Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro estás a ser impecável na ajuda. Aliás tu e todos os participantes do fórum.

A minha carteira está constituída por três ETF à minha responsabilidade (VTI, VEU, TLT). Chega e sobra. Como disse os reforços são anuais da ordem dos 5000€. Não são para vender nem hoje nem amanha nem daqui a dez anos. Sou novo por isso é para a minha reforma (daqui a 30 ou 40 anos). As únicas vezes que vou vender será na necessidade de rever a alocação (mas com estes reforços anuais não deverá ser necessário vender pois consigo repor as percentagens iniciais com alguma facilidade).

É bom expor aqui as ideias e dúvidas pois nunca me tinha passado pela cabeça que se pagar 25€ na compra e outros 25€ na venda (que são os custos por exemplo do BCP) isso corresponde a 1% e que eram diluídos pelos anos que mantenho a posição aberta (mais a custodia de títulos).

Na corretora com quem trabalho (orey) pago 10€+10€ o que é bom mas a sua segurança em relação aos titulares dos títulos do meu ponto de vista deixa a desejar (penso que num grande banco não temos esse problema). Já questionei a corretora sobre esse assunto e disseram-me que não havia problema que os títulos estavam em nome dos cliente (humn não sei não).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Sinceramente não vejo grande diferença entre o intermediário ser um grande banco ou uma correctora. São coisas que não pertencem aos balanços das instituições (são unicamente intermediários), logo não creio haver grande diferença na segurança. Excepto, claro, se for um broker fraudulento, mas tanto quanto sei a Orey é legítima.

Só não sei é como é que a Orey trata da papelada fiscal. Com ETFs que pagam dividendos (em USD, ainda para mais), pode ser uma chatice para declarar no IRS, já que temos de indicar valores em euros, usando o câmbio do banco de Portugal para o dia do pagamento. Algumas correctoras/bancos (estou a olhar para ti, BEST) não ajudam nada e temos de fazer tudo à mão. É mais uma das razões porque não me gosto de meter com dividendos. Mas pode ser que alguns facilitem mais as coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha busca por boas ferramentas de seguir portfolios, tentei usar o justetf aqui mencionado. Embora pareça ter boas funcionalidades, peca por não ter nenhum ETF que não seja europeu. Logo não serviu para seguir a minha carteira, já que ETFs como o TLT, DBC ou IAU não aparecem. Isto é o problema oposto da maior parte de sites mais pouplares, como o Wikinvest, que não tem ETFs europeus.

A marketwatch tem uma ferramenta de portfólios bastante jeitosa, com informação gráfica melhor. Tem uma função de ligar a uma corretora para adquirir automaticamente informação sobra as nossas posições. Infelizmente não é compatível com a Interactive Brokers, muito menos com correctoras portuguesas.

Adicionando as posições em modo manual, deparei com alguns inconvenientes. Primeiro, não tinha um dos meus ETFs, o SMC. Por isso tive de substituir por um quase idêntico da x-trackers. Segundo, alguns dos ETFs que comprei em euros aparecem possibilidade de colocar preço de aquisição em dólares. Ou seja, requer andar a fazer conversões do preço em dólares para euros à data das operações.

Uma funcionalidade interessante é que apresenta as nossas alocações graficamente. Não dos ETFs em si, mas dos activos subjacentes. Infelizmente a informação que vem por default em cada ETF muitas vezes não coincide com o que o ETF tem. Por exemplo um ETF de obrigações europeias aparecia-me com 15% de ações na sua composição. Felizmente dá para alterar manualmente os valores. Fui consultar as fichas dos vários ETFs e coloquei as percentagens mais ou menos corretas.

Em baixo fica um screenshot dos gráficos

LiKYkqa.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui, testaste este?

vê aqui:

http://www.trustnetoffshore.com/

Penso que também da para criar portefólio.

Muito fraquinho. Nem sequer dá para pesquisar por ticker. Temos de selecionar cada ETF a partir de uma drop-down list. Faltam-lhe muitos ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito fraquinho. Nem sequer dá para pesquisar por ticker. Temos de selecionar cada ETF a partir de uma drop-down list. Faltam-lhe muitos ETFs.

Qual ETF que não encontraste?

O TurstnetOffshore foi dos que me pareceu com mais ETFs disponíveis.

Dei uma olhadela por alto no portefólio que colocaste umas páginas atrás e pareceu-me ver todos no site.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já consegui descobrir quase todos, mas foi um trabalho suado. Não podiam por uma função de pesquisa decente?

Quem é que vai adivinhar que o ERO e o SMC estão sob SSGA e não SSGA SPDR?

Já para não falar da iShares, que também tem etfs sob BlackRock Singapure, BlackRock Ass Mgmt Deu, BlackRock Ass mgt Can, BlackRock Fund Advisors, e mais.

O keyword search é uma nódoa, que só funciona para mutual funds.

E depois disto tudo, continuo sem conseguir encontrar o IAU e o DBC.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto a pesquisa não é a melhor. Mas faço a pesquisa pelo nome e vai aparecendo sugestões.

IAU - http://www.trustnetoffshore.com/Factsheets/Factsheet.aspx?fundCode=AGFE5&univ=E

DBC - http://www.trustnetoffshore.com/Factsheets/Factsheet.aspx?fundCode=C2FG4&univ=E

Eu gostei mais do justeft.com para seguir a carteira, é bem mais simples. (A carteira que projetei até agora é toda com ETFs europeus, mas ainda não a constitui realmente. Falta capital que espero que apareça este mês e também ainda não decidi o broker.)

O trustnetoffshore faz uma análise mais detalhada à carteira, tipo de alocação, setores, geografia, compara com indice ou benchmark à escolha, contribuição de cada ativo na performance...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, já entendi mais ou menos com o portfolio deste. Mas continua a ser inferior aos outros portfolio trackers, pois não podemos registar posições fechadas com lucro/perda, nem ele considera o pagamento de dividendos. Apenas dá para ver o que se tem no momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov,

tenho andado a estudar o portfolio sugerido na página 39 (salvo erro) e surgiram-me algumas dúvidas. Estas dúvidas deverão ser básicas já que ando nisto há pouco tempo! :)

1. A primeira pergunta tem que ver com as moedas. Reparei que alguns dos fundos estão em euros e outras em Libras, de que forma é que este facto influência o portfolio?

1a. Neste caso, é sempre preferivel ir para um ETF em euros? E apenas ir para GDP quando não há alternativa?

2a. Dentro dos ETFs em euros qual é a diferença entre as várias variações? (como por exemplo: SXRG - Frankfurt, Berlin, Hamburg....)

2. Tenho alguns portfolios feitos no morningstar e até agora parece-me o melhorzinho e por isso queria replicar também este portfolio lá para ir seguindo a evolução...no entanto estou a ter sérias dificuldades em encontrar a maioria dos ETFs. Pelos tickers raramente vou lá e pelo nome muito menos...alguma dica para adicionar estes ETFs num novo portfolio?

3. A conta que abriu nos IB foi no UK? Se sim, abriu em euros e daí a transferência SEPA, ou estarei enganado?

4. Com a tradução do portfolio inicial do Salvador para Europa (página 39), deixa de existir o problema da dupla tributação?

Obrigado pela atenção!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como ninguém respondeu, vou tentar responder eu....

1. Já foi referido várias vezes que a moeda em que é negociado o activo não influencia o valor do ativo. O ETF já tem em conta o cambio.

Por exemplo acções do Japão. O ETF em Euros, Dollars ou Ienes valerá o mesmo depois de aplicadas as taxas de cambio correspondentes. Pelo que ter o ETF em euros ou outra moeda qualquer e passar para euros depois é "quase" a mesma coisa.

1a. Digo "quase" na resposta anterior por causa desta pergunta. Para mim é preferivel ir para um ETF em euros. Porquê? Se não me engano, temos de pagar as comissões de cambio para comprar/vender o ETF noutra moeda.

2a. Penso que tem a ver com a liquidez do mercado, é preferiver ir para mercados onde o ativo tem maior liquidez. Corrijam-me se estiver enganado.

Já agora aproveito para questionar se é possivel comprar um ativo num mercado e vender noutro.

2. Nunca tive problemas em procurar na morningstar. A morningstar.pt é pobrezinha neste assunto.

4. Na IB haverá sempre dupla tributação, poderá é ser reduzida com o W8-BEN. No caso da europa depende da plataforma. Penso que em Portugal através plataforma do SaxoBank (BTP e GoBulling) não dá para fugir porque não dá para registar a nacionalidade do investidor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruicarlov,

tenho andado a estudar o portfolio sugerido na página 39 (salvo erro) e surgiram-me algumas dúvidas. Estas dúvidas deverão ser básicas já que ando nisto há pouco tempo! :)

1. A primeira pergunta tem que ver com as moedas. Reparei que alguns dos fundos estão em euros e outras em Libras, de que forma é que este facto influência o portfolio?

1a. Neste caso, é sempre preferivel ir para um ETF em euros? E apenas ir para GDP quando não há alternativa?

2a. Dentro dos ETFs em euros qual é a diferença entre as várias variações? (como por exemplo: SXRG - Frankfurt, Berlin, Hamburg....)

2. Tenho alguns portfolios feitos no morningstar e até agora parece-me o melhorzinho e por isso queria replicar também este portfolio lá para ir seguindo a evolução...no entanto estou a ter sérias dificuldades em encontrar a maioria dos ETFs. Pelos tickers raramente vou lá e pelo nome muito menos...alguma dica para adicionar estes ETFs num novo portfolio?

3. A conta que abriu nos IB foi no UK? Se sim, abriu em euros e daí a transferência SEPA, ou estarei enganado?

4. Com a tradução do portfolio inicial do Salvador para Europa (página 39), deixa de existir o problema da dupla tributação?

Obrigado pela atenção!

Não sei como, não dei por esta mensagem.

Em relação ao ponto nº 1, é como o duracellpt disse. A única desvantagem da moeda é mesmo as comissões de troca de moeda. Mas no meu portfolio, todos os ETFs europeus estão em EUR, nenhum em GBP. Normalmente há sempre uma versão em EUR. Isso já não acontece com ETFs americanos, claro.

Em relação aos mercados, nunca tentei comprar num e vender noutro. Mas isso é porque penso que podemos vender na mesma moeda em que os comprámos. No caso da IB, para os ETFs que tenho estudado, tem apenas um ticker por moeda, logo não dá para vender num e comprar noutro.

Para adicionar os ETFs na morningstar, até é simples. Os tickers costumam servir bem. Aqueles que indiquei são todos reconhecidos na morningstar. De qualquer forma, no screenshot que pus lá atrás, tem lá os nomes tal qual como aprecem no site. O único problema possível, tal como o duracellpt, disse, é se for a página portuguesa. Em Morningstar.co.uk está tudo 5*.

O problema da dupla tributação nunca deixa de existir completamente enquanto não houver uma alternativa com capitalização ao TLT. De resto, como todos os outros ETF capitalizam, nunca se paga dividendos. E as mais-valias não são sujeitas a retenção no país de origem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2a. Penso que tem a ver com a liquidez do mercado, é preferiver ir para mercados onde o ativo tem maior liquidez. Corrijam-me se estiver enganado.

Já agora aproveito para questionar se é possivel comprar um ativo num mercado e vender noutro.

4. Na IB haverá sempre dupla tributação, poderá é ser reduzida com o W8-BEN. No caso da europa depende da plataforma. Penso que em Portugal através plataforma do SaxoBank (BTP e GoBulling) não dá para fugir porque não dá para registar a nacionalidade do investidor.

2a: a liquidez dos etf não está relacionada com a liquidez apresentada nem com o mercado em concreto. Para os etfs existe um liquidity maker, sendo é relevante a liquidez dos activos subjacentes.

4. Na IB acaba por não haver dupla tributação, isto porque pagas a retenção sobre os dividendos mas quando apresentares a tua declaração de irs tens direito a um crédito fiscal, o que faz com que na prática só estejas sujeito à tributação em PT (assumindo que és cá residente e que se fez tudo bem).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2a: a liquidez dos etf não está relacionada com a liquidez apresentada nem com o mercado em concreto. Para os etfs existe um liquidity maker, sendo é relevante a liquidez dos activos subjacentes.

4. Na IB acaba por não haver dupla tributação, isto porque pagas a retenção sobre os dividendos mas quando apresentares a tua declaração de irs tens direito a um crédito fiscal, o que faz com que na prática só estejas sujeito à tributação em PT (assumindo que és cá residente e que se fez tudo bem).

No entanto, ETFs que se transacionam com muito pouco volume apresentam spreads de compra/venda bastante superiores aos mais líquidos. É certo que podemos mandar uma ordem lá para o meio e esperar que se resolva, mas normalmente isso demora bastante mais tempo (muitas vezes temos de subir o limite) e acaba por ser menos favorável do que negociar um ETF mais líquido.

Quanto ao crédito fiscal, essa parte da legislação não está numa linguagem muito acessível (como sempre), mas  a minha interpretação é que a restituição é só até um certo nível, nomeadamente os 15%. Se na fonte já se pagou esse mínimo, penso que já não há mais crédito fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei como, não dei por esta mensagem.

Em relação ao ponto nº 1, é como o duracellpt disse. A única desvantagem da moeda é mesmo as comissões de troca de moeda. Mas no meu portfolio, todos os ETFs europeus estão em EUR, nenhum em GBP. Normalmente há sempre uma versão em EUR. Isso já não acontece com ETFs americanos, claro.

Em relação aos mercados, nunca tentei comprar num e vender noutro. Mas isso é porque penso que podemos vender na mesma moeda em que os comprámos. No caso da IB, para os ETFs que tenho estudado, tem apenas um ticker por moeda, logo não dá para vender num e comprar noutro.

Para adicionar os ETFs na morningstar, até é simples. Os tickers costumam servir bem. Aqueles que indiquei são todos reconhecidos na morningstar. De qualquer forma, no screenshot que pus lá atrás, tem lá os nomes tal qual como aprecem no site. O único problema possível, tal como o duracellpt, disse, é se for a página portuguesa. Em Morningstar.co.uk está tudo 5*.

O problema da dupla tributação nunca deixa de existir completamente enquanto não houver uma alternativa com capitalização ao TLT. De resto, como todos os outros ETF capitalizam, nunca se paga dividendos. E as mais-valias não são sujeitas a retenção no país de origem.

Obrigado pela resposta!

Eu tenho usado o Morningstar.com talvez seja por isso que a maioria dos ETFs europeus não aparecem. A questão sobre os vários mercados sugeriu depois de replicar o portfolio no yahoo finance (já que não conseguia usar o morningstar) porque para cada ETF apareciam vários mercados. Vou experimentar o morningstar.co.uk e depois reporto.

Em relação à IB, ruicalov, a conta que abriu foi na IB UK? Porque só abrindo na versão inglesa e em euros poderá fazer a transferência SEPA, correcto?

Calculo que também existam os mesmo ETFs do seu portfolio em GBP? Pergunto isto porque tenho grande parte do meu dinheiro no UK e para mim talvez faça mais sentido utilizar o GBP e evitar transferências/câmbios.

Obrigado pela resposta Duracell!

Eu penso que neste caso, se se abrir conta na IB UK a questão no W8 já não se impõe já que é uma coisa que apenas diz respeito aos USA. A não ser claro para o TLT, que é americano. (Corrijam-me se estiver incorrecto pf) Neste caso tem de se pedir o W8 junto da IB para este ETF?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que não é muito importante o endereço a partir de qual re faz o registo. Mesmo que se escolha .co.uk, na fase do registo vamos sempre parar ao site geral. Penso que o nosso país de origem é mesmo o importante. Se calhar a gestão dos ativos do cliente é idêntica e metida no bolo geral. Sinceramente não sei, porque para além da referência a ter uma entidade registada no UK, não diz muita coisa sobre isso.

A disponibilidade de usar transferências SEPA tem sempre a ver com o país. É um bocado como uma pessoa registar-se no Paypal, por exemplo. É o país do cliente que determina quais os métodos de depósito disponíveis.

Sim, penso que quase todos os ETFs são negociados em GBP quando negociados na praça de Londres. o ERO ou SMC não há nessa moeda, mas devem existir outros equivalentes (tipo da x-trackers) que já dão.

De qualquer forma, o câmbio nem sai muito caro se for quase tudo de uma vez. $2 por uma transação não é muito significativo se for tudo de uma vez. Penso que seja melhor tentar ter tudo no menor número de moedas possível: ter USD e EUR é preferível a ter USD, GBP + 1/2 em EUR -> isto pode implicar mais trocas de moeda nos rebalanceamentos

E o W8-BEN não se "pede" para um ou outro ETF. Preenche-se na aplicação de abertura de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que não é muito importante o endereço a partir de qual re faz o registo. Mesmo que se escolha .co.uk, na fase do registo vamos sempre parar ao site geral. Penso que o nosso país de origem é mesmo o importante. Se calhar a gestão dos ativos do cliente é idêntica e metida no bolo geral. Sinceramente não sei, porque para além da referência a ter uma entidade registada no UK, não diz muita coisa sobre isso.

A disponibilidade de usar transferências SEPA tem sempre a ver com o país. É um bocado como uma pessoa registar-se no Paypal, por exemplo. É o país do cliente que determina quais os métodos de depósito disponíveis.

Sim, penso que quase todos os ETFs são negociados em GBP quando negociados na praça de Londres. o ERO ou SMC não há nessa moeda, mas devem existir outros equivalentes (tipo da x-trackers) que já dão.

De qualquer forma, o câmbio nem sai muito caro se for quase tudo de uma vez. $2 por uma transação não é muito significativo se for tudo de uma vez. Penso que seja melhor tentar ter tudo no menor número de moedas possível: ter USD e EUR é preferível a ter USD, GBP + 1/2 em EUR -> isto pode implicar mais trocas de moeda nos rebalanceamentos

E o W8-BEN não se "pede" para um ou outro ETF. Preenche-se na aplicação de abertura de conta.

Realmente faz diferença o site do país, no entanto não é necessário fazer um novo registo (fiz o login no co.uk com os mesmos dados que uso no .com). No co.uk já aparecem todos os ETFs e o design do site na parte do portfolio até é um pouco diferente.

Posto isto, já que consigo ver todos os ETFs e já que isto das várias versões ainda me faz alguma confusão, decidi juntar à lista da carteira o respectivo link para desfazer dúvidas. Rui, se não se importar, pode confirmar que os links estão correctos? Talvez possa ser útil para outras pessoas.

db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF 1C

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000SGGV

db x-trackers Emerging Markets Liquid Eurobond UCITS ETF 1C (EUR) EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000M67X

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR hedged) (EUR)

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000M84I

iShares 20+ Year Treasury Bond ETF

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00002DB5

iShares Core MSCI Japan IMI UCITS ETF EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MEHV

iShares Core MSCI Pacific ex Japan UCITS ETF EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000NN9S

iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000M2Y6

iShares Gold Trust

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00002DCW

iShares MSCI USA Small Cap UCITS ETF EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MSVX

PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00002DEO

SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap UCITS ETF EUR

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000TKWC

SPDR MSCI EuropeSM UCITS ETF

http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00000MRF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me tudo certo. Mas para quem queira construir uma carteira nova, na minha opinião não vale a pena incluir o XEMB. Sinceramente estou a pensar desfazer-me dele brevemente. Não há no IB, os custos de transação são grandes no Invest, e com uma alocação de 5%, não está realmente a trazer grande diversificação. Na altura fui um bocado na opinião de um forista do Caldeirão (não do XEMB em si, mas de obrigações de emergentes), mas pensando melhor não faz assim tanta falta.

Um outro reparo, em vez de deter o ERO, hoje talvez tivesse optado pelo XMEU, da x-trackers, que segue o mesmo índice, tem muito maior dimensão, e tem um custo de gestão marginalmente inferior 0.30% vs 0.33%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No entanto, ETFs que se transacionam com muito pouco volume apresentam spreads de compra/venda bastante superiores aos mais líquidos. É certo que podemos mandar uma ordem lá para o meio e esperar que se resolva, mas normalmente isso demora bastante mais tempo (muitas vezes temos de subir o limite) e acaba por ser menos favorável do que negociar um ETF mais líquido.

Quanto ao crédito fiscal, essa parte da legislação não está numa linguagem muito acessível (como sempre), mas  a minha interpretação é que a restituição é só até um certo nível, nomeadamente os 15%. Se na fonte já se pagou esse mínimo, penso que já não há mais crédito fiscal.

Em relação ao primeiro ponto, tens razão. O spread em ETF muito negociados tem normalmente tendência a ser mais baixo.

Quanto ao segundo ponto, é certo e seguro que se forem aplicadas as taxas constantes da Convenção que tens direito ao crédito fiscal em PT (em certos casos não pela totalidade), conforme art 81 do CIRS. Tens é de obter o comprovativo da retenção efectuada no estrangeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto ao segundo ponto, é certo e seguro que se forem aplicadas as taxas constantes da Convenção que tens direito ao crédito fiscal em PT (em certos casos não pela totalidade), conforme art 81 do CIRS. Tens é de obter o comprovativo da retenção efectuada no estrangeiro.

Cujas exigências são ridículas (documento comprovativo dos rendimentos autenticado pela entidade tributária responsável), logo o melhor é não contarmos com o ovo dentro da galinha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cujas exigências são ridículas (documento comprovativo dos rendimentos autenticado pela entidade tributária responsável), logo o melhor é não contarmos com o ovo dentro da galinha.

Epá, mas isso teria sempre de ser assim. Vê que o Estado português deixa de cobrar receita porque tu lhe estás a dizer que já foste sujeito a retenção noutro país. Eventualmente o form 1042-S que a IB disponibiliza (https://www.interactivebrokers.com/en/?f=tax&p=nonUS1) pode servir para o efeito.

Este tema é importantíssimo e tem de ser devidamente acautelado. Caso contrário quem tenha um portfolio de produtos que distribuam dividendos é tributados a 43% (15%+28%), ainda que os 28% possam ser reduzidos com o englobamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico