Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

O meu objectivo é investir a 35 anos, mas dava jeito um step by step e ter noção de que se investir hoje 1000€ daqui por 35 anos quanto é que posso esperar.

Procura no google "compound interest calculator"

1000€ daqui a 35anos, com uma média de 8%/ano e sem reforços dá qualquer coisa como 14 000€, se não estou em erro.

A 8% ao ano o teu investimento inicial duplicará de 9 em 9 anos (ver rule of 72).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Bem, o meu objectivo é chegar ao 1 milhão (no, really!), não estando muito preocupado com a valorização da carteira (para mim, no fim do dia é mais importante o montante que vou poupando por ano do que propriamente a eventual valorização da carteira).

É claro que tudo ajuda, pelo que face à minha AA (apenas 30% alocado a obrigações), gostaria que obter uma média de 7% de ganhos. Se os terei? Não sei, nem ninguém deve saber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu sei que pareço um disco riscado quando falo no cuidado que se deve ter em deter ETFs baseados nos EUA, ou uma conta brokerage do outro lado do Atlântico, mas nunca demais é relembrar para o seguinte:

I am not familiar with that brokerage but if they are US based then I would be very cautious about keeping your money in the US if you live outside the US and are not a US citizen.  The problem is that in addition to constantly changing tax laws and reporting requirements there can be extremely high non-resident alien estate taxes if you die while you have a significant US investing account.

http://www.irs.gov/uac/SOI-Tax-Stats-Nonresident-Alien-Estate-Tax-Returns

If you have a compelling reason to do keep money here then it might still be possible but it would take lots of research to do it right, and you would need to keep up to date with any tax law changes. 

Investing some in the US stock market is likely still a good idea for diversification but you should be able to get mutual funds or ETF's in a European account that cover US stocks.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, o meu objectivo é chegar ao 1 milhão (no, really!), não estando muito preocupado com a valorização da carteira (para mim, no fim do dia é mais importante o montante que vou poupando por ano do que propriamente a eventual valorização da carteira).

É claro que tudo ajuda, pelo que face à minha AA (apenas 30% alocado a obrigações), gostaria que obter uma média de 7% de ganhos. Se os terei? Não sei, nem ninguém deve saber.

a 30 anos o maior receio esta no sistema e nas correctoras nao na carteira e AA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

de receio em receio frugal, nunca mais investes.

Não será melhor guardares tudo num depósito a prazo? (já observo posts teus há mais de 1 ano, e parece-me que apresentas sempre razões para não investir!)

Discordo contigo quanto ao maior receio: O maior receio, a longo prazo, de qualquer investidor é a inflação. É a maior força de destruição de valor do mundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho o portfolio inicial do salvador replicado em alguns sites e tenho andado a segui-lo.

Este mês tem estado a ser o pior desde o início do ano, está neste momento a perder -2.98%. Está tudo no vermelho à excepção de dois ETFs.

jhcVmVH.jpg

Alguém quer comentar /analisar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

de receio em receio frugal, nunca mais investes.

Não será melhor guardares tudo num depósito a prazo? (já observo posts teus há mais de 1 ano, e parece-me que apresentas sempre razões para não investir!)

Discordo contigo quanto ao maior receio: O maior receio, a longo prazo, de qualquer investidor é a inflação. É a maior força de destruição de valor do mundo.

mas há que prever cenários

Tenho o portfolio inicial do salvador replicado em alguns sites e tenho andado a segui-lo.

Este mês tem estado a ser o pior desde o início do ano, está neste momento a perder -2.98%. Está tudo no vermelho à excepção de dois ETFs.

jhcVmVH.jpg

Alguém quer comentar /analisar?

interessante

podes dar os links com a composição já inserida para verificar

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

interessante

podes dar os links com a composição já inserida para verificar

Cumprimentos

O prolema destes sites é que não fornecem muita informação para além das coisas básicas.

Este é o aspecto do gráfico desde o início do ano:

sNZBR7T.jpg

Desde 1 de Setembro até agora, o meu levou uma boa martelada. Mas a 30 dias continua positivo.

Como é que estão as percetagens?

Também tenho o seu portfolio replicado mas não ajustei a alocação ainda (tenho apenas 1up por ETF como placeholder), por isso as minhas rendibilidades estão erradas.

Rendibilidades a 30 dias? faz sentido monitorizar isso quando o objectivo é investir a 30 ANOS?

Rendibilidades a 30 dias (já para não dizer rendibilidades anuais) não passam de ruído.

abraço,

sinbad

Concordo plenamente. Rendibilidades diárias, mensais ou até anuais são pouco importantes para o quadro geral da coisa, mas neste caso estou interessado em saber o que se passa com os mercados e daí ter pedido opiniões e/ou análises.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é que estão as percetagens?

Também tenho o seu portfolio replicado mas não ajustei a alocação ainda (tenho apenas 1up por ETF como placeholder), por isso as minhas rendibilidades estão erradas.

Neste momento estão assim: 9RSoAY3.png

Mas realmente preocupar-se com rentabilidades a 30 dias não faz grande sentido. Vendo bem, a minha carteira desceu apenas 0.86% neste meio mês, tendo o mês de Agosto chegado aos 3.47%, a maior valorização do ano inteiro. Uma ligeira descida depois disto não surpreende ninguém.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento estão assim: 9RSoAY3.png

Mas realmente preocupar-se com rentabilidades a 30 dias não faz grande sentido. Vendo bem, a minha carteira desceu apenas 0.86% neste meio mês, tendo o mês de Agosto chegado aos 3.47%, a maior valorização do ano inteiro. Uma ligeira descida depois disto não surpreende ninguém.

O portfolio do Salvador vai com a maior descida do ano. Nos 10k imaginários que tenho neste portfolio estava com uma rendibilidade de 800 até ao final de Agosto. Está agora nos 500.

Qual é o pior mês da sua carteira Rui? E como é que se portou em 2008?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha carteira atual só se iniciou em Dezembro passado, tendo começado originalmente com uma quase igual à do Salvador, em Abril de 2013.

Até agora o pior mês foi Abril, com -0.29% (ver imagem da página 53 do tópico)

Não sei dizer bem como se portou em 2008, já que não é facil fazer backtests com portfolios baseados em ETFs europeus. Na maior parte dos casos, esses ETFs nem existiam em 2008.

Quanto muito pode-se aproximar algumas coisas usando os ETFs americanos equivalentes, mas não é bem a mesma coisa. Tanto a nível do câmbio, como dividendos e que mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha carteira atual só se iniciou em Dezembro passado, tendo começado originalmente com uma quase igual à do Salvador, em Abril de 2013.

Até agora o pior mês foi Abril, com -0.29% (ver imagem da página 53 do tópico)

Não sei dizer bem como se portou em 2008, já que não é facil fazer backtests com portfolios baseados em ETFs europeus. Na maior parte dos casos, esses ETFs nem existiam em 2008.

Quanto muito pode-se aproximar algumas coisas usando os ETFs americanos equivalentes, mas não é bem a mesma coisa. Tanto a nível do câmbio, como dividendos e que mais.

Sim, realmente já tinha visto o gráfico da página 53, esqueci-me completamente...Lembro-me até que o comparei com o portfolio do Salvador e estava com melhores resultados em igual periodo de tempo.

Já agora, sabe qual a razão para os resultados negativos destes ultimos 15 dias? Alguma coisa que aconteceu e me passou ao lado, talvez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Rudy Pereira

Boas,

Prciso que alguem me tira uma pequena duvida por exemplo esta ETF Vanguard FTSE All-World UCITS ETF VWRD tem apple e microsoft entre outras, imaginemos que ao longo dos anos alguma deixa de existir essa ETF é actualizada sozinha? Tipo vai metendo e tirando empresas dessa ETF? Ou o que compramos é o que ficamos?

O mundo da muitas voltas o que é hoje amanha ja nao é por isso esta duvida

Espero ter me feito entender

Pretendo criar um portfolio muito simples e deixar andar 20/30 anos.

Vanguard U.K. Government Bond UCITS ETF (GBP) VGOV 50%

Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) VWRD 50%

Uma vez por ano reajustar aos valores originais 50%/50%, o que acham? Ou basicamente servira so para queimar dinheiro? e quando chegar daqui a 20 ou 30 anos tenho la menos do que investi/poupei

Desde ja agradeco ajuda prestada

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, realmente já tinha visto o gráfico da página 53, esqueci-me completamente...Lembro-me até que o comparei com o portfolio do Salvador e estava com melhores resultados em igual periodo de tempo.

Já agora, sabe qual a razão para os resultados negativos destes ultimos 15 dias? Alguma coisa que aconteceu e me passou ao lado, talvez?

em 2008 deverá ter perdido 30%

é uma das razões porque não aprecio portefólio tão pesado em acções

agora não se nota porque vem desde 2011 em uptrend mas quando chegar o drawdown dorme-se mal

cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para todos os efeitos este portfólio não é normalmente considerado "pesado" em ações. Tem um carácter equilibrado, já que ações são ~50%. É mais conservador do que o muito usado 60/40.

Boas,

Prciso que alguem me tira uma pequena duvida por exemplo esta ETF Vanguard FTSE All-World UCITS ETF VWRD tem apple e microsoft entre outras, imaginemos que ao longo dos anos alguma deixa de existir essa ETF é actualizada sozinha? Tipo vai metendo e tirando empresas dessa ETF? Ou o que compramos é o que ficamos?

O mundo da muitas voltas o que é hoje amanha ja nao é por isso esta duvida

Espero ter me feito entender

Pretendo criar um portfolio muito simples e deixar andar 20/30 anos.

Vanguard U.K. Government Bond UCITS ETF (GBP) VGOV 50%

Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) VWRD 50%

Uma vez por ano reajustar aos valores originais 50%/50%, o que acham? Ou basicamente servira so para queimar dinheiro? e quando chegar daqui a 20 ou 30 anos tenho la menos do que investi/poupei

Desde ja agradeco ajuda prestada

Cumprimentos

Os ETFs rebalanceam a sua carteira periodicamente, para ir ajustando o peso cada activo ao índice que pretendem seguir. À medida que novas empresas vão surgindo (ou desaparecendo) do índice, o ETF vai-se ajustando apropriadamente.

Quanto à carteira, parece-me uma estratégia viável, embora não compreenda porquê dedicar toda a componente obrigacionista ao UK. Tendo em conta que usa ações de todo o mundo (com os EUA a representar ~50% do mercado bolsista), faria mais sentido tentar um ETF de obrigações globais (só encontrei de replicação sintética), ou de obrigações americanas, ou então algo de obrigações europeias mais abrangente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

em 2008 deverá ter perdido 30%

é uma das razões porque não aprecio portefólio tão pesado em acções

agora não se nota porque vem desde 2011 em uptrend mas quando chegar o drawdown dorme-se mal

cps

O portfolio do salvador teve perdas de 18,9% por isso acho pouco provável que este tenha tido um drawdown de 30% em 2008. Até porque o do ruicarlov tem tido um melhor desempenho que o do salvador ( pelo menos durante este ano).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O portfolio do salvador teve perdas de 18,9% por isso acho pouco provável que este tenha tido um drawdown de 30% em 2008. Até porque o do ruicarlov tem tido um melhor desempenho que o do salvador ( pelo menos durante este ano).

Drawdown é a perda máxima em determinado ano. os 18.9% do portfolio do Salvador estiveram mais abaixo no auge do crash, mas depois recuperaram. A razão porque esse portfolio teve uma queda maior agora deve-se em parte ao maior peso do ouro. Esta história da FED e do QE tem mexido um bocado com as treasuries e matérias-primas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Drawdown é a perda máxima em determinado ano. os 18.9% do portfolio do Salvador estiveram mais abaixo no auge do crash, mas depois recuperaram. A razão porque esse portfolio teve uma queda maior agora deve-se em parte ao maior peso do ouro. Esta história da FED e do QE tem mexido um bocado com as treasuries e matérias-primas

Obrigado pela correção, pensei que os 18,9% fossem valores máximos!

Pelo que percebi o ouro serve para combater a inflação (correcto?). Mas tendo em conta  que o ouro anda a puxar as rendibilidades para baixo, as vantagens de o remover da carteira não seriam maiores que as desvantagens?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela correção, pensei que os 18,9% fossem valores máximos!

Pelo que percebi o ouro serve para combater a inflação (correcto?). Mas tendo em conta  que o ouro anda a puxar as rendibilidades para baixo, as vantagens de o remover da carteira não seriam maiores que as desvantagens?

A história mostra que não. Embora agora estejam a puxar as rentabilidades para baixo, já puxaram para cima noutras alturas, nomeadamente em tempos de fuga de ações. O ouro é mais que uma simples matéria-prima. Não serva apenas para a inflação, como também para os tais cenários de pânico.

Mas concordo que 15% me parece um pouco excessivo. Pelos 10% parece-me mais razoável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Rudy Pereira

Obrigado ruicarlov,

As obrigacoes serem UK ]e por eu viver no UK e a correctora onde vou abrir conta e UK, eles teem muitas ETFs mas baseiam se muito neles e alguma coisa na Europa.

Mais uma vez obrigado eu vou avancar assim para longo prazo, nao sei se deva ir 50%/50% ou 60/40 ou mais ou menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebo que queira obrigações da UK por viver lá, no entanto a principal função das obrigações numa carteira deste tipo é equilibrar a carteira, com o objectivo de reduzir o desvio padrão e aumentar o rácio de sharpe da carteira (e até aumentar a rentabilidade através dos rebalanceamentos).

Se não quer mesmo diversificar a componente das obrigações, então nesse caso acho preferível usar algo como o SYBL (Gilts de +15 anos), já que têm um comportamento semelhante ao TLT.

Desse modo, fica-se com uma carteira análoga aos 60% SPY / 40% TLT que se utiliza muitas vezes na América, onde tem sido demonstrado ao longo do tempo que a maior volatilidade do TLT é um melhor complemento às ações do SPY do que obrigações de mais curto prazo, como o AGG.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico