses a comprar uma acção, não é como um banco em que tens de ter contas diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha maneira de entender isto, o dinheiro é considerado uma activo também. Ou seja, tens uma posição aberta em euros com X euros. Se quiseres dolares, compras e aparece na lista dos teus activos.

É como se tivesses a comprar uma acção, não é como um banco em que tens de ter contas diferentes.

Humm, percebo!

Mas no processo de abertura de conta precisas de escolher uma moeda, não é? Se o dinheiro funciona como activo, podes abrir conta em euros (poupas no câmbio) e depois com esse dinheiro abres uma posição em dollars. É isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não faz grande diferença a escolha da moeda. Na prática influencia a informação dos extractos simplificados que te dão, que vêm na tua moeda principal. Mas importa pouco.

Para ser sincero, isso faz-me uma certa confusão.

Se a conta é aberta em dollars e eu transfiro para lá euros, terei obrigatoriamente de fazer o câmbio para dollars, ou não? Se sim, no dia a seguir as conversion rates já não serão as mesmas e por isso, ainda que a variação seja pouca, terei mais (ou menos) dinheiro que no dia anterior. Em quantias pequenas poderemos estar a falar de cêntimos mas em quantias grandes poderão ser algumas centenas que flutuam, logo faz alguma diferença. Ou não funciona assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se transferes para lá Euros, ficas com Euros. Se transferes dólares, ficas com dólares. Dentro da plataforma é que podes cambiar Euros para dólares quando precisares de comprar um ETF cotado em dólares.

Ou libras

Ou ienes

Ou.... percebes a ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se transferes para lá Euros, ficas com Euros. Se transferes dólares, ficas com dólares. Dentro da plataforma é que podes cambiar Euros para dólares quando precisares de comprar um ETF cotado em dólares.

Ou libras

Ou ienes

Ou.... percebes a ideia.

Sim essa parte já tinha percebido em conversa com o w2ww. Mas para abrir a conta é preciso definir em que moeda estará essa conta, certo? Antes de qualquer transferência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E agora uma pergunta para quem quiser responder:

Eu percebo toda a teoria da diversificação e a de não colocar todos os ovos no mesmo cesto mas quais seriam as verdadeiras desvantagens de criar um portfolio a longo prazo com um único fundo como por exemplo o iShares core SP500 (CSSPX)?

Estaria completamente (e unicamente) exposto às acções Americanas é certo mas tendo em conta que a longo prazo (apesar dos variados acidentes de percurso) a tendência é sempre para subir e por isso o retorno seria sempre positivo a longo prazo (http://stockcharts.com/freecharts/historical/spx1960.html), quais são as grandes desvantagens de uma estratégia como esta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que o portfolio do Salvador está mesmo a deixar-se ir abaixo este mês.

Tudo bem que um mês na vida de um portfolio para 30 anos é insignificante mas não deixa de ser interessante.

De momento, só no mês de Setembro, já perdeu metade do valor que tinha conseguido ao longo de todo o ano. Por exemplo, em 10 000euros, estava a ganhar 800 e tal euros, passou agora para os 400 e tal. Rendibilidade YTD passou de 8 e tal % para 4 e tal. O mês de Setembro está a -4.10%. O mês pior até agora tinha sido Julho com -1.72%.

Ruicarlov, como vai o teu este mês?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Encontraram mais alguma ferramenta decente para monitorizar o Portfolio? Todas os sites que testei têm problemas. O Google Finance tem tickers que não são actualizados há mais de 10 dias, a Morningstart idem, o MarketWatch não reconhece o CBU3 e CBU7...

Está complicado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Encontraram mais alguma ferramenta decente para monitorizar o Portfolio? Todas os sites que testei têm problemas. O Google Finance tem tickers que não são actualizados há mais de 10 dias, a Morningstart idem, o MarketWatch não reconhece o CBU3 e CBU7...

Está complicado :)

Experimentei o Google Finance, o Yahoo finance, bloomberg, Unience e o Morningstar.com e .co.uk e infelizmente todos eles têm sempre alguma coisa em falta. Por enquanto fiquei-me pelo Morningstar que até me manda mail diário com o valores da carteira do dia anterior. Acho que o Morningstar não tem tido problemas de actualização...pelo menos que eu tenha reparado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico